Primeiras impressões: Hamatora
– Um bando de caras legais fazendo coisas legais. Conheça Hamatora.
Diretor Chefe: Seiji Kishi (Angel Beats, Jinrui, Persona 4, Arpeggio of blue steel)
Diretor: Hiroshi Kimura (Haitai Nanafa, Recorder to Randsell e uns bicos em Naruto e variados)
Estúdio: NAZ
Roteiro: Jun Kumagai (Galilei Donna), Touko Machida (Allison to Lillia, Idolmaster, Amnesia)
Notas adicionais: mesmo character design de Blood Lad, estúdio ORANGE cuidando dos CG.
Considerações: Seiji Kishi é um diretor que por algum motivo que desconheço é odiado pela anisfera gringa e alguns blogueiros brasileiros também entraram na onda. O fato é que ninguém realmente diz nada sobre ele a não ser que ele só é bom dirigindo animes de comédia (o que implica que ele é realmente bem sucedido, pois a maioria dos animes que ele dirige tem comédia no meio, Hamatora incluso). O estúdio NAZ é novo, logo não se pode dizer muita coisa sobre seu histórico. No roteiro temos alguém que trabalhou em Galilei Donna, que meus parceiros de blogagem não aprovaram (eu não posso afirmar nada pois só vi o episódio 1) e outro alguém que já trabalhou em uma variedade boa de animes de diferentes gêneros. O estúdio ORANGE é o mesmo que foi encarregado dos mechas de Majestic Prince, porém até onde foi visto só animaram alguns carros, ou seja, dessa vez eles não vão estar trabalhando com 100% do potencial.
![]() |
| Melhor cena, mas sem mamilos para vocês |
Episódio: Hamatora trata de um grupo de amigos com superpoderes (esses superpoderes precisam que determinadas condições sejam cumpridas antes de serem ativados, assim como em Darker than black) que tiveram a brilhante idéia de usar esses superpoderes para ganhar dinheiro e assim alugaram uma mesa (sim, uma mesa) em um bar para servir de base para suas operações estratégicas. O que eles fazem? Qualquer tipo de serviço que esteja de acordo com as condutas morais do grupo e dentro da lei. O nome do grupo se chama (tandandandan) Hamatora. Vocês certamente já viram essa premissa, pois desde Gintama ela vem sido utilizada de tempos em tempos (Sket Dance, Kamisama no memochou e associados). O que muda é basicamente o contexto e as personas envolvidas.
![]() |
| O CG do caminhão é perfeito, vejam, admirem a beleza do CG do caminhão |
Essas personagens constituem-se basicamente de uma horda de pessoas loucas e desvairadas com diálogos imprevisíveis e exercícios de metafísica e conhecimento cult em geral que não levam a lugar algum, pois essa é a piada. Um dos personagens por exemplo começa a discorrer sobre como Colombo provou que uma conclusão fútil só é fútil depois que alguém a enuncia (o lance de equilibrar um ovo na mesa) e a partir daí concluiu que Colombo desperdiçava comida, e tudo isso serviu para que ele chegasse ao ponto principal, que era pedir sal para o seu colega motorista para comer o ovo que ele tinha deixados no porta malas do sujeito há alguns dias atrás. Comparativamente, esse modus operandi me agrada mais do que simplesmente dois personagens começaram a discutir filosofia do nada simplesmente pelo prazer de discutir filosofia unicamente para fazer apologia a Nietzsche, Descartes, Gramsci, Sócrates e todo o resto da trupe.
Deixando as analogias ovônicas de lado, pode-se estabelecer um paralelo com outro anime cheio de pessoas doidas e malucas, Durarara, mas não no sentido narrativo multiforme, e sim em um sentido estilístico. Todos os personagens tem aquela vibe olhe para mim, sou cool, com o adendo de que os esteriótipos por enquanto são menos definidos do que em Durarara. Tem o loirinho, o doutor, o de cabelo branco usando óculos, o de cabelo branco não usando óculos, as meninas e o Barman que sofre de uma estranha compulsão na qual precisa estar o tempo todo fazendo café, pois de outra forma padeceria de depressão por abstinência.
O que esperar disso tudo? Visto que eles dispõem de vários personagens para brincar, seria interessante se a cada episódio aprimorassem um pouquinho ali, mostrassem o passado de outro ali, dessem uma pincelada na alergia a gatos que o fulano-kun tem, tudo isso sem desviar do ponto principal, que são os casos, as investigações, e quem sabe um sakuga de 3 minutinhos em um episódio ou dois também não fosse bom? Contanto que a premissa não se “esgote”, ele tem tudo para ser uma diversão leve, descontraída e que possa valer seu tempo.






Hummm, primeiro episódio me agradou em partes, os diálogos meio que me lembraram monogatari (apesar de assistir apenas 1 episódio),só que monogatari é bem mais complexo, não se fala coisa por coisa, mas no fundo tem algo expresso. Para um primeiro episódio não se há muito o que dizer já que é uma introdução, e não sei por que diabos fui lembrar desse anime ‘la storia della Arcana Famiglia’ ao assistir o que está sendo comentado, mas enfim, espero que seja uma história interessante. Contudo, meu receio é de que não seja trabalhado tão bem as personagens devido a terem um número bem grande delas em contraste a quantidade de episódios.
“Melhor cena, mas sem mamilos para vocês”, se não temos o maldito feixe de luz, temos os braços.
Arcana famiglia não, tudo menos isso. Pior que já vi um cara que defendia que Arcana famiglia era excelente por causa de sei lá o que e blablabla. Não fiz associação com monogatari, provavelmente porque hamatora não é “shafty” o bastante. Eu diria que é provável que um ou dois fiquem de fora em um provável desenvolvimento, talvez o loirinho. E a censura como sempre provando ser nossa maior inimiga…
Muito boa a análise, com selo Tanaka de qualidade. Só um comentário, é impossível deixar de fora do top 5 melhores endings a de Tonari no seki-kun, aquilo é foda demais.
Não havia prestado atenção, mas agora que vc falou a ending é bem criativa, apesar de simples.
Eu achei legal, mas tem que esperar pra ver como desenvolve. A animação foi mais ou menos e terem usado tudo de ação que mostrou no trailer nesse episódio não inspirou muita confiança no que vem a seguir, mas vamos ver.
PS: Quando passar dos 40 quero ser igual ao pai do cara ai, uma estudante universitária por noite.
Vc provavelmente vai conseguir, pois até lá terá muita grana no bolso, marquito.
tem personagens legais,mais enjoa rapido,gostaria de ver uma analise de D Flag,não sô fã de animes de comedia mais confesso que ri o Ep inteiro,e algum de vocês teve a coragem de ver Super Sonico ? fazia tempo que eu não via um anime tão chato.
Ri bastante com D-Frag também mas…..é complexo fazer primeiras impressões de comédias desse tipo, não tem muito o que falar ou desenvolver.
Super Sonico é o AOTY ! Quem não gosta é porque não entende a profundidade do plot super intrincado. Na verdade é tudo uma grande metáfora sobre a vida e as escolhas que você faz. (foi lindo isso! e saiu de primeiro. Agora deixa eu desligar meu modo sarcasmo…….)
E ainda os Otakus reclamam do Ichigo por ser ”tudo”,essa mina e colegial,atriz,cantora,modelo,atleta e ainda demora 29,9 min do EP pra acorda,alem da sua bondade que deixaria qualquer freira no chinelo,depois disso eu tive que vê os OVA de Corpse Party pra desintoxicar,esse dai e pra quem achava que Another era anime de terror….
Não vi D-frag ainda, mas Super Sonico é 10/10.
Tanaka-san oque senhor anda bebendo
Na maior parte do tempo, água e suco. Skoll só em ocasiões comemorativas.
Achei bom, como foi dito é uma diversão leve para passar o tempo.!
*A opening é muito fraca…
Tenho quase certeza que a OP tá incompleta ainda, tipo a de Maou-sama aonde só ficavam colocando imagens dos episódios na OP (acho que só saiu a OP oficial no ep 5).
Bem lembrado!!!! Tirei conclusões precipitadas…
Mas aqueles quadros estáticos foi decepcionante
e ai povo ! eu ainda não assisti super sonico , mas pretendo dar uma chance ! já sobre narugami e d frag gostei d+ . nunca tinha visto uma queda tao grande de um personagem igual em narugami , uma hora é o fodao e depois kkkkkkkk. minha lista de anime só aumentou um anime ate agora, mas espero q cresça ainda mais valeu.
Boa análise será esse o anime comentado junto com Pedal,vi vários comentários comparando as semelhanças entre as condições dos poderes com Darker Than Black também,agora é esperar o desenrolar da história curti o anime,esse velho manja cada noite pegava uma universitária oO.
Vi D-Frag e achei legal confesso que ri em algumas partes,mas não gostei muito dos personagens provavelmente vou acabar dropando,talvez por volta do 3 ou 4 episódio.Super Sonico talvez eu acompanhe gostei do empresário e da amiga enfermeira dela.
Adoraria comenta-lo, mas vou acabar pegando Sekai Seifuku que estou hypando desde ano passado. Mas você provavelmente irá vê-lo por aqui de novo quando/se o Marco fizer aquele post de “terceiras impressões”.
Tranquilo por mim espero que seu hype seja correspondido a esse anime^^.
Heresia compararem com Dark than black (atmosfera totalmente diferente) e sequer fazerem menção ao excelente GET BACKERS dakkanya do qual Hamatora se inspira a ponto de parecer plágio.
Eu diria que a equação seria mais ou menos assim:
Hamatora = 93 % de Get Backers, 5 % Durarara (por causa da arte) e 2% de Darker than Black (só nas condições exigidas para ativar os poderes mesmo, todo o resto é Get backers sem tirar nem por).
Ainda assim, provavelmente será o meu anime favorito da nova temporada.
Até pensei nisso, pq Getbackers também tinha um cara que usava eletricidade como poder, mas como eu nunca cheguei a assistir (apenas vi meu primo assistindo), não me vi apto a fazer essa comparação.
KKK’ texto interessante.
Achei legal a ideia do CG do caminhão, como eu não reparei antes ? D:
Enfim, em suma, Hamataro será um anime normal, com uma premissa batida de personagens com visual Cool … Admito que os traços dos personagens foram o que me atrairam até o anime, mas continuando. Também acho interessante uma abordagem de todos os personagens do grupo que, apesar de não ser Durarara!, é relativamente grande. Aposto que eles ainda farão mistério a respeito do poder de alguns … Vamos ver no que vai dar.
Temos que ver se vai dar tempo também não é mesmo ? Parece que no final do episódio eles já deram um “start” na real história do anime, embora eu suspeite que ele inicie daqui a uns 2 ou 3 episódios. E, se for pra ser 1cour, teremos direito a finais em aberto e várias pontas soltas e.e”
G30G! Rapaz, vc veio do Sakura até aqui.
Não sei se um final aberto nesse tipo de anime é algo para se preocupar, afinal o que temos aqui é um formato episódico ou de arcos talvez em que os personagens basicamente resolvem problemas e retornam ao status quo depois disso. Eu posso estar enganado, mas não acho que esse assassino de minimiuns vá durar até o fim do cour.
Droga, já fui descoberto e.e”
Estou ampliando horizontes, por isso vim ler as analises dessa temporada u.u
Esse estilo “episódico” tem mania de ser imortal, isso não me faz muito feliz. Não gosto muito desse estilo, apesar de engolir quando necessário … É o caso do início do anime, quando eles apresentam os personagens, aí ei acho mais do que válido
De qualquer forma não me pareceu uma má primeira impressão, se for para ter 1cour só, ou 1cour do Assassino, espero que seja envolvente.. Só não me parece o estilo de anime que conseguiria uma segunda temporada, espero que não tentem forçar isso nele –‘