Shuumatsu no Izetta #07-08 – Impressões Semanais

screenshot_7-horz-vert

E dessa vez acabamos nos despedindo de um alemão

Com estes episódios recentes, posso dizer que Izetta é meu anime predileto dessa temporada. Não apenas por tratar de política e guerra, que são assuntos que eu aprecio, mas por ter um roteiro que continua consistente com personagens que são bem desenvolvidos. Inclusive os personagens secundários, que muitas vezes são esquecidos, recebem atenção dos roteiristas.

Contudo não posso dizer que o roteiro do anime é perfeito. Mesmo com a boa escrita podemos encontrar algumas coisas questionáveis, tipo a brilhante ideia de fazer um baile de máscara na Inglaterra em plena guerra. Ainda com a França do ladinho completamente dominada pelos alemães.

Tudo bem que o Império Germano estava “quietinho”, mas o seguro morreu de velho. Afinal não vamos esquecer como Ciro conquistou a babilônia.

remastscreenshot_17

Não tem mais como comparar a Izetta com Kirito, pelo visto a princesa é o homem da relação

Além disso, também sinto falta de cenas um pouco mais impactantes.  Isto não que dizer que o anime não tenha cenas mais fortes. A morte do auxiliar do pesquisador alemão no sétimo episódio possui uma construção que acaba gerando impacto.

Contudo a cena em si, na minha opinião, não é tão impactantes. O que gera este efeito é mais a construção encima do personagem e a trilha sonora colocada por traz, neste caso a ost de piano invocando a tragédia.

O roteirista sabiamente desenvolve um pouco do personagem para o público criar certa simpatia com ele antes de efetuar o abate. O erro de muitos roteirista em algumas obras é criar personagens e não trabalhá-los.

Isto impossibilita que as pessoas acabem se importando com eles e certas mortes não causam efeito nenhum. Mesmo com o pouco tempo de tela para as personagens secundárias, os roteiristas de Izetta conseguem pelo menos fazer você sentir pena deles no momento de sua morte.

remastscreenshot_18

Fiquei com pena deste cara, ele não era uma má pessoa.

Inclusive, até os diálogos dos personagens são bem trabalhados nestes momentos. Não são diálogos vazios ou exagerados, mas bem escritos e no tom certo. Mas o que achei mais legal é que Izetta humaniza todos os personagens, o que te faz simpatizar até com o lado alemão. Não temos vilões cheios de pura maldade, mas apenas pessoas em lados opostos com suas qualidades, defeitos e ideologias.

Além disso, achei legal aquela sacada de usarem um terceiro agente no desfecho de todo o evento. Seria até inocência você achar que o Império Germano só havia enviado aqueles dois alemães para coletarem informações da bruxa.

Somasse a isto o fato de que com os alemães em posse do mapa das linhas de Ley, as coisas tomam um tom mais interessante. Isto provavelmente forçará Müller e os aliados a usar de outras estratégias, além de nossa bruxinha camarada.

Mas este não é o único problema levantado. Aquela garota misteriosa que apareceu no baile com o pesquisador alemão provavelmente é outra bruxa ou fruto de alguma experiencia com o sangue da bruxa.

Isto me deixa curiosa com o que os alemães estavam trabalhando na ala 9 da oficina, mas coisa boa não deve ser. A forma como a garota reage com o sangue de Izetta me deixa receosa que talvez mais para frente tentem extrair o poder da bruxa do sangue dela.

remastscreenshot_19

Será que esta garota é outra bruxa? Perguntas e mais perguntas.

Além disso, se repararem bem a garota tem cabelos prateados como a bruxa descrita no conto de Elystadt. Pode ser apenas coincidência, mas não descarto que esta menina pode ter alguma ligação com a bruxa dos contos.

Podemos adicionar a isto o fato que ela parece dopada, os olhos não possuem brilho ou vida. Como Izetta aparece em certo ponto da opening, antes de aparentar despertar.

Contudo estes eventos não foram as únicas coisas que gostei nos episódios recentes. Estou realmente apreciando que os roteiristas mesmo que não usem certos personagens em todos os episódios não se esquecem de nenhum deles.

A presença do aviador alemão no sétimo episódio me deixou muito feliz, não pela cena de ação nos céus, mas por ver que há uma preocupação em desenvolver os personagens e utilizá-los.

Se tem uma coisa que não gosto em uma obra é personagem subaproveitado ou esquecido no meio da narrativa. Mesmo que apareçam por pouco tempo, quero que o personagem faça alguma coisa e não seja apenas um enfeite.

Além disso, parece que adicionaram outro aviador para o elenco, mas do lado dos aliados. Me pergunto se farão ele o rival do nosso insistente aviador alemão ou vai ser mais um personagem figurante como aquela general da oficina de designer dos alemães.

remastscreenshot_9

Gostei do aviador britânico, espero que ele tenha mais participações

Mas como nem tudo na vida é flores, a animação de Izetta para mim esta razoável. As cenas de ação cumprem o seu papel e temos fluidez na maior parte da animação. Contudo as cenas não são tão emocionantes como poderiam ser e confesso que esperava mais do diretor de ação de Sword Art Online.Nota: Eu não estou dizendo que o storyboard é ruim, pelo contrário, ele é bom. Só que poderia ser melhor trabalhado.

Concluindo, estes episódios de Izetta me agradaram consideravelmente bem pela sua boa escrita e trabalho com as personagens. Principalmente o episódio 08 que levanta mais perguntas sobre a bruxa branca. E também contamos com a adição de mais perigos e intrigas, inclusive do lado que se diz aliado, como o EUA e o lorde Rendfort, que não parece ser flor que se cheira e aliado dos alemães ou de uma causa “maior”.

#Extras 

remastscreenshot_13

Cuidado princesa, estão tentando roubar sua namorada

remastscreenshot_15

EUA sendo FDP até nos animes

screenshot_6

Estes são Avro Lancaster, queria comprar a miniatura dele um tempo atrás

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.

46 Resultados

  1. Jonas disse:

    Destaco a história da Bruxa Branca, a verdade sobre o que aconteceu (sua morte pelo Tribunal do Santo Ofício). Trata-se de um paralelo com os contos dos Irmãos Grimm, que alteraram o final de várias obras (um exemplo conhecido é o da Bela Adormecida, que na versão original é estuprada). Porém, como disse Rickert, as histórias de fantasia precisam ter um final feliz porque a vida real já possuí tragédia o bastante!

  2. DouglasLK disse:

    Por que raios o Müller não destruiu/inutilizou a droga do mapa se ele já tinha a cópia???? Ok, alguém pode aparecer dizendo que a sala secreta era sagrada e não deveria ser alterada mas ele podia também ter colado um mapa falso por cima pra enganar os inimigos, como um personagem tão inteligente comete um erro tão primário????
    A garota de cabelo branco provavelmente é um clone da bruxa branca, o problema é que apesar do conceito de clonagem intencional existir desde o final do século XIX foi apenas no início da década de 50 que os pesquisadores obtiveram exito na clonagem de um vertebrado, o roteirista vai ter que explicar isso muito bem pra não gerar um enorme furo de roteiro, talvez alguém apareça para dizer “ei! é um mundo paralelo, não o mundo real, isso é perfeitamente possível!” não deram nenhuma pista de que a biotecnologia desse mundo é mais avançada que a do nosso durante a 2º guerra mundial.

  3. Ronnie Salum disse:

    é tanta desgraça acontecendo que fica difícil pensar que o anime terá um final feliz rsrs não que eu reclame de tragédia mas se pudesse escolher, gostaria de final feliz pelo menos na maior parte das vezes hehehe ^^

  4. Joseph Joestar disse:

    kkk Muitos furos msm , de certa forma acabou sendo uma piada para mim , serio msm eu RI bastante disso. O incrível baile de mascaras ( não tampa muito ) mas foi algo perfeito para uma infiltração , além do mapa intacto no castelo super reforçado , é como se falasse , tenho um grande segredo aqui , venha descobrir kkkk tão difícil quebrar a parede ou pintar a parada pelo menos , pode ser algo histórico , mas é uma informação de grande peso para se deixar lá de enfeite.

  5. Matheus disse:

    Esses últimos episódios foram bons, o 7 principalmente, tanta coisa relevante acontecendo, com destaque para a morte do espião alemão, até achei que rolaria um envolvimento romântico entre ele e a chefe da guarda real da princesa, mas o que foi feito ficou de bom tamanho, era até melhor dado a situação em que se encontravam.

    Fiquei com a sensação de que a segurança no castelo da bruxa estava muito frouxa, com a já sabida existência de espiões em busca do segredo e levando em consideração toda a inteligência que o Müller já apresentou, era de se esperar uma segurança mais reforçada no local, ou um plano de contenção mais eficiente, achei que houve um deslize aí, mas nunca se sabe, vai que ele de alguma forma alterou as informações contidas no mapa do castelo utilizando a Izetta.

    Estou ficando com a sensação de que até o episódio 12 as coisas não vão se resolver por completo, agora que a guerra vai de fato começar, espero que não fique rushado.

  6. Rafael Agomes disse:

    assim como em Akame ga kill em Izetta vai começar as apostas pra ver quem é o próximo a morrer ,eu aposto que o proximo a morrer vai ser aquele soldado loiro do país da princessa que apareceu no começo do anime

  7. Pedro Alvares Pinto disse:

    Acho que aquela garota de cabelo branco é uma bruxa artificial criada com o DNA da Izetta quando ela estava aprisionada, e parece que o sangue da Izetta ativou alguma coisa capacidade de usar magia talvez.

  8. Gaiafago disse:

    Po, vão matar a Izetta agora?
    Fiquei puta, me levantei e virei a cadeira – não quebro, graças.

  9. Marquinhos disse:

    Desculpa ser chato mais foram os epi 7 e 8 os dois últimos que passaram. De resto concordo com a maioria dos pontos que tu levantou

    • Mônica Azevedo disse:

      Por inúmeros motivos, como grampear os outros presidentes e inventar guerras para invadir outros países.

      • Mas isso é um jogo de interesses. Como dizia alguém:”antes ele do que eu”.

        • Politica e guerra são jogos de interesse, mas você ficar desrespeitando a soberania de outros países (tipo Rússia) e ficar manipulando governos a torta e direita, sinceramente é muita filha da putagem.

          • Jonas disse:

            Na verdade o país mais FDP da história era o Império Britânico, os Estados Unidos apenas estão levando a herança em frente!

          • ashuashuahsuahsuahsua Fazer o que né? Filho de peixe, peixinho é :V

          • Não é os EUA quem financia os terroristas, são algumas pessoas reallmente FDPs como a Hillary. Espionar o povo? Se você é um cidadão de bem, não há o que temer. Sobre as bombas, eles fizeram aquilo para mostrar “quem manda”, não foi por raiva, tanto que os EUA ajudaram economicamente o Japão após a WW2.

          • Você taca duas bombas nucleares para mostrar quem é que manda depois da guerra esta quase praticamente acabada? Cadê seu senso de compaixão? Se as bombas fossem detonadas durante o clímax da guerra, beleza, ainda teria como defender eles, mas foram detonadas praticamente quando o Japão estava prestes a dá rendição. Nenhum país é santo, todos já cometeram atrocidades em guerra, mas o que os Estados Unidos fez foi hediondo, de uma maldade tremenda. Não vou concordar nunca com a detonação dessas duas bombas, principalmente para demonstração de poder. E infelizmente estas pessoas meio FDP que financiam terrorista tem ligação com políticos ou são políticos, logo fazem parte da casta que governa o país. Então EUA continua sendo FDP. E você acha que o EUA ajudou o Japão por caridade? A ajuda foi puro interesse pra exercer influencia sobre o país. E pra espionagem também tem limites e o EUA extrapola todos.

          • Como eu disse, foi para mostrar quem manda. Sendo eu o mais forte, ninguém irá guerrear comigo. É assim que eles pensam. Mesmo sendo um pensamento egoísta, é correto. Os EUA não se resume a política. Ao ofender os EUA, você está automaticamente ofendendo os seus habitantes.

          • Eu já acredito que um país se resume sim as suas politicas. Ele pode se tornar tanto agressivo como diplomático de acordo com o inclinamento daqueles que o governam. Não odeio o povo estadounidense, odeio as politicas tomadas por aqueles que representam a nação, então posso considerar EUA FDP a vontade, já que desaprovo certas atitudes deles. O pensamento que você citou não é correto, é lógico. Tem diferença de você fazer uma coisa correta e uma coisa lógica.

          • Os políticos de lá governam para melhorar os EUA, não o mundo. Acho que é essa a causa da sua antipatia com os EUA.

          • Governe para melhorar seu pais, não fique pentelhando problemas do país dos outros (exemplo, problema com a Crimeia, que ele se meteu pra piorar sua relação diplomática com a senhora Rússia, o que não era necessário já que a população daquela região em sua maioria queria ficar com a Rússia, mas… como é ponto estratégico eles não queriam que ficasse com a Rússia né? Moral: EUA faz o que lhe convém e dane-se se isto gerar uma treta imensa). E tenho antipatia com país excessivamente imperialista mesmo.

        • Pedro Alvares Pinto disse:

          O EUA Inventaram uma guerra no Iraque visando o petróleo do mesmo, e a Russia também é FDP porque fica vendendo armas para as facções terroristas e governamentais do oriente médio.

    • thiago santos disse:

      O que não faltam são motivos

  10. Apenas um comentador disse:

    Segunda Guerra dando altos enredos para animes, e representando bem a realidade, já que o EUA tá sendo FDP, como de praxe

  11. Kondou-san disse:

    Estes dois últimos episódios de Izeta foram muito bons, principalmente o episódio 8 onde o espião alemão acaba por perder a vida. Começando pelo episódio 7, aquela batalha ar-mar foi muito boa, mas aquelas bombas de 750 quilos nunca tinha ouvido falar, geralmente os bombardeiros levavam muitas bombas de meia tonelada ou então meia dúzia de bombas de uma tonelada. Aqueles bombardeiros da RAF pareciam-me os monstros do ar os Halifax, mas não eram, muito obrigado pelo nome do bombardeiro Sirlene. Outra das coisas que o anime não fez bem foi aquele porta aviões alemão, aquilo não era nada assim, a parte em que os aviões descolavam e aterravam, não era de madeira e sim de aço e alcatrão, naquela altura os aviões não eram levados para dentro do porta-aviões eram todos mantidos na parte cima, acho que aqui o anime foi um pouco mais futurista .Quanto ao episódio 8 este sim, foi muito bom, eu não gostava do espião alemão, mas ao longo do episódio comecei a simpatizar com ele, ele não era tão mau como parecia, eu queria que ele tivesse alguma coisa com a guarda costas da princesa, mas não foi desta vez. Aquela cena em que ele está frente a frente com a guarda costas da Finé foi muito boa e com aquelas falas dele deu ainda mais pena que ele tenha morrido (ele só disse aquilo como forma de despedida, ele só não acertou na guarda-costas porque não quis, achei uma atitude digna por parte do espião). A parte em que o outro espião que levou à morte do cabo Jonas é abatido por uma das guardas reais foi muito satisfatória ele já há muito tempo que merecia ser abatido. Agora aquele terceiro espião é que vai ser uma dor de cabeça, altas tretas virão nos próximos episódios. Aquela parte em que a garota de cabelo branco beija a Izeta foi estranha, mas acho que ela deve ser uma vidente ou então uma bruxa geneticamente modificada e não bastando isto aquele novo espião alemão tem aquela pedra vermelha, que eu acho que tiraria as limitações do poder da Izeta. Os E.U.A até nos animes são filhos da mãe, mas também até parece que é mentira, para um país que fez riqueza com as guerras de outros países já nem digo nada. Mas aquele embaixador até tem razão, se um dia a bruxa se virasse contra os Estados Unidos da Atlanta eles estariam em apuros.

  12. Lukas sb. disse:

    Dois episódios bons mais, esse ultimo foi ótimo o desenvolvimento do do alemão com a guarda da fine, triste que ele morreu (gostava dele) pensei que ele iria mudar de lado principalmente pelo desenrolar do episodio, mas no fim eu gostei do roteiro não seguir o obvio, mesmo assim triste, deu pena da guarda também, ela meio que se apaixonou pelo cara e teve que mata-lo(vale lembra que a cena deixa claro ou não, que ele não iria matar ela). Finalmente mataram o outro espião mas acabou que piorando mais ainda a situação, já que agora outro espião que ninguém conhece pegou as evidencias.(a respeito o que sera aquela pedra?).
    Infelizmente a historia tem dado umas burradas, tipo um baile de “mascara” naquelas situação e uma em especifico que muitos apontam mas anida pode ser meio explicada, Porque Não Destruíram a Parede com o Mapa?
    Porque só com o sangue da bruxa é que aparece as linhas rey, como izetta era a unica bruxa eles podem ter mantido, mas mesmo assim foi meio burrice terem deixado la.
    por fim o episodio deixou algumas questões principalmente a respeito daquela garota de cabelo branco, sera ela uma experiencia de como transferir os poderes de izzeta para outras pessoas?
    Ps: Agora sim os estados unidos foram apresentados fielmente.

  13. Micael Okamura disse:

    Shuumatsu está sendo de longe o meu anime favorito do ano todo. Aliás, meu Ranking dos 3 melhores do ano só tem anime militar: 1- Shuumatsu no Izetta; 2- Joker Game; 3- Nejimaki Seiren Senki: Tekyuu no Alderamin.
    Espero que a história de Shuumatsu não se perca nos últimos episódios, pois estou AMANDO esse anime.

  14. Marquinhos disse:

    Aha, é me lembrando tbm no inicio do epi 7 na reunião das autoridades estava cheia de referencias:

    Rei de Nord Magnus IX: Rei da Noruega Haakon VII
    General Benoit do Termidor Livre: General de Gaulle da França Livre
    Primeiro Ministro Burns da Britania: Primeiro Ministro Churchil da Grã Bretanha

    Obs: até o charuto do Burns eles pegaram do Churchil e o bigodinho maroto do de Gaule

    Só não consegui pescar quem eram na vida real os embaixadores de Atlanta e de Louisiana (que nem desconfio que pais é esse???)

  15. Rick disse:

    Estou com medo do futuro desse anime, porque a partir desse episódio eu ja não vejo mais a possibilidade da Izetta sair viva dessa guerra, se ele não morrer para os alemães os EUA matam ela, se por milagre ela vencer os 2 é muito provável que o Müller(ou algum outro subordinado dele) a mate para que o país não fique ameaçado pelas outras nações, algo que dá mais enfase a essa teoria é a história do Ricelt(o assistente, só fui saber o nome dele por causa da morte dele) de que na verdade a Bruxa foi enganada, teve seus poderes roubados e foi morta(ja que parte da história se confirmou, pelo fato daquela garota de cabelo branco aparentemente ter roubado os poderes da izetta)(outra coisa, como diabos a princesa não percebeu que era o pesquisador ali naquele momento? era o disfarce mais estupido que eu ja vi) tirando isso vemos que finalmente os EUA vão aparecer, embora ele estará contra ambos os lados, estava conversando com um amigo e fizemos uma teoria de que talvez o império de eylstadt se alie ao império da germania contra os EUA, seria um plot twist muito interessante, embora ache bem dificil acontecer, o que vcs acham?

  16. Danhy disse:

    Estou gostando do desenvolvimento de Izetta, enfim, quando mostraram aquela bruxa artificial – e o que eu acho, que ela seja uma pessoa normal que foi transformada em bruxa por meio de experimento da Izetta- eu também pensei em uma coisa que poderia ser bem legal de acontecer mas acho meio improvável, que quando a outra bruxa injeriu o sangue da izetta, os olhos dela brilharam com vida, o que me pareceu que talvez a izetta pode meio que trazer esta bruxa para o lado do pais dela, quem sabe apos despertar por influencia do sangue da bruxa ela vire uma aliada, não sei só são meus devaneios, quem sabe esta talvez seja um descendente ou talvez até a mesma bruxa branca, que eles estavam tentando retomar/despertar os poderes para usala como arma.
    Enfim,deu para teorizar então estou alegre, no aguardo dos próximos.

  17. Gabriel Nascimento disse:

    A sensação que Izzeta dá é que estamos no ep8 e nada aconteceu de verdade mesmo,Izzeta e a princesa não conseguiram me da empatia que um alemão me deu em um 1ep,lamentável,são protagonistas fracas e ainda não há um vilão legal ou marcante,até agora não houve uma batalha legal a direção tá fraca,esperava muito mais do diretor de SAO.

  18. Ronie Peter disse:

    Esse pessoal é muito afiado: até nomes de figuras históricas eles encontraram. Eu boiando aqui, teria que rever minhas aulas de história tudo de novo, ou ver um documentário, quem sabe. rs Mas só uma dica pro pessoal do “Eu odeio nação ‘X’ por isso”; pesquisem historiadores e acadêmicos da época, não falem de modo vazio. Pois a história não é presa de uma nação, ou indivíduo, ou organização.

  19. Anna disse:

    Também fiquei me perguntando quem faz um baile de mascaras no meio de uma fucking guerra UEAHUDASUHWAEUHSD

Deixe um comentário