Primeiras Impressões: Sangatsu no Lion #01
Chegou a manhã. O garoto acorda. Sua primeira visão, após um pesadelo corriqueiro, é sua diáfana imagem refletida na porta da sacada, incompleta e ávida por sumir. Ao redor, as sombras que tornam a luz do sol impenetrável obscurecem um ambiente infértil, vazio e sem vida, o reflexo interior de quem o habita.
Kiriyama Rei, o protagonista, protela suas primeiras palavras para o nono minuto, em um som quase inaudível, como se cada sílaba exigisse um hercúleo esforço.
No metrô, é aquele que se isola à saída, de costas para seus iguais pela posição do enquadramento, enquanto na sala de aula, cativa o último assento da última fileira, justamente o menos almejado e visto, como se fosse um elemento insignificante ansioso para desaparecer por esquecimento coletivo.
A princípio, este é o cotidiano desesperador e internamente opressivo vivido pelo garoto, cuja personalidade é desdobrada por simbolismos (a frequente presença de água, que o afunda e afoga em pesares), sendo diálogos não necessários para expor sua sensação. A razão pelo viver parece ter se perdido há tempos; o passado guarda lembranças distorcidas e sinistras, que o impedem de seguir em frente, em pequenos flashbacks exibidos na partida de Shogi e no jantar.
Na porta ao lado, como se habitassem em um universo amplamente diferente, residem três irmãs com seu trabalhador avô. A identidade visual da casa, em ótimo trabalho do design de produção, denota um espectro emocional em extrema dissonância a Rei: cores vivas, bagunça, cacofonia, iluminação forte, alegria (com direito a divertidíssimos monólogos felinos) – a síntese da vida como semiótica, em contraste com a moribundez interna do rapaz.
Apesar da reclusão e aparente negação do sujeito, a insistência das meninas representa, ainda, seu único ponto de apoio e contato externo não forçado, a única chance de emergir do fundo de suas tristezas, nem que seja por ínfimos momentos.
Assim, de forma minimalista, simbólica e delicada, iniciou a primeira das 23 semanas que adaptarão a obra de Umino Chika. Até e para onde a estrada nos levará é uma incógnita, mas se a primeira impressão é a que fica, esta foi ótima.
[yasr_overall_rating size=”medium”]
Sua nota, leitor(a):
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
Extras

Em linguagem narrativa, a divisória da porta ilustra como os personagens, por mais próximos que estejam, encontram-se, na verdade, separados, intangíveis.

Caso alguém não tenha percebido, esses gifs deixam bem clara a discrepância visual entre os ambientes que comentei na review.

Essa é mais pessoal: adorei Shinbou ter mantido os monólogos dos gatos. Bem divertido.
Eu nao sou fa do Genero mas esse ai merece aplausos foi bom demais ver ele, otro eo da menina guaxini tb adorei demais e olha q n gosto do genero !!!!!!
Botei minhas fichas nesse anime e ele não me decepcionou nesse episodio 01. Impressionante o trabalho da direção durante os 24 minutos. Cenas bem animadas, boa OST e principalmente, protagonista muito bem caracterizado, conseguindo passar seu monólogo interior sem que ficasse irritante ou enjoativo. Sem dúvida nenhuma minha aposta de melhor anime da season, se não do ano.
Fico feliz de você ter pego 3-Gatsu pra fazer as impressões.
Ótima adaptação, uma pena que o mangá tem poucos capítulos traduzidos.
Espero que vocês escolham animes legais dessa temporada to meio receoso e não sei muito oque assistir dessa temporada mas dps de ter visto baccano por causa do blog se vocês recomendarem algo,eu vou assistir.
De início os meus motivos para ver esse anime estavam em ser da Shaft, apenas isso, pois gosto das obras do estúdio e do estilo “peculiar” de direção que o Shinbo costuma por nas obras que trabalha, não tinha praticamente nada de hype sobre 3-Gatsu mesmo lendo inúmeras críticas positivas e elogios sobre a obra, porém, esse primeiro episódio me deixou com excelentes impressões, no início com o protagonista silente em grande parte da primeira metade do episódio já deu pra sentir o grande peso emocional que existe sobre ele sem ele precisar dramatizar sobre isso, apenas guardando para si todos esses sentimentos e só os deixando escapar (mesmo que de leve) ao dormir, quando chora durante o sono, o resto do elenco principal aparenta ser carismático e destoam do tom depressivo que há no protagonista, as músicas que tocaram no episódio são muito bonitas, destaco a OP e a ED que são bastante criativas, a direção do episódio também estava muito boa, só senti saudade de um head tilt tradicional, mas isso o Shinbo com certeza coloca em alguma ocasião.
Após um primeiro episódio tão promissor penso nesse anime como tendo a possibilidade de se tornar o meu slice of life com drama favorito, mas isso só o tempo dirá.
queria muito impressões semanais de sangatsu, e como sempre o carlos não decepcionou, trazendo mais uma série de impressões junto ao seu extenso vocabulário que as vezes me deixa confuso.
Pronto pra mais discórdia, Carlos?
Posso começar?
Rapida como sempre. 😉
Não vejo como essa review trará discórdia.
Você duvida do meu talento amor?
Não se preocupe, eu tb não gostei muito do estilo do anime, ele é bom é, mas por mim eu quase não consigo nem ver.
Foi realmente muito bom esse ep de estreia passou bem o clima do protagonista de desolação e fechamento dele foi interessante também a interação dele com aqueela família sem falar da op que foi muito boa é ed também “‘
Isso ai, pegasse 3-gatsu no lion pra fazer as impressões semanais, pelo que vi este é o tipo de obra pra você resenhar ashaashaasha.
Gostei do primeiro episodio mesmo o protagonista ficando calado boa parte do episodio, não foi difícil compreender a situação em que estava, gostei muito da arte do anime, não sei se no manga fica tao evidente assim, mas se não, bom trabalho da direção em mostrar as duas realidades, ele em outro lugar sozinho a musica e a arte são diferentes, mas quando esta naquela casa das irmas tudo fica mas vivo, a musica fica mais animada e as personagens, falando nelas, gostei das irmas são bem carismáticas, elas vivem em uma realidade bem diferente em contraste com o protagonista, espero que falem como foi a aproximação deles mais pra frente.
PS: Como não lia o manga fiquei surpreso que ate os gatos daquela casa falam, falando em gatos, e aquele gato que pareçe uma coruja?
Como sempre a shaft deixando as suas marcas durante o episodio.
Fui dar uma olhada no mangá e realmente terá uma acentuada no aspecto visual dicotômico entre os ambientes para retratar o interior do protagonista. Mérito pra shaft.
Que bom que vão fazer isso, esta e a vantagem dos animes em relação a mangas e light novel, a capacidade de melhorar ou engrandecerem uma cena.
TEM UM GATO QUE PARECE UMA CORUJA
né isso que me perguntei também ashaasha, é um gato ou coruja? kkkkkkk
Mas é uma lindeza.
Pois é né?Por isso que eu acentuei com ênfase?
Que bom que o Carlos pegou 3-gatsu, com certeza o melhor redator para fazer review sobre esta linda obra, pelas primeiras impressões também gostei muito do anime e fico feliz dele ter 23 episódios, temos várias reviews pela frente.
Provavelmente melhor anime da temporada
Ótima analise Carlos, mas achei estranho tu não comentar sobre a sonoplastia.
Enfim, esta obra com tu combinam perfeitamente, gostei disto.
Ratiada. Mas tem uma cena em que toca uma melodia de piano realmente linda.
Analise muito boa,abriu meus olhos para coisas que não tinha percebido,o que conquista o publico realmente nesse anime é seu visual.
Ae sim Carlos, agora só espero que continue com ela até o fim, vai ser uma longa jornada igual Re:Zero foi, vai ser bem longo, mas infelizmente não deve ter tantos comentários igual o RZ teve…
Eu achei um ótimo episódios, uma estreia bem gratificante, e eu tiro meu chapéu para a direção a cada cena meus olhos brilhavam, vários ângulos diferentes que me agradaram, a animação muito bela e a ambientação também estava uma maravilha. Boa observação Carlos sobre a direção demonstrando o quanto o protagonista tem um cotidiano diferente comparando a aquela família extremamente dinâmica e alegre. Agora estou interessado sobre o que houve para o protagonista estar desde modo, quais os problemas que ele tem com sua família.
Daqui em diante só espero um ótimo drama e um belo desenvolvimento nos personagens… Parece que 3-Lion pode pegar a vaga de segundo melhor anime do ano para mim, claro que Rakugo continuará em primeiro, até porque 3-Lion só vai terminar ano que vem….
Achei essa arte linda no final do episódio, eu fui dar uma pesquisada sobre ela e descobri que quem fez foi o nosso querido Miura autor de Berserk!! Perfect!!! https://uploads.disquscdn.com/images/85f036993ab7334a6b9b5fe37291ed0a1c9f67050612209ab2802cea69224871.jpg
Acho que muita gente não viu essa imagem no final do episodio,realmente muito linda. Quase certeza que esse anime não vai ter a mesma repercussão de Re zero,mas sinceramente não incomoda,já me acostumei com isso,Naruto,One Piece,SAO me doparam dessas “injustiças”.
Um dos motivos de tê-lo pego é justamente essa repercussão menor.
Re:zero te causou muita dor de cabeça? Hheheheh Porque para mim causaria se eu fosse fazer uma análise e tivesse tantos comentários daqueles de tudo quanto é tipo…
Público muito amplo e indisposto à novas propostas. Creio que o espectador médio de 3-Gatsu se adéque e receba melhor o que planejo fazer.
Miura sendo Miura. Me pergunto se vai ter arte de outros autores no decorrer da obra.
Seria uma boa ter desenhos de vários artistas mangakás no encerramento dos episódios…
Bom, arakawa under the bridge, que é uma adaptação da shaft, fez isso até o fim. Quem sabe eles não fazem isso aqui?
Achei uma boa estréia,nada fantástico,mas tem potencial.
Gostei do ambiente leve,das garotas,do professor,só não consegui simpatizar muito com o protagonista ainda,ele tem pouca expressividade e com o passado em mistério não deu pra me sensibilizar com a depressão e baixa auto-estima dele.
Estão falando muito bem desse anime. Entretanto, pode ser o primeiro “Slice of life” que vejo. Eu sempre tive receio em tentar ver animes desse tipo, me falaram que costumam ser parados e eu nunca vi, mas esse me chamou atenção. Agradeceria se pudessem me falar um pouco deste gênero…
Slice Of Life em geral são animes que mostram o cotidiano dos personagens.
Dentro do gênero, gosto de dizer que existem subgêneros:
Tem os Slice of Life movimentados. São obras que procuram manter os personagens enfrentando constantes desafios, com uma pitada de drama, e não simplesmente mostra como é a vida normal deles. Aqui no blog tem um top de Slice of Life movimentados, procura aí que são animes que mesmo quem não gosta do gênero tendem a gostar.
E existem os Slice of Life que são bem lentos. São basicamente 24 minutos em que nada de importante acontece. É literalmente o dia a dia comum dos personagens. Pegando como exemplo recente tivemos Flying Witch, um anime que eu adorei, mas porque assisti 1 episódio por semana. Se tivesse maratonado dormiria no episodio 3.
Uma estreia muito boa. A direçao do Shinbo estava fenomenal , tanto na animacao quanto no uso das OSTs.
Essas simbologia é algo que aprecio muito na direcao do Shinbo. Monogatari é cheio disso.
A OP e ED ficaram lindas. Uma estreia calma mas com potencial.
eu amei cada minuto e quando menos esperava teve seu fim o rei e tão melancólico
e depressivo que da vontade de entrar no anime e abraçar ele, amei o traço do anime
e como ele lembra o kousei arima de Shigatsu kimo no uso
era isso que eu pensava, eu li o manga ate uma parte dps n tive como pq scans tinha parado de traduzir mas cara como a obra e linda e boa, sem palavras se me entende so espero que fique tao bom quando no manga ep 1 ( que ep fantastico) aquele ar que te puxa pra dentro do anime, vonta de entrar no anime como vc falou e falar pro cara n desanima vei vc vai conseguir :/
isso mesmo algumas scan voltaram a traduzir vou ler o mangá tbm
ela ja ta na minhas favoritas com certeza
Era o esperado…
Foi uma boa estréia, parte visual e a OST estavam incríveis.
Eu gostei do ar dramático envolta o protagonista, mas ainda não conseguir simpatizar tanto com ele, mas quem sabe quando o seu passado for mostrado mais claramente isso mude.
Gostei bastante das irmãs, são bem simpáticas, e quando apresentadas o anime ficou completamente diferente, eu diria que algo bem mais prazeroso de assistir.
as irmãs e o alivio comico da obra entende, se n tivesse elas a obra seria monotoma e sem interesse.
gostei…
Não disse que Sangatsu combina contigo Carlos? Ele é bem mais interpretativo e exige uma sensibilidade para você ver o que o autor esta transmitindo para o público. O começo não possui diálogos, mas exige a capacidade cognitiva de apenas com imagem vc sentir a personagem e os problemas dela. Sinceramente para uma pessoa voltada a uma critica mais subjetiva é perfeito.
O anime sem dúvidas é bem feito e a animação combina com a ambientação e personalidade do protagonista, para todos os fans de obras assim e da obra original deve estar sendo um prato cheio.
Para mim foi um anime extremamente chato que quase morri para ver um episódio em que eu fiquei só reclamando pelo tamanho da boca dos protagonistas serem do tamanho de minha mão e etc, tentarei continuar vendo mas nem de longe é minha prioridade.
Entendam o anime é inegavelmente bom, é apenas meu gosto que faz ele não ser assistível para mim.
Essa obra possui romance? pra quem já leu o mangá(?) pode me informar?
possui
Sim possui
SPOILER
Com a irmã do meio
Não tinha percebido que esta troca de cores no cenário era para mostrar a solidão do protagonista, achei estranho o ambiente das irmãs ser mais colorido, mas ignorei na hora. Que interessante !
A espera valeu a pena…..o anime que eu mais esperava na temporada!
muito bomm, mas ainda tenho certo medo por ser um anime de 23 episódios. Acho muito tedioso acompanhar animes desse genero com essa quantidade se episódios, mas como é o Shaft que está responsavel acho que nao vou me arrepender de acompanhar.
Já no inicio do episodio o anime conseguiu passar certa melancolia, na qual da certa tristeza.
Primeira vez que um anime do gênero já me fisga desde o inicio desse jeito.
A interação de Rei com as irmãs é bem legal. (partiu mangá)
Achei meio desnecessário 6 minutos sem fala,mas não chegou á me incomodar muito não.A arte e a trilha sonora estão muito boas,ansiosa pro lançamento da versão full da opening.Os personagens são ótimos e as irmãs são uma graça,dá vontade de abraçar as três.Eu sou muito fã de honey e clover(mangá e anime da mesma autora)então já tinha altas expectativas pra esse anime.
Um episodio desses com nota maior de 4 pelo Carlos? Não me transmitiu grande coisa, se levarmos a velha premissa que o episodio “piloto” deve ser impactante de alguma forma pra te fazer voltar a ver a obra, esse aqui pouco me transmitiu isso. Personaens depressivos e menininhas bonitas tem em mais 1.000 animes, entao vou ver mais uns 2 pra julgar melhor
Aeeeeee! Já era esperado mas ainda assim estou muito feliz em saber que o Carlos esta fazendo a review dessa obra.
Enfim ótima review, com seu jeito característico de analisar profundamente a obra desde os simbolismos. Muito legal como suas analises mostram oque normalmente apenas percebemos subconscientemente. Percebo oque a cena quer passar mas não como esta fazendo isso e vendo suas analises sempre encontro as respostas.
Muito provavelmente vai ser o melhor da season, 10/10 até agora!