Impressões Finais – Qualidea Code

Um dos animes mais mal produzidos da A1 Pictores
Qualidea Code foi um anime que acompanhei inicialmente por curiosidade por ser uma obra criada por três autores de ligh novel famosos, mesmo que o anime fosse uma história original a parte da obra supracitada.
A premissa do anime é interessante, possuindo um roteiro mediano que consegue te manter interessado com alguns twists. A animação, no entanto, é bem a baixo da média de outras obras produzidas pelo estúdio A1 Pictores.
Então mesmo que o estúdio seja conhecido por variar bastante a qualidade de suas produções dependendo muito do diretor e da staff escaladas, Qualidea Code foi uma das obras mais mal produzidas por ele. O anime começou com uma animação razoável que só foi decaindo com o tempo.
A direção do anime pecou bastante, principalmente no que diz respeito ao storyboard das batalhas. As cenas de ação do anime eram praticamente sem vida, mal coreografadas e cheia de quadros estáticos aqui e ali, com falta de frames no meio delas até, um verdadeiro show de horrores.

Nem na batalha final fizeram um storyboard decente que empolgasse
Em relação ao desenvolvimento dos personagens, o roteiro foi apenas ok, principalmente porque de certa forma os personagens já foram colocados quase “prontos” dentro da história, sendo que uma das coisas que as pessoas que leram a novel mais reclamavam era do anime ignorar a construção dos personagens.
Vale notar que a construção de um personagem é fundamental para o público criar empatia com ele. Em Qualidea só possuímos alguns flashbacks aqui e ali com o passado dos protagonistas, mas um aprofundamento maior nas personagens em questão você não ver, apesar de fazerem uma apresentação ok de suas personalidades e ideais, mesmo assim eu ainda achei um pouco superficial.
Um roteiro exemplar que desenvolve bem seus personagens é Alderamim, comentado semanalmente pelo Marco. O protagonista também é entregado quase pronto para o público, não acompanhamos a sua construção até ali, mas o roteiro toca bem em suas dúvidas, ideais e passado, então você acaba compreendendo o personagem e como ele chegou a ser como é.
O roteiro de Qualidea só fez um pouco melhor este trabalho no episódio 05 (com a Hime) e em algumas partes dos episódios finais, principalmente em relação ao Suzaku, que sofreu um amadurecimento.
As personagens também não são das mais carismáticas, mesmo que tenha gostado um pouco do foco na relação da dupla de Tokyo nesses episódios finais. A dupla de Chiba foram os protagonistas que mais simpatizei por algum tempo, mesmo que tenham sido deixadas de lado na maioria dos episódios . No geral gostaria que eles parecessem menos apáticos.

A dupla que de longe eu mais gostei na história, pena que deixaram eles meio que de lado na maior parte do tempo.
O personagem não precisa parecer uma líder de torcida como a Hime, mas também não precisa parecer que não se importa com quase nada e estava morrendo por fazer alguma coisa.
Outra coisa que não gostei é de tentarem aliviar de certa forma o peso dos jovens em lutar com a própria espécie (como assim todas aquelas naves que eles combatiam não eram tripuladas?). Quando um anime trata de guerra para mim ele não deve aliviar nada, principalmente com uma desculpa que parece mais um furo no roteiro.
Outro fato deixado de lado e citado um pouco no final é que os jovens foram modificados, então o DNA deles foi de certa forma combinado com o dos invasores.
Como Suzaku disse, eles não são totalmente humanos, então fica a pergunta: a sociedade vai aceitar eles como iguais? O anime faz parecer que sim quando obviamente teria pessoas com medo ou que iriam se opor a eles.
Os personagens secundários em sua maioria também foram mal trabalhados, um exemplo é a Aoi, mesmo sendo meio que relevante ela ficou um tanto quanto apagada.
A trilha sonora do anime é ok. As vezes chega a ser enjoativa, principalmente quando eles ficam repetindo a música da Canária. É uma ost bonita, mas depois de você ouvir duas vezes já fica bem cansativa.
Concluindo, Qualidea Code é um anime que sinceramente eu acompanhei pelo roteiro ter um pouco de potencial, mas é totalmente mediano e mal executado, com uma animação a nível Toei de qualidade, que de tão ruim ao invés de chorar já me fazia rir depois de um tempo. Então com certeza apesar de ser assistível tem outras obras que valem mais a pena serem vistas (Alderamim por exemplo) do que ele.
Roteiro/direção: 6
Animação: 4
Trilha Sonora: 7
Entretenimento: 6
[yasr_overall_rating size=”medium”]
E você, que nota daria para o anime?
[yasr_visitor_votes size=”medium”]
Realmente, Qualidea deixou MUITO a desejar. Mal aproveitado em todos os sentidos, mal explicado… Resumindo, poderia ter sido um anime ótimo com un pouco mais de episódios e explicações.
Bom eu pessoalmente acabei gostando o que era díficil engolir mesmo era a animação, mas acbou me surpreendendo esperava algo SUPER cliché sendo só mais um só que acabou sendo bem diferente.
A minha dupla preferida continua sendo a Hime e a Hotaru não tem como eu não gostar delas gosto tanto que vou até procurar a LN que foca na história delas.
Minha nota final é 7/10 baseada em divertimento afinal acabou me divertindo e foi bom para passar o tempo.
achei a historia bem interessante mas pra mim ela foi meio que se perdendo e no final ficou meio o mais do mesmo
Imagine que seu pai – ou mãe – vá viajar para o exterior e você pede um presente. Passa os dias alimentando a expectativa do que seu progenitor trará. Um gadget ultra-tecnológico, roupas étnicas, uma porção de jogos lançamento?!
Essa era a expectativa para Qualidea Code.
Agora imagine que seu pai chegue, e você, com os olhos famintos devido a uma vida capitalista, anseia pelo pacote. O homem cujo esperma lhe originou, ao perceber a ansiedade, o entrega uma tripa de mumus e um cartão postal.
Esse foi Qualidea Code. E o Mumu estava vencido, ainda por cima.
Kkkk
lol esta foi a melhor analogia já feita em relação as espectativas encima desse anime e a realidade ao qual o publico foi presenteado kkkkk
kkkkkkkkkkkkk eu comecei a assistir, nao consegui continuar, muito tédio, eu pensei q seria muito top 🙁 pena
Contemplem o melhor exemplo do mundo!! Faz totalmente sentido demonstra os verdadeiros sentimentos por esse anime decepcionante.
Kkkk Fechou a competência 2 e 3 por causa do reportório análogo e o aprofundamento dos argumentos
Resumiu totalmente minha experiencia vendo este anime.
O que dizer dessas lutas finais,quando os personagens iam lutar a imagem corta para o nada e só deixava o som do personagem lutando dai quando acabava a luta voltava para o personagem, só rindo mesmo disso.
cade os memes com os quality desse anime ?
ashuahsuahus cansei de ver frame ruim, no ultimo post merecíamos um descanso sem eu ficar caçando eles e mostrando o horror para vocês, se bem que o de Qualidea era um frame tosco a cada 2 segundos.
E pensar que eu estava ansioso por esse anime,minha decepção foi maior ainda por causa do meu Hype exagerado.
E lá vamos nós! (Acho que isso virou meu bordão nas review).
Sinceramente, eu tinha uma boa expectativa para Qualidea code, desde quando foi anunciado, ainda depois depois que li de quem era aos autores da obra, depois fiquei sabendo que o anime teria enrendo original e não seguiria a novel, mas achei que ao menos seria de alguma forma boa, mas estava completamente enganado. Primeiramente já começaram errado, eles deveriam ao menos ter adaptado primeiro as novel separadas dos personagens para depois ter feito essa ligação, não dá para sentir empatia pelos personagens nenhum é desenvolvimento, você não conhece nenhum direto, no anime só é jogado uns flashbacks extremamente curtos e só.
A premissa era legal, era interessante, o anime tem boas ideias, mas a execução de tudo é péssimo, não soube trabalhar nada da forma que deveria. No início parecia que ele iria tentar arriscar em algo novo, eu achei que ele poderia se tornar o Rakudai dessa temporada, com elementos clichês mas bem executados e quebra alguns clichês, mas foi MUITO longe disso.
O único motivo que eu acompanhei inteiro era porque estava curioso sobre como funcionada aquele mundo e o porque de algumas coisas, mas foi algo tão simples e broxante.
O começo é bem lento, já começa mostrando as crianças batalhando, só uma introdução básica do mundo, o segundo episódio foi paradão, mas foi legal, aquele episódio dos personagens nadando no mar. Depois veio a surpresa, mataram a Canaria, achei que depois disso rolaria algo extremamente surpreendente, reviravoltas e coisas mais interessante, mas não passou tudo de mortes sem peso, mortes falsas, odeio quando os animes fazem essa droga de fingir que matou mas na realidade não matou nenhum, estão vivos de alguma forma.
Os personagens não dá, odeio todos, não dá para sentir simpatia, não dá para se importar, e nem gostar de nenhum por suas personalidades. Canaria é a pior personagem que eu vi em todos esse anos, ela é muito desligada, muito boba, eu odeio profundamente personagens que agem de forma idiota e alegres o tempo todo, até em perigo, nesse ultimo episódio, ela correndo em uma escada se desfazendo, parecia que estava em um musical de comédia, ae ela caindo no buraco, ela fazendo expressões fofinhas e “Ah, opa, to caindo XD”. Não gosto da Asuha, odeio essas irmãs que são apaixonadas pelo irmão. Kasumi é o peixe morto sincero, o único que gostei, a mãe desses dois então é ridícula ficar se portando como uma adolescente de 12 anos.
O modo que trabalharam a Aoi no final para se virar contra seus amigos foi muito fraco, já estava muito na cara que ela iria fazer isso, tem vários episódios que ela agia estranho, era certeza que ela questionaria e não iria querer matar as pessoas que criaram ela, muito previsível e chato.
A coisa mais tosca é o Design dos Aliens, eu nunca sinto seriedade ou ameaça e nem ameaçador dessde design tosco, que falta de criatividade, o mesmo acontece com o começo do D-Gray Man, sempre achei o design dos bichos ridículo, parecia um balão.
Achei que a questão dos chips iria ser algo mais sério, mas é algo rápido e simples. O negócio da tripulação foi o ápice do absurdo, como amenizaram uma cena dessas? Falar que derrubaram apenas naves vazias até agora PQP. Esperava bem mais da motivação dos Aliens e seus propósitos. E o final feliz terminando todo mundo bem é detestável e muito anti-climático.
O ANIME NÃO TEM NADA DE MEMORÁVEL!!! Nem uma cena, só sei dizer uma única cena que achei legal do anime ao todo, foi apenas uma em questão de segundos HASHAHSH, foi a cena do episódio 6, acontece em 17:10, que a Maihime vai em direção á aquela nave, e grita que vai proteger todo mundo, só gostei por causa da trilha sonora boazinha e só por causa da dublagem da garota, só isso, só por causa do grito, a cena de ação é extremamente fraca, olha o nível da cena legal kkkkkkkkkkkkkkkk.
A animação é terrível, fazia anos que eu não via um anime com uma animação tão detestável assim, 90% do anime tem traços inconsistente, a cada novo episódio parece que os personagens mudam de rosto, parece outros personagens, as cenas de ação são fracas e algumas são cortadas, fazia tempo que não via um anime com quadros estáticos e rolando apenas som no fundo.
Trilha sonora é OK, tem umas legalzinhas, é meio repetitiva em certos momentos e não funciona em outras cenas do anime.
Direção: 4
Roteiro: 4
Animação: 4
Trilha sonora: 6
Entretenimento: 2
Envolvimento emocional: 0
Nota final: 4 (Traduzindo, um dos piores anime do ano).
Shingeki no Bahamut consegue ser pior.
A animação de Shingeki é pelo menos melhor que a de Qualidea mesmo o anime sendo uma aventura alá Jack Sparrow com certas coisas que deixam a desejar.
EOQ??? Pirou na batatinha??? Falou que Shingeki no Bahamut é pior que Qualidea Code?? Impossível!!!!!!!!!!!!
SNB pode não ter sido grande coisa em termos de enredo, deixou a desejar em certas partes e faltou mais desenvolvimento nos personagens e universo da obra (também com 12 episódios não dá tempo de fazer quase nada), mas foi legalzinho e fechou bem para um anime baseado em um jogo de cartas. A animação não era ruim, era bem detalhada e se me lembro bem era bem consistente, só não teve muitas batalhas para ter momentos bem fluídos. Então, não, você está bem errado sobre isso.
Quis dizer Saijaku Muhai no Bahamut. Me desculpe pelo engano.
AHHH!!! Esse anime, bom, esse realmente é tão detestável quanto o qualidea code, esse sim dou razão para falar mal sobre ele.
O anime de Qualidea foi só uma propaganda, por assim dizer, das outras mídias, porque eles chamam de Projeto Qualidea Code, e envolve LN, mangá, etc. Todas estas pontas soltas com certeza vão ser respondidas nestas outras mídias, porque história tem para contar. Três autores famosos não iam deixar ponta solta à toa. E quanto a animação tenho certeza que no BD vão arrumar. Isso não é inédito de acontecer.
BD arruma algumas coisas sim, mas não tudo, para arrumar a animação de qualidea code só se revisessem toda a animação novamente AHSHASH….
Não tenho nem palavras pra descrever qualidea code:(
Tivemos em tese, uma premissa entediante com um desenvolvimento meio peculiar e aldente.Qualidea foi um anime que tornou um grande estorvo para a mídia.Eu vou ser sincero,eu gostei do anime,tem um pouco de tudo que eu gosto,mas no entanto,eu nao deixava de imaginar várias e várias cenas de uma maneira melhor na minha cabeça.QUE ANIMAÇÃO RUIM,QUE DIREÇÃO RUIM,QUE SORYBORD HORRÍVEL.Os personagens são maravilhosos,eu adoro todas as duplas,as personalidades são bem construídas e todos são cativantes,o drama também tem por sua vez um grande destaque … vários momentos em específicos tiveram seu drama ,mas foram muito mal executados.Por exemplo,a parte final que a cabelo branco mata a Unknow suprema -que era na verdade a mãe adotiva- teve um feels tão profundo e ao mesmo tempo tãooooooo “méh”
Aiii,por que esse anime foii tão mal executado?Por acaso o diretor desse anime comeu o pão que o d.i.a.b.o amassou ou quebrou a tábua dos 10 mandamentos?
Com uma obra com tudo pra ser primordial ,temos uma staff que falha miseravelmente ,é de profunda dor.
Animação:3
Design:8(eu gostei muito dos traços dos personagens -quando não estava desconstruído)
Direção:0000000(Nunca mais vejo nada desse diretor)
História:7.8(Eu tenho que admitir,uma alienígena que tem o sonho de criar uma nova espécie ao invés de apenas destruir,é uma ideia é tanto.O fato de darem carismo e mostrar a visão do inimigo foi surpreendente)
Trilha sonora incluindo ed e op:10(opsss,esqueci de dizer que esse anime tem uma dos melhores compilados musicais de 2016,as ops e as eds são musicas jubilosamente bem feita-destaque para o último encerramento.Alem disso,a OST é bem boa também,fui atrás do trabalho desse compositor e não curti,mas a desse anime tava bem acima da média)
A música Take(que toca no trailer que todos gostam) já está disponível para baixar.
Nota final:6.5 pro anime e 0.9 para a gestão dele.
Foi um anime triste de ver, pois quando vc percebe o grande potencial que poderia ter essa história e foi totalmente destruído por falta de pessoas qualificadas.
Vou dar um 6/10, na vaga esperança de que algo bom poderia sair.
Final ok apesar de soar meio corrido em partes,acho que o erro de alguns foi ter colocado um hype enorme em cima por causa dos autores envolvidos,aconteceu algo similar em Chaos Dragon aonde o original dele também tinha um pessoal ainda mais de renome envolvido,apesar que Qualidea foi infinitamente superior em termos de plot e personagens ao me ver,falando em personagens eu diria que é aonde Qualidea realmente se destaca o esperado dos autores em questão xD,todas as 3 duplas são simpáticas dificilmente alguém não deve simpatizar ao menos com um personagem aqui.
A dupla preferida pela maioria foi a de Chiba(autor de Oregairu em questão),eu inclusive também gostei mais dessa dupla,apesar que depois do episódio 5 a Hime subiu bastante no meu conceito pegando o cargo de Best Girl(autor de Date representa haha),o que ferrou Qualidea mesmo foi a animação fraca fora as varias inconsistências em quase todo episódio,nem na batalha final fizeram algo mais dinâmico vide Tabboo(o povo pode falar mal sobre como ele foi rushado as fuck) mas em termos de luta ou uso de ângulos/câmera o diretor mandou bem.
OST em si foi boa/agradável como falei no post que o Marco fez sobre o episódio 4 ou 5,não vejo problema em repetir desde que seja boa que é o caso da música da Canaria.
Nota Final:7/10,tinha potencial para ser algo melhor com esse enredo que aos poucos saiu de algo clichê até,mas infelizmente a execução em partes deixou a desejar.
Eu gosto da musica da Canária, ela é bonita, a melhor ost do anime, tirando a musica da opening e das ending, até senti falta por um tempo da musica que ela cantava por isto, mas ela não deixa de ser enjoativa quando usada em demasia, eles poderiam ter variado um pouco o que ela cantava.
Concorcordo. A musica dela é muito boa, mas seria muito legal ver ela cantando outra coisa. Eles colocam um personagem que tem poder de buffa cantando, e só dão 1 musica pra ele? pô fazia 1 op só e dava outra musica p ela.
Bom, Qualidea Code foi um anime do qual todos esperavam muito mais receberam pouco(bem pouco, chega dar vontade de chorar). Não falo isso pela história, pois eu gostei dela, mas o ruim foi a animação e os personagens sem desenvolvimento, porém alguns da pra ter expectativa. O final foi ok(só não cumpriu com as expectativas quanto ao Icchan e Canaria kk), pecou quanto as lutas, que podiam ter sido bem melhores.
O final foi ok. A Sirlene ja botou em palavras tudo que achei do anime no geral.
Depois desse trabalho horrivel em Qualidea vou guardar o nome desse diretor pra nao me esquecer.
Esse anime foi um dos que mais esperava,assisti 1 episódio e foi o suficiente pra me querer dropar,pelo jeito não perdi nada.
aquela nota 4 pela a animação nao ta exagerada n…? um 2 tava de bom tamanho…
kkkk ainda não passou um anime chamado Ninja Slayer, se bem que aquele lá é nota -1 kkkkk
huahsuahsuahsuahu, fico feliz por nem saber q obra (a Ninja Slayer) eh entao… vo considerar Qualidea Code como experiencia de desastre em qualidade.
Eu iria escrever toda minha angústia e frustração vendo esta “obra” mas a Sirlene já resumiu bem o que eu pretendia fazer. No mais vou dar a minha nota por este anime que me fez sentir nojo, que cada episódio chorava pelos traços mais tortos e deformados que parecia que epiléticos bêbados estavam desenhando.
Direção: 5
Roteiro: 6
Animação: 3.5
Trilha sonora: 5 -> 4.25 (Comecei a odiar pela repetição desgastante)
Entretenimento: 0.5
Envolvimento emocional: 0.25
Nota final: 3.25 – Não recomendaria nem para o meu pior inimigo este anime vai entrar para a minha lista anual das maiores decepções.
Concordo plenamente. É médio no que faz melhor e com animação e direção preguiçosa. Leva um 4 de 10 meu por ter um potencial acima da media. Mas não vou sentir falta.
Tem tanta coisa melhor que não teve continuação.
Eu achei qualidea MUITO mais interessante que alderamin, se não fosse a gigante falha na animação pra mim seria melhor que alderamin que estou assistindo por assistir ou como diz a maioria: so pra passar o tempo
Bom 3 autores pra fazer uma obra meia boca, assisti desde o começo e não vi nada acima do médio, enredo fraco demais final previsível, e uma coisa ruim de ter tantos protagonistas é voce não criar vinculo com nenhum, pra mim se eles morressem no final não fariam falta. Anime começo querendo passar um suspense muito fraco por sinal, e termino com metade das coisas explicadas e metade não. Resumindo esse é um que não faço questão de ver se tiver 2 temporada um dia.
Calma lá, os 3 autores não tem nada a ver com isso, eles só fizeram a LN, o estudio fez uma história original e apenas usou como base as LNs, se tem alguem pra culpar esse alguem é o estudio e seus integrantes
A historia é ruim pra mim e ela se baseou na obra original estudio parte técnica nem da pra avaliar fico horroroso
A novel escrita por eles é bem melhor, já que trata das duplas de forma separada e desenvolve melhor as personagens.
Não li mas falo da história em si é muito fraca independente de ser em dupla a obra é meia boca pela história mas talvez se fosse = a LN pelo menos ia ter um pouco mais de apego aos personagens
Minha decepçao foi tão grande que eu ate fui no MAL fazer uma review….mas apesar de tudo eu ainda encontrei coisas que eu poderia gostar no anime como sua ost e alguns personagens mesmo sendo muito repetitivo….6/10 não recomendaria.
Concordo totalmente com todo o post. Assisti o anime até o final pq não quis deixar “tarefa incompleta”. O final faltou clímax, os relacionamentos dos personagens não teve nenhuma conclusão ou alteração importante e as batalhas realmente não tinham emoção suficiente.
no MAL, deixei na nota 5 se não me engano (talvez menos)…
engraçado que eu acredito fielmente que eles gastaram mais dinheiro nas duas openings do que no resto do anime todo
Ainda bem que dropei esse anime.
Esse final foi bem cagado, quando nas lutas iam dar um golpe em vários momentos focavam numa parede do nada PQP.
O anime parecia ter algum potencial com enredo meio diferente mas acabou sendo mediano pra ruim, uma obra pra cair no esquecimento.
… Falou tudo!!!
Bem, como você falou, as batalhas eram sem vidas e não conseguiam passar emoção nenhuma. Logo de inicio aqueles monstros não tinham nada de ameaçador, simplesmente olhava e falava… É isso?… Ok.
Não ligo muito para a animação, mas essa me incomodou, como alguns já tinham dito, as vezes eu também não reconhecia alguns personagens. Sobre os personagens em si, bom, os meus preferidos foram os irmãos Chigusa, apenas gostei do modo como eles agiam e pronto.
E no final, bem, os vilões praticamente deixaram ser vencidos. Enfim, como o roteiro conseguiu me prender a ponto de querer acompanhar até o final(iria assistir até o fim de qualquer jeito) e me fazer rir com certas situações, minha nota é 6.
Bons personagens e boa interação entre eles. Essa é a única coisa realmente boa nesse anime.
Uma pena, porque com 3 mangakas poderiam fazer uma trama e lutas decentes.
Ótimo post e ótima análise Sirlene! Outra coisa que me deixou puto foi que não teve nenhum beijo entre os personagens, se fosse o diretor de Sakura Trick ou de Yamada-kun to 7nin as coisas seriam diferentes XD
foi ater bom anime nota dou 5 foi legazinho
eu nao consegui assistir essa porcaria kkkkkkkkkkkkkkkkk. me desculpa kkkkkkkk
Como ele falou, foi mediano, eu ia parar no meio, mas eu odeio deixar as coisas em aberto, dai fui ate o final para analisar por completo, e dizer que não assistam, é perda de tempo kkk