Impressões semanais: Kamisama no Ina Nichiyoubi 03: O último suspiro de um imortal.
“Deus é uma criança com uma fazenda de formigas e uma lupa” de John Constantine.
Chegamos ao fim do primeiro arco e infelizmente inicio dos meus pesares. Algumas decisões e atitudes tomadas por personagens no episódio passado foram bastante questionadas não só nos comentários daquela resenha, mais em outros locais de debate. O que se presencia nesse terceiro episódio é novamente essas e outras inconsistências saltando a tela na esperança de serem ignoradas.
O que fizeram com você, Yui? Ok, esta é apenas a segunda vez que este personagem aparece e já temos toda sua base construída desmoronada em apenas alguns minutos. Na verdade, é como se todo o drama aparente no segundo episódio tivesse sido deletado do roteiro e um novo Yui surgiu. Um Yui que não se lembra de sua vingança, um Yui que elogia o amigo que matou sua esposa, que vai salvá-lo na hora do perigo. Sinceramente, não sei qual será a finalidade deste personagem agora que justamente a ferramenta que iria desenvolvê-lo se foi. E isso me decepciona, pois o mesmo tinha um grande potencial.
![]() |
| MFW quando vi essa cena. Desde quando ela é tão hábil assim? |
Hampnie morreu e com ele algumas perguntas sem respostas. Não sabemos como foi sua relação com a mãe de Ai, o porquê de uma hakamori começar a nutrir sentimentos por alguém. Não sabemos qual segredo se escondia naquela vila, informação essa que aparentemente só ele devia saber (talvez a Scar saiba). Ficaremos apenas na hipótese de que um imortal enterrado por uma hakamori morre, pois essa informação não foi citada. Certo, animes não precisam ser expositivos e explicativos de mais, só que ele era um imortal, como assim de repente ele pode morrer se for enterrado? Ao menos um diálogo da Scar ou da Ai comentando essa possibilidade seria o suficiente.
![]() |
| Percebam que o Hampnie estava preso a uma cruz invertida. |
Quanto à motivação do Dante, digo, Hampnie, é bonita, romântica, mas não deu o feeling que desejava, dessa vez por causa da direção. O impacto de sua morte não foi sentido com força, pois tanto a revelação, as cenas seguintes dele ao lado de Ai foram rápidas, não deu tempo de sentir nada. Como o Marco comentou comigo antes de eu escrever esse post, era necessário pelo menos mais um episódio para que ocorresse resultado pretendido.
Não, cenas estáticas do pai e da filha juntos não trazem emoção nenhuma. Precisava-se de interação, diálogos, algo que fizesse o espectador realmente sentir que eles eram pai e filha. Imaginem um episódio somente dedicado a isso, uma cena em meio aquela felicidade onde o Hampnie declarasse para Ai seu desejo de ser enterrado, a tristeza dela ao saber a decisão do pai. Pensaram? Perceberam todo o feeling perdido por uma decisão de adaptarem as pressas? Até mesmo aquela última cena, auxiliada por uma boa insert song teria o dobro do efeito se tivesses feito o que citei acima. Foi sim uma boa cena, o único momento inspirador deste episódio. Vou até baixar aquela música quando lançarem.




Hum, algumas coisas foram explicadas sim, te recomendo a ver o episódio novamente(talvez tenha pego uma legenda ruim). O Hampnie virou mortal e morreu naquela parte que estava na cruz, isso foi dito, em 2 segundos mais foi. Depois ele voltou como “morto vivo” já que ninguém realmente morre naquele mundo, e após isso ele foi enterrado e ai sim morreu. Como um humano normal em estado de “morto vivo” o faria na mesma situação. Ficou implicado que Deus atendeu ao desejo dele de poder morrer, mas olha o momento que o infeliz resolve fazer isso…….Deus é sádico ! e ai a frase “Deus é uma criança com uma fazenda de formigas e uma lupa”(pra quem não pescou, a lupa se refere a brincadeira de colocar a lupa contra o Sol para queimar coisas, no presente caso, torturar formigas ao acaso) encaixa perfeitamente.
Quanto a vila, foi explicado nesse episodio que era uma vila de mortos vivos(foi rápido mas explicou), o mistério em si era bem simples no fim das contas (recomendo a assistir novamente).
Mas isso do desejo dele ser atendido, parece um mistério proposital da trama, que deve ser explicado mais a frente.
Os problemas reais que vi nesse episodio parecem ter sido quase todos gerados por cortes no material original.
-> Hakamoris tem “super poderes” ? podiam ter avisado ou implicado isso antes né? ficou totalmente LOL aquilo ali. Eu tava soltando WTFs múltiplos com a Ai desviando de balas.
-> Porque o amigo do Hampnie mudou de personalidade do nada? ele queria mata-lo no episodio anterior, e agora queria salva-lo ¬¬ . Se tentassem me dar uma explicação logica quem sabe eu poderia aceitar.
-> De onde a “Scar”(Hakamori linda, gostosa, tudo de bom) apareceu ? Ficou meio conveniente ela aparecer lá justamente na hora que eles decidem ir resgatar o Hampnie pra dar um reforço( e que reforço! ).
-> Porque a Scar(minha Hakamori preferida) foi apresentada como um meio-robô no episodio 2 e no episodio 3 ela aparece cheia de personalidade ? dale inconsistência !
-> O Hampnie tinha super força? ele subjugou a Ai no episodio 1 com facilidade, e ela tem superforça como foi mostrado nesse episodio.
a Scar não pareceu com personalidade nenhuma, não teve nada expressivo quanto a isso, ela só estava ali pra fazer o enterro, afinal Hakamoris aparecem como moscas. O amigo da Humpnie não mudou de personalidade, ele só ajudou a Ai, isso é uma escolha, não mudança de personalidade. Bom se os Hakamoris tem super poderes eu não sei, mas ainda é o 3 episódio, nem tudo pode ser respondido né XD
Com relação a Scar ter personalidade, nota-se no transcorrer do episódio que ela não esboça qualquer sentimento ou algo do gênero, apenas um sorriso forçado. Mas há algo estranho, pois uma hakamori tem a capacidade de sentir a presença da outra, por esse motivo, uma hakamori não se envolve numa situação em que uma já consegue resolver, entretanto, Scar sentiu o ki de Ai e usou o teletransporte do Goku para aparecer em cena, se hakamoris não possuem sentimento, salvo Ai e sua mãe e talvez todos os seus ascendentes, por que Scar foi ajudar Dante? Será que ela sente algo por ele ou será que ela achou que Ai não era capaz de enterrar os zombies e não teria coragem de enterrar seu papai (elas tem algum poder para saber quem deverá ser enterrado ou não). Enfim, até o presente momento há muitas lacunas que espero que preencham, já que na história dos animes há alguns que respondem a todas aos questionamentos gerados e há muitos que não respondem.
Ou foi o fansub ou o anime deixou a questão do Hampnie MUITO mal explicado. Em nenhum momento quando assisti disse que ele se tornou humano, mas apenas que acordou novamente. Logo pensei que ele tivesse ressuscitado como todo imortal faz.
Sobre a vila, poxa, que mistério foi esse? Ele matava mortos e deixava claro isso para a Ai, seria o obvio ela pensar que ele matou todos da vila por eles estarem mortos. Ela viu um homem com metade do cranio de fora, como ela não pode pensar que todos da vila estavam mortos? Não faz sentido.
Faz sentido sim, a pessoa só morre quando é enterrada. Ela nunca desconfiou porque todos eles agiam normalmente e não tinham nenhum ferimento.
Apesar que na vila pra onde ela olhava tinha aquela aura amarela que representa defuntos … foi so falta de conhecimento da parte dela . Acho que ate o instinto de Coveira dela sabia, por isso ela cavou as covas antes do Hempnie aparecer …
VERDADE não tinha pensando nisso.
Vamos lá:
-Explicação da vila acontece aos 16:26 do episódio.
-Afirma que ele morreu aos 20:37
-Afirmam que ele é um morto vivo aos 20:55
Não que tenha ficado super bem explicado, mas pelo menos essas partes estavam lá. E olha que eu vi pelo Punch eim hauhauhau.
Vamos lá. Complementando com alguns detalhes da LN e do Drama CD:
– A Ai não percebeu que eles eram morto-vivos porque eles usavam perfume e ESCONDIAM partes dos corpos que poderiam estar “faltando”.
– A Ai é forte sim. Inclusive o Hampnie comenta na LN que não imaginava que ela fosse assim. A Ai responde com um “É você que é forte demais”. Faz sentido pra mim, afinal o Hampnie era alguém bem famoso exatamente por isso.
– A questão de como a Alpha teve uma filha é um dos maiores mistérios da série. O anime não cobriu isso, mas o Hampnie já não poderia ter filhos como humano, então faz menos sentido ainda a Ai ter nascido.
Eu gostei do episódio. Não foi super tocante ver a Ai e o Hampnie juntos, pq acredito que não era pra ser, alias resumiu bem que foi só um momento feliz e isso foi até bom, não ficou apelando pra você chorar. Hakamori são um tipo de “anomalia” logo não me surpreendo ao ver ela se esquivar assim e com certeza isso vai ser explicado.
Tenho que concordar que precisava de mais 1 ep.
Mas mesmo deixando algumas vezes a sensação de WTF, no geral foi bom!!
Será que estão pulando muitas partes da LN??
Não li a LN e mesmo assim tenho certeza absoluta de que estão. Vou ver se consigo um cara que leu a novel pra postar aqui nos comentarios e tirar nossas duvidas.
Li a LN faz pouco tempo e o que tenho a dizer é que está (meio) corrido e por isso algumas explicações estão ficando confusas. Por isso que muitos acabam não pegando certos detalhes.
Apesar disso a adaptação por enquanto está “decente”. Cortando detalhes que daria um impacto maior, mas o mais importante ainda está aí (confuso, mas).
O que pude notar com esse episódio, ele leva a dúvida que recairá em cada um de nós em um dado momento de nossas vidas, a vida eterna é realmente bom ou será que é algo ruim (lembro-me de Piratas do Caribe, não sei o porquê)? É algo feliz ou algo triste viver eternamente? Morrer é algo sofrido ou viver eternamente é mais sofrido? Preferiríamos nos tornar monstros ou morrer como o que somos? Desejar pequenas coisas é mais grandioso que desejar grandes coisas?
Bem, são algumas questões que cada um pensa de uma forma e que nunca chegaremos a uma conclusão, já que constantemente mudamos de pensamento.
Bom foi um EP mediano .
As informações foram jogadas de uma vez se você não for rápido para pegar, se ferra ….
Gostei do final, Deus trollou bonito o Hampnie .Foi explicado que a vila so tinha mortos-n enterrados , a Coveira Sexy no segundo EP teve uma expressão dela que deu a entender que ela não era completamente fria ,o grupo que sequestro o Hampnie tbm eram mortos-n enterrados isso fez eu aceitar a Coveira Sexy ajudar o Viúvo e a Ai ….
Eu estou quase indo ler o manga e deixando o anime de lado … ta muito bagunçado …
Bom post ate a proxima o/