Violet Evergarden #11 – Impressões semanais

E a sequência de episódios fortes continua em Violet 11.

O foreshadow do episódio 9 sobre o grupo “anti-paz” voltou com uma situação bem diferente comparada as anteriores do anime até aqui: Violet atendendo um pedido no meio de um campo de batalha. Ela levou o “vamos a qualquer lugar que o cliente estiver” muito a sério.

A entrada triunfal ficou bacana

Claro que a insistência dela é devido ao remorso pelo que ela fez no passado, então enquanto uma burrice, é válido se pensarmos como funciona a mente da personagem.

E notamos aqui outra evolução da mesma. Ela matava sem nem pensar, mas agora propositalmente evitou isso, ressaltando sua nova filosofia de valorizar as vidas das pessoas. O próprio final deixa isso mais do que claro, com o título do episódio. Creio que esse era o propósito maior da história aqui contada.

Nem precisou do sangue, quando vi os lábios eu já sabia que ia morrer logo

Mas se a mensagem funciona, o drama nem tanto. Não que seja ruim, o problema é que temos muito pouco tempo com o soldado para nos importarmos, são 5 minutos ou menos da Violet encontrar ele e o mesmo morrer.

Mesmo que ele parta com uma cena emocionante, com a Violet tentando confortar ele com as mãos que ela achava serem uma aberração, mas dão conforto ao moribundo, a declaração sem voz de “Eu te amo” dele, e a Violet dando um beijo em sua testa, é algo mais fraco comparado ao que vimos desde o episódio 7. Ou talvez seja apenas eu que não me emocionei, vai saber…

Bonitinho

O final dela entregando a carta encerra bem, reforçando a mensagem de “não quero que ninguém mais morra”. Alguns alegaram que no livro, essa história mostra como ela mudou, a ponto de criar empatia com as pessoas, e sofrer por elas. Mas já vimos isso no episódio 10, com a cena dela chorando pela garota. De certa forma, terem colocado aquela cena original no fim (não existia na Novel), que ficou muito boa ali, tirou um pouco do impacto que esse episódio poderia ter, porque acaba soando como uma repetição, em uma situação diferente, mas uma repetição.

Em suma, um bom episódio, mantendo a linha de histórias com maior peso iniciadas no episódio 7, mas sem o mesmo impacto ou cena marcante que vimos nos últimos episódios até agora.

Creio que não vai ser a última vez que vemos aqueles soldados que querem a volta da guerra, já que se tratando da Kyoto Animation e esse diretor, ele geralmente tenta encerrar com um climax impactante, e não vejo forma melhor disso do que trazer o conflito da guerra novamente antes do fim.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

Legal a cena, mostrando que ela se importa com a situação agora, quando no passado não daria a mínima vendo os soldados feridos.

 

Interessante colocarem alguém gordinha como interesse romântico, é algo bem raro em animes.

Reforçaram os olhos aqui, tava parecendo aquelas Feme Fatale de filmes de espião. Se a Viúva Negra se aposentar a Violet pode pegar o lugar.