Impressões semanais: Orange #09

Captura de tela 2016-08-29 22.24.14

Acho que já está claro para todos, mas por via das dúvidas, vale ressaltar como Orange, a despeito de ser um Shoujo (apesar do mangá ter sido finalizado numa publicação destinada a Seinens), não é focado absolutamente em romance, e sim em amizade. Há, sim, o casal principal, mas acima de tudo, conta a história de um grupo de amigos buscando preservar e dar algum sentido à vida de um companheiro querido por todos…Kakeru.

A construção da turminha foi orgânica e já está consolidada, sendo natural vê-los juntos, com suas brincadeiras e tiradas. Isso abriu espaço para uma nuance mais romântica por parte da obra, agora fortemente centrada na relação Naho – Kakeru, pois como explanado, é ela quem tem a verdadeira chance de oferecer uma nova perspectiva para o garoto.

E nas várias cenas em que ambos dividiram a tela, alguns clichês clássicos aos mais familiarizados com o gênero surgiram, como ela cair em seus braços, no episódio anterior, o altruísmo mútuo (dividir o guarda-chuva, no caso) e principalmente, se alojarem juntos da chuva que cobria os arredores. Porém, o clichê principal se dá na personalidade de ambos, sendo a verdadeira representação da inocência, e talvez Naho tenha atingido um novo nível de ingenuidade. Ambos evoluíram exponencialmente desde o início da animação, mas sua natureza pura ainda perdura.

E é justamente por isso, que as presenças de Suwa e cia se dá dão essencial para a resolução e continuidade do plano para salvar Kakeru. É a amizade voltando à pauta. Pode parecer demasiado exagerado os esforços alheios para com uma única pessoa, como se o estivessem mimando. De certa forma, o é, mas Kakeru necessita, pois sua fragilidade e instabilidade emocional ainda são gritantes. E não podemos julgá-lo, afinal, visto que deve ser doloroso ver os pais de tantos colegas por perto, mas saber que os seus nunca chegarão.

O diretor escolheu um recurso narrativo interessante para representar o psicológico do rapaz, de uma maneira barata, porém eficaz, ao deixá-lo isolado em meio ao quadro preenchido em um branco inócuo e infértil.

Essa inconstância reverberou, inclusive, na forma de ciúmes, pois não aguentou presenciar àquela qual ama tratar com tanto carinho e ternura alguém fisicamente mais atraente que si mesmo. Qualquer desdém e desgosto para com a personalidade do garoto é cabível de acordo com seus princípios, mas é uma construção detalhada e prodigiosa.

Já tecnicamente, não podemos dizer o mesmo. Orange já revelou, em sua introdução, um traço temeroso, e com o tempo, aprendi a ignorar, mas o fato é que não dá pra negligenciar o descuidado que foram alguns quadros desta vez. Nível Dragon Ball Super em sua pior fase.

Captura de tela 2016-08-29 22.11.16

Captura de tela 2016-08-29 22.17.21

Captura de tela 2016-08-29 22.01.32

Eu preconizo muito mais um roteiro do que o visual, mas quando o material é tão precário assim, fica difícil deixar passar. Não sei o que ocorre nos estúdios da Telecom, entretanto, é preocupante que liberem algo tão vexatório (vergonhoso) para ser animado.

São pequenos detalhes que definem a qualidade final de um todo, e a 4 partes do fim, está na hora de definir se a preocupação é exclusivamente monetária, ou profissional e artística.

Qual a sua nota, leitor?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

tumblr_ocnmtqBzpa1rvbl4vo1_540 tumblr_ocnmtqBzpa1rvbl4vo3_540                                                              Adorei estas texturas animadas.

Carlos Dalla Corte

Curto 6 coisas: animes, cinema, escrever, k-pop, ler e reclamar. Juntei todas e criei um blog.

11 Resultados

  1. Jura disse:

    Como a primeira metade da obra foi focada inteiramente na relação de amizade entre a turminha, em meu ver, foi se estivesse preparando terreno para o verdadeiro objetivo da obra, que é salvar o Kakeru e não criar arrependimentos para o futuro.

    Muitos podem ter dropado Orange por ser extremamente lento em questão de romance, mas se olhar de um lado e ver que o principal foco não é isso, é possível apreciar o anime de várias outras formas. A Naho em si, é uma personagem muito ingênua e lerda, só que vendo por um lado, uma garota que sempre foi desse jeito, que nunca tinha se deparado com situações como essa, suas ações se tornam plausíveis e aceitáveis.

    Eu estava aguentando esta animação terrível por um bom tempo sem reclamar, mas neste episódio o estúdio se superou, os traços grotescos estavam tão nítidos que não dava pra passar despercebido por qualquer pessoa que venha assistindo Orange, principalmente na questão de lágrima, que escorriam de uma forma meio perturbadora.

    Enfim, não foi um grande episódio, mas continua sendo um anime que eu aguardo todo domingo para assistir tranquilamente. Isso é o que estou achando da obra, talvez seja uma opinião distorcida, mas é algo eu sinto ao assistí-lo.

  2. Fabio R. Lima disse:

    Carlão ainda nao perdeu a linha com Orange, já Rezero kkkkk

  3. Edu© disse:

    Que coisa horrorosa, chega a ser ridículo. Em animes infinitos da até pra entender fazerem coisas assim em quadros secundários ou durante cenas rápidas em uma luta, mas esse tipo de coisa num “shoujo” é bizarro. Ainda bem que dropei no segundo episódio.

  4. Mikael disse:

    Nossa, já assisti até o 9º episódio e não tinha notado essas cenas bugadas (E ainda gostei do design e animação) me sinto lerdo xD

  5. Giovana disse:

    É dificil ver Orange com essa animação, um ótimo mangá deveria ter pego um estúdio melhor, mas fazer oque.

  6. Sora disse:

    Bateu aquela preguiça para comentar sobre o episódio de Orange então hj eu passo,mas concordo sobre os pontos levantados no post com exceção do traço/design a qual eu gostei,é nesse episódio 9 a inconsistência do Design foi tensa de mais,teve vários fremes bugados realmente dignos de ser no nível de DBZ Super lol.

  7. Leo disse:

    Sobre o visual, eu abstrai essa parte desde o começo. Não me afeta a ponto de incomodar. De resto, concordo plenamente com a review.

  8. Willian Fernandes Rodrigues disse:

    enquanto as impressões semanais de orange tem 8 comentários, as de re: zero tem 800.

  9. Wikisy disse:

    Fico indignada que um mangá tão bom como Orange tenha sido animado por um estúdio desses. Espero que na versão Blu-Ray eles arrumem tudo isso.

  10. Alexandre Martins disse:

    a unica parte que eu gostei tecnicamente foi a das texturas animadas, de resto… sei que temos que ignorar, mas nesse episodio eles exageraram, se ja tá nesse nivel no ep 9 imagina nos seguintes??.

  11. kouka disse:

    Só não dropei pq estou na esperança de ver se vai me fazer chorar como diziam no início sobre esse anime. Melhor me especificar, chorar eu chorei, de ter que aguentar assistir essa animação, mas quero chorar de emoção vendo esse anime, desde clannad, angel beats, NHK ni youkoso.. q não me emociono em animes.

Deixe um comentário