Animes vão Acabar ou Aumentar Afinal? O que Esperar do Futuro do Mercado de Animes

 

Saiu um post no Sakugaboku faz umas semanas sobre a parte financeira do mercado de animes nos últimos anos, em várias áreas, e com gráficos bem interessantes.

Vou tentar resumir o que achei mais relevante do artigo:

Filmes de Anime Estão Aumentando e isso deve Continuar

Filmes produzidos de 2010 a 2016

O mercado de filmes está crescendo, por vários fatores: produções mais baratas, tem menor tempo de produção, sem a necessidade da pressa de produções normais, lucro geralmente maior que animes para TV. E por último um público crescente no interesse por filmes.

No último ano houveram vários hits inesperados. É raro filmes baseados em animes originais, mangás ou novels passar de 10 milhões de dólares em bilheteria no japão, que é considerado um número mediano. Esse ano no entanto One Piece emplacou 50 milhões, Girls und Punzers, Gintama, A Silent Voice e This Corder of the World passaram de 20 milhões. Sem falar no monstruoso sucesso de Kimi No Na Wa, que com certeza vai motivar ainda mais o mercado de filmes animados.

Então sim, esse mercado vai continuar crescendo, enquanto gerar dinheiro. Mas calma, ele não necessariamente vai matar o de animes para TV. Mesmo que seja chato ver animes que muita gente queria continuação ganhando filmes em vez disso: Sword Art Online, Mahouka, No game No Life, Trinity Seven, Fate Heavens Feel, Overlord, etc

O problema é que esses filmes demoram muitos meses ou até anos para chegar até nós, já que temos de esperar o lançamento de Blu-rays, ou um site de streaming comprar os direitos a passar o filme. O que não deve mudar tão cedo, ao menos não no Brasil, aonde não existe público que sustente trazer esses animes para o cinema, ao menos por enquanto.

Streaming veio para ficar

Animes produzidos ao ano de 2010 a 2016, notem o aumento.

O número de investidores cresceu, empresas de streaming finalmente chegaram a um ponto aonde elas ajudam a pagar os custos da produção diretamente. O Crunchyroll por exemplo pagou boa parte da produção de Masamune-kun no Revenge e Kiznaiver, e deve continuar a investir mais e mais no futuro. E não é só ele, empresas chinesas estão aparecendo direto como produtores, e algumas financiando os próprios animes.

Com o crescimento de investidores cresceu o número de animes, com mais deles sendo produzidos a cada ano (gráfico acima). O problema é que a industria japonesa não está dando conta. 2016 e 2015 foram anos marcados por mais produções dando errado pela falta de tempo que o normal. O número de animadores no japão não está aumentando conforme a quantidade de animes aumentam. Resultado? tem que exportar para estúdios da coreia e china, o que obviamente abaixa a qualidade.

Em 2017 é esperado que comece a estabilizar, com o número de animes caindo um pouco (pela temporada de Janeiro, com claramente menos animes que a de Janeiro 2016, já dá para notar isso).

Venda de BDs e DVDs caindo

Vendas de Home Video caindo, em Azul o Streaming começando a tomar o lugar dele

O número de vendas de BD/DVD só vem caindo com os anos também. E com os maiores hits dos últimos tempos sendo sustentados pelo público feminino é obvio que a tendencia dos animes voltados para elas aumente. Então sim, esperem muito mais animes para Fujoshis em 2017 e 2018.

Calma, o prospecto geral é bom

Em laranja o lucro com o mercado internacional (Streaming/venda de direitos). Notem o aumento de 2014 para 2015.

Mesmo com essa queda, no entanto, a coisa não está tão ruim.

Como disse mais acima, o número de investidores está aumentando, e o número de animes também. O Streaming ainda não é tão lucrativo quanto a venda de BDs, mas está sim começando a viabilizar mais produções. Ainda que dificilmente elas ganhem uma nova temporada se não venderem bem em BD e DVD.

Como disse, Streaming está ajudando bastante, mas não sustenta as produções sozinho. O que acontece é que produções que dariam prejuízo absurdo caso não vendessem BD/DVD, agora não dão muito prejuízo, graças as vendas de licença de streaming (em laranja no gráfico acima). No Japão o Streaming está aumentando consideravelmente também, principalmente graças a AbemaTV, um site gratuito que passa animes por streaming embutindo pequenas propagandas no meio.

Títulos que ficam populares acabam sendo requisitados por várias empresas de streaming. Yuri on Ice por exemplo estava passando em 21 sites só no japão, e isso tende a aumentar.

O Streaming deve continuar crescendo e o lucro dos BD/DVDs caindo

Gráfico do lucro com Streaming (Laranja) x BD e DVD (Cinza) de 2014 a 2020

Se estima que ao longo dos anos o Streaming vai continuar aumentando seu lucro sobre o BD/DVD. Mesmo que, ao menos até 2020, o BD/DVD continue superior como um todo.

Animes vieram para ficar

Mas para quem está preocupado se os animes estão morrendo. Não, o streaming, depois de mais de 5 anos, finalmente está começando a dar resultado, e deve segurar a viabilidade no investimento continuo em animes ao longo dos próximos anos.

O problema vai ser a falta de mão de obra, já que por mais que hajam reclamações os salários de animadores e condições de trabalho continuam pouco atrativas no Japão. Ou o Japão resolve isso no futuro ou os animes vão começar a ser produzidos em maioria na China daqui a alguns anos (mão de obra abundante e barata).

Quem quiser ler o artigo original do sakugaboru clique aqui. Ele é 10x mais extenso, mas acho que resumi o mais relevante. Fora que odeio traduzir, gosto de ler artigos e depois criar um texto da minha cabeça, misturando com outros dados.