Tales of Zestiria #16 – Impressões Semanais

Finalmente depois de 16 episódios, a postura que o Sorey vem tomando até o momento é confrontada diretamente pelos próprios aliados dele.

E fiquei muito satisfeita com isto porque já estava ansiando que o roteirista criasse uma situação que colocasse mais fortemente as ideias do pastor em cheque. Estavam tocando nisso de forma bem leve para o ponto que a história se encontra.

Então é bom ver que os episódios anteriores foram apenas um preparo para o que aconteceu com a Rose. Indicando uma real preocupação em desenvolverer o protagonista.

E não é de hoje que eu já vinha reclamando que não tem como o Sorey ficar com a mesma mentalidade do inicio ao fim do anime.

As pessoas costumam amadurecer e mudarem certos comportamentos e ações. O que é mais realista do que você ficar batendo na mesma tecla sabendo que aquilo não esta funcionando.

Dezel roubou minha frase dessa temporada, mas foi um tapa na cara do Sorey muito bem vindo XD

E o titulo do próximo episódio dá a entender que vão continuar a desfazer certos pensamentos do personagem. E a Rose realmente foi uma jogada legal para efetuarem este trabalho encima das filosofias do protagonista.

A garota já pode ser considerada uma amiga próxima dele e esse choque vindo essencialmente dela é bem mais significativo do que se fosse efetuado por uma terceira pessoa no meio da trama. Simplesmente pelo Sorey já esta mais emocionalmente ligado a Rose do que o Sergei ou outros personagens que com certeza aparecerão no decorrer da história.

A única coisa que eu reclamo, é que no anime fizeram o Sorey meio que de palhaço. Porque no jogo, desde o final da guerra, ele já sabia que a Rose é uma assassina. E mesmo sabendo disso, a atitude dele com ela era de confiança e respeito mútuo.

No demais a única diferença é esta mesma, porque tanto no jogo quanto no anime os dois tem esta diferença ideológica forte. Na verdade, o Sorey para mim é quase uma criança e a Rose o adulto experiente que vai educando ele.

E vou ser sincera, a Rose matar o príncipe filho da mãe na frente do Sorey e sem se influenciar pelo amigo foi uma dádiva para os meus olhos – E alguém ainda acha a Alisha melhor que ela?

Como retirar a ingenuidade de uma pessoa e terminar o episódio com estilo XD

A coreografia dela enfrentando os guardas foi muito bem feita, juntamente com o corte dela perseguindo e finalizando o Konan. E se alguém tem dúvidas se ela matou ou não o nobre corrupto, a tela ficou preta no instante que ela estava descendo as adagas.

Como a dita pessoa já matou um bispo antes e da mesma maneira, logo ele também foi degolado. Agora só lhe resta visitar os amigos no inferno XD

E continuando a falar da Rose, este episódio foi basicamente dedicado a ela e o passado dela. E já era esperado que focassem na garota em algum momento já que é a segunda heroína do jogo. Sendo ela que acompanha o pastor de fato em sua missão de acabar com a era do caos.

Além disso, não tem como não simpatizar com a personagem e seu modo de agir, principalmente depois de retratarem a traição que o pai adotivo dela sofreu.

E provavelmente as coisas não vão parar só com a morte do Konan, já que este episódio salientou ainda mais que a corrupção na igreja esta bem enraizada e com toda a certeza ainda vai render climas quentes.

Acrescentamos a isto o papo do Sorey com o Gouldman que os fortes naturalmente governam os mais fracos, que obviamente deixa claro que a tentativa do Sorey em evitar a guerra não vai ser uma tarefa muito fácil (e gosto que não seja fácil mesmo).

E o pensamento do Gouldman não é algo errado também. A história humana se resumi ao que ele disse, mas não somos bestas irracionais e claramente podemos achar outra solução que não seja guerra, mas muitas vezes ela é apenas inevitável.

No final, este episódio de Zestiria foi o melhor do anime para mim até agora por confrontar diretamente os ideais do pastor e dá um choque de realidade no Sorey. O foco na Rose, aprofundando-se um pouco no passado da personagem também foi bem positivo para o público criar mais empatia com a heroína que particularmente para mim já é bem carismática e agradável, então creio que não é dificil gostar dela. Agora é esperar para ver como as coisas vão desenrolar daqui para frente (E espero que sejam de forma bem positiva).

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

#Extras

Traduzindo: Ela esta a mando do Sorey para vigiar se o namorado dele não o traia com outro macho alpha XD

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.

42 Resultados

  1. Lucio disse:

    Hahahaha Nice extra
    Realmente foi o episódio mais tenso da obra até agora o sorey precisava desse choke de realidade, ele é muito inocente.

  2. Gaiafago disse:

    O Comecinho foi morno, preparando o terreno…O meio ainda menos movimentado. Então a coisa começo a ficar interessante, e eu so conseguia ficar dando broncas no Sorey para ele parar de ser trouxa, e incentivando a Rose a completar seu plano de assassinato.
    Na conclusão do episodio, não houve oque me segurasse. Levantava da cadeira, aplaudia, agradecia a Deus por alguém finalmente ter dado um ”banho” de realidade no Poste Sagrado.
    Por fim, cheguei a pensar que iria ficar naquele ”mata, não mata, mata, não mata ”, mas ele morreu, ainda bem.
    PS. ” Traduzindo: Ela esta a mando do Sorey para vigiar se o namorado dele não o traia com outro macho alpha XD ” – Sirlene 2017.

  3. Sora disse:

    Ótimo episódio de longe o melhor da obra até então,o pacifismo do Sorey não tem efeito na Rose ao que parece levou um choque na hora H shuahsuahsuahsuashua,mals Sirlene mas ainda curto mais a Alisha em contraste com a Rose a qual é uma boa personagem no geral também,essa cena da print com o Dezel jogando as verdades na cara do Sorey foi bem bacana xD,pena que não durou muito a Edna mandou ele para os ares o.O,finalmente um cliffhanger estava sentido falta desde o episódio 5 da S1 que não tinha outro lol,sobre as legendas dos extras apenas digo zueira never ends kkk.

  4. Shiba disse:

    Esse episodiio foi muito bom mesmo. Rose mitou muito. Dezel continua irritante como no jogo e ve-lo ser arremessado pela Edna foi otimo kk.

    So me pergunto se o Sorey vai mudar mesmo depois desse acontecimento porque no jogo ele só matou alguem no final e a Rose que fazia o trabalho sujo quando o acompanhava na jornava.

    O principe com certeza ta vivo. Como ele sobreviveu ao primeiro ataque da Rose , ele provavelmente tem poder de infernal.

    Eu shipo muito a Edna como o Mikleo ver os dois se dando bem no anime só aumenta meu ship , ja que no jogo ela vivia provocando ele kk.

    Estou sedento pelo proximo episodio. Finalmente o segundo cour mostrou pra que veio kk.

  5. Anderson Sarmento disse:

    Bem esse episodio foi bom e ruim para mim, pois na parte de confrontar o Sorey foi bom mas da forma como foi feito como a Sirlene disse o fez de palhaço, lembro desse personagem que mesmo com seus ideais ele ainda buscava entender os que estão a sua volta em vez sair gritando para não fazer isso pq é errado e tal, até onde lembro no jogo essa parte de vingança foi diferente e lembro que a Rose não se influenciava por isso posso estar enganado, deve ter algo que esteja esquecendo e eu pensando que a Alisha(a escuderia lembra? será que ela é isso mesmo?) aparecendo nesse episodio mas vai ficar para os próximos(ou será que não?). Estou sentido falta do Zaveid, o irmão da Edna vai ser focado quando? ainda tem até o Lord da Calamidade e a Symone tb.

    • Você esta certo. Rose é uma assassina, mas ela não é influenciada pela malevolência porque o que dá a entender o coração e intenções dela são puras. E no jogo Sorey é bem mais simpático mesmo.

      • Anderson Sarmento disse:

        é nisso que estranho esse roteiro do anime, pq se olhasse para o episodio isoladamente até certo ponto seria muito bom, mas não consigo esquecer do jogo e que é uma adaptação, sei que pode ter alterações mas ao ponto que sinto que a essência do que vi no roteiro do jogo não aparece tanto no anime ai fica tenso eu não estranhar e ficar um tanto insatisfeito com esse roteiro.Lembro da malevolência ser mais vilã no jogo, tem aquela treta que uma criança vira um infernal e matas seus amigos onde o Sorey e a Rose ficaram imponentes pois não conseguem salva-la, não lembro se tiveram que mata-la ou ela morre por não suportar a forma infernal, era as crianças que estavam naquele esconderijo da guilda assassina da Rose que tem até uma ruína lá lembra disso?

        • Lembro sim. No jogo a malevolência e infernais esta mais presente, mas entendo porque eles tiveram que cortar, jogo é imenso e o anime só tem 24 episódios pra adaptar o plot principal e até com isto estou preocupada se vai dá tempo de conseguir adaptar.

          • Anderson Sarmento disse:

            Entendo, o mais importante é o plot principal mesmo, embora uma dessas situações poderia ser colocadas só para enfatizar mas do jeito que estar agora seria pedir demais.Vó rir um bocado se esquecerem da Alisha, será que vão fazer isso até no anime? kkkkkkkkkk, pois parece que o Zavied e o irmão da Edna já foram esquecidos.

          • o Zaveid vai ter que voltar de qualuqer jeito já que Dezel vai morrer e gostaria que não esquecessem da situação do irmão da Edna

  6. Gabi disse:

    Bem, a adaptação de Tales of Zestiria está legal, com uma qualidade técnica foda, mas o roteiro e bem normal, sem nada demais, aliás, eu queria daqui um ou dois ano uma adaptação de Tales of Berseria, parece mais interessante que Zestiria.

  7. Bom episodio de Zestira, A rose ta levando o anime nas costas, ela foi a unica que realmente simpatizei, pq simpatizar com o Sorey ta dificil, o seu ideal pacifista é bem chato e muito arco irir, ao contrario da Rose que soa como algo mais organico, real, onde ela acredita no mau necessario e que existem pessoas que merecem ser mortas, eu simpatizo com o ideal dela, não sou tão bonzinho pra falar que ninguem nesse mundo merecem ser morto. Vamos ver se o Sorey muda um pouco sua opinião o que acredito que deva demorar muito, que garoto mais iludido. Bom episodio, por trazer o climar mais serio, e pelo confronto de ideologias. A parte tecnica da tales continua fenomenal, a Ufotable sendo Ufotable, fazendo cenas simples de ação algo memoravel.

  8. Miquéias disse:

    Esse Dezel é fraquinho,acho que é o mais fraco dos serafins.

  9. João Octávio disse:

    O melhor episódio da obra até o momento, pelo visto vão mudar o que mais me incomoda na obra, que é a mentalidade do sorey, Rose é a melhor personagem sem dúvida nenhuma, algo que eu achei bacana nessa temporada foi o tom mais sombrio que a obra passou a ter, alguém pode me dizer se continua assim até o final pfv

  10. Centurionzo disse:

    Sorey no jogo era bastante inocente,no anime ele é idiota

  11. Roberto Aprigio disse:

    Como seria bom se a Ufotable fizesse uns 10 animes por ano 😀 Não joguei o jogo, então estou correndo dos spoilers nos comentários. Agora, naquele Ending do episodio de promoção do Berseria, a Rose não se fundia com um Serafim ( Dezel?) isso vai acontecer ou não ? Seria bem interessante 😀

  12. Cloud disse:

    Bom episodio, sim a rose é bem melhor que a Alisha pq ela mostra imperfeições naturais do ser humano. Espero que o Sorey consiga impedir a vingança… Não concordo muito com a tese, algumas pessoas tem que morrer, apesar de entender a furia de uma pessoa na situação de perda de alguém por um assassino, isso levaria um longo debate que não vale a pena pela internet, vamos só chamar de utopia(sim eu sei, parece contraditorio) por uma sociedade em que não precisamos matar-nos uns aos outros.

    • Vamos pensar pela lógica utilitarista, o que devemos prezar (pessoal vai me xingar em 1,2,3..) é o bem da maioria. Se para resolver conflito x, vc precise matar pessoa y para evitar uma guerra vc não o faria? Pense que deixando pessoa y viva, n pessoas serão prejudicadas, então a morte dessa pessoa traria o bem, mesmo que você precisasse ficar com o fardod e ter tirado uma vida. É o que ocorre ali, aquele príncipe era um FDP e se vc não percebeu ele estava distribuindo uma espécie de droga com igreja corrupta em busca de enriquecer, logo a morte dele trará falta alguma.

      • Cloud disse:

        Mas pense pela cultura do sec. XXI, ou será que teremos que voltar ao código de Hamurabi (olho por olho e dente por dente), as leis e o sistema judicial está ai para isso, que se evite a vingança por mera vingança. Em cidades nos Estados Unidos, onde a pena de morte é lei, não tenho os estudos ( e já faz algum tempo essa informação, corrijam me se eu estiver errado), mas a criminalidade é maior do que em estados que não tem pena de morte. Não há evidencias de que matar um bandido vc vai impedir que outros cometam o mesmo crime. Eu trouxe esse debate por causa que justamente vivemos numa crise penitencia onde a maioria das pessoas falam que “bandido bom é bandido morto”.

        ps: não tem nada a ver com anime mas tudo bem xD

        • Então vamos pra outro país que tem a mesma punição – Japão. O índice de criminalidade no Japão é obviamente mais baixo do que aqui no Brasil e no EUA. Claro que isto também advém da cultura e da educação deles, mas as penas são igualmente rigorosas e alguém pensa duas vezes antes de fazer uma merda quando as leis são cumpridas e não isenta bandido. No Brasil o politicamente correto já esta me irritando, não que eu quero que façam um extermínio de bandidos, mas as penas existem para serem cumpridas, o problema é que o Estado além de não cumprir deu pra passar mão na cabeça de bandido. Exemplo foi estas rebeliões recentes no norte do país, no qual a policia estava negociando com os presos. Negociar é o escambau, você negocia é com gente decente. Se fosse eu já mandava as tropas de choque e batalhões especiais entrarem sem dó e piedade para controlarem a situação. Doa a quem doer, não se negocia com bandido. Se um policial atira em um meliante, mesmo na própria defesa e o mata, direitos humanos comem encima. Odeio extremismo. Além disso mais de 70% das pessoas que cometeram um crime não se arrependem deles e cometeria outros e fossem soltas, muitas vezes também são psicopatas, você concorda com um ser desse vivo ou solto no meio da sociedade? Porque aqui no Brasil infelizmente, bandido não fica preso. E nos Estados unidos as regiões são muito diferente uma das outras, mas mais violentas são dos estados onde a segregação racial e o preconceito é maior, então dá pra entender porque são super violentos.

  13. Kris Artiero disse:

    Puxa, estou na contramão de todo mundo aqui…
    Primeiro post da Sirlene em que tenho discordância, e foi quase 100%
    Para mim, foi o episódio 16 o mais tenso e ativo de todos, mas foi o pior de todos também…

    Começou a me incomodar esse roteiro de deixar o Sorey mais “cheio de malícia”, queria que o Sorey fosse mantido inocente como no princípio da históris, pois foi a inocência dele que garantiu ele ser o Pastor

    O Sorey já estava desconfiado da Rose no café da manhã do dia seguinte a morte do Bispo, ele mostrou não ser tão ingênuo quanto parecia.
    E o enfoque na Rose neste episódio me deixou bem chateado com a série, queria ver mais da Princesa cheia de princípios de brios Alisha ao lado do Pastor Sorey idealista e pacifista ao extremo dividindo a tela.

    Continuo achando a Alisha muito melhor que a Rose. A Rose, como personagem anti-herói que é, tem enredos mais fáceis de serem instigados, afinal um anti-herói tem muitas dúvidas sobre certo e errado do que um herói politicamente correto.

    E o Dezel está muito mais para vilão psicopata que para Serafim neste dois últimos episódios.
    Está dificil ver o Dezel em cena. Só está atrapalhando o Sorey.

  14. Mfojmep disse:

    Será que com esses assassinatos seletivos, mesmo que por uma causa justa, a Rose não estará aos poucos sucumbindo à malevolência?

    Pobre menina, seu futuro foi ser dizimado por traidores e corruptos.
    https://uploads.disquscdn.com/images/5b140dc13d8a58f7f7cb0987f383a1946adeb3abf0a802aa5a4e9cbd004df547.jpg

    O pastor corre para alcançar Rose, para impedi-la no último instante (quem sabe, levando o golpe destinado ao príncipe). Mas, após essa última cena, com Rose prestes a aplicar o golpe final, creio que o príncipe não tenha salvação. R.I.P. in the hell.
    https://uploads.disquscdn.com/images/a2396a4e3e05e8b0425e7733abc76baee7fe9b21dfd737e1aa4e422ac8ee7666.jpg
    A única saída seria um dos serafins impedir a Rose. E, nesse momento, ela passaria a vê-los.

    • Não, ela não sucumbi porque ela acredita nos ideais dela e a causa dela matar é pura e não apenas para proveito próprio – pelo menos no jogo

    • Kris Artiero disse:

      Olha, para mim, a Rose e o Dezel estão sucumbidos á malevolência, sim.
      Por mais que a Rose esteja matando pessoas corruptas para libertar outras pobres e inocentes, matar seja lá qual for o motivo continua sendo matar.
      Se a causa de matar aliviasse tão facilmente a consciência, pessoas que mataram em legítima defesa não seguiriam suas vidas com lembranças sofridas

      • Ela não sucumbiu a malevolência, nem o Dezel por mais que ele esteja se vingando (se ele tivesse sucumbido teria tomado a forma de um draco), nem no jogo isto acontece, explicam que apesar dessa inclinação meio dark deles, desejo de ambos é era puro, não algo corrompido. Depende muito da inclinação da pessoa e do equilíbrio mental dele

        • Kris Artiero disse:

          Muito, muito obrigado pela explanação, Sirlene.
          Mas confesso que essa parte da história de matar inimigos e não ser atingido por malevolència algo muito estragado no enredo principal (mesmo sendo assim no jogo)

          Tales of Zestiria se tornou um dos meus animes preferidos e me cativou, justamente pela inocência e pureza de caráter dos protagonistas Alisha e Sorey. Ambos acreditavam fortemente na Lenda do Pastor onde ninguém mais dava atenção.

          Não tem jeito de eu gostar de ver a Rose assassina e adorável. Acho que o deixar a Rose assim um pecado que se não for logo interrompido uma pena.
          Quero muito que a Rose fique boazinha igualzinho à Alisha é, na verdade.

          • Se simplesmente matar te tornasse mal que seria algo irreal. Você matar alguém não vai te tornar uma pessoa ruim, fazer isto e sentir prazer sim ( exemplo: matar em legitima defesa ou por ser um soldado enviado a guerra). Como já explanei sou partidária da filosofia utilitarista e se precisar, efetuar um mal necessário para o bem estar da maioria. Sou fria e realista neste ponto, algumas pessoas merecem morrer, ma não estou tirando o peso da morte, matar continua sendo matar e suportar este fardo é algo que requer um grande psicológico.

          • Kris Artiero disse:

            Entendo o ponto de vista seu, sim. Não compartilho do mesmo voto, mas entendo, sim.
            Apresentei apenas que o rumo que o enredo Tales of Zestiria está tomando, ao contrário da maioria do pessoal não me agrada de modo algum.
            Os comentários mostram que histórias com o “dark side” enaltecido deixam o pessoal muito mais interessado que os contos de fadas.
            Diferentemente da maioria, eu queria Tales of Zestiria no modo conto de fadas clichê com execução técnica de excelência como foi mostrado na primeira metade, apenas isso.
            Quando postei nos comentários foi com a intenção de mostrar que histórias clichê e bonitinhas podem agradar também, e deve haver outros, que como eu, gostariam de ver mais histórias assim.
            PS: também curti Shingeki no Kyojin e Akame ga Kill com gente morrendo aos montes…

          • Entendo. Para mim a forma como executaram toda a história do jogo é boa. E confesso que me atraio mais por coisas mais complexas e anti-hérois, mas também gosto de personagens heroico e incorruptíveis como o Sorey desde que sejam carismáticos.

          • Kris Artiero disse:

            Vc tocou no ponto-mestre: carisma.
            Em Tales of Zestiria, o Sorey e a Alisha sempre foram e continuam sendo os mais carismáticos e simpáticos a meu ver. A Rose e o Dezel me incomodam muito com esse jeito anti-herói em uma história que tem premissa de conto de fadas para mim. (e olha que assisti Re:Zero todinho! Subaru é exemplo forte de anti-herói)
            É que justamente o episódio mais elogiado por todo mundo, achei o mais revoltante como progresso de história.
            Como clímax da Rose eu achava que fora o combate com a Alisha, no entanto a história mostra que o clímax foram esses dois assassinatos (o que não curti nem um pouco).
            Por isso, eu te pediria que em próximos Impressões Semanais falasse alguma coisa a respeito do carisma do Sorey e da Alisha (meus preferidos, óbvio), que estão severamente feridos nos comentários aqui (não estou falando dos seus comentários, certo?) como forma de mostrar aceitação das diferentes necessidades e buscas de cada espectador de animes.

          • Kris me perdoe, eu só acho o Sorey um protagonista ok, ele tem uma personalidade agradavel, interage naturalmente com os personagens da trama, é super gente boa, mas pra mim tem carisma quase nenhum, não me exerce facinio para ter. Ele é apenas simpático.

          • Kris Artiero disse:

            ok, entendo o que vc diz, sim, sem quaisquer recriminações.
            É que manifestei a minha opinião em defesa do Sorey porque de ler tantos post anti-Sorey e anti-Alisha eu “precisei” defendê-los,
            Desculpe qualquer coisa mal-entendida.
            Só peço que fale um pouquinho que o Sorey e a Alisha são carismáticos, sim, ao menos para alguns espectadores…

  15. Gabe Logan disse:

    depois desse episódio espero mesmo que o sorey cresça, pois já esta meio chato ele com essa ladainha de não matar.

  16. Thiago Alecrim disse:

    Disparado o melhor ep de Tales of Zestiria ate agora, sinceramente esse papo do Sorey parece uma fábula de um mundo perfeito bem distante do que é apresentado e a não ser que ele tenha mais uns 400 episódios de anime pra fazer todos os vilões do mundo desistirem (depois de dormirem como papo chato dele) de fazer maldades, não vai dar tempo pra esse anime ter uma mínima conclusão…
    Não conheço esse game, mas o que seria perfeito pro Sorey e até pra dar um impacto na obra seria a presença da protagonista de Tales of Berseria (Que protagonista foda) ela teria feito mais que ele em uns 3 ep se ela fosse a Pastora kkkk
    Ela seria uma antagonista (ou até um romance quem sabe) perfeita sem ser vilã nem nada, só um pouco mais direta como a Rose…
    Bom tomara que esse anime siga nessa pegada desse último ep, pra valer a pena todo esses design foda dos anime…

Deixe um comentário