Sangatsu no Lion #13 – Impressões Semanais
Não sei o que anda acontecendo na Shaft, mas algo deve estar errado na produção de Sangatsu. Já houve uma semana sem exibição e uma recapitulação, e se espera que neste ínterim, conseguissem resolver atrasos. Porém, em sua décima terceira parte, fica claro que definitivamente os trilhos estão desajustados.
Se estivéssemos falando de Naruto, tudo bem, mas pra uma obra que tentará encerrar sua trama em 22 capítulos, sendo apenas 13 apresentados até agora, é indefensável a quantidade de flashbacks introduzidos desta vez. Sim, eles se enquadram nos arcos retratados, mas se baseado nisto, todo episódio de qualquer anime teria ao menos 1/3 de seu todo composto de momentos passados.

Tudo soou redundante. E para completar a “estranhice”, temos uma quebra abrupta da trama de nosso protagonista, substituído por seu recém-introduzido amigo loiro. O sujeito já teve sua personalidade bem exposta, brincalhão e extrovertido, atitudes que escondem camadas mais obscuras e profundas de seu ser, como visto na divertida e sensível cena com o gatinho – e ele ganha pontos comigo por salvar um inocente e frágil felino das garras da morte. Estima-se, assim, que o rapaz terá algum desempenho considerável no futuro da obra. Isso, porém, não anula a falta de tato em sua subtrama, que também proporcionou uma cena com tantas distorções quando um solo do Angus Young.
Quando nosso protagonista retorna, traz consigo mais flashbacks, que são, novamente, me perdoem o termo, inúteis. O pretexto que consigo tirar disso é reforçar o papel de seus amigos na história. Primeiramente o loiro a enfrentar o velho que parece o ter agredido e possui uma relação suspeita com Kyouko. E então Totoro, que pede a seu irmão para dar uma lição em Rei, certamente com o intuito de tirar o jovem de sua melancólica estagnação.
Objetivos à parte, o desenvolvimento deixou a desejar. Um pequeno tropeço para uma caminhada que tem sido memorável. Que problemas internos não mais afetem o passeio. Seria um crime.
[yasr_overall_rating size=”medium”]
E qual sua nota, leitor(a)?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Não que eu esteja defendendo a Shaft, mas antes um episódio com parte de recapitulação que uma semana sem nada.
Já a situação com o Gotou, é mais complicada do que parece…
Perdi até a vontade de comentar sobre esse episodio, já não bastava colocar nekos dançando para ganhar tempo fazem uma mini recapitulação, confirma que estão com problemas na produção e espero que não tenha mais disto.
Aff, preferia que a Shaft suspendesse a exibição do anime do que fazer coisas sem sentido nos episódios da grade principal -_-“
A sequência do café-da-manhã de Smith foi baseada na abertura do tantei dorama Kizudarake No Tenshi (1974).
https://uploads.disquscdn.com/images/b47398de18abd0995c0cc884c806f2e0c3c3def318993ab1a72e87b5f0dfa73e.jpg
No mais, um episódio realmente aquém ao restante da série. Shimada é personagem importante em 3-gatsu e sua introdução no anime merecia muito mais destaque… provavelmente deixado para
Ilustração pós-créditos de Kiyohiko Azuma, uau.
Você é um poço de conhecimento.
サンキュー ( ^ω^ )
Vai comentar Kuzu no Honkai?
AH! Então finalmente você veio para cá, não tinha notado nos post antigos que era você porque trocou o nome, mas é bom te ver novamente comentando sobre os animes! 😉
…fala, Yhan-senpai (ou anija) rs
Fiquei quietinho pra você não passar vergonha comigo kkkk
(Deixei escapar uns textões por aí… vou ver se sossego, pra não dar uma de chato)
HASHASH Com esse conhecimentos eu fico é orgulhoso, não tem porque sentir vergonha de você XD.
Ambiente legal, me senti à vontade por aqui!
Tô apanhando legal em fóruns gringos por aí… dei uma bronca num cara que espoilou esse lance do Shimada e do Nikaidō (e levei o troco). Esse cara me esculhambou quando eu disse que comida fazia mais sentido no contexto de Amaama To Inazuma do que em Shokugeki No Sōma (mas era opinião minha, claro… é subjetivismo).
Não vou discutir com ninguém aqui, é claro rs… pode ficar tranquilo 😉
obs: essa Motoko da fotinha aí foi desenhada por um ídolo seu, o Ilya Kuvshinov.
Em um geral é um bom ambiente mesmo, ao menos bem melhor que no omelete que o povo não entende nada.
Não se preocupe, crie discussões aqui também, é interessante, desde que seja uma mais saudável e eu sei que você sabe conversar bem com as pessoas hehehe, eu mesmo crio várias discussões aqui ou discordo bastante como povo, é normal.
De qualquer forma, bem vindo! Foi uma boa te arrastar pra cá hehehe, seus conhecimentos são necessários e você é uma boa pessoa.
Valeu @Yhan, vou me esforçar para chegar no teu nível (falando nisso, bem que você também poderia escrever reviews e tals… se quiser eu te faço um lobby por aqui kkk)
Omelete foi aquela paixão antiga nunca correspondida… mas ainda torço por eles. Prefiro ver iniciativas como este site (puxando um pouco o saco do Marco rs) crescendo e evoluindo.
Temporada agitada, heim? Tô gostando…
Eu que quero me esforçar para chegar no seu nível HAHAH, tenho muito o que aprender ainda sobre a indústria.
Bom, durante o fim de temporada eu costumo fazer umas mini-review do que eu acho no anime nos post finais dos animes (Já fiz isso os post finais de Yuri on ice, Re:Zero, Drifters, Alderamin, izetta, Keijo e outros), ou fala de mim virar redator aqui? Bem que o Marco disse que queria abrir umas vagas para novos redatores, mas não sei se eu teria tempo pra isso, alguns até me incentivam pra isso (Só sei que eu causaria polêmica haha).
Omelete poderia ser um baita site, mas o público de lá acaba estragando o ambiente demais e o baixo conhecimento deles sobre os animes me desanima, ao menos o Bruno está tentando.
Também torço para o Marco eu sempre digo, é o único site BR mais decente que achei, mesmo que aqui seja um pouco mais pessoal para o marco ele ainda faz posts interessantes, bem melhores que outros sites que só sabe criar conteúdo de ecchi e animes populares para agradar o público.
A temporada até agora estou achando legalzinha, algumas estreias não me animaram, mas a maioria está me convencendo mais no seu segundo episódio; Tipo ACCA até começou bem, muita gente esperava outra coisa completamente diferente por isso meio que se desapontou, mas eu gostei e a série tem mesmo o estilo da Ono e lembra mesmo a progressão de -Saraiya Goyou.
-ChaoS;Child ainda não sei como julgar, tenho receio por essa franquias “;”
-Demi-chan achei extremamente divertido, estou adorando acompanhar.
-Fuuka totalmente clichê até então, tem todos elementos genéricos haha.
-Gintama, adoro a franquia, essa temporada começou muito bem.
-Kuzu no Honkai por enquanto teve um início normal, mas bem diferente do habitual e vai mesmo ser polêmico pelo seu conteúdo, gostei do drama plantado até então.
-Little Witch Academia eu gostei das ovas, até então estou achando o anime divertido de acompanhar.
-Shouwa Genroku Rakugo voltou muito bem, gostando de ver eles trabalhando agora este personagem e o fim do rakugo, e como rakugo é meu anime favorito de 2016 essa S2 está sendo positiva até então.
-Youjo Senki até que está no mínimo interessante, mas tenho um baita medo dele virar um izetta e desandar no final.
Tem mais alguns outros que estou acompanhando…. E claro ainda sofro vendo DBS que está horrível!! E até hoje acompanho pokémon, não sei como mas acompanho, a nova temporada é até divertida.
Yhan-sama, VIRE REDATOR! EU APOIO!
Quem é esse?
Quando as pessoas(incluindo você) vão voltar a conversar naquele lugar?
Eu particularmente nunca mais, perco muito meu tempo naquilo.
Mas foi tão divertido…
Quem é esse?
Ué uma pessoa que estou conversando, assim como todos os outros daqui do site.
É que parecia que vocês se conheciam? Aí quis perguntar.
Desculpe pelo incômodo. E obrigada por responder.
Ah, doomo *peko-peko*
Demorei… fizeram up do ACCA agorinha mesmo, foi mal rs
Bons comentários, @Yhan. O ponto de discórdia do momento tem sido ACCA-13 mesmo, na minha opinião… galera entrou de cabeça porque é Madhouse e Shingo Natsume mas odiou. Acho injusto porque gosto da Ono-sensei, mas admito que é uma obra difícil mesmo entre histórias mais adultas (como Shōwa Genroku ou Fune wo Amu, por exemplo). É uma sátira política e policial bastante refinada… Acompanharei o anime até o fim, e estou com os seis volumes do mangá na cabeceira.
Curtindo bastante LWA, Shōwa Genroku 2 e Youjo Senki. LWA é bem old-school, quase um manifesto contra excesso de CGs… Youjo Senki porque deixaram um pouco de lado o moé do mangá e transformaram a Tanya na filhote do capeta kkkk Shōwa 2, se eu começar a escrever, não paro… culpa sua (foi você que me indicou e me viciou no anime) rs
Melhor ED do ano para Kuzu no Honkai. A gente sabe que o Noitamina é um bloco adulto, de horário de certa forma restritivo para menores… mas como a pudica Fuji TV liberou aquela tonelada de alegorias sexuais (repare nos formatos inusitados que o caleidoscópio forma?) é um mistério para mim.
HAHA Tudo bem, eu também acabei de ver o segundo episódio de ACCA!
Sim, o povo tinha um certo hype por ser da Madhouse e o diretor de OPM, sem falar que muita gente pensou que seria algo mais pesado e sombrio por conta da capa e sinopse. Bom, realmente se comparar com essas obras ele perde mais, mas também gosto de algumas obras da ono (Não sabia que tinha visto Fune wo Amu também, achei o anime incrível).
Falando na animação de LWA ser completamente em 2D você viu também o Flip Flappers? Aquela animação foi gratificante de ser ver sem excessos de CGI (Fico até com receio de ter vendido mal, um baita prejuízo).
Hahah Fiz o correto em te recomendar Rakugo, e olha que você tinha receio de ver porque rakugo é chato, eu fico recomendando para muitas pessoal, fico criando vários apreciadores da obra e faço o mesmo com Mushishi.
Nossa! Pior que você tem total razão, eu não tinha prestado atenção nessas cenas da ED de Kuzu no Honkai porque eu só tinha ouvido a música, não tinha visto a animação, claramente tem algumas cenas meio subjetivas ali que parece mesmo demonstrar alegorias sexuais pelo caleidoscópio, digamos que é inusitado e ao mesmo tempo intrigante HAHAA.
Flip Flappers me escapou, vou dar uma olhada?
Shōwa Genroku está tocando nos pontos mais importantes (a de artes que estão sendo ostracizadas no Japão nessa era moderna). Por si só é uma obra essencial, mas os personagens são tão bons… é um deleite, recomeçou muitíssimo bem.
Sobre a Trigger… cara, eu fiquei quase três horas em fila pra comprar os livrinhos deles no Comiket kkkkk eles tem um círculo, o Imaishi e o Hori estavam lá, PQP. Quase surtei…
Tenta dar uma olhada depois de Flip Flappers, não é um Shouwa Rakugo da vida mas é algo muito bom, ao menos eu achei, a animação é incrivelmente boa e bem fluída sem gigantescas utilizações de CGI e ele lembra um pouco o FLCL.
Imagino, eu surtaria também haha, A trigger anda me agradando bastante desde seu início com suas obras exclusivas e diferenciadas, sempre me divertem, recentemente vi a Luluco que dei passar sem querer na temporada que passou, foi bem divertido as referencias das próprias animações do estúdio. Eu espero que trabalhem bem Little Witch Academia, vão ser 25 episódios, acredito que vá ser mais uma boa obra do estúdio 🙂
Vou sim! (ó você querendo me viciar de novo kkk)
Trigger são os merovíngeos do anime… são os descendentes diretos dos patriarcas kkkk mas é gosto adquirido, difícil “sacar” qual é a deles com essas animações em três (como é o caso da Luluco). Vendo LWA, eles fizeram mais redondinho, claro. É a obra que vai “vender” o estúdio pro público geral (mesmo porque no mundo de hoje a Matoi seminua vestida de tirinhas é quase razão pra jihad feminista).
Comentário geral sobre LWA: “parece desenho da Disney!” É, meio que concordei, para o bem ou mal do estúdio. Mas está legal sim, principalmente nas doideiras (o galo EVA-01, por exemplo rs). Foram dezenas de diferentes expressões faciais na Akko só no episódio 1… essas coisas fazem diferença.
Comentário avulso:
Concordo sobre Amaama to Inazuma. Em Shokugeki no Souma o foco é a competição; a comida, como objeto das disputas, é um mero detalhe; poderia ser trocado por outro objeto sem alterar significativamente o anime em si.
A introdução de Shimada foi exatamente como deveria ser, pois ele é apresentado da forma que Kiryama o esta descrevendo, alguém que não joga para ganhar, e sim para não perder. Entendesse que Kiryama, apesar de não estar subestimando Shimada, não o esta dando a devida atenção( devido a possível partida com Gouto, etc), e isto fica claro quando ele finalmente percebe que se encontra numa situação desfavorável na partida e olha para a frente. É a primeira vez que ele (e nós, como telespectadores) vemos o rosto de Shimada de forma frontal, tanto que o mesmo diz ” Você finalmente olhou para cá”. Portanto acredito que a verdadeira introdução,foi sim, como você disse, deixada para o próximo episódio, porém de forma proposital, já que o objetivo deles era dar aos telespectadores a mesma perspectiva do protagonista sobre o personagem.
Boa análise… alguns adendos:
A narrativa foi reconstruída no anime justamente para apresentar o personagem. A cena em que Smith vê Rei tirando cópias de estratégias de adversários diz bastante sobre o que o protagonista pensava sobre Shimada… o fato dele tirar cópias de Gotō é porque Rei já se via como o provável vencedor da partida (e Gotō sobre Smith, o que irritou o loiro).
A Shaft poderia ter criado, durante o episódio, um senso de suspense maior (que foi inserido no costumeiro diálogo em off pós-créditos) a respeito de Shimada. Por que um personagem como Nikaidō, que tem sido tão empático a Rei até então, é visto agora às escondidas pedindo a Shimada que “rache sua cabeça” (durante a partida)?
Para audiências ocidentais, a frase “Kiriyama no atama wo kachiwatte yatte hoshi no desu!” acabou perdendo seu duplo sentido original. Esse é o elemento-chave do episódio: “kachiwaru” かち割る literalmente significa “rachar ao meio”, mas de certa forma também pode ser interpretado como criticar, inserir bom-senso em opinião (ou mentalidade alheia) ou lidar com uma situação complicada.
“Wari-uchi” 割り打ち, que usa o mesmo kanji que a expressão, é nome de um dos movimentos de conversão de peças capturadas de shōgi, ou “utsu” 打つ.
O recurso do ponto-de-vista de Rei/espectador (que denuncia seu perfil psicológico) já foi usado em outras oportunidades, em especial no episódio 8, em que Kyōko o visita em seu apartamento. Repare como as cenas focam continuamente nos pés dela, como se Rei (no caso, o espectador “personificando” o protagonista) não conseguisse encarar a irmã por receio ou vergonha.
Então chichiue e hahaue qual o contexto para ser empregado e o mesmo que se da a Oto-san é Oka-san?
Digamos que se você seja filho de um nobre durante o Bakufu (era até 1868)… você deveria se referir diretamente aos seus pais como Chichiue e Hahaue. Talvez apenas famílias muito tradicionais e influentes ainda usam esses termos (como a Casa Imperial, por exemplo).
Otō-san e Okaa-san são relativamente formais (comparados a “papa” e “mama”, ou tō-chan e kaa-chan), mas não como Chichiue/Hahaue.
Tem um vídeo no Youtube, com o título “3-Gatsu no Lion / 3月のライオン 比較 – Episode 13 – Smith’s morning scene parody”, que exibe as duas sequências (do anime e do dorama) lado a lado.
Os invejosos dirão que é plágio, mas na verdade é um tributo.
Obrigado! (conferi a comparação primeiro via Twitter, mas tá valendo?)
Tentei postar um vídeo do dorama no Dailymotion por aqui, acabei sendo bloqueado… tendo as sequências lado a lado é bem melhor.
A vida sobre a terra é passageira igual pessoas em trens, trens que guiam um caminho, o caminho pra luz, sobre o escarnio do sujeito individual onde a sociedade pensa de um jeito só fazendo a gente aceitar esse selfegofactóide, mas essa obra desfaz e faz o acontecer de dentro de uma pessoa cansada dos limites impostos pelos outros e nos identifica na sabedoria de ignora-los…
A melhor parte do episódio foram os dois minutos do desjejum do Smith.
Percebi que ele não lavou as mãos antes: acordou e partiu direto para a comida. Um tanto anti-higiênico.
Esses problemas de atrasos em 3-Gatsu no Lion me fizeram lembrar de God Eater.
(God Eater deveria ter tido seus 13 episódios exibidos na temporada de verão/2015, mas teve atrasos, três episódios de recapitulação e… por fim só exibiram nove episódios durante a temporada. Os quatro episódios restantes só foram exibidos no ano seguinte, ao final da temporada de inverno/2016).
Gostei muito foi da partida do loiro ser levada a sério, do mais eu senti que esse episódio segurou o plot(vários flashbacks e flashbacks longos, a cena do loiro tomando café da manhã que, apesar de boa é inútil para a trama) para ”explodi-lo” depois.