NerveGear (Sword Art Online) – Uma Realidade Não Tão Distante
Ao assistir ao anime Sword Art Online quem não se perguntou se esse capacete poderia vir a ser real um dia? Pois saibam que ele está mais próximo do que vocês imaginam. O início da revolução da indústria do entretenimento como a conhecemos começa nos próximos anos (2016/2017). Mas quanto tempo vai demorar para chegar ao nível do anime e que problemas e mudanças a revolução iniciada pela realidade virtual irá causar? é o que discutirei nesse post. Além de explicações sobre o Oculus Rift (óculos de realidade virtual) e o Emotiv EPOC (aparelho que lê ondas cerebrais).
Pra quem não sabe, sou um aficionado por tecnologia – o que para minha sorte bate com meu campo de atuação profissional. O problema é que é meio difícil escrever um post sobre o assunto sem fugir do tema do blog (animes/mangás/LNs). Felizmente, SAO facilitou um pouco minha vida nesse caso especifico.
O NerveGear
Em 2012 o anime de Sword Art Online (SAO) mostrou uma realidade fictícia – e bem palpável – do que poderíamos ver em termos de tecnologia de realidade virtual no ano de 2022. O NerveGear, mostrado no anime, é uma capacete que lê e envia informações para cérebro. Ele serve para ler impulsos cerebrais e transformar em comandos dentro do mundo virtual e para enviar impulsos ao cérebro com o objetivo de emular sensações e percepções. No caso do anime, o envio de impulsos é tão avançado que o capacete consegue fazer o usuário se desconectar do mundo real e se sentir literalmente dentro de um mundo virtual. Em termos técnicos o que o capacete envia são varias imagens por segundo ao cérebro de forma a emular um ambiente (a quantos frames por segundo? não sei, mas não tem lag, então é a mais de 24), isso junto a sensações de dor, frio, ect. Tudo isso enquanto mantém o usuário em um semi-coma, sem poder sentir, ouvir, ou mexer seu corpo no mundo real, também resultado do envio de impulsos elétricos ao cérebro.
Quando eu vi isso em 2010 (lendo a light novel de SAO) achei bem plausível, inclusive a data, 2022. Quando o anime saiu no entanto, apesar de muita gente ter achado a ideia legal, o ceticismo era enorme nas discussões de quando aquilo seria realmente possível: “2022? nem em 2050 teremos algo assim”. O ceticismo era devido ao fato de ninguém nem mesmo estar pesquisando algo do tipo, e não haverem qualquer aparelhos razoáveis de realidade virtual na época (ao menos nenhum amplamente divulgado). Coincidência ou não, em 2012 (mesmo ano do anime) o “Oculus Rift” apareceu em uma feira de tecnologia, e deixou grandes nomes da indústria de games embasbacados com a imersão que ele conseguia passar.
Oculus Rift – uma versão Beta do NerveGear?
O Oculus Rift é um dispositivo criado por Palmer Luckey, um aficionado em games que buscava uma experiencia mais imersiva. A ideia do Oculus Rift saiu da frustração de Palmer após testar diversos dispositivos de realidade virtual e se desapontar com cada um deles. Em 2012 ele apresentou seu projeto em uma feira de tecnologia e o resultado foi muito superior ao que ele esperava. Peixes grandes como o dono da Steam e outras empresas ofereceram milhões em investimento para pesquisa, aperfeiçoamento e produção em massa do aparelho.
Após o investimento de capital de grandes empresas começou o projeto para transformar o que era um protótipo (que podia ser comprado através de uma doação de mais de 300 dólares para o projeto no Kickstarter) em um aparelho comercialmente viável. Já foram anunciadas diversas melhorias desde que saiu o protótipo – desde redução no peso, redução do lag, melhorias no sensor de movimento, aumento da imersão e resolução do display – e o aparelho em sua versão final foi anunciado para algum momento de 2015 (dado os atrasos comuns nessa área eu coloco mais fé que saia oficialmente só em 2016).
O maior problema que a empresa do Oculus Rift ainda enfrentava é a sensação de mal estar que diversas pessoas sentiam (algumas não tiveram problemas) após o uso prolongado do aparelho. A causa segundo explicações dos analistas, era devido a imersão absurda que o aparelho causa. Explicando de forma simples, a sensação de imersão é tão grande que o seu cérebro acha que está vendo algo real, só que, como o protótipo ainda dá uns lags de vez em quando e ainda não consegue transmitir graficamente a sensação de fluides do mundo real (os responsáveis pelo aparelho dizem que na versão final isso já foi quase que completamente corrigido), o cérebro humano fica confuso e dai vem a sensação de enjoo e mal estar. Dizem que a versão final que deve sair em 2016 já teve esse e outros problemas solucionados, é esperar pra ver. Pelo que entendo de tecnologia no entanto, eu tenho quase certeza que a primeira versão do aparelho vai ter vários bugs, e “coisas” que vão precisar ser aperfeiçoadas. “Coisas” essas que virão corrigidas na segunda versão do aparelho, que vai ser bem melhor do que a primeira (isso vai se repetir na versão 3 e ect, mas não de forma tão absurda quanto vai acontecer da versão 1 para 2). É o mesmo que ocorre com novas arquiteturas de processadores, o salto da primeira para segunda versão é sempre o maior.
Apenas enxergar o mundo de forma realista não é o bastante
(Emotiv EPOC e Razer Hydra)
Só emular o ambiente para os olhos não vai dar uma experiencia próxima a SAO, já que você ainda vai precisar de um controle manual (mouse ou Joystick) para se mover. A solução para isso já existe como o vídeo abaixo demonstra através do uso simultâneo do Oculos Rift junto ao Emotiv EPOC e o Razer Hydra – todos disponíveis para compra na internet (apesar do Rift ser ainda complicado de adquirir para quem não pegou um na época que saiu o projeto no Kickstarter – quem doasse mais de 300 dólares ganhava um protótipo).
O Emotiv EPOC consegue ler sinais elétricos produzidos pelo cérebro quando pensamos, sentimos ou fazemos expressões faciais. No teste acima, ele foi usado para locomover um avatar. Mas como isso funciona? Exemplo: Sempre que você pensar em “andar para frente” o aparelho vai detectar a onda cerebral criada por esse pensamento, dar um código a ela – como 111254 – e depois o software do aparelho vai converter esse número em uma leitura mais simples, marcando o código 111254 como 1, que na linguagem do programa poderia ser o comando de andar para frente. Esse processo irá se repetir para o pensamento de “andar para trás”, “para o lado”, ect. Após essa calibragem, o software do jogo iria ler a entrada enviada pelo software do EPOC (o número convertido para 1, 2, 3, ect) e iria fazer o avatar virtual no jogo andar pra frente, ou para trás, lado, dependendo do código enviado. Para cada pessoa é diferente, então antes de usar um desses seria necessário calibrar seus impulsos cerebrais com o aparelho, andar pra frente para você pode ser o impulso detectado como o código 111255, para outra pessoa 111260, ou seja, o impulso pode ser parecido, mas nunca é igual em todas as pessoas. O direcionamento é dado pela cabeça do usuário já que o Oculus Rift tem um sensor de movimento. E como o Emotiv EPOC ainda não parece preciso o bastante para ser possível mexer os braços com muita agilidade, o aparelho Razer Hydra é usado para emular o movimento das mãos e braços dentro do jogo.
Usuário calibrando e usando o Emotiv EPOC:
Vale notar que o aparelho consegue detectar diferentes expressões e seus impulsos, ou seja, em um mundo virtual seria possível seu avatar imitar as expressões faciais que você está fazendo, como sorrir quando você sorri, fazer cara de bravo, ou qualquer expressão facial que você faça.
Mexer com o cérebro pode ser perigoso
Claro que o principal de SAO ainda não temos (ou pelo menos não a venda na internet por enquanto), que é um aparelho que envie ondas para o cérebro de modo a emular e controlar sensações e percepções. Mas a partir do momento em que ler o cérebro se torne algo simples, não vejo porque escrever nele será complicado. Se o aparelho consegue gravar que o impulso codificado como 111222 é dor no braço, nada impede que ele possa ser aperfeiçoado para mandar aquele impulso 111222 para o seu cérebro de modo a faze-lo pensar que está com dor no braço. O maior problema são os perigos que “escrever no cérebro” tem (SAO mesmo mostrou alguns deles como te prender em estado de coma e apagar ou manipular suas memórias). Mas pensando logicamente, esses aparelhos que enviam impulsos para o cérebro devem vir com “motores” incapazes de criar impulsos muito fortes e potencialmente nocivos ao cérebro, de modo a mesmo que deem problema, o sinal que enviem seja tão fraco que torne impossível causar dados reais ao cérebro da pessoa. Mas teremos que esperar pra ter certeza.
O Mundo Perfeito
Estou me prendendo a utilização em games aqui, mas é lógico que a aplicação desse aparelho irá muito além disso. Você poderá viajar para a França sem sair de casa, se encontrar com seu namorado(a) em um relacionamento a distancia – que será bem menos solitário – se reunir com a família mesmo que cada um more em local diferente do planeta ou até mesmo criar seu próprio mundo virtual particular. A industria de pornografia lucrará absurdos na criação de jogos com companheiros ou companheiras virtuais realistas (ainda mais se o emulador de sensações já estiver em pleno funcionamento). Tanto se vê potencial nisso que já tem um jogo com gráficos realistas e com mulheres criadas a partir da captura de movimento de atrizes reais em desenvolvimento sendo feito para o Oculus Rift antes mesmo dele sair no mercado (clique aqui para ver a noticia em mais detalhes).
(Seu personagem preferido a seu inteiro dispor)
O medo de muitos é que no futuro as pessoas se tranquem dentro desses mundos virtuais – que serão melhores que sua realidade na maioria dos casos. Isso já acontece no MMORPG online, mas a imersão ainda é bem baixa e a maioria mais se vê controlando um boneco do que realmente se sentindo dentro do jogo. Agora, quando você se sentir dentro daquilo, podendo transformar seu corpo fora de forma em uma corpo musculoso (ou de modelo no caso das mulheres) e tendo um companheiro ou companheira (um NPC com uma IA mediana criado por você) perfeitos tanto esteticamente, quando em termos de personalidade, a seu lado 100% do tempo, você vai querer sair de lá? Tenho medo da resposta, principalmente de indivíduos com psicológico mais fraco e perturbado. E para pessoas com uma imaginação menos fértil, pensem que vocês poderiam ter seu ator/atriz ou ídolo preferido a seu lado “fazendo o que você quiser” o dia todo, e sim, você teria sensações muito próximas as do mundo real. Você gostaria de sair desse local?
A tentação é tamanha que eu arrisco até mesmo um possível bloqueio do aparelho depois de tantas horas de uso, para evitar que as pessoas se tranquem em seu mundos virtuais particulares e não queiram mais sair de casa, ir trabalhar ou até mesmo se alimentar corretamente. O problema é que assim como desbloqueiam consoles para poder jogar jogos piratas, nada impede que descubram como destravar algo assim também.
A tentação é tamanha que eu arrisco até mesmo um possível bloqueio do aparelho depois de tantas horas de uso, para evitar que as pessoas se tranquem em seu mundos virtuais particulares e não queiram mais sair de casa, ir trabalhar ou até mesmo se alimentar corretamente. O problema é que assim como desbloqueiam consoles para poder jogar jogos piratas, nada impede que descubram como destravar algo assim também.
Mas quando chega?
Se levar em conta que o beta teste da realidade virtual terá inicio daqui a pouco tempo com o lançamento do Oculus Rift e do óculos da Sony para o PS4, não é difícil acreditar que lá pra 2024 a 2026 estejamos com algo próximo ao que foi mostrado em SAO. Afinal, olha aonde estavam os celulares a 10 anos atrás, só serviam para fazer ligação. Hoje são computadores de mão com processamento mais poderoso que um PC top de 10 anos atrás. A uns 6 anos quando os primeiros Smartfones foram lançados duvidavam que eles poderiam ter gráficos de um console…alguém já jogou Infinite Blade 3? ou Real Racing 3? Nenhum deles está muito atrás dos gráficos de um Xbox 360.
O negócio agora é esperar e se preparar, porque o futuro da realidade virtual terá inicio em 2016. E se tem uma coisa que todos que testaram o Oculus Rift concordam, é que ele vai mudar a forma do entretenimento em games como a conhecemos.
Extras
![]() |
| Pra quem não puder pagar um NerveGear…… |
O Oculus Rift nem saiu oficialmente e já tem EROGES japonês adaptados para ele (leia mais).
Relacionados:
Facebook compra empresa “Oculus VR” e Sony lança “Project Morpheus” – O NerveGear está cada vez mais próximo












E esse será o fim da raça humana ou pelo menos da parte frágil (Eu). Vai ser soro na veia e capacete na cabeça.#PartiuMundoVirtual
Muitas obras ja abordaram esse tema , posso sitar o manga Ressentiment que aborda o “relacionamento” no mundo virtual , você vai la compra o equipamento (Luva,capacete) e a sua “irmanzinha” para fazer o que quiser com ela , se quiser esquenta a relação tem ate roupa para retratar as sensações vividas dentro do jogo(melhor cena é o cara limpando o local onde ele coloca o palmito) kkkk muito zuado …
Ja penso que loco metade da população vivendo em uma matrix . 😀
Bom post ate a próxima o futuro sera sinistro ….
Edit:Isso será uma evolução para a raça humada ?
Olha, mesmo eu que me considero bem estável psicologicamente (não sou infeliz e até em momentos que começo a ficar depressivo eu me dou um murro interno, falo “ficar choramingando não vai resolver seus problemas seu bundão ! ” e volto ao normal em poucos minutos) não sei se aguentaria a tentação de ficar jogando um MMORPG tipo SAO por apenas umas 2 a 3 horas por dia – muito menos se eu tivesse uma mulher moldada ao meu gosto pessoal do meu lado o tempo todo. Eu não deixaria de malhar ou coisa do tipo porque sou absurdamente autocritico comigo mesmo, mas que eu gastaria um tempo absurdo no mundo virtual eu gastaria.
É, evolução eu não sei, mas isso vai trazer coisas boas e ruins com certeza. O resultado final é impossível de prever dado a infinidade de usos que essa tecnologia poderia ter.
Vai ser a nova cachaça dos trabalhadores …
Eu penso exatamente como você cita no Tópico, é um assunto interessante e que vai gerar sérias consequências essa tecnologia ficar disponível pra todo mundo… eu mesmo pensando rápido, me perguntei:
“Se existir algo assim, eu provavelmente só usaria meu tempo no mundo real pra trabalhar e passaria o resto num mundo virtual”. Além do que no mundo real só temos “uma vida”, já nesse mundo virtual, haveriam centenas de jogos, cada um com uma proposta e temática diferente.
Acredito que facilmente a humanidade vai se esconder nos seus quartos se isso acontecer, imagino até nossos filhos e netos tendo que “largar seu jogo virtual” pra jantar, eles vão é querer jogar até morrer. Eu realmente acho que tentar prever o que vai acontecer em um futuro assim é perto do impossível, chega a ser algo assustador. Não sei se é exagero meu.
Mas se eu dizer que não estou ansioso por esse dia, vou estar mentindo…
Isso se tivermos filhos e netos. Se a taxa de natalidade já está ruim em vários países desenvolvidos – a ponto de alguns deles oferecerem “mesadas” aos casais que tiverem filho como forma de incentivo – imagina depois que as pessoas ainda puderem ter a mulher/homem de seus sonhos a seu dispor no mundo virtual. Quem vai querer ter um companheiro(a) que fique te criticando ou dizendo o que fazer (mesmo com casais estáveis é algo que acontece de vez em quando) quando você pode ter um que concorde com tudo que você diz e nunca esteja de TPM ou mal humorado porque as coisas não estão bem no trabalho/vida/ect ?
Mas claro, eu também estou ansioso, o que eu mais quero é um pouco de adrenalina/ação. Sempre curti jogos mais hardcore (em que você morre muito até passar de cada parte, tipo “Dark Souls”) então gostaria de ver um game tipo SAO com foco em lutas físicas de proximidade e pouca magia. Como fã de aventura/medieval nada me daria mais prazer do que usar uma espada/escudo ou dual blades e sair matando monstros, bosses e players sentindo que era realmente eu que estava ali fazendo tudo aquilo.
É verdade, não vejo a hora de eu ser um “coroa” jogando SAO haha, porque quando o “Nervegear” estiver funcionando realmente como a gente sonha, de forma complexa e sem bugs, provavelmente já vamos estar perto dos 40-50 anos. Algo que eu desejo num mundo de fantasia como esse, seria poder voar como no Alfheim, seria fantástico.
Agora sobre ter filhos, não vejo problemas com coisas assim, o que eu quero é que o “mundo” pare de ter filhos, a população mundial está saturada e daqui a 10 anos no Brasil tá previsto que a população vai duplicar. Vai ser um inferno e uma miséria geral.
Agora quanto a casais virtuais, eu ainda vou optar pelos reais haha. Acredito que essa paranoia será mais pra geração que vai nascer já existindo esse tipo de “modalidade” de namoro, quer dizer, tirando os japoneses atuais que já fazem isso. Afinal uma briguinha de vez enquanto faz bem pro namoro, ou não. O_O”
É mesmo, tem que poder voar, a sensação deve ser indescritível.
Pensei nisso vendo Man of Steel a uns meses atrás. Como eu gostaria de poder fazer isso ! -> http://youtu.be/qGWmCKTZlPo?t=40s
Uma pesquisa realizada no Japão a algum tempo afimou que,provavelmente, a população diminiuirá, em média, 1/3 de ido aos adoradores de 2D preferirem uma relação com estes ao invés do mundo real. Se já está nese estado atual, imagina quando atingirem as metas apresentadas em vosso texto, prefiro nem comentar.
É cara, já prevejo viciados fanáticos que irão liberar seus aparelhos para potencializar todas as sensações e poderem jogar várias horas consecutivas, não os critico eu provavelmente seria um deles… Dano Cerebral? Ah cara, eu faço o tipo de psicológico fraco que vai usar isso ai de escape da vida real, e eu tenho certeza que não serei o único, principalmente se dormirmos enquanto imersos em uma realidade alternativa…
8 horas diárias de trampo, 16 horas in-game. Mal posso esperar pra jogar World of Warcraft nessa paradinha! (:
Eita, vai com calma, se você morrer de overdose não poderá aproveitar esse mundo virtual por muitos anos. Tem que pensar a longo prazo.
World of Warcraft nem tanto (joguei por 6 anos), quero um game com sistema de colisão, parry e esquiva (as pessoas se atravessam e as armas não colidem com a dos outros players no WoW). Ficar parado batendo de frente pro bicho enquanto leva hit é muito chato (em bosses nem tanto, mas pra matar mob normal é assim que funciona). Quero um game parecido com SAO (o da primeira parte, sem magia, se bem que……quero poder voar! Deve ser muito foda a sensação).
Dormi no jogo acho que seria impossível. Seu corpo tudo bem vai estar relaxado , mas o esforço que seu cérebro vai fazer para jogar vai deixá-lo muito cansado , quando parar de jogar sua cabeça vai querer explodir de dor …
É bem difícil prever o que pode acontecer, mas tentando pensar em como foi com a internet, vai trazer um outro universo pra ser usado como quiser o detentor da ferramenta, e vai reorganizar muita coisa no mundo… coisas muito boas junto de coisas muito ruins, quase toda ferramenta “revolucionária” traz exatamente isso.
Sim, prever com exatidão é impossível, mas me divirto imaginando as varias possibilidades. Na medicina poderiam usar para permitir a pessoas em cadeiras de roda ou com paralisia muscular como o Stephen Hawking andar e se comunicar normalmente em um mundo virtual. Na engenharia civil e arquitetura poderiam eixar as pessoas andarem dentro de imóveis que ainda nem foram construídos. O pessoal da publicidade terá que – possivelmente – repensar como vender seus produtos, já que as pessoas não vão ficar andando muito na rua ou assistindo tanta TV ( é bem capaz de colocarem propagandas piscantes das Casas Bahia no meio do céu do game que você estiver jogando….).
Só avisando que vou largar todas as cocotas quando puder transar com a minha waifu em realidade virtual.
Huahuaha, pior que dado a sua personalidade eu não duvido. O lado bom é que seus comentários no twitter (que você mandaria de dentro da realidade virtual em que estivesse) seriam muito mais positivos e felizes comparados aos de hoje em dia.
Lendo seu post me lembrei de uma reportagem do globo que culpava a cultura nerd ocidental pela baixa natalidade Japonesa, bem pode haver um preconceito ai, mais o fato é que os nipônicos tem a menor taxa de natalidade do mundo,gostaria de ver qual seria o impacto de uma tecnologia que faria essa mesma cultura explodir de adrenalina na sociedade atual, qual seria a critica em relação ao mesmo, questões como a realidade cada vez mais próxima induziria jovens a crimes hediondos,como seria feito a venda e que tipo de controle seria imposto,e que tipo de danos neurológicos isso poderia causar.
Fato é que uma tecnologia dessas pode ser de difícil acesso no começo,mas como as tv 3d sempre vai amenizando ate ficar consumível para a massa. também fico ansioso por tal, mas temo por danos irreversíveis na sociedade.
Esse é o bom de viver em um mundo capitalista o que é novo logo fica velho , essa tecnologia pode valer 100 mil dentro de 2 anos baixa para uns 50 mil dólares em 8 anos ja vai valer 2 mil dólares .
Aposto que os governantes nos primeiros anos que essa tecnologia se popularizar nem vão ligar, mas a partir do momento que eles perceberem a merda vão arrumar um jeito de colocar uma trava para moderar o uso e assim tbm vai começar a surgir varias pesquisas para saber os riscos . Aposto que vai ter tbm varias leis conservadoras de pessoas que não vão entender sobra essa nova tecnologia .So digo uma coisa se isso ficar popular a estrutura social vai se transformar muito …
eu acho que ainda ta longe ainda é preciso descobrir um modo universal de ler as ondas cerebrais imagina ter que calibrar cada comando como se abaixar, levantar, virar 180°, virar só a cabeça a 45°, etc levaria o maior tempo ainda teria que calibrar as sensações e quando isso acontecer eu tenho certeza que vai ter um grande impacto na sociedade se tem gente que passa 48 horas jogando até morrer nos dias de hoje imagina quando ele puder sentir o peso da espada na mão dar comandos de voz pra lançar magia, isso sem contar que vamos estar mexendo no nosso cérebro a chance de que alguém adultere programas para fazer você ter um ataque cardíaco ou um derrame cerebral ou ate mesmo adulterar sua memoria para você pensar ser uma pessoa diferente quem sabe até cheguem a controlar nossos pensamentos, claro isso não acontece em SAO porque poucas pessoas tem acesso a manuseamento livre dessa tecnologia pois o cara que mais conhecia o sistema cardeal morre e deixa pra traz uma versão mais simples da coisa mas imagina se qualquer pessoa com conhecimento básico em programação tivesse em mão um sistema desse ele poderia descobrir muita coisa almenos é oque eu faria eu ia fuçar até achar tudo que o programa pudesse oferecer mas se iriam usar o conhecimento pra beneficio da sociedade ou dele próprio a i vai de cada um
Demorei, mas finalmente consegui tempo para ler.
Lá vou eu e minhas dorgas, já que temos isto perante nós, quem disse que nós não estamos em uma realidade virtual e que levamos apenas um “reset”.
A matrix está bem próxima de ser criada, OMG.
aaaaaaqhhhhhhhhh estou até visualizando os machos tudo no redtube e.e. e as mulheres em programa de cozinha (pensamento machista e.e.). O lado bom, não precisaremos ir a escola, professores tirarão dúvidas onlines, lado ruim é que não haverá mais contato frente a frente.
Meu ponto de vista, nunca gostei muito de conversar pelo tel, net ou qualquer meio que não fosse frente a frente, mas não posso negar que a tecnologia ajuda muito e poupa tempo pakas,. Talvez seja por isso que não me dou tão bem com a galera usa pakas celular para trocarem msg pelo cel okay.
Uma coisa q eu não intendo é como vão fazer os movimentos do avatar sem se mover de verdade. Imaginar q vai pra frente seria ficar pensando na palavra “frente”? Ou isso de imaginar seria como se eu tivesse andando pra frente de verdade (isso seria uma experiência mais dinâmica, seria igual a SAO) ? Nesse caso, nós iríamos(nosso corpo real) nos movimentar igual o avatar? A gente ia ficar se debatendo e caindo da cama toda hora. Ou teria algo como bloqueio de movimento do corpo real? Acho q isso seria mais do q “ler” o cérebro, mas enviar diretamente todas as funções q seriam feitas pelo nosso corpo para o avatar. E coisas assim seriam extremamente complicadas. Pois o cérebro envia informações para o corpo q não podem parar em momento nenhum, como o batimento cardíaco ou a respiração. Como um aparelho iria fazer distinção de cada tipo de informação do cérebro para o corpo? Acho q isso seria um grande problema, pois qualquer bug no aparelho poderia levar a morte de uma pessoa. O q vc acha Marco? Estou sendo equivocado na minha opnião?
Em fase inicial acredito que o sistema vai colocar seu avatar pra andar assim que você pensar “frente” e apartir dai ele vai continuar andando automaticamente, se quiser que ele pare é só pensar “pare”, é bem simples até. Dá para aprimorar isso com base em uns artigos que li mas deve demorar um pouco (uns 5 a 7 anos). Na pratica, o que você faria é criar impulsos específicos para controlar um avatar, ou seja, você ensinaria seu cérebro a andar com aquele avatar, mexendo uma perna por vez, mãos, braços, ect. Isso já existe e é usado em pernas mecânicas de alto nível. O pensamento que a pessoa tem para mexer a perna mecânica não é o mesmo que tinha para a perna biológica que ela tinha antes então você mexer seu avatar não vai te afetar no mundo físico, você vai continuar parado.
De modo geral você vai ensinar a seus cérebro novos comandos que só servem para mexer outro corpo (o virtual). Você não fica pensando em andar para andar fica ? quando você é criança e está aprendendo sim, tem que se concentrar, uma perna de cada vez, ect. Com o aparelho que lê ondas cerebrais acredito que vai ser exatamente isso, você é um bebê e tem que aprender a mover seu corpo até que os comandos fiquem automatizados no seu cérebro e você não precise mais se concentrar para realizá-los.
Feche os olhos e se imagine lutando em uma guerra medieval, é mais ou menos por ai, você está dando comandos para aquele ser da sua imaginação e nem está notando. Sonhos, pensamentos, é tudo um bando de impulsos cerebrais. Conforme surjam aparelhos que consigam ler uma quantidade mair de impulsos por segundo deve ficar mais fácil fazer movimentos complexos com o avatar como fazemos com personagens na nossa imaginação mas no inicio vão ser movimentos simples mesmo como frente, corra, ande, trás, senta, levanta, ect.
Sobre distinguir os impulsos do cérebro, creio que você vai ter que ficar com o aparelho uns minutos (sem estar pensando em controlar o avatar) para ele pegar todos os impulsos que seu cérebro já faz automaticamente e colocar eles em uma lista de “ignorar” por assim dizer. Como você viu nos videos que coloquei no post o cara consegue mover objetos e o corpo do avatar mesmo que sem muita agilidade, então significa que o aparelho está conseguindo distinguir só o pensando de ir pra frente ou qualquer outro que ele esteja pensando dos outros impulsos que o cérebro já realizado automaticamente.
Nossa, vlw por esclarecer minha dúvida. Agora faz bem mais sentido pra mim.
Marco,apesar dos comentários serem de 2 meses atrás,irei dar minha opnião.
Já ouviu falar em ” Sonhos Lúcidos “?
Caso não,irei explicar,
Sonho lúcido é a habilidade de você acordar dentro do seu próprio SONHO…isso mesmo,apos acordar dentro do sonho,você vai poder manipular ele,tendo sensações , sentimentos como se você estivesse na vida real.Sim,você pode voar,fazer o que quiser,só que você precisa de treinamento e esforço para consegui-lo.Por exemplo,caso você entre no sonho e se Empolgue e fique feliz por ter conseguido,você acorda.é , não sei por que.
Tá mas vc deve tar pensando,qual a relação?Pra mim tem relação pelo fato de você estar podendo manipular ações dentro do seu subconsciente.Tem gente que falta muito tempo para vir o “NerveGear” mas se depender,ele pode vir até antes de 2022,minha sincera opnião.
Caso não tenha entendido muito bem sobre os sonhos lucidos…Pesquise.Pra quem curte coisas do tipo,irá se fascinar.
Nunca tinha ouvido falar, é de fato muito interessante. Pensando enquanto lia uns artigos sobre o assunto, mais de uma vez notei que estava estranhamento consciente em alguns sonhos que tinha e tudo parecia se desenrolar mais ou menos como eu queria (nunca tive 100% de controle no entanto) mas nunca tive controle de quando isso acontecia, apesar de ser mais frequente quando eu acordo e volto a durmir durante a manha. Vlw pela dica, é mesmo fascinante. Agora preciso aprender a controlar isso !!!!!!!!! *-*
Realidade virtual igual a de SAO antes de 2022 eu não sei, vai depender muito de como os capacetes de realidade virtual vão se sair esse ano. Mas acredito que teremos algo próximo ao NerveGear até essa data. A parte mais desafiadora ao meu ver vai ser mandar sensações pro cérebro, fazer isso de forma segura vai ser complicado.
Concordo,espero muito estar vivo até lá,afinal a tecnologia sempre nos surpreende e está sempre evoluindo,eu creio que sim isso será possível.
Que tal me adicionar no face? ^^ rs
Não tenho face, só twitter (@marco_abreuu) e email ([email protected]).
Hm,entendo,agora eu pensei…Em uma coisa que pode ser considerada meio difícil na criação do “NerveGear”
A comunicação com as outras pessoas…Tipo…como você ta la jogando e vai se comunicar com outra pessoa online,como todos os jogadores vão entrar no seu consciente ? Sendo assim,o “nervegear” teria de ser um equipamento maior.E os limites do jogo?Por exemplo,em Alfheim havia um limite de vôo,como esses limites poderiam ser estabelecidos?…
Vejo que a criação deste novo “console” terá muitos desafios pela frente.
o.O, acho que você tá interpretando errado. Ninguém vai entrar na sua mente(consciente), e o mundo está dentro de um servidor (não na sua mente), você só controla um boneco(avatar) com a mente, que está sujeito as leis do mundo (igualzinho a qualquer MMORPG atual – se não for permitido voar no mundo online em que você estiver você não voa por mais que queira). Falar vai ser por um microfone no capacete no início (bem simples), mas se um dia puderem te desligar do mundo real igual em SAO o capacete vai ter que interpretar quando você quiser falar e produzir sons apartir de seus pensamentos (complexo mas possível).
Hmm…entendo.
Quis interpretar tipo,vamos dar um exemplo,um amigo te solicita teleport e você aceita.Quando ele vem até voce não seria tao facil a projeção da imagem dele em sua mente,como um monte de coisas , as estruturas e etc..Será que tanta coisa caberia no “nervegear”?
Eu sei que hoje pequenos pendrives podem ter 40 gigas e etc,mas a questão do SAO já é diferente…
E também teria que ver as entradas do cérebro para não acabar te prejudicando e dando algum problema de raciocínio…
Humm…E isso que meio vai ser misturado com a parada de sonho lucido , creio eu , por que quando se acorda dentro do seu subconsciente,pode projetar ações dentro dele…Assim como era em SAO. Muitas pessoas que tem sonhos lucidos dizem que e muito real,voce sente frio,calor mesmo e sofre muitas sensações
Acho que não vão misturar com o sonho lucido não. No sonho lucido o controle é só seu e o mundo está dentro da sua mente, a ideia da realidade virtual é você entrar em um mundo criado dentro de um servidor (PC) com regras e possibilidades já pre-estabelecidas. Além é claro da necessidade de te manter em conexão com outras pessoas, o que faz mais sentido de fazer em um servidor externo (um PC) do que em um mundo na sua própria mente (sonho lucido). Te desligar do mundo e passar sensações (o que mais deve demorar pra ser projetado) vai ser feito através de impulsos elétricos mandados para o seu cérebro (como acontece em SAO).
Eu não disse bem uma total mistura,e sim uma semelhança do modo em que se age no subsconsciente
mano essa conversa de vcs ta gigante, e n acredito que li tudo
São só imagens mandadas pro cérebro, nada demais. Vai ser como olhar um jogo de RPG mas ao invés de olhar o boneco de cima você vai ter a perspectiva dos olhos dele. Quem faz os trabalhos de renderização de imagem é o processador e a placa de vídeo….no presente caso seu PC, você só recebe as imagens prontas no capacete. No futuro ( 2 a 3 anos) vai ser igual mas ao invés de você precisar de um PC para fazer esse trabalho o próprio servidor aonde o game está vai fazer o trabalho de renderização e processamento, você só vai receber a imagem já pronta. Isso já existe e ganhou o nome de “jogo por streaming”. A sony inclusive lançou uma rede de jogos por streaming ontem -> http://www.tecmundo.com.br/video-game/48783-playstation-now-e-o-servico-de-streaming-de-jogos-da-sony.htm
Oque eu queria saber é se o servidor sera para cada país, ou se será mundial e se for mundial como poderia ser a comunicação entre pessoas com idiomas diferentes ?
Difícil dizer mas apostaria em servidores separados para cada pais com a liberdade de você poder entrar em qualquer um deles (nacional é melhor porque vai ter menos lag). Um mundial é difícil porque teria que ter um servidor muito parrudo pra manter ele funcionando, não parece viável. Quanto a comunicação, já tem uns softwares que traduzem o que você fala de uma linguá para outra em tempo real (em smartphones inclusive), mas o mais normal é que se fale inglês em um servidor global ou então você se junte a um grupo especifico de pessoas que só fale a sua linguá.
Será mesmo possível criarem ?? e se sim , será que vira como s.a.o mesmo ou teremos que esperar mais um tempo ate esperar lançar um jogo para ele igual ao S.A.O ? PS:ATE 2022 VOU FICAR FAZENDO VARIAS PERGUNTAS ;D
Possível é, já a data eu não estou tão certo assim, vai depender muito de como o público vai reagir aos primeiros óculos de realidade virtual que vão lançar esse ano (ou ano que vem, não sei se vão adiar). Quanto melhor for a reação mais vão investir e mais rápido vai aparecer algo próximo a imersão de SAO.
No inicio só deve ter jogos de tiro e magia (são mais fáceis de fazer e programar já que não exigem sistemas colisão de espadas e coisas do tipo) mas conforme a tecnologia evoluir devem criar medievais parecidos com SAO.
http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jack-London/noticia/2014/06/o-mundo-real-vai-acabar-em-2015.html Parece que esta muito mais avançado do que imaginávamos.
eiii marco tem skaype nn vc e um cara com ideias legais e bom conversar com gene assim se tiver skaype me adc suenerik.martins
Marco parabéns pelo post, adorei o site já está nos favoritos e você no meu twitter. Meu achei esse anime fenomenal, está no meu top 3 de melhores animes.
E espero ansiosamente pelo dia em que poderemos fazer tudo do anime na vida real. Do jeito que a tecnologia ta caminhando creio que as datas não estejam tão fora da possibilidade, já a parte sensorial é outra história, mas com o poder computacional que estamos alcançando (hoje já temos até computador quântico), creio que antes de eu partir deste mundo, espero que bem velhinho, eu consiga usar essa tecnologia igual no anime.
Abraços
sé lança algum aparelho assim ate 2022 eu vou continuar minha vida normalmente eu só vou jogar de madrugada
Faz sentido o q disse sabe pq? pq seu corpo vai ta descansando, o problema é o cerebro será q ele iria descansar msm vc estando em semi-coma?
Claro que não. Vai ser igualzinho ficar parado olhando pra tela do computador.
Matar neoronios d+ ira reduzir o tempo de vida da pessoa, eu acredito que eles vão botar um limite de tempo nesse aparelho de acordo com o tempo que a pessoa passou acordada tipo um despertador.
Mesmo a o ultimo post sendo de alguns meses atrás eu vou comentar haha xD
Sobre a questão do “Seu Mundo Perfeito” isso é perigosamente fascinante eu por exemplo mesmo não sendo [ou não me considerando] um “indivíduo com psicológico mais fraco e perturbado” se eu pudesse criar e viver em meu próprio mundo perfeito dificilmente eu iria querer sair e não to nem falando de jogo como a maioria de vocês só sendo como em um Slice of life [que na maioria das vezes já é mas interessante que minha vida] com por exemplo todos meus personagens favoritos de animes e tals já seria o suficiente para eu não querer sair dela!
Muito provavelmente se não tive-se uma trava e o aparelho não “avisa-se” que preciso suprir alguma necessidade, eu morreria la 😛
E sobre o funcionamento a 3 situações que me intrigam.
Levando em consideração um funcionamento parecido com o do SAO digamos que estivéssemos jogando e nossa mãe ou alguém precisa-se de alguma coisa e fosse tentar nós chamar, ou acontece-se algum tipo de acidente tipo um incêndio?? Não teria como saber, a não ser que ela aperta-se um possível botão power par desligar mas isso cria outro problema que falo depois!
Outro problema é o Lag ok a maioria dos jogos e talvez até mesmo a ideia do “Mundo perfeito” poderiam ser feito de maneira offline certo?? Mas e em MMO [ou VRMMO xD]? no SAO não da Lag porque é o japão mas aqui no Brasil?? Seria tenso demais e os problemas que isso poderia dar, no minimo um enjoo
E por ultimo em caso de desligamento abrupto tipo queda de luz ou alguém “puxar da tomada” a dês-sincronização forçada poderia causar danos sérios ou no minimo vertigem e enjoo forte por que estar recebendo milhares de imagens por segundo e tendo fora a interceptação ondas cerebrais e do nada isso parar… poderia causar um ataque epilético ou até mesmo te deixar em um estado parecido com a da Paralisia do Sono [o comentário já ta bem grande se não conhecer da uma pesquisada é bem interessante]
Esperamos que a maioria desses problemas estejam resolvidos quando lançar o NG, mas o Lag, falta de luz e incendio isso já e bem mais sério.
Sera que vai ter botão pra da disconnect????
não se esqueça do neuro linker de Accel World que é um nervegear MUITO mais avançado.
Esse tá muito longe ainda, quando sair um capacete parecido com o de SAO começamos a pensar em implantes neurais tipo o de AW hehehehe.
Só quero viver o bastante para poder desfrutar de uma realidade virtual igual ou melhor a do NerveGear mostrado no SAO. Provavelmente já vou estar “velho” até la, mas é um desejo de vida, morreria feliz chegasse a hora, se completar esse desejo.
cara isso tudo que você disse é com rasão , tudo pode acontecer mas se lançar claro que eu gostaria de ser um ” beta tester “
Seria muito bom como tambem poderia levar o fim do mundo,Ou ate mesmo a morte em um game pois como saberemos se tera algum bug que nao deixara agente desloga ou ate mesmo,,,,,Seu avatar morrer vc ir junto são muitas coisas misteriosas mais claro todo mundo espera por isso e esperar por quanto sera vendido essa graçinha
Cara tá de parabéns o seu blog, adorei o assunto abordado. Quando vi SAO fiquei fascinado com aquela realidade e com a possibilidade de que um dia aquilo se tornasse real. É como você comentou essa tecnologia trará graves problemas para o mundo, as pessoas irão se trancar em seus quartos e irão se fechar para a realidade. E também irão trazer muitas possibilidades como na medicina, como a capacidade de pessoas tetraplégicas poderem se movimentarem livremente.
Mas pra mim o que importa mesmo é poder um dia desfrutar de SAO como no anime 😀
Um mundo mortal na qual terá uma possibilidade de conhecer a Asuna e sobreviver ao lado dela? seria o mundo perfeito né 😀
E o meu sonho jogar SAO exatamente como é no anime ( sim mortal, sim sou loco
Tu quer uma Asuna né? muita gente quer viver como o Kirito também e.e
Gente só acho que não precisam viajar tanto, só uma mente doentia preferiria ficar trancado em mundo virtual, este mundo pode ser uma porcaria , mas é a realidade, nele que aprendemos a viver e a admirar a vida com as melhores e piores situações que podemos viver, não abriria mão deste mundo por uma fantasia doentia só para satisfazer meu desejo de um mundo perfeito, seria uma maravilha eu ter um mundo fantástico onde pudesse fugir da realidade quando me convém, mas não sou hipócrita em abrir mão da minha “vida” por isto, eu anseio a chegada da realidade virtual, mas não sou doente ao ponto de me trancar dentro de um jogo e esquecer a realidade, agora que muitas pessoas farão isto é preocupante, chega a me dá medo, muito medo, mas a vida é responsabilidade de cada um, no entanto não deixa de ser preocupante em que ponto a mente humana pode se iludir, creio que os pais não serão tão tolos a deixarem os filhos se matarem por conta própria, eu realmente espero que as futuras gerações sejam mais responsáveis e menos idiotas, e valorizem mais a vida que possuem sem deixarem de desfrutar das fantásticas tecnologias que apareceram entre elas a realidade virtual – agora devo confessar que eu quero muito sentir a sensação de poder voar, seria uma das melhores coisas que experimentaria em vida mesmo que fosse uma sensação ilusória.
Mas por muito menos pessoas deixam a vida real de lado.
E se existir algo do nível de NervGear acredito que muita gente deixará de viver normalmente apenas para vivenciar a experiência de uma vida controlada do jeito que a pessoa idealiza.
Mais uma vez acredito que se isso acontecer, pessoas mais interessantes estarão dispostas a viver no mundo real.
Eu trocaria o mundo real pelo virtual concerteza, poes game é um modo de vida e pode ser construida outra vida no mundo virtual bem melhor e mais calma!!
Talvez você seja essa parte que prefere uma experiência controlada e “segura”.
Se um dia essa tecnologia estiver disposta para a grande maioria das classes sociais. Acredito que muita gente se ausentará quase por completo do mundo real.
–
Isso só reforça minha teoria que as pessoas que ainda preferirem o mundo real serão mais interessantes de fato.
–
É tentador a possibilidade de ser e ter o que quiser como você mesmo disse caro Daniel.
Ainda mais para pessoas que possam não ter a o mundo como idealizam. Por um trauma, por miséria, problema racial, social…
–
Mas até quando a via controlada e segura irá entreter? Até que ponto esse mundo mágico que você é qualquer coisa e pode fazer tudo que desejar o fará feliz? O fará completo?
–
Eu também adoro vídeo games, pois o transporta ao mundo que não estou habituado a viver. Mas uma hora aquela experiência desgasta como tudo na vida. E aos poucos perderá o interesse.
Criar uma vida virtual é um recurso interessante, mas não acredito ser uma experiência completa de fato. Mesmo que a tecnologia simule de modo perfeito aquele mundo virtual. Você ainda sabe que não é real por mais que queira que seja…
–
A vida real é insana e muitas vezes injusta. Mas é repleta de surpresas e improvisos por ser incontrolável. As pessoas que fogem para o mundo virtual por qualquer motivo que seja, um dia irão questionar se aquele mundo perfeito é completo.
Industria pornográfica irá fazer as pessoas nunca mais voltarem pro mundo real, e existe MMORPG’s que prendem a pessoas como se fosse um NerveGear, então o mundo virtual perfeito nunca irá enjoar para a maioria das pessoas que o acessarem(principalmente porno).
Rsss é cara, de certa forma concordo contigo.
Por muito menos as pessoas se abstêm da vida real.
Imagino que uma parcela considerável viverá na experiência controlada.
–
Mas por um lado isso pode ser até bom. Já que será mais interessante interagir com as pessoas que preferem viver o mundo real.
O problema não será só bugs, assim como foi mostrado no SAO jogadores que matam outros jogadores mesmo sabendo que iria da em morte ou que nem ligavam se ele iria morrer sim ou não, a mente das pessoas e confusa e poderá ter muitos psicopatas que poderão tentar entrar na sua mente durante o jogo isso seria um problema bem grave e muito difícil de corrigir, então eles teriam que melhorar muito mas muito a segurança antes de criarem um multiplayer social como SAO.
Mas em singleplayer quem iria lucrar mais séria a industria pornográfica ctz.
É de certa forma esse tipo de tema rende excelentes histórias em livros, desenhos e filmes.
Esse tema me faz lembrar algumas obras. E uma delas é um filme antigo. Assisti quando era moleque e se chamava “Strange Days” ou “Estranhos Prazeres”.
O filme trata uma realidade na qual existe um aparelho que consegue gravar as memórias e sensações “físicas” das pessoas que a usassem naquele momento. Lembra muito o conceito do “Nerv Gear”.
No filme o protagonista meio que faz contrabando dessas memórias, pois parece se tratar de algo ilegal.
Durante o filme acaba aparecendo um psicopata que assassina as vítimas gravando as sensações de dor e sofrimento durante o crime.
O filme é bem interessante, apesar de não ser o filme foda.
–
Bom, mencionei esse filme, pois sempre haverá pessoas que se apoderam de tudo que é possível para extrapolar suas psicopatias. Pela internet é ainda mais fácil ver o comportamento que as pessoas possuem. Que difere muito da ações tomadas na realidade por conta do freio que a sociedade perpetua.
–
Rsss não é preciso criar uma tecnologia do Sword Art. Basta visitar um pouco a deep web ou algo do tipo.
Não importa como e nem onde. A maldade parece ser inerente ao humano.
http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jack-London/noticia/2014/06/o-mundo-real-vai-acabar-em-2015.html Olha só galera uma reportagem que saiu sobre o óculos de realidade virtual, parece que esta muito mais avançado do que imaginávamos.
Caraca, muito foda.
Tenho uma pergunta: Poderemos fazer Sexo ?
Nem, cara. Sou hetero, desculpa =/
Acredito que entrar em um ambiente sem uma genitária seria meio desconfortável,por isso creio que sim….Como o Marco Disse as industrias pornográficas vao lucrar muito com isso.
Eu estou falando sobre o Jogo,não sobre vc.
Se esse jogo se concretizar,vou viver nele.
Rsss se acontecer essa capacidade de emular a realidade. No more Real World, para muita gente.
Eu acho, que talvez o mundo real se torne mais interessante para mim. Se isso realmente acontecer.
Bom, sera realmente foda se o Nervegear existir, ainda mais se demorar pouco tempo
ei eu tou afim de comprar um Emotiv EPOC e queria saber seele funciona pra pc
Se eu não me engano foi a Sony que fez Infinity Moment e Hollow Fragment , então faz sentido
Imagino se a sony a emotiv a oculos riftc a Google glass se juntassem com empresas de design de jogos e gráficos SAO nao estaria tão longe de ser criado
mai s alquem sabe o dia q vai ser lançado capasete virtual para entra en coma?
cara imagina nos no jogo nevergear sao sentindo gosto vend a cor vai ser irado
ei vcs sabe se lançar nevergear em que cidade vai vender ? se souberem me fala
e mesmo corcordo com ele vcs sabem em que cidade vai vender ?
A versão do Oculus Rift para consumidor deve lançar no ano que vem pelo que tão comentando. Devem começar pelos EUA e depois ir expandindo conforme demanda. A versão beta já dá pra importar no entanto, custa uns 300 dólares que eu me lembre.
Mas se tá falando de algo parecido como Nervgear então isso tá bem longe de aparecer no mercado ainda.
vle
vlw cara
sera que o nevergear vai ser conectado a internet ou sem internet?
Depende se o jogo é offline ou online ué. É um dispositivo de realidade virtual, ele é feito pro jogo parecer real pra você. Se estiver jogando um jogo online então vai precisar de internet, se for offline não.
vlw cara me ajudou muito
se lançar never gear qual vai ser nome de vcs o meu vai ser ichigo ou hibari
sera que poderemos escolher qualquer avatar ate personagens de animes?
e tambem vai ter varios jogos alem de sword art online /
vai ter outros jogos alem de sao? e poderemos escolher qualquer avatar ate de anime?
SAO não tem nada a ver com isso, é só um anime, e enquanto não vejo porque não podem lançar um jogo parecido não acho que vão investir em algo igual, principalmente no início. Deve acabar saindo jogos de MMORPG medieval pra realidade virtual, mas acho que vai demorar devido a complexidade de movimentação.
E não vai sair nada parecido com o aparelho de realidade virtual de SAO pelos próximos 10 anos então melhor se acalmar e esperar.
Tomara que lance antes de 2050, quero estar vivo quando ele lançar pra testar :/
penso gente sai na televisao revistas jornais o nevergear .ia ser legal todo brasil sabendo
Sera que antes de 2030 vai existir o neveGear igual do SAO ?
acho que sim falaro que ia ser em 2022 no japao mas no brasil e outros paises 2025
Cara nevegear n vai ser lançado em 2022 A realidade e se for so pra o seculo 23 né
tipo assim sera que quando lançar o capacete virtual sera que poderemos as outras pessoas do mundo real
vai ter so jogo de mmorpg ou vai ter varios jogos normall ?
se agente quiser sair ou ser ter que sair para fazer ajustes como vamos sair do jogo?
vai ter esses mmorpg de animes tambem?
cara mais se nós podemos controlar os sonhos lucidos podemos ter sençasão de nao poder mecher partes do corpo isso pode acontecer quanto ao jogo?
Não faço ideia. Nem penso muito nisso pra ser honesto, o negócio de realidade virtual tem que começar pra valer antes de pensar se vão travar o nosso corpo ou não. Mas eu acho que não.
a gente podera sentir o gosto das coisas tipo se agente comer alguma coisa la boa . poderemos sentir o gosto ?
A industria pornográfica vai investir pesado em gostos e coisas pra comer, relaxa que eles são muito ricos 😉
Rapaz, para ser sincero, eu fico meio abismado com essas coisas. Trabalho com informatica e afins então estou sempre por dentro dessas coisas. Eu confesso que não curti muito o Rift, por mais que seja um gadget revolucionário, eu acho meio broxante ter que ficar mexendo le bracitos e pernitas para entrar nessa “imersão”. Enfim, to sendo exigente com uma tecnologia nova, eu sei, mas fazer o que kkkkkkk.
Eu já li em alguns foruns americanos sobre diversos dispositivos como esses que passaram pelo kickstarter e alguns conseguiram bons apoios como o Rift conseguiu. O problema de tecnologias como essa, foi o supra citado no texto, uma hora as pessoas vão começar a fugir do mundo real e ver o mundo virtual como o real. Mas não consigo ficar menos ansioso pelo dia em que vou poder chegar em casa, me largar na cama com um NerveGear da vida e ir para um bom MMORPG e curtir algumas horas de bagunça. Enfim, será que lá pelos anos 2022 ~ 2025 já teremos algo assim? Sinceramente eu torço que sim.
eu tambem creio que sim com o avanço da tecnologia e possivel ter.quando lançar ja vou ta la na fila pra comprar kkkk
Já até comprei um cofrinho que cabe uns dez mil(só em moedas) kkkkk
como o shido falou quando for anunciado que vai existir um desses vou fica na fila 1 semana antes kkkkkkk
quando lançar vo no japão só pra comprar e ja começa a guardar dinheiro que vai custar mais de 10000
qual seria o nome de seus personagens em MMORPG
kirito ou ichigo sei la
Amos
heathcliff ou deathgun
Heathcliff ou Kirito, so vai ter nego com esses nomes :v Asuna também.
·Kirito· e ia procurar uma Asuna kkkkkk
Death
se lançar jogo de magia e de tiro primeiro vou jogar 1 dia magia eo outro dia tiro kkkkkkk
qual vai ser seus primeiros mmorpg que vcs vao jogar
eu vo jogar perfect Word q e mmorpg q e de fantasia
Grand Fantasia pt
Eu n vejo a hora q lançar o Nevergear alias ja estamos em 2015 haha quando lançar eu ja vo ver para comprar
eu tambem kkkkk
vc sabe se o nevergerar vai ser so para maiores de 18+?
Alguns Falam Que Vai Lançar Em 2019
Tomare Que Lance Nesse Ano Mesmo
Asim Jogarei ele mais cedo
*Esperando Ansiosamente*
Eu mesmo queria acreditar nisso mais tipo sei que vai demorar mais alguns aninhos , cara pensa bem não existem computadores que consigam reproduzira a complexidade do cérebro completo (cientistas gastaram 40 minutos para reproduzir 1% de um segundo do que o cérebro faz , imagina receber todos os dados do cérebro e converter em realidade virtual , isso é uma imensa dificuldade , para acabar antes de 2030 teria que haver pesquisadores de todo o mundo trocando informação sem aquele negocio de lucrar com tais informação , como existe muitos cientistas nessa fachada o governo se aproveitarão deles , bom espero que realmente trabalhem duro nesse NG que tanto amo e esperarei , quando lançar já estarei na fila *-* espero esse sonho realizar , apesar que pode se concretizar num futuro não tão distante.
acho que nao porque no anime o kirito ja tem 17 ou 16 nao lembro mas na vida real e diferente
Deve ser pra maiores de dezesseis
Eu queria jogar Perfect Word no nevergear sera possivel?
Também pensei no nosso querido PW !!!
Poderá ser sim, mas que dá trabalho pra construir jogos de RPG, com certeza dá um imeeeenso trabalho.. então iria demorar mais alguns anos :v ou os japinhas já vão lançar junto com o nevergear, como um jogo de estreia. Quem sabe… ( PW mesmo não vai ser possível, mas um jogo de MMO RPG com certeza seria 😀 e no mesmo estilo, as pessoas que mais estão ansiosas pelo nevergear com certeza são como nós, que curtem um bom MMO RPG ! )
Se realmente sair um aparelho que possa controlar sensações e percepções do celebro,sua primeira aplicação seria militar,seres humanos sempre quiseram controlar seres humanos,isso e da natureza humana.
sim e claro que um dia ficaria disponível para jogos,assim como energia nuclear e usada para beneficio e ate tratamento medico.
Nao estou criticando a criação de um nervegear real(eu mesmo queria ter um)mas acredito que se as pesquisas estão avançado certamente so sabemos metade da verdade a outra metade esta bem guardada pelos governos do mundo.
Ps:sera que fui o único a ver utilidade militar nessa coisa?
Eu aposto que seria na industria porno.
*Cérebro*
Eu não tinha pensado nisso, mais agora que vc falou… realmente, pode ser verdade…
Se sair um aparelho desse o ideal seria que ele lesse se o sexo da pessoa é M ou F pois se n em jogos pode ter ciladas kkkk
kkkkk verdade.
vou começar a guardar dinheiro
ei quem joga one piece online ? eu jogo e foda
eu jogava mais parei de jogar
Isso ta criando pra entrar no game,e quem foi produzir vai ter q colocar onde deslogar onde poe CD no capacete e isso q vai ser dificil ele vai ter q fazer monstros renascer o dano que VC vai tomar
e mesmo mas o poblema é se eles vao lançar mesmo. bom vamos ver no que vai dar
Me adc no facebook ? to adicionando geral q gosta dessa porra :3
qual eo seu nome no face
Me add clica no meu nome man
Eu Tento Descrever pra algums amigos meu o S.A.O mais é mt
Ruim Descrever e por isso fico feliz de ver gente que viu o anime que nem eu e esta asiosamente esperando o N.V=NeverGear
Porra foda demais sao. Lança logoooo 2022 ta chegando ta passaandoo tempo kkkk quando sai vo compraaaaaaa foda
o ruim e que tem poucos otakos e otamis comparando o tanto de funkeiro que existe no mundo né
Eu nunca mais sairia
Tchau Mundo Real???
kkkkkk eu tambem
eu tb
EU tbm rs !!! só pra comer msm kk
quem dera eu pudesse né
Shido Itsuka me adc no facebook ?
qual eo seu nome no face nevergearsao
Bem, se criarem mesmo eu iria querer do S.A.O porem,acho que ia ter utilitades para pessoas “más” vamos dizer assim para poderem controlar o ser humano pois algo tao FORTE PARA CONTROLAR O CEREBRO humano ia ser util para isso..bem vamos esperar para ver
estou super empolgado para 2022
Na verdade pode ser antes,porque no anime em 2022 foi lançado o sword art online,o nevegear já existia antes,ele deve ter sido lançado em 2020,o Kirito até fala pro Klein no ep 1 se esse era o primeiro jogo que ele joga no nevegear,então lançaram jogos antes de sword art online,SAO deve ter sido o primeiro jogo online que lançou para o nevegear.
Bem,oque eu falei foi no anime,na vida real pode lançar antes ou depois de 2020.
vc tem razao
No proprio mangá o kirito fala que aquele foi o primeiro jogo VROMMORPG e que antes os unicos jogos que tinham eram jogos educativos e puzzles
bom 2017,2022 tanto faz e so esperar e guarda dinheiro pra comprar o nevergear e o jogo pois aposto que não vai sair barato aqui no brasil né
Glr o q n tou entendendo é se vai dar pra falar dentro do game ‘-‘
Vai sim carinha, eu ia mandar um texto legal agora, mas prefiri resumir.
Então……….
———————————————————————————-
BASICAMENTE E RESUMIDAMENTE: se vc quer falar, seu cérebro vai falar antes de você e o aparelho vai entender isso e colocar no jogo. fim, não tem segredo :v seu cérebro é o que comanda tudo no seu corpo através dessas ondas não sei o que, que mexe com os neurônios e………… e enfim, não sou bom em ciência, biologia, nem nada assim. mas é isso.. ponto.
obg mais uma duvida o q vai ser lançado na proxima decada é de imersão total?o NG
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009419289320
( Meu facebook )
E.. hmm… imersão total não, seria perigoso… Mas vão fazer uma forma de nós pensarmos que estamos dentro do jogo e que não podemos sentir algo vindo do mundo afora, tipo isso kkkkkk ( não seria total, por isso não posso dizer como seria exatamente 😛 )
ei hibiki passa teu face?
Atualmente não existem computadores que consigam reproduzira a complexidade do cérebro completo (cientistas gastaram 40 minutos para reproduzir 1% de um segundo do que o cérebro faz, vai melhorar quando os computadores quânticos se popularizarem (um deles foi vendido pra Google e NASA, por apenas 15 milhões de doletas, o D-Wave 2), ou se novas modalidades de supercomputadores surgirem.
http://gizmodo.uol.com.br/supercomputador-1-por-cento-cerebro/
http://gizmodo.uol.com.br/d-wave-2-quantico/
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=como-computadores-pretendem-imitar-cerebro#.VXJANs9Vikp
Mas não podemos prever o que virá, quem imaginaria 10 anos atras um Galaxy S6 que é mais poderoso que vários computadores da época (acho que todos os domesticos).
(quando o assunto é computação eu falo demais, hehehehe)
man eu quero mesmo é que adaptem pra assistir anime imagina assistir um high school DXD com realidade virtual pqp
kkkk iria ser bom mais sou mais um game U.u
ei se lançar o nevergear qual vai ser o nome de vcs
o meu Danires
O meu vai ser Death
o meu ira ser Girl ice
o meu vai ser ichigo ou kiritog4
O meu Lucarlli
o meu seria Killer Death ou Johnny
vcs tem ps3 se tiverem qual eo nome da psn
A minha PSN e Jhonny 557 add la mano partiu joga junto
estou ansioso pro lançamento mds vai ser maravilhosooooo haha mal posso esperar #AMOMUITOTUDOISSO.
Não Vejo a Hora de lançar e eu ser uma pessoa da fila para comprar *-*
E encontrar um Kirito <33
Kirito nasceu em 2013, ele ta com 2 aninhos agora, pede um autografo pra ele enquanto não e famoso ksksksksks.
de onde se tiro isso tio kirito nasceu em 2006 :_: ele teria 9 anos agr :_:
7 de outubro de 2008 http://swordartonline.wikia.c om/wiki/Kirito
Nos 2 erramos lol
vai ter tanto fake com nome kirito que online todo servidor vai ter um
Vou ser uma jogadora solo <3
com, certeza isso vai bombar mais se for pra lançar em 2017.. ate em 2022 q vai tar mais omenos parecido com o anime mais q se foda kk eu vo cmprar isso desde quando ser lançado e o meu nome vai ser GustOz, Gu
ee vai ser foda
so que até lah vo ficar no Dota e o Lol
vou entrar para uma guilda
Vo entra pra Fairy tail kkkkk
Fiquei empolgado
mais sem o coma varias pessoas iriam morrer por sustos e etc nos jogos ^^
Se um dia existir um console assim aqui no brasil ninguém vai ter condições de comprar,talvez nem chegue no brasil kkkk o bagulho vai custar mais de 1K.
nevergear vai ser uns 11000 r$ kkkkkkk
mds galera cs axam msm q eles tem capacidade de criar um NERVEGEAR com coma? pois sem coma varias pessoas vao morrer pois o oculos rift ja quase matam as pessoas de medo
so nao jogar jjogo de terror kkkkkkk
kkk ate os outros jogos dão susto u.u pq kkk dão tipo quando vai bater em um jgo de corrida
kkkkkk
e mais vai ser muito dificil porque quase ninguem vai querer jogar jogo de corrida porque e muito dificil controlar com o pensamento e aleluia que eu vou so jogar jogo de tiro espada e magia
kkk ou seja mmorpgs um jogo tipo ALO ia ser da hora
e ia ser legal
A industria pornográfica vai ficar tão rica, mas quem não pagaria pra ter tudo a seu dispor como se fosse realidade?
passa seus face.
Se o cérebro é o que controla tudo nesse mundo , então dependendo da energia positiva eu poderia controlar o jogo :V heuheuheu , vou virar buda rsrsrs. mas então esses desenvolvedores de óculos rift, nerve gear , etc deveriam achar alguma forma de bloquear a energia positiva lá dentro senão alguém vai poder bugar o jogo e tals . vai saber, se alguém pode matar alguém na vida real através de um jogo não deve ser muito difícil de bugar através da inteligência realística rsrsrsrs . Mas ninguém aqui quer que esses capacetes tenham uma capacidade de matar alguém tanto no jogo como na realidade, que é o que acontece em SAO, para quem assiste
kkkkk do nada esse site virou site de conversa kkkk
Eu ri quando li: (Seu personagem preferido a seu inteiro dispor) pqp kkkkkkkkkkk
Achei maneiro, eu seria uma jogadora solo, como sempre ><
TB pra quer grupo que so atrapalha ^^
Né, só jogadores solos são os verdadeiros pros.
Vc pode usar um grupo para evoluir mais rápido e abandona eles quando não precisar mais de ajuda
eu realmente tbm era assim em jogos era solo tals eu ja fui rank 27 em smite dps q parei de jogar solo e vi como e bom ter amigos vcs pensam em estrategias juntos ,etc no dia em q comesei a jogar com (pessoas) eu subi pra rank 24 atualmente parei de jogar esse jogo :_; pq fico chato e n acho mais nenhum jogo foda pra se jogar :_:
se for pra fazer um aparelho com uma telivisao na frente melhor nem dar o nome nervegear pra ele (Y)
é sim
Aí de quem jogar Alien vs Predador neste negócio. Rs
tipo quero ver se quando lançar depois de uns 2 anos vai sair rack pra ele pq tudo q faz sucesso a negada quer criar rack. e tipo quando for criado provavelmente vai ter varias pessoas com grande conhecimento a ponto de fazer esses tipos de coisas
Kirito vai ser o hack dos 10000 primeiros hsuashahusahu.
Acho que ninguém teria coragem de hackear o cérebro
Nós sentirmos dor no jogo vai fazer com que nós esquive dos golpes e nos mantenhamos vivos lá pois se não sentissemos dor nós não nos impotariamos em esquivar
NerveGear espero ansioso meu nome no SAO vai ser Crafer
eu do ate agr pensando em um nome para mim gosto muito de animes jogos e sou viciado em tecnologia estou tendando fazer um nome q caiba cada palavra nele :_:
um dica pa vc seu nome poderia ser (TECNOFEATER)
me identifiquei tanto com “sao” que , meu maior sonho é visitar um mundo como “sao” ou ”alo” muito toop
Para termos um nervegear,aparelho que levam raios ao cérebro que de a visão,renderização do mundo,tudo isso no seu cérebro e ainda fazer entrar em um “semicoma”,isso tudo com certeza terá algum tipo de acompanhamento medico,quero deixar bem claro que meu maior sonho com certeza é jogar nele (se um dia existir) mas tenho certeza que vai existir,porém num futuro bem distante,eu chuto 2055,2065 por ai
man seu chute esta absurdamente errado ja deve uma materia q conseguiram criar um negociu desses de realidade virtual q mandava ondas cerebrais ao cerebro e voce n podia ficar estresado se n voce n consiguuiria pegar o bloco com a força do seu pensamento isso combinado com o oculos rift se consiguirem unir tudo em um so aparelho o unico poblema sera o preço….. q deve chegar a faixa dos $3000
no maximo
Se eu estiver vivo quando fizerem o nevergear
Irei gastar todo o meu dinheiro para comprar ele e usarei o nome kirito em todos os jogos
Ai ja e sacangem (n vim pra falar isso mas como eu mudo a fotooo?) mas msm assim e sacangem
Você vai ser só mais um Kirito entre os outros 2 Bilhões
o lado bom e que eu vou ser um kirito 🙂
mas vou ser autentico usarei o nome q eu proprio criar provavelmente (RICOR)
provavelmente n terei esse dinheiro ;-;
juntar uns dinheiro e pa
Essa Foto ai Link Start hausahsuashu
PESSOAL EU TIVE A OPORTUNIDADE DE TESTAR o protótipo de ÓCULOS DA SAMSUNG CHAMADO: SAMSUNG GEAR VR, VC ACOPLA O CELULAR NO ÓCULOS E PODE ASSISTIR VIDEOS CURTOS, FILMES,VER NETFLIX ENFIM CLARO QUE NÃO CHEGA AO NÍVEL DO NEVERGEAR DO ANIME MAS E BEM SATISFATÓRIO, MEU E MUUUUITOO LOKKO. AINDA NÃO TEM VALOR DE MERCADO MAS ESPECULA SE QUE VAI CHEGAR ENTRE 1.500,00 A 2.000,00.
essa e uma foto do gearvr que tirei do google. se tudo der certo em 2016 começara as vendas no brasil 🙂
ei glr algum de vcs joga five night at freddy usando gmod?
assim não dá gente ali diz que pra se mexer é pelas ondas cerebrais ou seja se você quiser fazer alguma coisa você vai fazer mas… Meus desejos são eróticos e macabros vou treinar antes se não vou sair matando gente e abusando de Asunas
Kirito nasceu em 2009 a sfd sou 7 anos mais velho que esse miseravi não tenho como ser o kirito vou ser fake 🙁
Mano se tem DÊmencia?
miseravi qualquer um q querer se o kirito ate eu q tenho 9 anos :_: vou ser fake a quem eu quero enganar eu tnho 24anos :_:
velho assiti e confeço q queria ser o kirito mas se tiver msm issso e der pa mimj comprar vai ser foda
Kirito entrou no SAO com 13 anos sabiam ‘-‘
Mas alguo me me incomoda quando vc dormi seu cérebro manda ondas criando imagens cheiros e ate dor a neurotecnologia não reparo que podem usar isso a favor do teria que cria códigos mandados por ondas e melhorar a imagem inviada pro cérebro o resto nosso cerebro fazia
excelente máteria, mas creio que o futuro nesse aspecto não será tão assim, até o kirito que era meio playboy não tinha grana direito pra comprar, mesmo sendo comerciais essas coisas não serão feitas para uso 24 horas
acho q seram… pois esses dias saiu uma materia acho q no tecmundo q o cara consiguiu ficar 1 dia inteiro no oculos rift sem sentir nada a n ser sono :_::
Confesso que depois que assisti SAO me despertou um grande interesse em estudar sobre o sistema de total imersão e até mesmo em desenvolver ou participar do desenvolvimento de um sistema desse. O que eu queria era fazer era desenvolvimento de jogos, mas depois de SAO eu to começando a repensar o que eu realmente quero :3
mano, acredito que o limite sera algo em torno de 3 a 4 horas por dia, e ainda sim acho possivel coisas como um ”servidor central” marcar o horário que alguem começou, e se não marcar que a pessoa ainda nao saiu, mesmo passando a hora de bloquear, desliguem o aparelho imediatamente ou mandem ate policia para la, principalmente para descobrir como burlaram as regras
Artigo velho esse, mas vou comentar mesmo assim, apesar q poucas pessoas venha a ler.
Criar um tipo de imersão virtual no estilo nervegear e complicado, e perigoso, porque e perigoso? pelo simplesfato do seu cérebro desligar de ações basicas do seu corpo como mivimentação, visao e audição para possuir um corpo virtual, sem falar na complexidade que e criar um corpo virtual, sentir cheiros, falar, ouvir, sentir, pensa pra voce ver na quantidade de linha de codigo q isso pode ter. Imersão total como nervegear faz e impossivel na nossa atual tecnologia, temos muitos poucos recursos para criar algo desde porte, sem falar que isso seria totalmente inacessível para pessoas normais. Nos humanos estamos presos aqui na terra, o mais longe que o homem esteve foi na lua, assumir um corpo virtual e a mesma coisa que querer criar um buraco de minhoca ou viajar na velocidade da luz (ate pq se vc viajar na velocidade da luz e a mesma coisa que viajar para o futuro)
Ué num tendi
na realidade é se você ultrapassar a velocidade da luz que o tempo pra você vai passar normal e no mundo exterior vai passar bem mais rapido
foi oq eu quis dizer
Mano , seu argumento e invalido , cara msm no mundo real vc pode ficar invuneravel , porisso que existe a opção dormir kkkkkk
Um nervegear será impossível pelos próximos 10 anos a não ser que tenhamos avanços monstruosos na tecnologia, pois para jogarmos SAO, ou algo parecido, necessitaremos de avanços imensos na neurologia ( para que possamos controlar nosso personagem com perfeição ), nos processadores ( para que possamos reproduzir um mundo com fluidez, pois teria uma quantidade de dados enorme para se processar ) e na Internet ( para que possam ser transmitidos a quantidade absurda de Terabytes que seriam utilizados para construir esse mundo que contém tantas sensações ).
no japão isso é viavel, aqui no brasil é impossivel. SHuAHSuAhs
fato
Eu tenho muitos pensamentos safados com meu ídolo e com un perso de anime ~And
Um***
Olha esse aritgo e um dos mais perfeito possivel (Só não e perfeito pois perfeição não existe rsrs)
Mas, só vim aqui novamente para confirma a quantidade de merda que estou ouvindo da IBM com seu projeto careta dizendo que um NeverGear
Já deu né
NerveGear**
Acho que não irão fazer um “modo estupro”, ou irão bloquear os desejos sexuais, mas okay né?!
Nasci em 2005, to meio perto
Podiam fazer um igual o nevergear so q nao precisasse de play 4 ou xbox e q deixasse seu corpo imóvel e q de para jogar com pessoas do mundo inteiro online q tenha so q escolher o país e a cidade.
Penso que esse tipo de caso venha a ocorrer somente em pessoas q sejam mt dependentes de alguém, pois qualquer tem que trabalhar para que possa manter custos com a luz e internet para poder desfrutar da realidade virtual, ou seja, não será necessário um limite de horas de uso pois as empresas irão colocar um aviso de cuidado ou algo assim e que o consumidor assuma seus riscos.
começa a juntar desde agr so pra caso um dia lacem
ai T-T vo ta velhinho ai T-T
EI GALERA JÁ PENSARAM EM UM DESSE SÓ PARA ANIME PARECENDO QUE VC ESTA IA SER MANEIRO
Vai ser caro pra cacete…. ai gente tamo em 2016 temo 10 ano pra guardar dinheiro… bora guarda senao sem realidade virtual….
vish… acho que eu sou mesmo o Tigrevurmud (anime: Madan no ou to vanadis) só que vou ajuntar um dinheiro pra criar uns jogos daqui uns anos baseados no SAO1 e 2, vou gasta bastante grana e tempo, más estou me preparando para isso.
Até lã nem sei se vou tá vivo, mas se existir por esse ano e tal, com certeza irei querer morrer jogando heuheu!
Ótimo trabalho, muito esclarecedor essa postagem cara…
Parabéns pelo site. To louco pra jogar um “Sword Art Online”…
Eu acho isso legal pra kct, porra seria muito louco jogar um sao de vdd, o problema, NA MINHA OPNIAO, nao é tu cagar com o cerebro da pessoa (esse tb) mas imagina, vc ta de boa jogando o seu jogo, e alguem entra na casa te estupra, ou faz isso no jogo mesmo, tu n tem como se defender, nao tem como fazer nada, tanto dentro quanto fora do jogo, como vc vai explicar isso pra policia ou pra quem quer q seja. Em sao da certo pq n aparece isso (aparece o louco com a asuna, mas é só um cara, imagina varios fazendo isso), pode ser paranoia da minha parte, ou eu só estou pensando demais no que vai dar errado e nao pensando no que pode dar certo, em como isso ajudaria tantas outras pessoas, mas eu acho isso, seila
Kkkkkk tranca porta
e se arrombarem?
Acho que os envolvidos no desenvolvimento de um NerveGear, pensariam numa forma de contornar esse tipo de situação. Tipo, não sei se você lembra, do episodio 11 da segunda temporada (nesse caso um Amusphere), quando, Sinon entra em desespero, porque Kirito fala pra ela que, provavelmente, o ajudante do Zaza, já estava no quarto dela esperando o sinal, para injetar o veneno nela enquanto ela estava imersa, e o ritmo cardíaco dela aumenta muito, e o jogo começa a alertar perigo. (Imagem abaixo).
Muito provavelmente teria um Logout automático, caso um estupro ou algo que fizesse o coração ter uma alteração significativa dos batimentos. Outra coisa que esqueci de mencionar, que é citado na Light Novel, é um comando chamado de “Ethic Code”, que pode ser desabilitado, permitindo atos sexuais, e sensações de prazer. Enfim, existem muitas formas de evitar um assedio ou algo do tipo…
abraço/
Sim, esse seria uns dos problemas, você não está pensando besteira, pelo contrário, penso assim também, mas tipo, tudo tem um lado ruim, como foi mostrado no artigo, que pessoas podem sair do mundo real, para o mundo virtual e realmente isso aconteceria, principalmente os “otakus” hards, agora pasta pensa numa forma de evitar, como aceleração nos batimentos cardíacos, como ocorreu em SAO no GGO, bem é um grande passo para a tecnologia e para ciência também, o que me preocupa mais é o fato do cérebro, não que seja ruim isso, mas ficaria algo tão simples de se mexer, brincar com o cérebro das pessoas, o que foi mostrado também em SAO
Então fica ai a dúvida.Será que a tecnologias que já foi criada pode criar este mundo.A té porquê um computador já tem dificuldade de ler as informações, mais colojar um mundo dentro dele ainda mais com tudo o que sentimos de emoções e se mover como estivéssemos na vida real poderia falar que estão loucos. Mais ainda sim, não desistam porque nem sempre as opiniões estão corretas.Além de saber que tentou até o fim por aquilo que queria criar. ^_^
Ma
s se criar tipos ondas celebras q mudace oas ondas do cerebro Para criar ima ilusso de um jogo
Já sabemos que existe agora o Oculos Rift,mais tipo,assim como no SAO,deveríamos ficar num semi-coma,pois ficar andando por ai jogando com o Oculos Rift causaria muitos problemas,pois,como andaríamos?Ficaríamos batendo em tudo?Mais como pesquisei bastante sobre esse assunto,eu acho que,assim como no SAO,vamos poder jogar sem nenhum problema,pois olha como já estamos evoluídos…É apenas uma questão de tempo até que nosso sonho de conseguir jogar Sword Art Online como no anime se tornar realidade.
E se juntasse o emotivEPOC com o oculus rift? Daria a gente de se tornar um NerverGear
cara assim séria algo inovador eu amo SAO assisto os episodios repetidos todo dia mais assim kra seria perigoso seria mais por exemplo e se tivesse um jeito de nao ter 1 perigo assim simplesmente voce tivesse controle no jogo e na vida real nao tivesse q mecher 1 musculo mais assim em nossos sonhos nao o controlamos nao controlamos nosso corpo agora nao sei se vamos poder controlar nosso corpo em um VRMMORPG mais vai que da neh? imagina seria mt legal e logico eu nao ficaria mais de 1 hora ali od jeito que eu gosto de comer huehuehuehue
Eu acredito que em algum momento alguma pessoa vai criar isso com todos os esforços,sem problemas e completamente funcionando..
os jogos deveriam usar o Kirito como um titulo não um nick
kkkkk
eu realmente estou esperando velho 😀 quero fugir da nnossa realidade atual
Nós ainda estamos muito longe de desenvolver uma tecnologia q influencie um cérebro de maneira eficiente, sem que tenham riscos, além do que, são muitas as informações necessárias para emitir cada informação. Bom né, eu só sei que adoraria trabalhar no desenvolvimento de tal tecnologia.
Bem vc nao viu o que ele disse 10 anos atras o celular era so feito pra ligaçoes hj e praticamente um computador,estamos evoluindo muito concerteza mas acho que eles vao ter que tomar cuidado para que nada aconteça de mal com os nossos cerebros
senao pode acabar dando ruim