Impressões Finais – Qualidea Code

screenshot_4

Um dos animes mais mal produzidos da A1 Pictores

Qualidea Code foi um anime que acompanhei inicialmente por curiosidade por ser uma obra criada por três autores de ligh novel famosos, mesmo que o anime fosse uma história original a parte da obra supracitada.

A premissa do anime é interessante, possuindo um roteiro mediano que consegue te manter interessado com alguns twists. A animação, no entanto, é bem a baixo da média de outras obras produzidas pelo estúdio A1 Pictores.

Então mesmo que o estúdio seja conhecido por variar bastante a qualidade de suas produções dependendo muito do diretor e da staff escaladas, Qualidea Code foi uma das obras mais mal produzidas por ele. O anime começou com uma animação razoável que só foi decaindo com o tempo.

A direção do anime pecou bastante, principalmente no que diz respeito ao storyboard das batalhas. As cenas de ação do anime eram praticamente sem vida, mal coreografadas e cheia de quadros estáticos aqui e ali, com falta de frames no meio delas até, um verdadeiro show de horrores.

remastscreenshot_15

Nem na batalha final fizeram um storyboard decente que empolgasse

Em relação ao desenvolvimento dos personagens, o roteiro foi apenas ok, principalmente porque de certa forma os personagens já foram colocados quase “prontos” dentro da história, sendo que uma das coisas que as pessoas que leram a novel mais reclamavam era do anime ignorar a construção dos personagens.

Vale notar que a construção de um personagem é fundamental para o público criar empatia com ele. Em Qualidea só possuímos alguns flashbacks aqui e ali com o passado dos protagonistas, mas um aprofundamento maior nas personagens em questão você não ver, apesar de fazerem uma apresentação ok de suas personalidades e ideais, mesmo assim eu ainda achei um pouco superficial.

Um roteiro exemplar que desenvolve bem seus personagens é Alderamim, comentado semanalmente pelo Marco. O protagonista também é entregado quase pronto para o público, não acompanhamos a sua construção até ali, mas o roteiro toca bem em suas dúvidas, ideais e passado, então você acaba compreendendo o personagem e como ele chegou a ser como é.

O roteiro de Qualidea só fez um pouco melhor este trabalho no episódio 05 (com a Hime) e em algumas partes dos episódios finais, principalmente em relação ao Suzaku, que sofreu um amadurecimento.

As personagens também não são das mais carismáticas, mesmo que tenha gostado um pouco do foco na relação da dupla de Tokyo nesses episódios finais. A dupla de Chiba foram os protagonistas que mais simpatizei por algum tempo, mesmo que tenham sido deixadas de lado na maioria dos episódios . No geral gostaria que eles parecessem menos apáticos.

remastmaxresdefault

A dupla que de longe eu mais gostei na história, pena que deixaram eles meio que de lado na maior parte do tempo.

O personagem não precisa parecer uma líder de torcida como a Hime, mas também não precisa parecer que não se importa com quase nada e estava morrendo por fazer alguma coisa.

Outra coisa que não gostei é de tentarem aliviar de certa forma o peso dos jovens em lutar com a própria espécie (como assim todas aquelas naves que eles combatiam não eram tripuladas?). Quando um anime trata de guerra para mim ele não deve aliviar nada, principalmente com uma desculpa que parece mais um furo no roteiro.

Outro fato deixado de lado e citado um pouco no final é que os jovens foram modificados, então o DNA deles foi de certa forma combinado com o dos invasores.

Como Suzaku disse, eles não são totalmente humanos, então fica a pergunta: a sociedade vai aceitar eles como iguais? O anime faz parecer que sim quando obviamente teria pessoas com medo ou que iriam se opor a eles.

Os personagens secundários em sua maioria também foram mal trabalhados, um exemplo é a Aoi, mesmo sendo meio que relevante ela ficou um tanto quanto apagada.

A trilha sonora do anime é ok. As vezes chega a ser enjoativa, principalmente quando eles ficam repetindo a música da Canária. É uma ost bonita, mas depois de você ouvir duas vezes já fica bem cansativa.

Concluindo, Qualidea Code é um anime que sinceramente eu acompanhei pelo roteiro ter um pouco de potencial, mas é totalmente mediano e mal executado, com uma animação a nível Toei de qualidade, que de tão ruim ao invés de chorar já me fazia rir depois de um tempo. Então com certeza apesar de ser assistível tem outras obras que valem mais a pena serem vistas (Alderamim por exemplo) do que ele.

Roteiro/direção: 6

Animação: 4

Trilha Sonora: 7

Entretenimento: 6

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria para o anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.