Impressões: Yamada-kun and the 7 Witches #01 ao #04

Honestamente, nunca pensei que conseguiriam colocar essas adaptação em ordem tendo apenas 12 episódios para uma história de 90 capítulos. Mas a vida continua a me surpreender, mesmo nas coisas mais bobas.
Yamada até o momento está se saindo uma das minhas surpresas da temporada. Eu não esperava nada dele quando soltaram o número de episódios. Como esperaria afinal? Eles tem um arco de 90 capítulos para 12 episódios! Isso é tão insano que para dar uma ideia a maioria dos animes de 2 cour (24/26 episódios) costumam usar apenas 60 a 80 capítulos (estou me limitando a mangás semanais de 20 páginas o capítulo). 
O modelo padrão nesses casos é ir cortando algumas partes e colocando o máximo de capítulos seguidos em um episódio. O que não funciona direito, já que as piadas e dramas são jogados tão rápido que ficam sem timming. Em Yamada, no entanto, isso não está acontecendo. Qual é o segredo? Vamos tentar descobrir, enquanto analiso rapidamente cada episódio.
O primeiro episódio usou 6 capítulos, um total de 180 páginas. Lógico que muita coisa foi cortada ou modificada, mas ficou legal: os personagens parecem simpáticos, você já está shippando o casal principal no episódio 1, tem bastante comédia, desenvolvimento, os timmings estão ok, e termina já introduzindo mais um personagem. Alguns desenvolvimentos da protagonista feminina foram cortados, mas não tinha como manter tudo de relevante com o tempo que eles tem (ou talvez seja, já que o episódio 3 voltou com o que cortaram no episódio 1).
O troca troca descontrolado de corpos do ep 2 gerou cenas muito engraçadas.
O episódio 2 segue um esquema similar ao primeiro. Yamada, embora cômico no geral, tem suas partes sérias focadas no drama pessoal dos personagens. A Shiraiyushi era uma garota isolada que sofria bulling até receber a ajuda do Yamada, mesmo que a contra gosto. No caso da nova personagem, é uma garota desacreditada e sem amigos, que também acaba conseguindo encontrar o que lhe faltava ao conhecer o protagonista. 
O ponto interessante aqui é que o Yamada acaba a ajudando só depois. Ele é legal mas sem cair no clichê do personagem super gente boa que ajuda todo mundo de graça. Ele estava preocupado é com a reputação da Shirayushi quando espalham o boato de que ela estava namorando ele, e foi isso que ele tentou concertar inicialmente (ser egoísta nesses casos é bom, algo muito mais realista do que ver alguém super gente boa com todo mundo). Esse episódio usa bem menos do mangá. “Apenas” 4 capítulos, com alguns cortes e ajustes aqui e ali.
O episódio 3 foi o que mais me surpreendeu até agora (e motivou a escrever esse post). Voltaram no desenvolvimento da Shiraishi que pularam no episódio 1 (o lance da faculdade), misturaram um plot cômico de quando ela fica doente do capitulo 10 (no episódio 2 cortaram a parte do resfriado e usaram só o troca troca de corpos do cap 10), e fizeram isso ao mesmo tempo que avançavam mais 5 capítulos, do 11 ao 15. No total tem partes de 8 capítulos diferentes nesse episódio e em nenhum momento ele soou corrido.
Originalmente a missão deles passada pelo concelho estudantil era convencer a líder do clube de Karatê a sair de um prédio antigo do colégio para que ele pudesse ser usado para outros propósitos. Do cap 11 ao 15 é basicamente isso. No anime eles trocaram o pedido para convencer a Shiraishi a ir para a faculdade, algo que é tratado nos capítulos 2 e 3. Basicamente, pegaram o começo e fim do arco do capítulo 11 ao 15 e substituíram o miolo dele com o conteúdo importante que pularam anteriormente. É brilhante! Ele mantem o início do arco e o resultado final dele (conseguirem verba para o clube) ao mesmo tempo que deixa o plot a ser resolvido (missão do Yamada) muito mais relevante que no original. Fui até olhar quem era o roteirista (aqui).
Sobre o episódio em si, desenvolveram o background familiar da Shiraishi mais um pouco, e o modo que o Yamada usou para convence-la a ir para a faculdade foi bem legal. É um texto esperto em uma obra que finge ser boba.

O episódio 4 continua o foco no desenvolvimento da Shiraishi (que está bem bacana) e acrescenta um novo problema/mistério, com Yamada tendo seus poderes alterados após tentar trocar de corpo com uma garota que o estava chantageando. É legal ver como a autora não ficou na zona de conforto usando o mesmo poder até a ideia perder a graça para decidir colocar algo novo, além do ganho em termos de “deixar o telespectador curioso para saber o que exatamente está acontecendo”. Os membros do clube apaixonados pelo Yamada ficou muito engraçado também. Comparativamente ao mangá esse episódio foi o menos criativo no entanto, só adaptando sem grandes mudanças do cap 16 ao 19.

Não sei se o anime vai conseguir se manter assim, mas só de saber que o roteirista é inteligente o bastante para tentar adaptar e misturar partes importantes dos capítulos em episódios praticamente originais, ao invés de apenas colocar um bando de capítulos em ordem no mesmo episódio, me animou bastante. Será que ele consegue a proeza de criar algo legal por 12 episódios seguidos, ou o início foi apenas sorte? A única coisa que falta no anime no momento são bons cliffhangers que chamem para o próximo episódio (no ep 1, 2 e 4 teve, mas foram fracos), nesse ponto o mangá funciona bem melhor, quase sempre terminando um capítulo com um gancho para o próximo. Mas fora isso o anime está ótimo, misturando comédia, romance, desenvolvimentos e mantendo a trama em constante movimento todo episódio. Basicamente a receita para um bom entretenimento.

Avaliação: ★    ★

Extras
Esse personagem que apareceu no início do episódio 3 é uma referencia a outro mangá da mesma autora. Ele é o protagonista de “Yankee-kun to Megane-chan”.

As caras e bocas do Yamada no anime estão 10/10.

24 Resultados

  1. Edu© disse:

    De início eu achei o anime legalzinho, mas os episódios 3 e 4 eu gostei muito… E de tanto ler o povo falando que o anime tava muito corrido e tal comecei a ler o mangá… Realmente foi uma grata surpresa.

  2. chefe é chefe né pai disse:

    Estou tendo um feedback muito positivo de Yamada,como entretenimento ele não me deixa nada a desejar,um texto inteligente com personagens carismáticos apesar de um pouco clichês, alem de um enredo bastante original que me prendeu na história.
    Legal saber que o diretor esta conseguindo adaptar o material original sem se prender a um Paradigma,usando brechas do roteiro e compilando sem parecer corrido,esperto da parte dele mais acho que deva ser usado com cuidado pra não prejudicar o andamento do enredo e o propio entendimento do telespectador.

  3. Sinister disse:

    Esse anime nem estava na minha watchlist, mas depois de ver os gringos comentando resolvi dar uma chance e assistir o 1º episódio e devo dizer que gostei bastante. O anime é bem divertido, me faz rir em todo episódio sem exceção. Gosto das situações cômicas em que o Yamada se mete com as outras garotas (principalmente durante a troca de corpos). Com certeza continuarei assistindo-o. E provavelmente lerei o mangá quando o anime terminar.

    Btw, Shiraishi best girl.

  4. Daniel Ferreira disse:

    ALERTA HIPER MEGA SPOILER >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    Cara espero que ele venda bem, pois provavelmente o anime ira acabar com o Yamada perdendo a memoria, queria muito ver uma S2 retomando com ele tentando recupera las. Mal acabo a primeira e ja quero outra saoksoasokasoka.

    • Marco disse:

      Apesar de não ser impossível eu duvido muito que terminem o anime em um cliffhanger. O mais provável é que terminem pelo cap 90 aonde todos os problemas são resolvidos e esse arco 1 termina.

  5. Shiba disse:

    Realmente quando anunciaram que a adaptação de Yamada-kun teria 12 eps eu fiquei muito decepcionado , pois eu esperava algo pior que Tokyo Ghoul . Mas fui surpreendido , o anime está me agradando muito , e eu sou muito fã do manga , até agora nada pareceu corrido e as partes cortadas não me fizeram falta , nem as modificações . Até a animação está melhor do que eu pensava kk . Espero que o anime continue assim e que dê realmente para apresentar as 7 bruxas dentro desses eps sem parecer que ficou corrido . Bem que esse roteirista deveria ter trabalhado em Tokyo Ghoul kk 🙂 .

  6. Lezerman disse:

    Méritos da equipe por que tem alguns que não tem cacife pra mudar a ordem do conteudo original e ainda conseguir manter a explicação condizente(sim, você mesmo to…). Enfim, o fato do anime ter 12 episódios significa que a principio não foi planejada uma segunda temporada e o anime é só pra dar boost nas vendas?

  7. kingumaga disse:

    Acabei tendo o mesmo medo da adapatação ficar a desejar pois a qualidade do mangá é muito boa. Corrido achei o primeiro episódio, pq cortaram parte q desenvolvia a relação de troca de corpos entre os personagens, a ideia do do episódio 3 de misturar história de dois capitulos e alterar a solução ficou muito bom. Só pena q a personagem do clube de karatê não deve aparecer, foi engraçada até a participação dela no mangá. Se for pra adaptação se atrapalhar deve ser lá para os episódios finais.

    Eu acho q se acabasse adaptando até o capitulo 70 ficaria razovel, o resto do arco do capitulo 71 a 90 concluiria em outra temporada, mesmo tendo muita coisa nesses capitulos q poderia suprimir ou andar mais rápido no mangá ainda acho q não teria episódios suficientes.

    Spoiler

    Eu li o mangá até o capitulo 96, inicio do novo arco, a principio to achando q vai ser repetitivo, se resumir a mesma coisa do arco anterior, entretanto ainda tá divertido, vou dá um voto de confiança para o mangá.

    • Marco disse:

      Sobre o mangá: o próximo arco ainda diverte e fizeram uma bagunça nos poderes para não ficar repetitivo, mas ainda assim é mais sem graça comparado ao primeiro, ainda mais porque o primeiro fecha bem a história. A segunda parte acaba ficando só como um extra até onde eu li.

      Sobre o anime:
      O capítulo 70 já iniciou o arco da bruxa da memória que vai até o 90 mais ou menos. Para cortarem esse arco teriam que cortar uma bruxa, o que acho difícil. No ritmo que estão indo não dá pra chegar no cap 90 mesmo, provavelmente 60 – 70, mas acho difícil eles deixarem uma bruxa de fora então talvez eles só encurtem a saga enorme da memória (uns 30 capítulos) para algo bem mais simples de uns 2 episódios. É esperar pra ver, mas acho bom não terminar aberto no meio da primeira saga, porque não vejo muitas chances de ter uma continuação.

  8. Alucard™ disse:

    Haaaa quando esse anime tava chegando eu já sabia q ia ser bom mais mi surpreendeu quando ele lança da vontade de assistir pra não acabar e quando assisto e ele acaba queria pular já pro prox domingo e assistir outro de longe esse ta sendo o anime mais divertido da temporada.

    U.u e Arslan Senki ta sendo o melhor anime da temporada eu tava pensando q ia ser bem parecido com Akatsuki no Yona mais percebi q Retrata Historias mais Densas (Pesadas) onde um Pais é Louco mais denso que Akatsuki, esse anime retrata assuntos muito mais sérios, um reino alienado e um outro fanático religioso, ambos cometendo atrocidades para se justificar. Pra mim retrata EUA e Estado Islâmico, onde um só quer guerrear e o outro se justifica na religião.

    concerteza esse anime é promissor lembrando de certas mitologias e historias antigas q hj só vemos em filmes e livros. Ta D+ o Anime

  9. Lucio disse:

    realmente é com vc diz, eu não dava nada para este anime , e realmente não pensei que ele fosse me surpreender deste jeito, mas até agora o que mais gostei o design dos personagens, que ficou muito lindo eu acho .

  10. Jesus disse:

    Eu li o mangá por recomendação do blog 😀 , parei no cap 127 por que eu achei que a história estava ficando chata ; AVISO DE SEMI-SPOILER , não me agradou abrirem um novo plot e depois um monte de cap de filler (eu achei filler) ,FIM DO SEMI-SPOILER ; mas então , vale a pena ver o anime ?

    • Marco disse:

      O anime é a adaptação da primeira saga com algumas mudanças, se quiser ver ela colorida e em movimento assista, caso contrário não. No post deixei bem claro as diferenças para com o mangá, então não vejo mistério na decisão.

      Quando fiz o post recomendando o mangá ele ainda estava no cap 70. O primeiro arco até o cap 90 eu gosto bastante, depois disso encaro mais como um extra da autora tentando esticar a história por fins lucrativos. Se gostou muito da história e quer continuar acompanhando o dia a dia dos personagens leia, caso contrário melhor parar no final do arco 1 (cap 1 ao 90), que fechou bem a história.

  11. Leandro-Sama disse:

    Caramba, esse roteirista tá de parabens!

  12. To gostando de Yamada!! *00* Mas espero que realmente o roteirista consiga mesclar a —–SPOILER– aparição das bruxas, aparição do Tsubaki e mais algumas coisas –FIM DO SPOILER—— de um jeito que não fique corrido daqui pra frente!! porque a partir de agr, não tem tantas aberturas assim pra fazer essas sacadas!!
    Espero que sejam fieis pelo menos na —– SPOILER– Perda de memoria –FIM DO SPOILER—- na parte final do arco :3 o restante não ligo de ter alterações como foi feito no ep 3!!

  13. Alisson disse:

    Muito bom, realmente gostando mto de Yamada-kun, quando vi a Ova depositei um hype da poha, mas descobrir q seriam 12 episódios foi traumatizante Aheuaheuah’
    Com certeza após o final do anime irei ler o mangá.
    *Marco pode me dizer em qual volume da novel termina o anime de Sakurasou ?

  14. mr.Poneis disse:

    90 capítulos em 12 episódios ainda me parece uma senhora mágica… nenhuma chance de eles empregarem split cours? Até agora Saori Hayami como Yamada/Shiraishi é o que tem sido a melhor pegada da série… alguma idéia se é a primeira vez dela playing against her type (fazendo um personagem tão diferente)?

    Até mais ver
    mr. Poneis

  15. Lola Kawaii disse:

    Acho um absurdo colocarem apenas 12 episódios, o mangá é tão bom que daria para produzir no minimo 24 episódios de ótima qualidade! >.<

Deixe um comentário