Conhecendo de perto: Brains Base.


Que tal saber um pouco mais sobre um dos mais famosos estúdios da atualidade?


Considerado por muitos como um dos melhores estúdios em ativa no Japão, a Brains Base já conta com mais de 10 produções feitas como animadora principal e mais incontáveis assistências a outros estúdios. 

De sua origem a atualidade


Foi fundada por Kazumitsu Ozawa em 1996, logo depois do mesmo deixar o cargo de produtor no famoso estúdio TMS Entertainment. Inicialmente a Brains Base não produzia animes independentes e apenas servia como auxiliar em outros estúdios (algo bastante comum ainda hoje). Com seu crescimento gradativo, no ano de 2000 ela lançou pela primeira vez uma produção totalmente feita pelo estúdio conhecido por Kaze wo Mita Shounen e patrocinado pela Hitachi Maxell (que inclusive já até encerrou suas produções no Japão). O filme apesar de apresentar uma boa animação foi recebido com criticas pesadas por ter um estilo bem parecido ao de Hayao Miyazaki. Hitachi nunca mais patrocinou outro anime e a Brains Base só retomou a uma produção como estúdio principal em 2006 com Innocent Venus.

Mawaru Penguindrum

Mas foi somente em 2007 com o lançamento de Baccano! que o estúdio realmente mostrou do que era capaz tendo sido bem recebido tanto pela critica quato público (principalmente o ocidental). Logo vieram animes como Spice and Wolf II e Kuragehime que assinaram a marca do estúdio por sempre tentar variar e apresentar histórias que dificilmente a indústria daria uma chance.

Em 2010 chegou o mais conhecido anime feito pela Brains Base: Durarara!! (a Bia do Hajimari fez um belo post sobre ele). Seu sucesso foi sentido não só pelas criticas e público como pela massa consumidora, se tornando um sucesso de vendas e o anime mais aclamado até hoje para receber uma sequência (falarei mais sobre isso ao final do post). Em 2011 a Brains Base surpreende novamente apresentando uma produção original escrita e dirigida por ninguém menos que Kunihiko Ikuhara, criador do clássico da J.C Staff Shoujo Kakumei Utena chamado Mawaru Penguindrum. O anime é considerado um dos mais inovadores e complexos produzidos nos últimos anos (recomendo a leitura dessepost feito pela Roberta do ELBR).
Ryohgo Narita e Takahiro Omori, a dupla dinâmica

Muitas parcerias tendem a render bons frutos e na indústria de animes não é diferente, temos como grande exemplo a junção do excêntrico escritor de light novel Nisio Isin com um diretor com igual fama Shinbo Akiyuki na adaptação das séries Monogatari.

Ryohgo Narita
Mas não é somente a Shaft que tem sua dobradinha autor/diretor, a Brains Base também tem nomes de peso e que provavelmente foram os grandes responsáveis pelo reconhecimento atual do estúdio. Um deles é Ryohgo Narita, um autor de lights novels que dentre seus títulos estão Baccano! e Durarara!!. Dois titulos escritos em um estilo peculiar para seu meio, com uma narrativa ramificada em vários personagens e passagens de tempo (caraterísticas bem mais fortes em Baccano! que tem verdadeiros saltos temporais em sua história).

Um estilo tão pouco visto precisava ser dirigido por alguém que tivesse habilidades e Takahiro Omori se encaixou nesse papel, o mesmo já havia mostrando seu potencial em Haibane Renmei e Jigoku Shoujo. Takahiro fez mais que adaptar, ele trouxe personalidade para as historias únicas de Narita (que participou ativamente no processo de adaptação supervisionando o roteiro). Um dos grandes exemplos são as aberturas tanto em Baccano! quanto Durarara!! onde se tem uma conexão de cenas incrível.


Baccano foi somente o inicio da carreira de Takahiro pela Brains Base, o mesmo logo mostrou definitivamente suas qualidades na direção em animes como Kuragehime e todas as temporadas de Natsume, que por sinal é o mais bem sucedido do estúdio e o único que ganhou mais de uma temporada até hoje. Mas espera como assim o único? A maioria dos que estão lendo esse post provavelmente devem conhecer da fama do estúdio e é sobre isso que irei comentar agora.

Por que a Brains Base não costuma fazer continuações de seus animes?


Apesar de ser notório por suas produções de qualidade e uma biblioteca de variáveis títulos, o estúdio Brains Base é conhecido por muitos por não fazer continuações de seus animes (inclusive esse que lhes escreve já afirmou isto várias vezes), mas ao se analisar mais profundamente como se decorreu a recepção de algumas de suas produções no Japão, poderemos encontrar algumas respostas para esse costume vindo do estúdio. Irei levar em consideração vários fatores de peso para que um anime tenha uma continuação e tentarei explicar a razão para não terem recebido o sinal verde. Lembrando que é tudo especulativo e baseado em comportamentos já estabelecidos.

As Produtoras



A primeira informação que devem considerar é que um estúdio na grande maioria das vezes não manda em nada. Ele é apenas um funcionário das produtoras de animes como Aniplex e Pony Canyon e são elas que liberam o dinheiro e escolhem o estúdio que irá adaptar x obra. Ou seja, se seu Nisekoi vai ser adaptado pela Shaft, provavelmente a culpa e da Shueisha e da Aniplex. Isso explica também porque estúdios menores mesmo vendendo pouco na maioria de suas obras (Shaft antes de Bakemonogatari não conseguiu emplacar nenhum sucesso de verdade) não entram em falência, pois as mesmas recebem um cache já determinado antes da produção do anime e os lucros do que se vêm depois vão direto para as produtoras. Certo, mas por que eu estou explicando isso? Porque cada produtora se comporta de um modo diferente e se interessa por determinadas vendas quando investem (mais informações sobre isso nesseótimo post feito pelo Martec do Minna Sukki) e são elas que realmente detêm o poder de lançarem ou não uma segunda temporada daquele seu querido anime.

Popularidade x vendas

Titulo| Ano| Produtora| Média de vendas*

Baccano! – 2007 – Aniplex, MediaWorks – 3,388k

Spice and Wolf II – 2009 – Pony Canyon – 5,096k

Durarara!! – 2010 – Aniplex – 18,310k

Kamisama Dolls – 2011 – Media Factoy, Flying Dog – 1,679k

Mawaru Penguindrum – 2011- Mainichi Broadcasting System, Starchild Records – 5,243k

Tonari no Kaibutsu-kun – 2012 – Aniplex, Kodansha – 1,743k

*Recomendo a leitura desse guia de analises de vendas de animes caso não tenha ao menos uma base do significado dos números acima.

Nessa tabela que montei acima estão alguns dos animes mais populares do estúdio e que provavelmente são os mais desejados a terem uma continuação. Começando por Baccano!, percebam que sua média de vendas foi extremamente baixa, some isso ao fato da Aniplex, produtora do anime, ter como objetivo principal vender BDs apesar de que nesse caso sua parceira MediaWorks (subsidiaria da Kadokawa Shoten) se interesse mais pelo boost na light novel que era esperado com a vinda do anime. Em resumo, se o anime vendesse bem seus BDs ou se ao menos impulsionasse as vendas da ligth novel as chances de uma segunda temporada se tornariam maiores, fato que infelizmente não ocorreu. A ligth novel de Baccano! atualmente vende uma média tão baixa que seu irmão Durarara!! é quem paga as contas do autor.

Spice and Wolf II, outra light novel adaptada pelo estúdio teve uma média de vendas em que conseguiu ao menos pagar os custos de produção. Levando em conta que um anime normalmente recebe um drop considerável nas vendas de uma temporada para a outra, uma terceira provavelmente acarretaria em prejuízo para a Pony Canyon que se interessar pela venda dos BDs.

Tonari no Kaibutsu-kun
Entrando para as adaptações de mangas, Kamisama Dolls estava aparentemente planejado para ser totalmente adaptado, mas isso dependeria principalmente da margem de lucro dos BDs que trouxeram um baita prejuízo as produtoras que investiram no anime. Outro fator que determinou o cancelamento de uma segunda temporada foi à falta de boost do material original que até mesmo encerrou no Japão onde teve ao fim uma média de 45k, números pouco chamativos. Mangas concluídos tem uma chance cortada mais que pela metade de serem adaptados tendo em vista que animes servem em sua maioria justamente para divulgá-los. Tonari no Kaibutsu-kun seguiu por uma linha parecida com uma diferença que ele ao menos vendia bastante no Japão antes mesmo do anime. O que impediu sua continuação foi a venda dos BDs, essas extremamente baixas e que se houvesse uma segunda temporada em nada afetaria as vendas do manga, pois normalmente apenas a primeira temporada de animes refletem nos valores de venda das obras originais. Ou seja, uma sequência só traria prejuízo e nenhuma vantagem.

No caso de Mawaru Penguindrum, a justificativa para a falta de continuação é bem simples: o autor não planeja fazer. Animes autorais e originais tem em comum o fato de sempre serem historias fechadas, pois os roteiristas sabem que são raras as vezes que eles vendem bem e mais difícil ainda é arrumar uma verba para patrocinar o roteiro. No caso de Mawaru, por exemplo, tiveram o patrocínio da Starchild Records( mais conhecidas nos animes como King Records) voltada para a venda de cds singles, provavelmente uma das justificativas para tantas EDs no anime (10 no total).

A Brains Base é um estúdio que, ao menos no que se refere a suas adaptações agradarem os japoneses que compram BDs não consegue ter uma boa aceitação. Para se terem uma ideia, desde Durarara!! lançado em 2010 o estúdio não conseguia ter as vendas inicias de um anime acima dos 5k como ocorreu recentemente em OreGairu. Em contra partida, aqui no ocidente ela é uma das mais queridas pelo público, Tonari é uma grande prova de sua fama por aqui, como pode ser visto nestepost de popularidade apresentado no Argama que aponta o anime como o 5º mais visto de 2012 pelos usuários do Myanimelist enquanto que no Japão a situação era bem diferente. Mas essa questão do que agrada esse lado do planeta em comparação ao púbico original (os japoneses obviamente) é tema para outro post que talvez apareça por aqui.
O mistério chamado Durarara!!

Dê mais uma olhada na tabela, irá notar que há um anime no meio daqueles que tem uma venda média bastante respeitável. Sim, me refiro a Durarara!!. Como afirmei mais acima, é atualmente o anime mais pedido para se ganhar uma segunda temporada e vários fatores é que não faltam para que isso já tivesse ocorrido. Vamos a alguns dados para entenderem melhor o porquê desse mistério:

Seus números o tornaram o 4º anime mais vendido de 2010(perdendo somente para K-on!!, Angel Beats! e OreImo) e sua light novel atualmente é uma das mais vendidas no Japão, apesar de recentemente ter sofrido com o intervalo de um ano de publicação de um volume para o outro, o que ocasionalmente fez seus números baixarem, mas nada que ainda não fizesse o titulo apresentar ótimas vendas.

Durarara!!
“Mas talvez eles ainda não tenham material para fazer uma segunda temporada” é um dos argumentos que poderão pensar. A verdade é que sim, eles têm, e bastante por sinal. O anime adaptou somente 3 volumes da light novel que conta até a data de publicação desse post com 12 volumes lançados. Seria o suficiente para fazer 2 temporadas de 2 cour e ainda sobraria algum material.
Uma das teorias que posso imaginar é uma falta de interesse vindo da Aniplex, produtora do anime, o que deixa um ponto de interrogação ainda maior, pois ela é conhecida pela politica do “vendeu bem, ganhou continuação”. É realmente um mistério.