Animes: Maratonar ou assistir semanalmente? Prós e contras

Cada um tem seu método de assistir animes preferido, ou até varia dependendo da situação, mas quais as reais vantagens e problemas de cada método?

Meus posts fora as críticas, recomendações, curiosidades ou rankings costumam ser um tanto quanto didáticos, então resolvi fazer algo diferente pra variar um pouco (ao edita-lo notei que tem aspectos de post didático nele também, mas relevem). A discussão é velha e simples, vou dar minha opinião e se sintam livres para opinarem também depois de ler. Não tem ninguém certo ou errado a respeito desse assunto, apenas gostos ou visões diferentes sobre a mesma coisa.
Antigamente, pre-2010, cada temporada tinha aproximadamente 20 séries (exemplo, summer de 2009), agora elas costumam passar de 40 com facilidade, com a mais atual chegando a absurdos 50 (summer 2015). Não acho que a qualidade tenha diminuído, só a quantidade e variedade por temporada que aumentou mesmo, ficando muito mais difícil de alguém se manter em dia com os animes que lhe interessam, quer maratonem no tempo livre ou assistam semanalmente. 
Mas qual das duas é a melhor opção? Alguma delas oferece de fato vantagens? Vamos tentar descobrir enquanto eu devaneio sobre o assunto.
Maratonando
Maratonar (ou “ver o anime todo de uma vez”), de preferência em 1 a 2 dias comendo uma pipoca, costuma ser o método favorito da maioria, ainda mais se puder encontrar todos os episódios juntos em um site de streaming ou baixar tudo em apenas um arquivo (normalmente torrent) de algum “canto escuro da internet”. Se for 1 cour mais fácil ainda, já que em 4 a 5 horas você assiste tudo (é como ver 2 filmes um atrás do outro ou 5 episódios de Game of Thrones seguidos).
Assistir a um episódio atrás do outro dá uma sensação agradável de continuidade a história, o que faz com que mesmo animes lentos sejam assistidos com mais facilidade em comparação quando você tem 1 semana para ficar pensando que aconteceu muito pouco naquele episódio e talvez seja melhor dar prioridade para algo que te divirta mais (estava assistindo Hanasako Iroha esses dias, e apesar de ser um bom anime de Slice of Life, com um tema interessante sobre trabalho duro e objetivos na vida, eu acho que teria parado no meio ou até antes se tivesse assistindo semanalmente, assim como acabei fazendo com Inari, Konkon, Koi Iroha). Quer seja bom ou ruim, lento ou rápido, quando você pega tudo para ver de uma vez a chance de dropar é bem menor. Você normalmente quer terminar o que começou, já que está tudo ali mesmo. Claro que isso só vale para animes de 12 a 25 episódios, nos com mais de 100 a chance de dropar aumenta bastante.
Já quando você assiste a um anime semanalmente, um episódio mais fraco ou chato pode ser o bastante para te desanimar de baixar o da semana que vem, e quando você vê já está atrasado em 5 episódios, e acaba deixando pra lá uma série que terminaria se tivesse pego desde o início com todos os episódios disponíveis. Estranhamente, quando isso acontece é mais difícil se animar a voltar e terminar o anime que você atrasou, quer ele seja bom ou não. Você normalmente prefere começar um novo (demorei anos para terminar animes que até gostei por causa disso, e realmente não tenho como explicar essa sensação de preguiça, só não tive vontade de ir catar os episódios que faltavam para eu terminar mesmo. Recentemente peguei um dia e me forcei a terminar uns 10 animes diferentes em que eu tinha travado faltando poucos episódios para terminar e não lembrava sequer o porque).
Maratonando você tem pouco tempo para ficar refletindo sobre o que aconteceu em cada episódio, apenas depois de assistir tudo você realmente soma os prós e contras centrais da série e chega a um veredito. Em séries com muitos probleminhas simples no roteiro isso é útil, porque você não vai ter tempo de ficar remoendo cada um desses micro problemas por 1 semana cada.
Enquanto isso no método de assistir semanalmente você tem 1 semana para ficar refletindo sobre cada mínimo detalhe do episódio, e as vezes vai ficar pegando no pé ou até dropar uma série por algo que ela explica depois ou acaba se mostrando um problema irrelevante ao plot central. Ter muito tempo para remoer defeitos até eles se transformarem de algo pequeno para um motivo de implicância pode ser negativo nesses casos.
Ainda assim é sem dúvida o método mais eficiente para ver a maioria das séries, mas ele costuma limitar o número de séries que você assiste durante o ano ou mesmo por temporada, fora que nem todo anime funciona bem nesse método de maratonar, principalmente as comédias episódicas.
Vendo as séries semanalmente
Ao assistir a 1 episódio de cada anime por semana você tem um bom tempo para pensar em tudo que aquele episódio trabalhou (ou não trabalhou). Isso pode ser negativo para uma série muito simples ou com muito problemas no roteiro, mas para alguns animes aonde é possível ficar tentando achar explicações para partes um tanto quanto subjetivas ou mistérios é um exercício divertido (Oregairu 2 foi o caso mais recente pra mim). Existe também a diversão de discutir com os outros sobre os aspectos mais marcantes de cada episódio, as surpresas dos plot twists que vão ficar por 1 semana assombrando seu cérebro e, porque não, o sentimento agradável de desespero pelo próximo episódio. Tudo isso é algo que maratonar uma série não oferece, já que só o ponto mais relevante do anime como um todo costuma ser o foco de discussão no review final, enquanto aspectos um pouco menores, mas ainda assim interessantes, são deixados de lado.
Alguns animes episódicos funcionam melhor assistindo um por semana ou um por dia também. Quando você maratona eles uma sensação de repetição – ou saturação no caso de comédias – acaba quase sempre acontecendo (Himouto Umaru-chan dessa temporada atual é um anime que nunca conseguiria maratonar por exemplo, embora ver um por semana me divirta). Eu fiz inclusive uma lista de animes que eu recomendei as pessoas assistirem com intervalos, já que não acho que funcionem bem quando você assiste a vários episódios de uma vez (aqui).
A maior vantagem de assistir animes semanalmente não é nenhuma dessas que citei no entanto, mas o fato de poder desfrutar de mais obras por período de tempo. É muito mais fácil assistir um episódio por semana (uns 2 por dia) de várias series diferentes e no final da temporada terminar uns 10 animes, do que maratonar 10 um atrás do outro depois que a temporada termina. A maioria acaba pegando só os 2 ou 3 mais comentados, que não necessariamente podem ser os melhores pra ela, já que mesmo existindo um consenso sobre os mais populares as pessoas ainda tem gostos diferentes.
Conclusão
Admito que tirando animes muito específicos que eu acho que foram feitos para você ver com intervalos (os do Top 5 de comédias escolares por exemplo) a maioria das vezes eu prefiro maratonar mesmo (animes com plot continuo como os de aventura e ação que citei nos Top 5 Melhores principalmente). 
O problema, que descobri quando tentei por um breve período de tempo assistir o mínimo possível de séries semanalmente, deixando para maratonar elas depois, é que você não tem animo ou tempo para maratonar uma quantidade enorme de animes diferentes que saem por temporada (40 pra cima dos quais pelo menos 10 a 15 costumam me interessar). Ainda mais levando em conta que quase sempre as pessoas acham algum anime mais antigo para maratonar, e ao deixar os mais recentes atrás da fila acabam desanimando de assisti-los em algum momento.
Ver 1 episódio de 10 séries diferentes diluídos semanalmente se mostra mais fácil do que maratonar 10 series diferentes logo depois que elas terminam. Maratonando você vai, muito provavelmente, acabar pegando uns 3 ou 4 animes que te interessam mais e deixando outros que você podia acabar achando bons ou “medianas mas divertidas” de lado. E embora séries que se destacam em popularidade normalmente sejam melhores (para os gostos da “maioria” pelo menos), aqueles animes que nem tanta gente viu mas você achou divertido de ver tem o seu valor. Só que, normalmente, para achar esses você tem que assistir mais de 5 por temporada, algo que o método de maratonar costuma dificultar. 
Ou seja, para quem quer ver muitos animes acompanhar temporadas semanalmente parece a melhor opção ao meu ver, enquanto você deixa para maratonar séries antigas que você encontra ou te recomendam, ou mesmo alguma que te recomendaram da temporada atual mas você estava atolado demais com seus 10 animes semanais para ter tempo de acompanhar ela na ocasião.
Mas claro, sempre tem o pessoal que não tem tempo, mesmo diluindo em 1 ou 2 episódios por dia durante a semana. Nesse caso maratonar naquele dia de folga ou final de semana, quando você finalmente consegue tempo livre, passa a ser a única opção mesmo (ou fazer um pack de 5 a 10 episódios de diferentes animes para ver no sábado ou domingo, o que consumiria aproximadamente 2 a 4 horas).
Bem, essa é a minha opinião a respeito, e vocês, o que preferem? Veem outra vantagem ou desvantagem nos métodos que não citei? Comentem.
Extra
Você também pode tentar imitar o que o Keima (The World Gods Only Know) faz com jogos e maratonar a temporada inteira ao mesmo tempo! XD

94 Resultados

  1. Flavio disse:

    Ate queria ter fazer a opção extra, so tem um problema.
    Nao tenho tanto monitores e um pc potente para roda todos 🙁
    Sem fui de ver em maratonas, e tive o problema do q vc falo com minami-ke q tipo se vc ver as temporadas seguidas vc realmente vai perdendo o gosto e teve no primeiro EP.

  2. Vitor Augusto disse:

    Pra mim, fica melhor acompanhar a temporada e de fim de semana maratonar um anime, pois da pra dividir no sábado e domingo, seja 12/13 ou 6/6.

    Mas para animes maiores de 25 eps, eu coatumo assistir 1 ou 2 arcos por fim de semana

  3. Tharik Espíndola disse:

    Eu sempre gosto de acompanhar até o final todos os animes q a sinopse me interessou, porque pode ser que melhore ou algo do tipo, porém as vezes fica um pouco difícil por conta do tempo e td mais sem contar que geralmente eu vejo a maioria, e qnd eu vejo os da temporada acabo escolhendo algum q ainda n vi e já terminado pq ai n importa o número de episódios da pra terminar nos “intervalos”. Mas cm vc msm disse no final depende mto do gosto da pessoa.

  4. Nagisa Shiota disse:

    eu sempre costumo pegar poucos animes pra ver, são poucos que realmente me interessam (normalmente eu pego de 2 a 3 animes, e lá pra alguns dias ou meses depois se eu ver que o anime teve boas criticas e tals, eu dou uma chance pra ver se vale mesmo a pena), então nesse tempo eu costumo ver alguns antigos que para mim soam mais interessantes, sem contar que é possível maratonar com eles…. É bem raro por exemplo eu finalizar um anime de temporada, eu acabo dropando no meio do caminho, eu tenho q realmente gostar da obra pra termina-la, não sou daqueles que pegam todos os animes da temporada pra assistir, e mesmo n curtindo assiste ate o fim, eu ainda n acredito que isso é possível… Ao menos pra mim não é não. kkkkk :v

  5. Fabio Luz disse:

    Para mim, um pouco de cada um: assisto sempre o episódio da semana, ganhando em quantidade. E, se um anime me surpreender ou me cativar, posso maratona-lo.

    Mas dou preferência a assistir semanalmente, principalmente àquelas séries que me despertam a curiosidade. Acho mais fácil esperar uma semana por cada episódio do que esperar três meses pelo final da temporada e depois vir a assistir.

    Sem contar que o risco de você levar um spoiler na cara por quem assistiu antes de você é bem menor.

    • Marco disse:

      É mesmo, esqueci de comentar do problema dos spoilers. Ainda não sei como fiquei 1 ano sem pegar nada de Madoka fora que acontecia algo que mudava o tom do anime no episódio 3. Eu não iriai ver se não me contassem pelo menos isso para incentivar, então não considerei um spoiler grave.

  6. gabriel disse:

    Eu vario bastante quando começa uma temporada nova. Eu olho qual acompanhar por semana, qual deixar pra ver quando terminar ou deixar acumular pra assistir (EX: deixo lançar 6 episódios assisto, depois deixo lançar mais 6). Quando vou assistir algum que ja tenha sido lançado faz tempo faço maratona de dois a três dias. Quando e longo uma semana. Essa temporada animes que vejo semanalmente: Monsume, Shimoneta, Umaru-chan, Gate. deixando acumular: Roka no Yuusha, kusen madoushi, Caos Dragon God eater. Esperando terminar: Charlotte, Prison school.

  7. isabel disse:

    Eu assisto 30 animes por temporada, maratonar seria bem difícil, uihdisfhiusdfhd Eu também prefiro ver semanalmente pq se é um anime meio chatinho, eu penso “Ah, é só um por semana” eu não aguentaria maratonar algumas coisas (ex. Chaos Dragon dessa temp. nem sei pq to vendo) e também o fato dos spoilers xD

    • Marco disse:

      30 o.O? Caramba!
      Sim, tem alguns animes que são chatinhos mas você consegue levar semanalmente enquanto droparia se fosse tentar ver tudo de uma vez, ou pelo menos faria longas pausas. Curiosamente, também tem alguns animes chatos mas com plot interessante (você quer saber o que vai acontecer) que são melhor de assistir maratonando para não desanimar no meio do caminho. Já passei pelas duas experiências.

  8. Shiba disse:

    Comigo fica meio termo. Teve animes semanais que eu dropei por preguiça como Show By Rock e Gochuumon wa Usagi Desu ka? . Ambos o animes no qual eu fiquei atrasado uns dois ou três eps e não senti vontade revê-los semanalmente , talvez maratona-lo futuramente eu termino ambos kk. E recentemente eu estava assistindo Sket Dance , fazendo maratona e acabei dropando em 30 eps , pois pra mim a comédia ficou cansativa , se eu assistisse semanalmente , dificilmente eu droparia nesse anime kk foi o que pensei quando desisti dele kk. Se Gintama não tivesse uns arcos sérios até eu teria dropado .

    Para fazer maratona , prefiro animes de 1 cour porque tem poucos eps e fica menos cansativo ainda mais quando eu acho chato kk. Animes de 25 ou mais costumo muito a enrolar. Agora se for bom termino bem rápido kk.

    Antes eu esperava os animes da temporada ter 3 eps para eu começar a assistir , mas sentia que marota-los mesmo cada um tendo 3 eps , gastava muito tempo e as vezes acabava atrasando o ep semanal de algum que eu gostei. Agora a acompanho desde o começo da temporada , os que eu gosto vou até o final e alguns vou abandonando pelo meio do caminho , apesar de ser difícil de eu dropar kkk acreditem que eu ainda consegui ver Glasslip ate o final kkk .

    OBS : Falando da lista de comédias escolares que o Marco recomendou , eu assisti Nichijou nossa achei muito bom , é bem engraçado , apesar de ficar um pouco chato em alguns eps (sim eu fiz maratona kk) ainda assim achei ótimo , o ep 19 me marcou kkk.

  9. oga tatsumi disse:

    Animes de 12 ou 25 episódios eu prefiro maratonar também. (Ex.: Terminei Gatchaman Crowds em 1 dia e Mirai Nikki em uns 2-3 dias.) Mas aqueles animes com 200+ EPs são muito difíceis, a preguiça fica mais forte. Tô há 6 meses tentando assistir Gintama e só assisti 100 (exatamente cem) episódios. E isso é porque eu gostei muito do anime. 😛

    Tô no ep 40 de Hajime no Ippo há quase um ano também, nem lembrava até agora. xD

    Assistir semanalmente é preferível se a história/premissa for legal e a censura não for muito pesada/óbvia.

  10. Ledneks disse:

    Eu pego vários por temporada, mais sempre começo algum antigo pra maratonar e fico extremamente atrasado nos semanais e depois mesmo qnd a série está finalizada me bate uma preguiça em terminar (tenho muitos animes q faltam só uns 4 epis).

    E se fosse só os animes até q dava pra levar, pior q tbm tem outras mídias e atualmente estou começando a ler HQs, então né, me lasco totalmente.

    Mas o melhor é qnd a pessoa pega aquele anime q se torna viciante e vc ñ consegue parar até terminar, melhor coisa qnd isso acontece.

  11. Ars Roccii disse:

    Haha, esse dilema acontece comigo com novels e mangas =)

    Já perdi a conta de novels que estou acompanhando nos gringos e mangás que eu li, comecei a ler, estou lendo e por aí a fora kkk

  12. Acredito que realmente seja isso que você falou, não há lado certo e errado em ambas as formas de assistir. O que eu acredito é que animes com um enredo mais complexo são melhores para se maratonar, já que ver os episódios em conjunto vai trazer uma experiência mais concisa, é o que costumo fazer com Durarara!!! que está sendo lançado nessa temporada, mas não assisti nem ao menos o primeiro episódio, esse irei maratonar para ter uma experiencia mais coesa com a série em si, o problema de maratonar é exatamente esse, coesão não significa desenvolvimento, e as vezes pegamos animes pra ver que não importa o nível de coesão da obra, o desenvolvimento é fraco e seria menos enfadonho diluir o mesmo semanalmente, mas bom, diferente de animes da temporada que levam vão direto pro Dropped, animes maratonados que não são satisfatórios de imediato costumam ir pro On-Hold, ai você enrola por uns 3 anos falando que precisa de tempo para “entender a obra” e conclui sem nem lembrar mais, irônico. uma das maiores vantagens de ver semanalmente é poder acompanhar de perto o desenvolvimento do anime e obter o feedback de amigos/conhecidos de uma forma quase que instantânea ao invés de ficar na dúvida se vale a pena assistir até algum site de analise dar bandeira branca. Enfim, ambas as formas tem prós e contras, e cabe a cada um escolher a que mais lhe convêm.

  13. Julioo Cesar disse:

    Costumo maratonar animes antigos ou animes que parei de ver por ter tido alguns “problemas de percuso” durante a sua exibição, mas eu prefiro ver semanalmente pelo fato de ter todo dia algo pra ver. E nos fins de semana gosto de juntar alguns epis de varios animes pra fazer uma sessão epescial com um belo lanche

  14. Kuchi disse:

    Bom,meio q faço as 2 opções ao msm tempo.
    Sempre vejo mais de 15 animes em lançamento e quando vejo todos episódios lançados no dia,começo a maratona de algum. :v
    Pra mim é difícil dropar um anime tbm,fico incomodada com isso ai não sossego até terminar ;u;

  15. Zerefe disse:

    Pra quem tá começando podem ser dicas bem úteis mas depois de se pegar o ritmo e experiencia cada um vai fazer do modo que achar mais conveniente.No meu caso pego cerca de 5 a 7 animes por temporada vejo no dia do lançamento ou deixo pra assistir tudo no final de semana ai pego um anime de 2 cours ou dois animes de 1 cours e assisto durante a semana,cerca de 5 eps cada dia de segunda a sexta.(ai em um mês tenhu cerca de 4 a 8 animes completos)

    Não faço questão de ir por quantidade e sim por qualidade vejo os animes mais bem avaliados e que batem com o gênero que eu quero no momento.Dependendo do gênero eu termino mais rápido ou mais lento,shounens são extremamente fáceis de se maratonar pra mim(curtos termino de um dia pro outro e longos vejo cerca de 10 eps por dia)comédias realmente são mais propensos a drops se o humor não me agrada e fica algo muito repetitivo dropo facilmente,que foi o caso de Seitokai no Yakuindomo e Himouto.

    O que acho é que não precisa de desespero do pessoal pra assistir um monte de anime numa temporada ai se atola todo e no fjnal conclui um monte de anime mediano ou ruim,parece que os “otacos“assistem o maior número de animes possiveis só pra ficarem fazendo lista gigantes e ficarem se achando.Posso terminar o mês e o ano com menos animes que os outros mas pelo menos os animes que escolho pra ver são bons o que no final não me resta um pingo de arrependimento

    • Marco disse:

      Não acho que quase ninguém se arrepende de ver algo. Se for muito ruim a maioria dropa, e se for mediano pode ter alguns aspectos interessantes que fizeram valer a pena. Já assisti tanto anime mediano divertido que já perdi as contas, e faria questão de ver tudo de novo se pudesse refazer minhas escolhas. A não ser que a pessoa tenha um gosto muito fechado sempre tem pelo menos uns 10 animes interessantes variando de bom a mediano em cada temporada pra ver.

      • Nagisa Shiota disse:

        eu normalmente n me interesso nem por 5 das season.. Sem contar que eu vou dropando pelo caminho, poucas vezes eu acompanho um anime semanalmente e termino ele… -‘

      • Zerefe disse:

        Falei mais por mim mesmo do que pelos outros tipo tipo prefiro assistir poucos animes bons do que vários medianos,ruins não acredito que esse pessoal que assiste 20 40 animes por temporada ache todos bons tem gente que faz questão de terminar algo que tá ruim e acredito sim que sempre to deixando de assistir algo interessante numa temporada,mas esses eu deixo pra sair alguma analise mais tarde e confirmar que é bom esse blog é um exemplo de lugar que venho pra ver as analises por mais que sejam mais criticas e analiticas do que o normal

  16. SacredLion disse:

    Eu sou do tipo que prefere ver semanalmente, afinal eu não gosto muito da ideia de ter de esperar 3 meses ou mais para um anime acabar e ver tudo depois (detesto esperar) e junte a isso o fato de eu assistir uma média de 13 a 25 animes p/temporada

    E quando pego algum anime já finalizado para assistir, eu só vejo um ep. por dia (devo ser o único aqui que faz isso), eu já tentei esse esquema de maratonar animes mas, ele não deu certo comigo pq enjoava muito rápido do anime e por isso mesmo eu prefiro esse esquema de um ep. por dia pois posso pegar mais de uma série para ver e portanto uma variedade maior de coisas para assistir.

    Marco, já que vc viu Hanasaku Iroha, gostaria de saber como o romance é trabalhado no anime.

    • Marco disse:

      Duas das protagonistas de Hanasaku Iroha tem interesses românticos e a obra vai desenvolvendo a relação dos mesmos do começo ao fim da obra. O romance não é o foco no entanto, só um extra. O foco são as questões/dúvidas/anseios dos personagens (tem bastante desenvolvimento de personagem) e os problemas frequentes que ficam surgindo no hotel em que a protagonista central está trabalhando.

  17. Lucio disse:

    Eu maratono… cheguei ao ponto de ver 40 episódios em um dia………mas hoje eu diminui mais por acompanhar muitos semanalmente ( nesta temp 26).

    • Davi disse:

      40?! Isso é bastante, acho que meu máximo de muito tempo atrás foi de uns 23~33, por aí XD

    • Marco disse:

      Ok, 40 em um dia deve ser um recorde, o máximo que consegui foi 2 cour.

    • Eduardo Dörr disse:

      Não tenho certeza de quantos foram em cada dia, mas há uns 5 anos atrás, minha namorada viajou para praia e eu fiquei por dois dias em casa antes de ir viajar para encontrá-la. De férias, sem nada para fazer por dois dias… lembro que assisti nestes dois dias todos os episódios disponíveis de Konjiki no Gash Bell no site Animalog (88 episódios).

      Atualmente, o maior feito que tive foi assistir SAO 1ª temporada em 2013 em um dia, logo após descobrir sobre ele em um site sobre adaptações de Light Novel. Cheguei do trabalho e comecei a assistir, tive uma pausa para ir para faculdade e depois assisti o restante na madrugada, mas considero como se fosse no mesmo dia, pois aconteceu em um intervalo menor que 24 horas, uma pausa de 4,5 horas entre o episódio 17 e o 18 que retomei assim que retornei da faculdade.

    • danpmss disse:

      Terminei Gundam Seed Destiny com meus amigos num dia inteiro de maratona, sei bem como é kkk

  18. Escritora disse:

    Amei esta postagem: quando fala de aspectos da animação japonesa tem a oferecer, seja total ou parcial, fico feliz que saia do lugar comum. Quanto a questão, sou de maratonar, seja animes mais recentes, seja os mais antigos; claro que acompanho alguns semanais e dou preferência aos feitos por fansubs definitivos, a não ser que aja muito atraso ou nenhum definitivo pega, fico na versão provisória. Concordo que não aja um método eficiente quanto maratonar ou acompanhar semanalmente, pois fica ao critério de quem assiste; tenho preferência a séries já finalizadas, pois há mais chances de acabar gostando da trama do que ver semanalmente.
    De semanais tenho visto: Denpa Kyoushi, Kekkai Sensen, Ushio to Tora e Overlord; esperando Ranpo Kitan pra ver se vale a pena e por fora, Kyoukai no Rinne e Ore Monogatari; de resto, são séries já finalizadas e de em andamento, apenas Detective Conan.

    Qual que seja o método pra acompanhar animes, fica a dica dada pela matéria e continuem com este bom trabalho.

  19. iv11M disse:

    Eu prefiro mesmo ver semanalmente, porque acho mais emocionante e vejo animes para caralho. E eu não consigo achar muita graça maratonar animes (mas ouve alguns que gostei de ver em maratona), há animes que não vejo porque precisamente já estão concluidos.

  20. Sora disse:

    Bom post Marco,de fato não existe um lado certo ou errado os dois tem seu prós e contras nessa questão,eu honestamente prefiro ver semanalmente pego em torno de 12~14 séries por temporada fora os shounens grandes(Naruto,Fairy Tail e One Piece),normalmente eu pego para maratonar uma obra que me interessa entre domingo mesmo aonde não tem ”nenhum” lançamento,animes de comédia nesse esquema prefiro ver uns 3~4 episódios e voltar depois,ver tudo em seguida perde a graça fora a falta de ânimo.

    ”Alguns animes episódicos funcionam melhor assistindo um por semana”,D-Frang é um ótimo exemplo pra mim se eu tivesse pegado isso na estréia provavelmente teria terminado,”aqueles animes que nem tanta gente viu mas você achou divertido de ver tem o seu valor”,Jinsei cairia bem nessa frase pra mim.

  21. glauber disse:

    alguém poderia me dizer se a segunda imagem ali, daquela garota com um controle é um anime ou não?

  22. Léo Vitor disse:

    Maratonar ou ver semanalmente, ambos com suas vantagens e desvantagens, o difícil de fato é encontrar tempo pra fazer qualquer um dos dois, com trabalho, estudos vida soci……..tá só trabalho e estudos fica complicado até mesmo separar uma meia hora diária pra ver aquele anime que você espera a semana toda pra ver, maratonar então, se torna um desafio intransponível.

  23. Cesar disse:

    Mais um belo post Marco, e vc exemplificou os pros e contras dos dois perfeitamente.

    Lembro que vi o 1° episodio de Shigatsu e pensei “que merda” e dropei, quando o anime estava com 16 episodios e vi tudo em 2 dias se tornou uma de minhas series favoritas XD

    Em greve da faculdade como agora, da para maratonar de boa, e prefiro assim, mas quando tem aula, a unica opçao é assistir 1 misero por semana mesmo e olhe lá, então acho que a ocasião é o que me faz escolher o metodo de assistir

  24. Cesar disse:

    Marco, tem 2 perguntas XD

    Como critico, toda vez que tu assisti um anime, ja sai fazendo anotações, pequenas criticas sobre todos os aspectos do anime?

    E a outra, como vc falou, quase 40 animes por season, uma coisa que ha tempos queria saber, como é a programação de animes nas tvs japonesas? Ocupam muito espaço na grade de programação das tvs? Tds as emissoras costumam exibir? E eles passam em “horario nobre” ou é como costumava ser por aqui?

    vlw o/

    • Marco disse:

      Não, só quando vou fazer um review. Ai escrevo baseado no que me lembro ou chamou mais atenção na obra. Era meio chato de organizar as ideias no início, mas hoje em dia sai de forma bem natural e rápida. Minha memória ser boa e eu prestar atenção no que assisto costuma ajudar também.

      A TV japonesa tem vários canais, alguns pagos e outros gratuitos, tipo a globo. A maioria dos animes passa em um canal aberto da TV japonesa chamada Tokyo MX. A maioria dos animes passa das 23:30 as 5 da madrugada – por isso a maioria das pessoas por lá grava os animes em vez de assistir, já que o horário de transmissão é ridículo pra quem trabalha. Apenas alguns mais leves são passados no horário diurno, que é bem mais caro também. Todo dia tem alguns animes da temporada passando nela, o guia da temporada com o dia que sai cada anime é feito baseado no dia da semana que os canais de TV transmitem cada um.

      A maioria dos animes compra espaço em pelo menos uns 4 canais diferentes para aumentar sua divulgação (alguns chegam a 12), mas a não ser animes patrocinados por canais de TV específicos (exemplo, NTV), que só vão passar nesse casal, a maioria passa na Tokyo MX que comentei. É ela alias o pior em termos de censura, exatamente por ser um canal aberto. A ATX, que normalmente passa os ecchis sem censura, é um canal pago de TV a cabo.

  25. Arthur Mendes disse:

    eu sempre vou achar melhor assistir animes semanalmente em vez de maratonar. uma vez por semana é mais tranquilo e sem pressa para assistir tudo. as vezes da desanimo assistir tudo

  26. Tiago disse:

    Ainda bem que existe o mal, organizar tudo é difícil. Eu curto maratonar, mas tento intercalar com os atuais pra não acumular tanto. Essa temporada mesmo tenho 15 na seção assistindo, dos quais 1 já está finalizado e acabo maratonando vários epi seguidos no domingo ou quando sobra tempo e esse é um de vários finalizados em espera, acabo um jogo outro no lugar e assim vai…

    • Marco disse:

      É, o MAL ajuda um bocado. Só não perca sua conta do MAL como eu fiz. Estou até hoje com um bocado de animes faltando na minha lista (não lembrava de todos quando fiz uma conta nova). Vire e mexe vejo alguém comentar de anime X e penso “”hum, já vi esse”, ai vou verificar no MAL se marquei lá.

      • Zerefe disse:

        Tem uma conta velha que tem mais anime do que a Mark00?Essa nova tem mais de 300 animes,quanto vicio meo deos.

        • Marco disse:

          Na verdade quem assiste muito anime considera isso pouco. E tem menos na conta anterior, obviamente. Na anterior tinha os animes que assisti nos primeiros anos (comecei a assistir animes pequenos de 1 a 2 cour só lá pra 2008, antes disso só conhecia os infinitos). Depois dela ser deletada por causa de um problema em 2012 eu fiz outra, mas não tinha como lembrar de todos os animes da conta anterior. A nova tem tudo que assisti de 2012 pra cá e o que eu me lembro de ter assistido antes.

          Os que dropo ou paro no meio não costumo colocar no MAL, comecei a fazer isso mas acabei desistindo depois. Agora eu só marco quando (e se) termino o anime. Se eu contar tudo: os comecei a ver e parei no meio, só vi uns 3 episódios ou os que tinham na lista anterior, deveria aumentar para perto de 400 finalizados e mais uns 200 a 300 parados ou dropados. Isso não é tanto assim no entanto, tem gente com mais de 1000.

          Tem gente que fica marcando os especiais de 5 minutos dos animes ou OVAs curtinhas que assiste também, é bem facil inflar sua conta com isso. No meu caso costumo ignorar especiais, mesmo que eu assista não vejo porque marcar outra coisa fora a série principal e OVAs relevantes.

          • Zerefe disse:

            Única graça que sinto no MAL é ficar dando notas pros animes mas ele fica subdividindo os animes por temporada ai bagunça tudo nem tenhu noção de quantos animes já assisti por causa disso,considero Zero Tsukaima uma coisa só mas lá tenhu que colocar as 4 temporadas como coisas separadas por mais q eu tenha dado notas diferentes pra cada uma mesmo assim acho que deveria haver um sistema mais organizado que não separassem tanto uma coisa da outra

          • Sora disse:

            Eles deixam separados justamente por esse motivo de notas seja continuações ou split cour,se Aldnoah.Zero ou Chaika fossem só um 1 nem sei como eu daria uma nota coerente(a 2 parte de ambos sofreram do mesmo problema pra mim).

      • Tiago disse:

        Eu desisti de procurar os que assisti antes de criar minha conta no mal… Marquei alguns que foram fáceis de lembrar e achar, mas desisti de ficar buscando… Tem muita coisa que muda nome por causa da tradução etc… Mas de um jeito ou outro, da maior ajuda na organização das temporadas, antes ficava marcando em bloco de notas, c é loko!

  27. vinamck disse:

    O fator tempo é o X dessa quetão para mim,de fato o trabalho ocupa muito do tempo da mimha semana e no tempo livre nao quero nem olhar pra um computador KKK
    Mais alguns Animes realmente funcionam melhor vendo tudo de uma vez(ainda me lembro do Final de Semana vendo Monster kkkk) recentemente eu percebi isso vendo Guilty Crown que na epoca do lançamento eu tinha visto uns dois abandonei e peguei td denovo a pouco tempo atras e foi melhor assim pq se tivesse acompanhado semanalmente teria abandonado para sempre,sorte que a otima OST do Sawano estava la
    Por outro lado lembrando de Madoka que na epoca eu ouvia sobre toda polemica e acabei deixando pra ver tudo depois eu perdi a expericia que meus amigos tiveram de surpreender a cada semana,tentar prever oque viria a seguir pegando cada detalizinho para montar teorias das mais malucas(acho que isso é tambem um dos prós das obras originais)

  28. kingumaga disse:

    Realmente depende do numero de episódios do anime, esses q tem 12, 13 ou uns 20 poucos episódios quando pego pra assistir vejo um episódio por dia pois tenho a sensação q o anime dura mais assim. Maratonar o eu acho q é mais pra akeles com muitos episódios, meus últimos casos foi yu yu Hakusho q revi ano passado, no fim estava vendo vários episódios seguidos e o One Piece num período de ferias q tive uns tempos assistir a saga Mariford inteira e quase tudo da saga seguinte, no One Piece tem como dá umas puladas nos episódios dakelas lutas com soldados genéricos.

    Semanalmente só os q estão no ar da temporada, um q era muito legal pra assistir semanalmente era o Akame ga kill, ainda mais se não tinha lido o mangá antes e akela questão de personagem morrer do nada criava uma boa expectativa para o episodio seguinte.

  29. BloodEND disse:

    eu geralmente vejo semanalmente pelo tempo livre,e so maratono em animes mais antigos e que eu tenha mostrado interesse,e realmente em questão semanal eu ja dropei alguns por causa que as vezes 1 ep ali desanimou ou esqueci de ver outro la,mas acho que o legal de ver semanal é que vc ta vendo mais em um “tempo real” e pode teorizar sem saber se ta certo ou errado. embora alguns animes semanalmente não são la muito legais de se ver,como one piece q na minha opinião ta bem chato,mas se eu pegar e assistir punk hazard e dressrosa quando estiver completa eu provavelmente vo achar foda

  30. Ethan S. disse:

    Eu costumo ver semanalmente, gostaria de maratonar mas não consigo ( sempre fico na curiosidade pra saber o que acontece e acabo assistindo o ep assim que lançado). O problema de não maratonar é a raiva que me dá de ter que esperar uma semana pra saber o que ocorreu ou achar que esperei uma semana pra assistir um ep mal explorado ou desanimador.

    • Master Chief disse:

      o esquema é deixar começar outro mais curto no dia de laçar o que você está acompanhando, ai vai começando, ai procura outro sempre que tiver vontade, mas cuidado pra não esquecer a historia kkk eu n tenho vai saber kkkk

  31. Mauricio Kuhn disse:

    Antigamente tinha o abito de maratonar até porque quando se é iniciado nos animes você tem tantas indicações de clássicos que fica difícil de querer assistir um anime que esta começando. Mas ao longo dos anos e com um olhar mais apurado venho limando muito o que assisto acompanhando semanalmente de 6 a 8 animes e nas horas vagas maratonando animes que tiveram uma boa repercussão mais não chegaram a entrar na minha lista de semanais

  32. mr.Poneis disse:

    Eu acredito que até faço um bom uso dos dois métodos… acompanho semanalmente os que mais me interessam e maratono dois ou três animes aleatórios de alguma temporada passada que passaram batidos por não terem sido legendados na sua respectiva época, por esse ou aquele motivo, aparentemente a espera pela versão BD…

    Não sei se acontece com muitos de vocês mas sempre entre temporadas tem aquela semana em que muitos animes terminaram de um vez e os animes da próxima temporada ainda estão para serem lançados. Ou isso ou é um feriado nacional: ano novo, ou a golden week, o Obon (isso quando não é a final do campeonato de beisebol ou algum esporte popular)… Uma pessoa sábia tiraria uma folga, mas eu não… Tanta coisa para ver, tão pouco tempo…

    O pior é que mesmo assim ainda dropo muita coisa… malditas limitações humanas…

    Até mais ver
    mr. Poneis

  33. Just someone disse:

    Na maioria das vezes eu costumo maratonar, pois acontece muito comigo o que você disse no post, de desanimar ou esquecer e acabar dropando. Tem anime que eu comecei a assistir e dropei, e só vim lembrar que dropei 2 anos depois (e eu nem lembro o motivo) kkkkkk. Um outro contra na minha opinião de assistir animes semanalmente é que as chances de você esquecer boa parte do que aconteceu no episódio anterior são bem altas…ainda mais se for aqueles animes onde você tem que prestar a atenção em cada detalhe porque eles vão ser relevantes lá na frente, assistir semanalmente faz você esquecer esses detalhes. Mas como você disse, o lado bom de semanalmente é que você pode curtir diversas obras ao mesmo tempo, e é bom para quem tem pouco tempo. Ainda sim, fico com a maratona. Foco só naquele anime, não perco os detalhes e baixo a versão BD em HD.

  34. Mayako disse:

    Eu tive a brilhante ideia de “facilitar” o tempo de episódios e animes. Como? Assistindo um episódio de um anime no PC/laptop e outro episódio de outro anime no celular AO MESMO TEMPO. É indescritível a sensação de ter o cérebro sendo copulado por fadas matemáticas.

  35. TeemoTranzudo disse:

    no inicio de 2007 fiz isso com Death Note. Lástimavel, eu demorei muitos anos pra poder terminar pq quando lançou uns episódios, eu ficava pensando demais no que viria e quando vinha algo “não muito agradável” ele me desanimou.
    Mas um belo dia reuni forças e disse a mim mesmo: “muitos elogiam DN, eu preciso termina-lo, mesmo que ele seja ruim para mim”
    Conclusão: Esse lance de “dropar anime” pode ser viável para alguns hoje em dia, mas para mim não é uma opção. Se ele é ruim ou não, eu assisto até o fim.
    E DN foi uma lição de que, se não sabemos o que vem por aí, temos de continuar.

  36. T̶s̶u̶k̶i̶ C̶h̶a̶n̶ disse:

    Eu tenho um sério problema em acompanhar animes semanalmente, mas não consigo evitar, são muitos animes que quero ver, e acabo tendo que fazer desse jeito. Um problema que eu tenho é que esqueço do que aconteceu no episódio anterior, preciso de uma recapitulação, se não demoro. Uma desvantagem de deixar os animes da temporada pra maratonar depois é que o pessoal fica postando spoiler nas redes sociais, aí perde a graça.

  37. JuniorKun disse:

    Eu acredito que assistir animes são melhores quando maratonandos porque você acaba se envolvendo mais com a historia, enquanto quando assistidos semanalmente alguns são ofuscados. Durarara e Ano Hanna por exemplo não acho que adoraria tanto esses animes se tivesse assistido semanalmente [tanto que tive de resistir a S2 de Drrr por ter me perdido por causa da quantidade de outro animes que acompanhava] nos últimos anos sempre pegava uns 17~20 animes e assistia semanalmente oque acabava fazendo com que em um dia tivesse SAO e ou outras 4 comedias e/ou Slice of life’s que fosse ofuscados e eu acabasse “gostando menos”.

    O único problema para mim de maratonar é que ao contrario de quando assistia por semana eu pego muito menos animes para experimentar, oque me rendia muitas surpresas, mesmo que ainda pegue uns 10 animes no fim da temp não pego mais aquele Slice of life para “ver qual é”. Outra vantagem e que antes eu tinha uma lista enorme de animes antigos para ver que nunca via pois estava companhando os animes da temp, hoje posso assisti-los enquanto espero a temp terminar.

    A desvantagem é quando o anime te dois cour e ai tem que esperar 6 meses para assisti-lo oque aumenta consideravelmente a chance de receber spoilers

  38. Bruno Ribeiro disse:

    O que eu faço é assistir semanalmente os animes da temporada e maratonar outros antigos ou que eu tenha perdido na última temporada. E no intervalo entre as temporadas aproveito para maratonar o máximo possível.

  39. Dudu disse:

    Meu anime list ta uma vergonha, daqui uns dias a minha lista de animes que eu quero assistir vai ultrapassar a lista dos que eu ja assisti, so q comigo e outro problema, eu tenho os episodios no hd externo (hd de 1tb, 500gb ocupado so de anime) mas me falta tempo e disposição para maratonar, exeto quando estou viajando como nao tem internet o jeito e assistir anime.

    Shakugan no Shana eu assisti ate o episodio 16, mas deu preguiça de continuar, ta parado faz uns 6 meses, se um dia eu voltar a assistir shakugan vou maratonar as 3 temporadas, tipo fiz com fullmetal alchemist brotherhood, assistir os 64 episodios em 2 dias e meio.

    • Andre Sama disse:

      que me lembre tambem tava assistindo shakugan no shana , mais parei na mesma temporada , full metal AB é foda

      • Dudu disse:

        esse final de semana vou maratonar concrete revolution ja q dia 10 sai a 2 temporada, maratonei terraforms no feriado de sexta, e shigofumi no domingo. To pensando em terminar de assistir Shokugeki no Souma durante essa semana e a que vem, parei no ep 4 e ja tem uns 2 meses q n continuo, Ao no exorcist tb foi assim, parei no ep 4 mas um dia eu peguei e fiquei ate 3 da manha assistindo, mas pelo menos fui do 4 pro 18 e na tarde do mesmo dia terminei de ver o resto e o filme.

  40. Thiago Serra disse:

    Eu maratono animes enquanto assisto semanalmente outros. Quando to sem nada pra assistir semanalmente, só saio maratonando vários.
    E sempre tem aquele anime que eu maratonei, saiu a segunda temporada e eu esqueci de assistir, e só depois de meses eu lembro “Ih, tenho que assistir a segunda temporada” e me forço um bocado, por que já perdi o hype de quando maratonava =/

  41. Diego DX disse:

    Eu sempre maratono animes, inclusive Naruto Shippuden e Fairy Tail (deixo juntar uns 10 episódios e maratono), é mais fácil assistir animes de temporadas anteriores enquanto a atual ainda está em lançamento, pois assim a chance de dropar algum anime é quase zero, e tbm, assim como o Dudu falou quando to viajando, e ñ tenho net aí que uso o tempo pra por tudo em dia…

  42. Leite com Mangá! disse:

    eu adoro maratonar quando tenho tempo, triste é quando o anime ainda está em exibição, você chega no clímax e do nada tem que esperar a semana toda pelo próximo episódio D:
    uma coisa válida pra mim quando não acho o anime tão interessante é esperar acumular alguns episódios pra depois ver tudo, mas quando a história é legal é muito sofrível ver só um.

  43. JC disse:

    Eu não gosto de maratonar pois eu enjoo fácil, então eu prefiro ver mais ou menos uns 4 eps de cada anime por dia, logo eu tenho aquela vontade de ver o próximo ep no dia seguinte e como eu vejo mais de 1 ep acabo não enjoando quando o anime é parado.

    Minha última maratona mesmo foi com H x H onde terminei os 130 eps em 1 semana, o que é uma maratona grande, e quase dropei, só não dropei porque eu gosto mesmo de HxH.

    Ou seja ao meu ver, maratonar é um pouco do anime é uma solução interessante para não dropar.

  44. Andre Sama disse:

    um por semana é bom se não fica muito acumulado de animes em uma semana , mais ruim por que tem que espera um epi do mesmo anime pra saber o que aconteceu , tenho que compra outro teclado esse é novo mais quando aperto não sai letra ,

  45. giuliana araujo disse:

    maratonar com tudo certinho e baixado e um site eficiente igual a maratona perfeita ainda mais se ninguem vier te encher o saco

  46. Gaiafago disse:

    Meu método é o ”meio termo”, eu escolho um anime, assisto a um, dois, três episódios – quando todos ja foram lançados -, então paro e espero ate o dia seguinte para continuar, então novamente assisto a três episodio – se eu gostar, e não me segurar, assisto tudo de uma vez -, e assim vai ate acabar.

  47. Babs Pedrini disse:

    Eu utilizo dos dois métodos, maratono animes antigos e acompanho os da temporada. E maratono dois animes por vez pra não enjoar, mas as vezes não me contenho e acabo tudo em um dia kkkk

  48. neivel disse:

    pessoalmente não tenho preferencia assisto tudo que vier na frente e em meu gosto da uma certa satisfação ao demorarem pra cabar e desgosto ao ter de espera-los e por outro lado o oposto ocorre ao maratonar no final e o que ocorre com diversos dilemas ambos com seus altos e baixo mas todos aceitaveis.

  49. neivel disse:

    a proposito Marco há uma desvantagem(assim á considero)que seria o fato de muitos como eu se esquecerem boa parte dos ocorridos ou pelo menos aquele desgosto de não imergido de maneira mais profunda nas historia.

  50. Blog Rescreventudo disse:

    Custumo assistir 1 ou 2 ep por dia assim quando termino já escrevo para o meu Blog e tudo está bem fácil de lembrar

Deixe um comentário