Guia – Todos os arcos de Sword Art Online

Atualizado em 25/10/2018 

Sword Art Online tem um sistema de arcos/sagas bem “esquisito”, e como já vi muita gente com duvidas sobre esse tópico resolvi fazer um post explicando um pouco sobre cada um dos arcos da Light Novel e Anime.

Versão em vídeo:


Versão escrita:

SAO é uma WebNovel que Reki Kawahara começou a publicar de graça na internet em 2001. Em 2009, quando entrou para editora Dengeki Bunko depois de passar em um concurso com o rascunho de Accel World, o editor dele sugeriu lançar Sword Art Online em formato de Light Novel também.

A Novel virou um sucesso de vendas rapidamente, e em 2012 teve uma adaptação para anime, se tornando um dos maiores hits em termos de animes curtos (25 episódios).

O anime, no entanto, assim como a novel, funciona em um sistema de arcos meio estranho. Sempre mudando de mundo e as vezes até o gênero principal da obra, além de ter diversos spin-offs, um reboot e até animações originais. Nesse post pretendo explicar todos eles.

ARCO 1 – AINCRAD
Títulos alternativos: Sword Art Online (SAO)

Anime: Primeira temporada, episódio 1 ao 14
Light Novel: Volume 1 e 2
Onde tudo começou. 10.000 jogadores são presos em um jogo chamado Sword Art Online e para sair terão que terminar o jogo, passando por 100 leveis diferentes, cada um com um boss no final. Apresenta vários personagens mas tem como principal foco Kirito (protagonista) e Asuna (heroína principal).

É a menor saga, consiste de apenas um livro e outro complementar com vários histórias extras que aconteceram durante o salto temporal de dois anos que acontece no início do primeiro livro.

Fizemos um reviews da adaptação para anime dessa saga, se quiser ver clique aqui. Ou leia um review compilado de todos os arcos adaptados no anime até agora clicando qui.

ARCO 2 – FAIRY DANCE
Títulos alternativos: Alfheim Online (ALO)

Anime: Primeira temporada, episódio 15 ao 25
Light Novel: Volume 3 e 4
Segunda parte da história, possui dois livros. Kirito conseguiu sair de Sword Art Online mas Asuna e mais alguns players não conseguiram ser libertados. Ele descobre uma figura parecida com a da Asuna presa em um outro mundo virtual chamado Alfheim Online e entra no jogo para confirmar se é realmente a Asuna. Ao mesmo tempo tem que lidar com sua irmã/prima (a nova heroína), a qual costumava não se relacionar bem antes dos eventos do primeiro livro.
Fairy Dance ou ALO, se passa em um mundo diferente do primeiro, aonde se pode usar magia e voar. Existem várias raças diferentes para serem escolhidas, não só a humana, como acontecia no primeiro jogo. A trama é bem simples: resgatar a Asuna.
Apesar de deixar uma pontinha sobre outros mundos online o final ALO fecha bem a primeira parte da história, de modo que alguns até contestaram como haveria uma continuação.

Foi adaptada em 11 episódios na segunda metade da primeira temporada de Sword Art Online.

Fizemos um reviews da adaptação para anime dessa saga, se quiser ver clique aqui. Ou leia um review compilado de todos os arcos adaptados no anime até agora clicando qui.

ARCO 2.5 – EXTRA EDITION

Animação original (não tem nos livros). É uma mistura de recapitulação da primeira temporada através de flahbacks rápidos, somado a um plot de fazer uma quest de dungeon debaixo d’agua com todos os personagens da primeira temporada participando. Isso leva o grupo a descobrir que a irmã do Kirito não sabe nadar devido a um pequeno trauma na infância quando quase se afogou. As garotas então resolvem levar irmã do Kirito para uma piscina com o proposito de a ensinarem a personagem a nadar (aka fanservice). Em suma é uma mistura de recapitulação, fanservice, um pouco de plot e um pouquinho de ação no final.
Como o nome já diz é só um extra e não necessariamente precisa ser assistido para se entender as outras sagas.

ARCO 3 – PHANTON BULLET
Títulos alternativos: Guns Gale Online (GGO)

Anime: Segunda temporada, episódio 1 ao 14
Light Novel: Volume 5 e 6
Alguns boatos de mortes de players de um MMOFPS de realidade virtual chamado Guns Gale Online resultando em mortes no mundo real começam a circular. Sem provas concretas, Kirito é enviado por um velho conhecido do governo para tentar descobrir alguma coisa sobre o caso. Ao mesmo tempo uma garota chamada Sinon tenta usar esse jogo para curar um trauma do passado.

Phantom Bullet ou GGO tem um foco diferente das outras sagas. Enquanto as outras soavam mais como aventuras, com desenvolvimentos de personagens quase nulos, GGO é o contrário. Apesar do contesto de morte no mundo virtual resultando em morte no mundo real voltar, o foco primário dessa saga é o desenvolvimento de personagem da heroína, Sinon. Kirito também ganha um pequeno desenvolvimento baseado em lembranças do arco Aincrad, que não foram abordadas no primeiro livro.

Em resumo, GGO tem ação igual as outras sagas, mas está mais para “mistério, suspense, ação, sci-fi” do que “aventura, ação, romance” como nas sagas anteriores. Ele também gasta bastante tempo com a parte de desenvolvimento dos personagens, o que o torna um pouco mais lento em algumas partes.

Foi adaptado em 14 episódios na segunda temporada da série, Sword Art Online II.

Fizemos um reviews da adaptação para anime dessa saga, se quiser ver clique aqui. Ou leia um review compilado de todos os arcos adaptados no anime até agora clicando qui.

ARCO 3.5 – CALIBER

Anime: Segunda temporada, episódio 15 ao 17
Light Novel: Volume 8
Caliber não é exatamente uma “saga”, é apenas uma história extra do livro 8, que conta como Kirito conseguiu a espada que ele usa no livro 7 (Mothers Rosario). Conta com aproximadamente 120 páginas e foi adaptada em 3 episódios na segunda temporada do anime, Sword Art Online II.Fizemos um reviews da adaptação para anime dessa saga, se quiser ver clique aqui. Ou leia um review compilado de todos os arcos adaptados no anime até agora clicando qui.

ARCO 4 – MOTHERS ROSARIO
Títulos alternativos: MR ou ALO 2

Anime: Segunda temporada, episódio 18 ao 24
Light Novel: Volume 7
Com apenas um livro (o 7º), Mothers Rosario troca o foco em primeira pessoa do Kirito para a Asuna. A saga inteira é contada do ponto de vista dela. O foco são os problemas dela com sua mãe – que exige que ela troque de escola e largue o namorado (por alguém com uma melhor posição social) para poder se voltar puramente aos estudos e futuramente entrar em uma faculdade de renome – e do caso de uma misteriosa garota do mundo de ALO que consegue derrotar até mesmo o Kirito em uma batalha 1×1. Após lutar contra ela a garota pede a Asuna que se junte a sua Guild e que os ajude a derrotar o boss do andar em que estão parados antes que outra party o faça, sem revelar o motivo da presa ou porque ela não chama outras pessoas para ajudar.

Mothers Rosario é uma saga bem diferente das anteriores. Existe o elemento ação, principalmente na primeira metade, mas na segunda é mais voltado ao drama e slice of life. O climax também não é de ação e não existe “vilão” nessa saga. Quem gosta de histórias bonitas e slice of life deve gostar bastante, mas quem busca ação e aventura pode ficar decepcionado.

Fizemos um reviews da adaptação para anime dessa saga, se quiser ver clique aqui. Ou leia um review compilado de todos os arcos adaptados no anime até agora clicando qui.

ARCO 4.5 – Sword Art Online o Filme: Ordinal Scale

Se passa entre o final da segunda temporada e início da terceira. Embora filmes sejam geralmente originais, esse foi escrito pelo autor e tem desenvolvimentos e informações que complementam bastante o primeiro arco da história. Além disso é muito divertido, com uma quantidade absurda de ação e romance com o casal principal. Bastante recomendado.

Esse filme é uma história original escrita pelo autor da Novel de SAO especialmente para o filme, ela não tem em nenhuma das novels.

ARCO 5 – Project Alicization (PA)
Títulos alternativos: Underworld (UWO ou UW)

Anime: Terceira temporada, 48 episódios.
Light Novel: Volume 9 ao 18 (arco principal), mais 19 e 20 de histórias extras no mundo de Alicization.

Essa saga acompanha Kirito em um mundo virtual projetado para “cultivar” inteligências artificiais (Underworld). Esse projeto militar é chamado de “Projeto Alicization”.

Spoilers leves abaixo (não tem como explicar esse arco sem contar algumas coisas que acontecem no início).

No início do volume Kirito está decidido a ir estudar nos EUA assim que se formar e pede para a Asuna se ela poderia ir com ele. Enquanto conversam sobre isso, Kirito sofre uma tentativa de assassinato por um ex-membro da guild PK de SAO (o que foi dado como desaparecido em GGO), e acaba sendo levado para uma instalação militar por Kikuosa (agente do governo que apareceu em GGO) para ser tratado por uma nova tecnologia médica que eles possuem no local.
Enquanto tratado ele é posto em um projeto de mundo virtual para criação e maturação de inteligências artificiais. O projeto tinha como objetivo criar uma inteligencia artificial capaz de tomar decisões “humanas” que fugissem ao conjunto de regras que lhes são passadas quando “nascem” nesse mundo. Ou seja, eles queriam uma IA que fosse capaz de ter emoções complexas como os seres humanos, e que essas emoções acabassem os fazendo desobedecer as leis do mundo em que vivem. Até o momento, no entanto, o objetivo não foi alcançado. A máquina de criação de IAs é baseada na que o criador de SAO usou para passar sua mente para internet no primeiro arco. Eles a aprimoraram e usaram em bebes recém nascidos para terem mentes humanas “zeradas” como cobaia (clonar a mente de um adulto gerava problemas).

Esse mundo virtual (Underworld), que lembra a época medieval (com magia), tem uma população de aproximadamente 10.000 IAs (elas se reproduzem e tudo mais como se fossem humanos) e o tempo lá passa 1000 mais rápido que no mundo humano. No mundo real só se passam alguns dias mas para o Kirito – enquanto desacordado por causa do tratamento para o atentado que sofreu – se passam anos. Ele faz amizades, ajuda um amigo a tentar encontrar sua amiga de infância que foi capturada pelo império quando pequena, entra em uma escola de cavaleiros, vai subindo de rank e status na sociedade, e, por fim, entra em conflito com a organização que rege e controla o mundo (algo como uma igreja católica dos tempos medievais).

O mundo e sua cultura vão sendo explorados pouco a pouco e em certo ponto começa uma guerra enorme no mundo virtual e no real, com IAs invadindo o mundo real também (não vou explicar como). Em suma é um arco bem grande que vai escalando no tamanho e consequência dos conflitos. A morte das pessoas daquele mundo é permanente. No caso do Kirito se ele morrer sua história naquele mundo acaba pra ele, porque como o tempo no mundo se passa 1000x mais rápido, quando, e se, ele conseguir voltar, muito tempo já vai ter passado. Em termos de jogo é como se você só tivesse uma chance para vencer, se você morrer “game over”.

Underworld foi criado usando a ferramenta de construção de mundos online usada em Aincrad (primeiro jogo), e por isso compartilha muitas semelhanças com as mecânicas do mesmo, apesar de ter magia também. Só que nele essas mecânicas não são obvias. As pessoas pensam que aquilo é um mundo real, e skills de espada e magia são coisas normais, que existem em seu mundo desde o início. Para a população elas são bençãos/magias dadas pelos deuses para a humanidade (que apenas pessoas treinadas podem usar). Diferente dos outros mundos de SAO nesse você sangra e sente dor quando é ferido também.

Alice (a loira) é a nova heroína do arco, e Eugeo (o loiro), um novo protagonista que divide o tempo de tela com o Kirito. No caso da Alice ela só começa a aparecer mais depois de uns 3 volumes, e apartir dai se torna um dos membros mais importantes do elenco. Ela lembra a Saber de Fate Stay Night em alguns aspectos, e tem inclusive ela imitando a pode clássica da Saber em uma das ilustrações (ilustração acima, direita).

Asuna aparece nesse arco? Sim, ela costuma ganhar de um a dois capítulos por livro mostrando o ponto de vista de quem está no mundo real. É através dela que aparecem todas as explicações sobre a criação desse mundo online, enquanto ela aguarda que o Kirito acorde na base militar. Em determinado momento ela também entra em Underworld (mundo online das IAs) para ajudar o Kirito.

Em teoria esse é pra ser o arco final de SAO e fechar a história com referências a coisas que aconteceram em todos os outros arcos. Se é realmente o arco final ou não ninguém sabe porque o Kawahara (autor do LN) comentou em uma entrevista que só terminou SAO na época para se focar na nova LN que estava escrevendo, Accel World. E questionado se Alicization vai ser mesmo o último arco ele fugiu da pergunta, sem negar ou confirmar.

O maior diferencial desse arco é ter dois protagonistas masculinos (Kirito e Eugeo) e duas femininas (Asuna e Alice). Além disso, pela primeira vez, o mundo é explorado e expandido pouco a pouco, assim como suas mecânicas. Os conflitos vão escalando de lutas pequenas com skills simples até guerras enormes (com direito a muita morte) no final. Se for adaptado para anime vai precisar de pelo menos 2 temporadas de uns 25 episódios para ser totalmente adaptado.

ARCO 5- Unital Ring (UR)
Anime: —

Light Novel: a partir do Volume 21. O arco está em andamento.

Quinto arco.

Na história Kirito, Asuna e Alice acabam envolvidos em um misterioso jogo chamado Unital Ring. O brutal “MMO de sobrevivência” como é conhecido, é um novo mundo onde todos os VRMMOs criados ao longo dos anos pelo programa base de Sword Art Online “The Seed” são fundidos.

SAO PROGRESSIVE
Nomes alternativos: SAOP

Anime: Ainda não foi lançado.
Light Novel: Em andamento, com 4 volumes até o momento.Progressive é a primeira saga, Aincrad, contada de forma mais completa. Ao invés de um salto temporal de 2 anos pulando do 1º para o 74º andar, os livros de progressive acompanham Kirito e Asuna passando por todos os andares e bosses de Aincrad. Normalmente estão juntos, e o ponto de vista em primeira pessoa fica alternando entre os dois.
É lançado um livro de Progressive ao ano e até o momento eles ainda estão no 5º andar (após 4 livros).

Curiosidade: Enquanto a LN de Progressive normalmente foca na visão em primeira pessoa do Kirito, e as vezes passa pra visão da Asuna, na adaptação para mangá isso foi invertido. A visão de tudo é feita do ponto de vista da Asuna e Kirito é deixado como personagem secundário, que só as vezes ganha foco em primeira pessoa. A adaptação é bem divertida de ler e a arte é boa, eu recomendo. E quem quiser saber sobre os 8 diferentes mangás de SAO, temos um post falando de todos: clique aqui.

Sword Art Online Girls Ops (spin-off)

Anime: Não tem.
Mangá: Em andamento, com 2 volumes até o momento.

Esse arco foi criado em um mangá original de SAO que foca nas garotas da obra e suas aventuras em Alfheim Online. Quem quiser saber mais sobre ele e os 8 diferentes mangás de SAO, temos um post sobre isso: clique aqui.

SAO Alternative: Guns Gale Online (spin-off)

Anime: Não tem.
Light Novel: Em andamento, com 3 volumes até o momento.

Essa história foi criada por outro autor (de Kino no Tabi) e é apenas supervisionado pelo autor de SAO. Ele foca em novos personagens se aventurando no mundo de Guns Gale Online.

Jogos de Sword Art Online

Sword Art Online Infinite Moment:
Foi lançado em 2013 para PSP. Ele foca em uma realidade alternativa do primeiro jogo de SAO, aonde o jogo continuou depois do andar 75. Ele tem personagens originais com tramas próprias, além dos personagens já conhecidos. É uma mistura de Action RPG com alguns elementos de DateSim, já que o protagonista pode subir seus pontos com as várias heroínas e ter um final com cada uma delas.

Sword Art Online Code Register:
Lançado para Android em 2014 o jogo é um RPG de turnos com algumas animações. Ele tem diversos personagens originais e dezenas de versões dos personagens principais, cada um com atributos diferentes. Ele recebe atualizações mensais. Só está disponível em japonês.

Sword Art Online Hollow Fragment:
Foi lançado em 2014 para PSVita, e depois de um ano foi o jogo mais vendido da Bandai em 2014. Assim como Infinite Moment de 2013, ele foca em uma realidade alternativa do primeiro jogo de SAO, aonde o jogo continuou depois do andar 75. Ele adiciona um novo andar gigantesco, e uma nova personagem que aparece nele, com uma trama própria que guia o personagem a respeito do surgimento desse misterioso andar. O jogo é uma mistura de Action RPG com alguns elementos de DateSim, já que o protagonista pode subir seus pontos com as várias heroínas e ter um final com cada uma delas. Ele tem em japonês e inglês para PSVita, e depois foi relançado para PS4 no final de 2014.

Sword Art Online Lost Song:
Foi lançado em 2015. Ele foca no mundo de Alfheim Online, e adiciona a mecânica de voo. Além dos personagens normais de SAO, ele tem 3 novos personagens originais com tramas próprias. Ele pode ser encontrado em japonês e inglês na PSN, e foi lançado para PS3/PS4/PSVita.

Sword Art Online Hollow Realization:
Com lançamento marcado para 2016, esse jogo vai focar em um novo mundo aberto, criado apartir de um bug no primeiro mundo de SAO depois do Kirito derrotar o chefe do andar 75. Nesse novo mundo os personagens vão evoluir desde o lv1 ao invés de começarem level alto como os jogos anteriores.  O jogo vai ser lançado para PSVita e PS4, e terá versões em inglês e japonês.

Extras:

Linha do tempo de SAO. Quando cada arco acontece e quantos anos se passam. (fonte:wiki)
Avatars do Kirito em cada arco
Heroínas de todos os arcos juntas

Todas as capas dos volumes publicados até agora (menos o 15 porque ele tem um mega spoiler na capa):

Volumes do rebbot SAO Progressive:
Capa do post versão 2:

Relacionado:
Filme de Sword Art Online anunciado
As 8 diferentes adaptações para mangás de Sword Art Online
Adaptação x Original: Diferenças da primeira temporada de Sword Art Online para Light Novel.
Comentários semanais de Sword Art Online 2
Review de Sword Art Online

170 Resultados

  1. Ltheme Partido disse:

    Velho,MUITÍSSIMO obrigado! Ajudou pacas e first

  2. Gustavo Guidini dos santos disse:

    mano, essa ultima saga deve ser foda! espero que um dia seja adaptado (e fique bom é claro)… Post bem maneiro, tirou várias duvidas o/

    • Marco disse:

      Alicization? Vai ser, se vão adaptar tudo eu não sei mas ao menos uma parte deve rolar daqui a uns 2/3 anos.
      Pra ser honesto eu curto mais Progressive, mas esse vai demorar pra ter anime (se tiver). De certa forma é um bom modo de dar um reboot pra daqui a uns anos quando o público mais novo já não conhecer mais SAO. E como ele é um reboot da primeira saga ele meio que incentiva propaganda pra todo o resto que vem a seguir. Em termos de marketing é brilhante.

      • Kakatua disse:

        Se tiver remake tenho quase certeza que devem pegar o progressive. Pena que os gringos não traduzem o progressive mais, vou ter que esperar os russos traduzirem o ultimo volume de sao, terminarem accel world e finalmente talvez eles traduzem o progressive.

        • Marco disse:

          Remake não vai ter. Mas como progressive é de certa forma um reboot da saga 1, só que absurdamente mais completo, o pessoal costuma chamar ele de remake/reboot. O interesse em adaptar ele não é só para fazer propaganda pra todo resto mas pras próprias LNs de Progressive, que já vendem bastante.

  3. Taryon disse:

    Marco, tava vendo pela net algumas informações de Mother rosarios e vi uma “previa” do final de Underwold dizendo que o o autor (sabe-se Deus aonde viram isso) queria matar o Kirito e fazer ele ficar preso no jogo forever, dai aos poucos levando os amigos dele pro jogo. O q chega a ser absurdo, mas, pensei um pouco é pode ser aceitável.

    Eu espero que ñ, séria mt troll pra cima do kirito se isso fosse verdade. Um final básico normal seria bem aceitável para tudo que aconteceu com ele.

    • Marco disse:

      Não faz muito sentido pra mim. Isso tá mais pro pessoal tentando pegar spoiler do final de Alicization (a webnovel terminou em 2008) e lendo tradução errada, ou lendo em inglês e entendendo errado os spoiler.

      SPOILER
      Ele já fica uns 10 mil anos no jogo com a Asuna no final de Alicization.

      • Taryon disse:

        Pois é, embora eu espero que o Kuwahara faça um final bem diferente que a LN, mas esse final da WN.

        Bom, com ñ tenho lido, ñ sei dizer q se LN UWO ta parecido com a WN UWO. O final mesmo é o que vai dizer.

    • Kakatua disse:

      Taryon não é assim de acordo com o que eu vi, tem meio que mais história, mas como não li toda o spoiler não posso dizer com certeza mas o final não é tão cabuloso.

  4. Daniel Ferreira disse:

    Spoiler ——————————————————— Marco se não me engano acho q ouvi vc dizer q o kirito perde o braço e a perna algo assim, e um amigo dele de muito tempo morre ? isso é verdade e se for qual amigo dele morre??

  5. a-san disse:

    Marco, poderia me passar algum site em que estão traduzindo a LN, estava acompanhando pelo baka-tsuki mas depois que tiraram do ar não sabia onde achar

  6. Cyro Munhoz disse:

    Bom, eu li até chegar a parte de Mothers Rosário onde você diz que o foco é trocado do Kirito para a Asuna. E não li os comentários também, realmente não quero spoilers… Queria saber se vai ter spoiler ou só um pouco da sinopse da próxima temporada na descrição de Mothers Rosário e principalmente do Alicization. Me responde plz D: Quero muito ler a matéria toda

    • Marco disse:

      Depende, se você considera “spoilers” como fatos ou revelações importantes sobre a trama, então o texto sobre Mothers Rosario não tem spoiler. Progressive também não. Alicization tem um pouco de spoilers leves porque não dá pra explicar aquele arco sem dar uma base das coisas que acontecem no início. Mas spoilers mais pesados ou sobre plot twists não tem nenhum, é só uma sinopse absurdamente detalhada mesmo.

      • Cyro Munhoz disse:

        Ah.. .Obrigado. De fato, nada que eu não sabia (além da garota misteriosa, que é algo que apareceria numa sinopse comum) foi dito sobre Mothers Rosario… Bom, antes de Guns Gale Online eu sabia que teria um Kirito “mulher” com sabre de luz, antes do Fairy Dance eu sabia que teria um Kirito fada, e sabia já que no Mothers Rosario o foco seria a Asuna. Mas, sobre o Alicization eu não sei nada, então vou deixar pra ter uma surpresa caso seja anunciada a adaptação, e descobrir aos poucos com os trailers e etc. Caso não tenha, eu procuro a light novel por aí

  7. kingumaga disse:

    Quando terminei de assistir o primeiro episodio de SAO pensei “nossa esse anime vai durar muito tempo, ate passarem pelos 100 andares” mas ai veio o episodio 3 e pra minha supresa já havia se passado diversos andares, o final em si dele achei tb muito repentino, em resumo fiquei com a sensação que poderia ter sido mais explorado, quando assisto SAO atualmente essa sinto um pouco de falta dessa saga.

    Essa última saga que está rolando até hoje tem uma premissa interessante.

  8. Lucio disse:

    não esta faltando a capa do vol 15 que lançou agora?

  9. Shiba disse:

    Mesmo assistindo o anime não tive interesse nenhum em ler a LN de SAO , porém conheço o sistema de arcos da obra . Estou muito ansioso pra ver Alicization animado pelo foco que o autor coloca tanto nele , acho possivelmente mesmo que este seja seu último arco , ou não isso depende do autor .

  10. iv11M disse:

    Quando li isto “Mothers Rosario troca o foco em primeira pessoa do Kirito para a Asuna” a minha vontade de ver a segunda parte de SAO 2 baixou 99% mas obviamente vou ver há mesma, era uma estupidez para mim não ver metade do anime só porque não gosto da Asuna.
    Mas o post está excelente Marco, agora sei o que me espera no resto de SAO 2 e que poderá estar para vir uma 3 temporada excelente.

  11. Thereza disse:

    Olá, sera que alguém sabe onde encontrar a LN em português??

  12. JuniorKun disse:

    De repente eles façam com Alicization igual vão fazer com o Durarara!! ano que vem. 9 meses de anime XD
    O problema e que a saga não esta terminada então acho difícil 😛

    • Marco disse:

      Durarara vai ser split cour. Vai ter uma temporada de 12 episódios e um intervalor de 3 meses, outras temporada de 12 episódios, outro intervalo, e assim por diante.

      Tem que ser muito maluco pra fazer 3 cour direto. A qualidade vai só caiando com o tempo e quando você vê tá no nível de anime infinito.

      Alicization provavelmente termina ano que vem. A adaptação deve ser duas temporadas de 24 episódios com um intervalo de 6 meses a 1 ano eu creio (tipo Code Geass).

  13. vadia otaka disse:

    Acho que vou ler esse Alicization ou se lançar adaptação ver, só para shippar Kirito com o loirinho.

  14. PHS disse:

    ok é marco, entao assim que acabar o anime SAO II com mother’s rosario eu posso ir ler underworld e vou seguir de forma correta a ordem cronologica?
    ler progressive acrescenta bastante na historia do arco SAO?
    se possivel tem como passar link do underworld ?

  15. Vitor Ramos disse:

    eu nao leio a LN, então foi bom ler a materia ;3
    Parabéns e vlw ;3

  16. Harisson Makoto disse:

    Existe algum lugar onde eu possa comprar a LN de preferencia em PT ou ingles?

  17. leo alves disse:

    eu vi a quantia de pagina no PDF de SAO e é umas 390,como isso é possivel?? li to aru e DxD e fica mais ou menos por 200

    • Marco disse:

      Não existe limitação em número de páginas que uma LN pode ter. O mínimo costuma ser em torno de 200, e a média geral de 200 a 300. Alguns autores escrevem um pouco mais no entanto. Tem uma LN de SAO Progressive com mais de 500 páginas que eu me lembre.
      Tem o caso de Senjou no Horizon também com LNs de 1000 páginas.

  18. Ozuno disse:

    Gostaria de saber se tem o Progressive e o Alicization em pt para download, se não em inglês, obrigado, e o post ficou excelente.

  19. leo alves disse:

    por que tem duas capas do volume 8??
    e eu posso ler o UW ser ter lido os outros volumes antes??

  20. felipe disse:

    cara fiquei com uma duvida no arco alicization o kirito perde a memoria dele no começo ou não (obs: to baixando mas to curioso)

    • Marco disse:

      Complicado de explicar, no primeiro capítulo ele está em uma versão de uns 8 anos de idade(por ai, não lembro a idade exata). Nessa versão mais nova ele não tem as memorias do mundo real (na LN explica porque depois). Na segunda vez que ele entra em Underworld ele tem todas as memórias do mundo real e tem aparência de 16/17 anos.

  21. Narumi Rondão disse:

    Pergunta:

    Você fez algum resumo ou comentário do arco Alicization?

    é que tipo, eu não manjo nada dos inglês, e tenho que apelar para o Google tradutor.
    Então se eu pudesse ler uma resenha ficaria ainda bem melhor ^^

  22. Biscoitinha Psicótica disse:

    Provavelmente a Sinon vai ficar meio ”de lado” no resto da história 🙁
    É uma pena pq ela é a personagem feminina que eu mais gosto ‘-‘

  23. Luiz Henrique Marinho Pontes disse:

    Eu queria saber se na LN a ultima saga já acabou ou ele pausou ela para fazer o Accel Wolrd ?

  24. leo alves disse:

    vc sabe até q volume da light novel de Accel World o anime adapto?

  25. Dapha disse:

    Oe, eu meio que comecei agora e queria saber se tem como me dar uma luz. Eu já vi Aincrad, Fairy Dance, Phantom Bullet, Caliber e Mother’s Rosario, Queria saber se algum outro anime foi lançado ou tem previsão. Valeu

  26. roni eder disse:

    Eu começei agr e nao intendi eu so assisti os episodeos ate agr e nem sei se tem mais episodeos mais por favor me ajuda eu assisti a primeira e a segunda temporada nos episodeos depois que acabou a segunda temporada acabou tudo e isso ai er manga que vc falo acima ou er tipo manga eu gostei muito da historia e queria saber as continuações mais nao sei onde acho e por qual comecar por favor alguem me ajuda

  27. juarez disse:

    achei que Mothers Rosario já tinha virado anime kk , li as impressões finais (achei uma boa critica, parabéns) agora é só aguardar haha, estou vendo a segunda temporada ( ainda acho a primeira parte da primeira temporada a melhor, gostei do estilo sei lá, não curto muito fadas kk).

  28. SUP3R Gamer disse:

    O anime ( nao manga ! ) nao acaba no Mothers Rosario ?

  29. Snooow disse:

    O Anime ainda vão ter mais temporadas ? (Tipo,depois da mothers rosario)

  30. Pedro Henrique disse:

    quantos capitulos tem em cada volume da light novel do SAO??

  31. lipe disse:

    porque todo mundo fica escondendo o que vai acontecer? diz logo tudo, poxa, eu adoro spoilers! :v

  32. Gilmar Santos disse:

    Nunca vi postagens tão completas e ricas de conteúdo!!!! Parabéns…

  33. Bankaii disse:

    A parte de ter 4 ”Protagonistas” (2 Hom e 2 Mulh) eu achei um pouco desnecessária, deveria tratar 3 como antagonista, contando somente momentos importantes e marcantes de tais. Porque não vou saber em quem manter o foco, no Kirito que tá semi-morto, no garoto que procura a irmã, na Asuna desesperada ou na irmã do garoto que foi levada pelo ”Organização”.

  34. Gabriel siqueira disse:

    Eu assisti as duas temporadas de SAO, e agora estou perdido. Aonde posso ler as novels? quando sai a 3 temporada?

  35. Monster disse:

    Olá, ficou muito boa as explicações, queria perguntar, se tem algum lugar em português com todos os volumes completos, ou em inglês?

  36. Francisco Cordeiro disse:

    vai sair 3 Temporada ou só é no Mangá e nos Livros ;-; ?

  37. DIeisson Colombelli Bridi disse:

    Marcão, quebra um galho pra mim kra…. To sem tempo de ler as LN em inglês (até porque muitas vezes preciso correr pro dicionario pois meu inglês é um tanto intermediário). Gostaria de saber como fica a Asuna no UW, tipo, a participação dela é semelhante a de GGO,?? Vai rolar um romancinho no UW tbm ou deixaram isso mais de lado como fizeram depois do ALO?? Tipo, acho fundamental o romance pra dar mais emoção no SAO, mas minha impressão é de que a cada arco ele perde um pouco mais de força/foco e acaba sendo deixado um tanto de lado… VLW MARCÃO!!!

    • Marco disse:

      Bem, o casal já está estabelecido então não tem muito mais no que focar em termos de romance. Teve um pouco de romance no começo de GGO, e no começo e fim de Mothers Rosario, mas focar um arco inteiro nisso quando eles já são um casal oficial seria meio…..de qualquer forma, como expliquei nesse post, sobre o arco Alicization, a Asuna só entra no mundo online desse novo arco na metade dele (depois de 6 LNs). Antes disso ela faz o paralelo para o público do que está acontecendo na base de testes desse projeto no mundo real, ela costuma ter um capítulo (de 5) toda LN, para mostrar o ponto de vista dela e que ela está fazendo no mundo real, enquanto o resto foca no Kirito no mundo online.

      Então não, a participação dela não é igual a de nenhum outro arco, é mais que GGO e ALO, mas menos que Aincrad e Mothers Rosario (o de Mothers Rosario é o arco inteiro só pra ela então não tem como competir com aquele). Só fica parecido com a participação dela em Aincrad depois da metade, quando ela entra no mundo online. A quantidade de romance depende do seu ponto de vista do que é romance. Se é quando os dois estão juntos conversando só vai ter no começo e depois da metade de UW, se for ela estar preocupada com ele ou correndo para descobrir o que aconteceu com ele, então tem em boa parte de UW.

      • DIeisson Colombelli Bridi disse:

        Entendo… Devo dizer que você tem razão como de costume. Não há porque enfatizar o romance dos protagonistas uma vez que já está tudo consolidado – apensar de alguns episódios do anime, a partir do GGO, porem isto em dúvida, como no Mother ‘s onde a Yuuki alerta Asuna dos sentimentos dela comparados aos do Kirigaya, na cena onde elas em frente à antiga casa da Yuuki – e ficaria muito repetitivo ou até mesmo sem propósito. O fato é que acho meio estranho que o protagonista parecesse tão apaixonado nos primeiros arcos (e na LN) e depois meio indiferente. Note que no Anime é muito mais evidente os sentimentos de todos os outros personagens do que os dele. Principalmente das garotas. De certo modo o Protagonista parece não se importar mais com essas coisas. Isso não seria nenhum problema, se fosse em outro Anime, mas da forma que foram os 2 primeiros arcos, eu acho esta mudança de foco meio abrupta demais. Passou de tudo para quase nada, ficando resumido a umas poucas frases de impacto nos começo ou final dos arcos. Nem beijos rolaram mais. Claro, isso no meu ponto de vista. Não cheguei a ler todas as LN. Parei na metade de GGO. Mas fica esse sentimento de estranheza. Inclusive, SAO deixa muito a desejar na resolução de alguns conflitos sentimentais. Até agora não entendo bem como ficou a relação com a Suguha. Parece que eles apenas resolveram esquecer o ocorrido e levar a vida normalmente, pondo panos quentes no assunto. E mesmo a Sinon, não dá pra saber ao certo o que ela sente com relação ao Kirigaya. Eu sou meio apegado a questões sentimentais nos Animes, e essas confusões do SAO me deixam perplexo, pra não dizer desapontado.
        Enfim, valeu pela atenção e dedicação kra… Você sempre se dispõem a atender e colocar seu ponto de vista de modo claro e justo. Sou fã do seu trabalho e emprenho… abração..

        • ChaosKnight BR disse:

          Nao acho que vc ta totalmente certo teve algumas cenas que o kirito mostrou que realmente gosta da asuna como a cena no GGO onde o kirito ta na caverna com a shinon e ela perguunta “vc tem medo dele(Death gun)” ai o kirito responde “sim antes eu lutaria com ele msm com minha vida em jogo… Mais agora nao posso morrer pq tenho pessoas pra proteger no mundo real e virtual” pra min deixou bem claro que ele tava falando da yui e asuna. E na parte que a yuuki esta na antiga casa dela a yuuki nao alerta dizendo que o kirito nao demostra amar tanto a asuna como ela ama ele, ela diz-“asuna tome cuidado ele parece que vive num mundo completamente diferente do nosso” dps a asuna da uma risada pelo oque eu entendi ela basicamente falou que ele e muito desligado. E no final o kirito pede pra asuna ficar sempre com ele pq ele quer ficar sempre com ela. Mais eu tb acho que o clima entre eles ta estranho comparados ao da primeira temporada deve ser o jeito misterioso e fechedo do kirito.

          • DIeisson Colombelli Bridi disse:

            Concordo Chaos. O prolema é que na grande maioria das vezes os sentimentos ficam subentendidos, ou mascarados por frases bastante simples e fracas. Proteger alguém não necessariamente significa que você ama a pessoa, apenas que se preocupa com ela, podendo ser por motivos diversos. Enfim, apenas considero que pela intensidade do envolvimento dos dois, tendo inclusive dormido juntos, o relacionamento esta muito fraco. Como eu disse anteriormente, no SAO isso é meio frustrante pela forma como foi intenso é bem desenvolvido até no primeiro arco. Tem partes que ficaram muito estranhas, como quando o Kirito apresenta a Sinon e diz que a Asuna é sua “amiga” descrevendo ela como Undine se não me engano (faz tempo que assisti). Concordo com o Marco que não deve-se dar foco em demasia ao casal, mas resumir o romance entre os dois a poucas frases de impacto discutível e a trechos no final dos Arcos me parece muito pouco. Abraços!

      • ChaosKnight BR disse:

        Ahh mais eles podiam dar um pouco mais de foco a eles o pessoal que fez SAO na minha opiniao criaram o melhor casal dos animes a historia deles e bem legal… E me tira uma duvida ja que a asuna demorou um tempo pra ir la pro UW e o tempo la passa 1000 mais rapido qual idade o kirito vai ter?

  38. Guilherme Moura Cardoso disse:

    Amigo, boa noite!
    uma duvida existe algum lugar que eu consiga fazer a leitura da LN de SAO PA mesmo em ing? teria algum site para aconselhar?
    obrigado pelas informações ja divulgadas ajudam muito a saber o que rola no mundo de S AO
    Obrigado
    Guilherme

  39. Jhonatan Lee disse:

    ai como a curiosidade matou o gato…. o trouxa aqui vai procurar pela capa do vol 15 e quase chora ao vê-la……
    muito obrigado por esclarecer as minhas duvidas e quebrar meu coração 🙁 ^_^

  40. BYAKUYA Togami disse:

    tomara tem lança logo 3 temporada ‘–‘ animes top demais e 1 dos meus favorito ‘-‘

  41. Bruno Silva disse:

    Boa alguma hora do dia .. sabe se lá quando voce vai ver essa msg .. se ver , teria como entrar em contato comigo ? .. rede social , até se responder aki esta otimo … como voce .. sou um dos super fãs obcecados por esse anime .. que é o melhor ja criado na minha opiniao e ainda ta em desenvolvimento .. quero muito me manter informado sobre ele e ler todos os volumes .. nem q eu tenha que dedicar minha vida nisso pra achar … bom espero nao ser um encomodo … e fica na paz ^^

    • Marco disse:

      Hum, eu gosto dessa obra, mas só isso, não entra no meu top 10 de animes favoritos ou animes que considero muito bons hoje em dia, é um anime mediano que eu gostei por causa de uma soma de fatores que tinham nele e não tinham em outras obras.

      Sobre se manter informado é só seguir a Wikia de SAO no twitter, ela dá desde informações importantes as mais banais sobre a obra https://twitter.com/sao_wikia

  42. Eduardo Viana disse:

    Eii por favor queria conversar com vc sobre a capa do capítulo 15 … entre em contato comigo por favor ……
    Meu whatsapp : 024999278667
    Por favor tire minha dúvida …

    • Marco disse:

      Pode perguntar aqui mesmo. A capa do volume 15 não está ai porque tem um spoiler de todo tamanho nela.

      • Anderson disse:

        Sobre o spoiler da capa, o Kirito continua daquele jeito? Se sim, é algo que pode afetar no mundo real? Li alguns spoilers do vol 16 e parece que ele continua do mesmo jeito.

        • Marco disse:

          Sim, a Asuna até entrou no mundo online para ajudar ele. Aquilo afeta ele no mundo real, mas ele…
          SPOILER ABAIXO:
          deve voltar ao normal no volume 17.

          • Giovani disse:

            Como vocês pegam informações desses vol. de Alicization, tem traduzido em algum lugar?? E em questão dos primeiros vol. tem alguma editora que fassa a light pra vender em português??

          • O arco Alicization já está sendo traduzindo fazem alguns meses. Toda
            quarta-feira sai um episódio novo. Não colocarei links para não
            infringir nenhuma regra daqui. Mas o projeto tem site e fan page. Procure exatamente essa palavra no Google e/ou Facebook: SwordArtOnlineAliciationPT que você acha 😉

  43. ShiroryuuSora disse:

    Oq aconteceu com o Kirito no volume 15?? ;-;

  44. DIeisson Colombelli Bridi disse:

    Marcão meu Guru!!

    Estive revendo seu trabalho de explicação dos Arcos do Sword Art Online (excelente, por sinal), e também o Comparativo Anime x L.Novel, onde constam informações significativas para quem teve dificuldades em entender o fluxo, ou mesmo a lógica do anime que parece episódico e confuso em um primeiro momento, e me ocorreu de questionar a você da possibilidade em fazer um trabalho semelhante com outro animes, como Fate ou mesmo Monogatari (não assisti ainda, mas sempre quando leio sobre o anime me parece confuso), ou ainda o Hunter x Hunter (também ainda não assisti, mas já percebi que existem duas versões e não sei qual deveria ser assistida primeiro). Acho que muitos Otakus mais leigos, como eu, gostariam de assistir da forma mais correta possível (quanto a cronologia temporal passado/futuro, e mesmo a lógica sequencial, quando altera os protagonistas principalmente) e seria de grande ajuda este tipo de tópico.

    Vlw a atenção!!
    Abraços.

    • Magonoid Moura disse:

      Ambos os animes de Hunter X Hunter tem algumas modificações do mangá, na versão de 1999 eles adaptam o comecinho do mangá enquanto na versão de 2011 eles pulam esta parte e vão pro que interessa, não mostrando muito a infância do protagonista, que é MUITO IMPORTANTE pro arco mais longo do mangá no futuro da história, por incrível que pareça, a versão de 1999 tem fillers e mesmo não tendo pulado a história do comecinho do mangá ela não adapta até o final do mangá, mas era pq o mesmo ainda estava em andamento(e ainda está) e eles já tinha adaptado todos os arcos até então, daí o projeto de adaptar pra anime “foi pro beleléu”… em 2011 a Madhouse exibiu a sua própria adaptação de Hunter X Hunter até 2014, pulando o comecinho do mangá, mas adaptando todos os arcos que já tinham sido completados no mangá até então, o anime de 2011 vai até mais longe no mangá(se comparado a versão de 1999) e não tem fillers, então é o que mais recomendo, no maior arco de HunterXHunter, que foi adaptado no anime de 2011 mas não no de 1999, precisa-se saber um pouco a infância do protagonista, que não foi mostrada justamente no anime de 2011, mas foi resumida em um pequeno flashback no episódio da versão de 2011 que inicia o maior arco do mangá, então se for pra escolher entre as versões, veja a versão de 2011.

      • DIeisson Colombelli Bridi disse:

        Valeu as dicas Magonoid!!! Detesto assistir uma temporada/arco/versão de um Anime e perceber depois que seria melhor ter assistido outra primeiro. Por mais que a memoria seja boa, sempre passa algo despercebido por ter sido esquecido, o que muitas vezes atrapalha o entendimento de algum episódio, ou mesmo a relevância de determinado fato para o contexto da historia. Por exemplo, quando li Harry Potter, comecei pelo livro 2 (Câmara Secreta) porque não tinha o 1 (Pedra Filosofal) e estava curioso e ansioso por começar. Além de entender muitas coisas erradas, quando li finalmente o primeiro, motivei-me a re-ler o segundo e varias coisas que pareciam banais mostraram-se intrigante e muito interessantes, alem de obviamente a historia fazer mais sentido. Sei que a relação com um Anime não é justa pelas formas de abordagem, conteúdo, narrativa, cronologia e tudo o mais, mas serve pra exemplificar a questão.
        Grande abraço!

  45. Lucio disse:

    Não tenho palavras para descrever o quanto o seu vídeo me ajudou aqui…….
    VLWS MESMO.
    Agora vc deixou ansioso demais para ver este 4º arco…………..vou ter de me aguentar, bom se eu esperei desde 2012 pela 2º temp eu devo conseguir esperar agora, eu acho que deve sair em 2017…… dado o fato de ainda ter de sair o filme antes que nem foi confirmado a data ainda.

  46. Joe disse:

    SAO foi o primeiro anime de Light Novel que eu vi ( ou que me lembro), ai eu conheci as light novels e oq são e o blog …
    Tudo isso é culpa de SAO kkkkkkkk

  47. Maiko shuu disse:

    Marco, você acha que eles não anunciaram uma terceira temporada ainda, porque estão esperando o arco Alicization acabar para então adaptar uma terceira temporada sobre todo esse arco?

  48. Sora disse:

    Baseando-se apenas pela capa do volume 15 a coisa ficou tensa para lado do Kirito,realmente Alicization tem tudo para ser o melhor arco adaptado em anime e tem a Saber de bônus ainda xD,um jogo de SAO praticamente em mundo aberto parece interessante.

  49. Arthur Mendes disse:

    tomei um pouco de spoiler bonito mas ta de boa. muito bom quando se inicia mais um novo projeto no canal. continue focando sempre assim e colocando mas conteúdos ou curiosidades etc…

  50. Alice Garcia de Benzer disse:

    Muito bem feito e explicado, parabéns.

  51. NarutoKunp disse:

    Azuna ou Asuna mano?!

  52. NarutoKunp disse:

    Marco quantos eps tu acha que terá se adaptarem Alicization?

  53. Carlos Campos disse:

    ei qual é o livro que eles fazem sexo? tô muito curioso

  54. Patrick Chaves disse:

    Marcos, ja existem essas light novels em português? me interessa muito do volume 9 em diante *-*

    • Respondendo o que falei nos comentários acima. O arco Alicization já está sendo traduzindo fazem alguns meses. Toda quarta-feira sai um episódio novo. Não colorei links aqui para não infringir as regras daqui. Mas procure no Google como: Sword Art Online Alicizatio traduzido em Português. Estou nesse projeto, então no meu perfil você também acha.

  55. Miguel Costallat Pereira disse:

    ahhhh manooooo eu encontrei apenas em ingles o alicization e espanhol manooooo pq n colocam em portugues

  56. Angelo Kaoru disse:

    Eu sinceramente perdi o interesse em SAO depois do arco Aincrad. Mas essa sinopse do alicizatio ganhou minha atenção. A questão é, para acompanhar esse arco específico eu preciso conhecer os outros? (sofri para terminar Fairy Dance)

  57. Luíza disse:

    Comecei a pouco tempo o anime mas já terminei as duas temporadas (ainda não assisti o extra, você tem o link?), não entendo muito de anime mas sou apaixonada pela história e queria saber se o mangá tem em português e se tiver, você sabe onde se vende?

  58. Marco, desculpe se infringi alguma regra ao responder os comentários sobre tradução da LN de SAO Alicization. Não coloquei links nem nada. Só achei pertinente avisar a galera sobre o projeto. Te convido a ir dar uma conferida também. Abraço!

  59. Tuskyro disse:

    Marco saiu um boato que o arco Alicization vai sair em anime no mês de outubro isso é verdade ou é só um boato mesmo?

  60. Avalon disse:

    Parabéns ao site! Além de muito organizado contém informações detalhadas, realmente fiquei surpreso com tanta informação que vocês tem aqui e que é passada de uma forma tão pratica ao leitor. Muito bom o site, já coloquei no meu histórico como favoritos, virei fã! hahaha

  61. LeehMyon disse:

    Cara, meu cérebro simplesmente deu ERROR 404. Pra mim sempre foi assim: SAO é primeira temporada, ALO é segundo arco que faz parte da primeira temporada e GGO é a segunda temporada. Daí o resto é tudo mangá, e eu não tenho condições de ler mangá. E vendo agora que não conheço nem a metade do meu anime preferido, minha mente vai explodir. Vai ter filme? E terceira temporada? (Véi, são muito nomes para a minha mente).

  62. Magonoid Moura disse:

    É preciso ler/assistir pelo menos o arco Phantom Bullet(seja no anime ou na novel) para entender Alicization. Quanto à Mother’s Rosario e Early and Late: não são importantes para o entendimento de Alicization, pode pular numa boa se seu objetivo for só ler Alicization.

  63. Magonoid Moura disse:

    O motivo é que na trama de Alicization, toda a confusão só começa com personagens ligados ao arco Phantom Bullet.

  64. gblopes10 disse:

    alguem sabe onde tem o manga do arco alicization?? quero muito ler.

  65. OlhaNoQueDeu disse:

    Simplesmente buguei

  66. André Luiz Schmitz disse:

    Quem aqui não aguentou ficar sem saber qual era o spoiler? Eu fui um deles, e tomei um tapaço na cara, devo admitir. Mas aquilo aconteceu na fantasia né? Não tem penalidade na realidade igual em Aincrad.

  67. André Luiz Schmitz disse:

    Tomara que escolham por fazer em 75 epis. Muita LN pra cobrir.

  68. André Luiz Schmitz disse:

    deus te ouça kkkk

  69. André Luiz Schmitz disse:

    Cadê?????

  70. Orestes disse:

    Depois que terminasse o arco do Alicization gostaria que o criador focasse no Progressive, mas quem sou eu pra mandar no bixo loko.

  71. Andrei Calegari disse:

    manga?

  72. Luiz Gamer disse:

    Nem, a divisória de screen time é ótima, e o Eugeo e a Alice são disparados uns dos melhores personagens da obra.

Deixe um comentário