Impressões Semanais: Parasyte e Garo -Honoo no Gokuin- 17
E a neve vai caindo…
Parasyte Episódio 17
Mais uma vez, Ryoko é o centro das atenções!
Ok, como eu esperava, essa semana foi a vez de Ryoko ter praticamente o episódio todo só pra ela, com direito a uma “luta” própria. Junto com Migi, ela é a Parasita mais bem explorada e com certeza uma das melhores personagens do anime, então sempre é bom vê-la na tela.
Esse episódio reuniou todos as características tipicas da série: um confronto físico baseado em estratégias, alguns questionamentos existenciais por parte dos personagens e a morte de alguém como momento climático. Não é nada que a série não mostrou antes, mas não deixa de ser sólido.
Talvez então, o que mais se destaque dessa vez foi Ryoko matando o detetive para salvar seu bebê. Ela está mesmo desenvolvendo um senso de maternidade (algo diferente de quando ela até teve a ideia de usá-lo como escudo). Até que ponto essas características humanas vão chegar?
Garo -Honoo no Gokuin- Episódio 17
Aviso: O primeiro parágrafo estará cheio de Caps Lock por que eu estava gritando por dentro.
COMO ASSIM? O QUE? POXA, O QUE DIABOS FOI ESSE EPISÓDIO MEU DEUS JESUS CRISTO AVE MARIAAHHHHHHHHHHHHHH MEU SHIP MEU SHIP ESTÁ MORTO! MORTO! Eu estava esperando um episódio mais centrado no plot depois de tantos fechados. Eu imaginava que ele seria acima da média mas CARAMBA, ELES ME SURPREENDERAM. Eu me sinto tão feliz, mas tão triste.
Agora, falando seriamente: que episódio foda cara. Sério, o melhor do anime de longe. Foi bom em praticamente tudo, o que me fez assistir algumas cenas novamente por que eu nem sei o que falar aqui. Bem, vamos começar falando a primeira coisa que ficou clara: a mudança de personalidade do Leon. No começo do episódio eu fiquei extremamente surpresa em ver ele falando daquela maneira- tão maduro, tão ciente dos próprios atos e principalmente, capaz de sorrir e agir de maneira simpática com os outros. Seu desenvolvimento não foi gradual, mas ainda assim, é um salto enorme considerando que o personagem era sem personalidade na primeira metade do anime. Aqui ele colocou o que sentia de maneira mais clara. Isso demonstra quão mais aberto a isso ele se tornou. Ver essa cena com o Alphonse me deixou muito feliz.
Outro ponto interessante dessa conversa foi ele admitindo que não podia ser um protetor já que não tinha o que proteger. Esse sempre um ponto muito claro deixado no primeiro cour, e acho ótimo ele ser resgatado aqui. Se antes ele não tinha nada a se apegar, agora a situação era bem diferente, o que nos leva a próxima cena. Aqui, a relação entre ele e sua “família” fica bem explicita, similar ao episódio anterior focado neles. Foi uma transição muito detalhada do horário do dia de acordo com a situação: tudo muito bom e alegre no começo, mas conforme a noite se aproximava, algo parecia fora do lugar. Então aconteceu: um Horror ataca a casa.
A tragédia acontece: Leon não tinha nada para proteger antes, e quando ele tem, não pode fazer nada além de correr desesperadamente e pedir ajuda. É uma situação com uma carga dramática muito forte, e isso foi deixado bem claro. Ainda que esse episódio não tenha uma animação muito acima da média, o animador deixou os personagens extremamente expressivos. Não houve quase nenhum frame torto ou mal desenhado. Até a dublagem que eu raramente reparo acabou me marcando, com a mudança da voz do Leon. E como esperado, a OST também foi muito bem aplicada (eu adorei o fato deles tocarem a música só depois da morte de Lara, mostrando só Leon e Alphonse se lamentando).
![]() |
| PRA QUE TANTA DOR? PRA QUE TANTO SOFRIMENTO? |
Enfim, esse episódio foi fantástico. Dúvido que o anime vá ter outro do mesmo calibre, ao menos não nessa temporada, mas espero que as coisas melhorem daqui para frente.
EXTRAS:




















Eu nao sei mais o que dizer…
Acho que acabei de trocar meu lugar de favorito da season (Kiseijuu) por Garo afinal lol
Eles realmente explodiram com tudo depois da calmaria antes da tempestade!
Impressionante.
Ah, todos os que duvidavam que Garo não ia ter uma reviravolta devem estar se lamentando…
Episódio muito bom e ver que Leon tomando vergonha na cara e admitir que errou foi perfeito, tecnicamente fiquei com pena da Lara, tava torcendo que fosse sobreviver e deu no que deu. Tristeza,mas, ela desempenhou o papel destinado na série: dar um foco na vida do Leon. Se até mesmo o Alphonso pode focar em algo, ele também tinha este direito. Agora vamos ver o desenrolar da série e não se assustem: a calmaria vem mesmo antes da tempestade, como dito no comentário anterior ao meu.
E dou mais crédito ao Garo que ao Parasyte, que só tá seguindo o roteiro original sem grandes ambições. Tenho dito!
Eu considero Parasyte muito, muito mais sólido que Garo (que é irregular pra caramba). Mas ainda assim, esse episódio isoladamente deve ter sido melhor que qualquer um de Parasyte. Mesmo aquele com a morte da Kana não foi tão sensível quanto esse.
Não espere cenas muito sensíveis em Parasyte (Talvez o último episódio seja, mas não acho que vai). O autor escreveu a história de uma forma bem fria.
Acho que de sensível, ela quis dizer tocante, não dramático. Até porque Parasyte tem um background de horror, e Garo é mais pra Ação.
Garo é o novo Tokyo Ravens então? depois de 17 episódios resolve ter um bom (os que eu vi da S1 eu não gostei em sua maioria, fora o sistema episódico que deixava tudo ainda pior). Apesar de comentário da mudança não ter sido gradual pesar contra. Acho meio tosco as pessoas mudarem de personalidade do nada sem um justificativa plausível para mudança ter sido brusca.
Acho que o povo diz que Tokyo Ravens ficou bom pelo episódio 16 ou 17 também, pena que eu não tenho paciência pra testar mais de 4/6 episódios.
Parasyte continua bem sólido. Deve ser um dos animes mais estáveis que já vi. Ele deu uma acalmada nesse segundo cour mas não chegou a decair.
E ae, marco. Me recomendaram um anime chamado Guilty Crow, dai fui ver, e ele é do mesmo criador de code geass né? lembrei da sua lista de animes, e fui ver se vc ja tinha assistido, e vc deu 6 O.O , poderia comentar um pouco que seja, o pq dessa nota tão baixa? é tão ruim assim? :S
É ruim, metade dos twists não fazem sentido, o protagonista fica metade do anime choramingando, depois vira um badass que trata a garota que gosta igual lixo de um episódio para o outro, volta a virar um chorão e termina se tornando jesus (literalmente).
O único motivo de eu ter dado 6 em vez de uma nota mais baixa é que a parte técnica é boa. Visualmente é bonito, a animação tem cortes de ação legais e a trilha sonora é espetacular.
E esse anime não é do criador de Code Geass, é de um cara random e o roteirista de Code Geass só ajudou ele a fechar as pontas da história. Mas não leve “roteirista de Code Geass” como uma coisa boa. Ele fez Valvrave depois, que foi muito ruim também. Ele só acertou a mão em Code Geass porque o diretor de Code Geass era excepcional e conseguia segurar ele de fazer doideiras grandes demais (ou fumar maconha enquanto escrevia a história, algo que acho que ele fez durante Valvrave, sinceramente).
” termina se tornando jesus ” ASHUIASIASHIHASUIHSA , – ” fumar maconha enquanto escrevia ” , pqp.. rashei, sério. Hm… entendi, nem vou chegar a ver 1 episódio então, concordo muito com suas análises, e tenho ctz que a maioria também. Fui levando opinião de guri de 11 – 14 anos, e eles só falam ” um dos melhores que ja vi, lindo, e bla bla bla ” ( nada contra essa idade haha, mas são crianças… )
É que nem aquele Nanatsu, vc chegou a ver? sei lá, muita gente curti, mas eu acho muito sem sal.
A propósito, estou no epi 10 de code geass, e ta muito bom, bem que vc falou, que o mecha não se sobressai tanto.
Valeu pela ” pequena análise ” (:
Nada. Não vejo grandes problemas em Nanatsu fora ser um shounen de ação normal usando a formula padrão do gênero. Eu não acho muita graça nesse tipo de anime por serem infantis, terem muita piadinha e todo o elenco de personagens “bons” ser imortal. Mas isso são só características que não gosto em animes de ação e não um problema da obra em si.
Não foi uma mudança brusca, mas não foi gradual. O Leon passou pelo menos uns messes naquela fazenda, então é crível a mudança de personalidade dele. Mas o anime não mostrou isso muito detalhadamente por que ele mal apareceu nos últimos episódios. Não chega a ser um time skip, mas vez ele agora dá uma sensação de “Caramba, ele mudou pra caramba!” o que não acontece quando tu vai acompanhando o personagem mais de perto.
Vamos lá:
Esta anime me despertou a vontade de explorar o universo Garo, e depois de acompanhar a 1ª,2ª e 4ª(tou no meio ainda, e a 3ª ainda não terminou de baixar)temporada do tokusatsu, posso dizer que já era muito previsível este tipo de acontecimento, contudo com base na ending espera que a Lara vinhe-se a ser contaminada com sangue de horror(1ª temp), ou até a se tornar uma Ferramenta Mistica(4ª temp), entretanto os produtores resolveram mata-lá(Ou não, pra que acompanha al-donah pode se esperar tudo dos japas…).
Toda via ainda há esperanças pra Lara, no próximo capitulo(Sim a algumas formas dela não morrer no universo garo, contudo algumas transformam ela num horror, ou deixam ela susceptível a isto).
Eu entendo o pessoal duvidar da morte dela, mas acho difícil ela “reviver” a menos que seja num sentido bem literal. Ela realmente morreu nos braços do Leon. Só magia pra trazer ela de volta a vida.
Procure sobre Jabi de Ougon kishi Garo, Ela é morta por Kodama na 1ª temporada, E conseguem traze-la de volta a vida nos especiais, fazendo ela ter uma grande participação na 2ª temporada.
Já Assistil AldNoah Zer0 se já tu sabe que tem muitas possibilidades dela estar viva ainda e também se ela não tiver o anime vai decair muiito muito das pessoas voltaram a assistir esse anime pra ver o que aconteçeu com o leon e o que iria aconteçer dali em diante o que mais prendeu as pessoas no anime foi o apareçimento dessa menina tanto que as pessoas nos site que eu assisto no 1 epi não paravam de comentar sobre a Eding que mostra ela com o leon e o leon protegendo ela esse é um motivo dessa 2 Cour se ela morrer a Verdade é que tem que ser burro os japas pra deixar isso conteçer
No previw do próximo EP aparece o Leon carregando a garota
pra algum lugar, ou e o funeral dela ou tem treta ai, ainda não perdi a esperanças,mas que foi impressionante o EP isso foi, tipo o caos depois da calmaria.
Garo
Outra vez uma OP e ED enganando geral, pensava realmente que a Lara ia sair viva e o Leo ia sair em romaria com ela, mas ela morrer foi uma surpresa. Gostava da personagem, ela era legal, mas infelizmente achei totalmente necessário ela morrer, pois Leon por mais que tenha feito bobeiras, ele ainda era um guerreiro Garo e com a Lara viva correntes prendia ele para o retorno na guerra contra os Hollows e ñ acredito que o seu retorno seja movido totalmente por vingança pois ele entendeu aonde errou e com essa perda pode lhe oferecer mais forças.
Parasyte
É interessante como a história vai humanizando a Ryoko e mais legal ainda é ela ñ subestimar os seres humanos, tudo isso graças aos diversos estudos sobre a nossa cultura e a força que nós possuímos. E sua estratégia contra os 3 ex aliados foi totalmente inteligente, usar a desconfiança contra eles mesmo e o fato dela matar pra salvar a criança ñ achei uma surpresa, as ações dela com a criança.
Pior que a OP deixou uma pista que ela ia morrer, mas eu nem me dei conta.
Deu vontade de ver Gato agr xD
Rachei com a Ryoko gargalhando mto loka, kkkk, vamo ver se ela não morre
Sério isso sobre Garo? Dropei à bastante tempo mas não vou voltar à ver!
Só queria saber o diretor e roteirista do episódio