Just Because! #04 – E…Double Kill – Impressões Semanais

Uma das coisas que me agrada bastante em Just because! é como a narrativa é cadenciada de modo que mesmo contendo uma boa dose de drama não acaba ocorrendo muitos exageros, e mesmo com isso a narrativa tem um ar mais leve e natural do que a maioria dos animes de mesmo gênero.

Os acontecimentos dessa semana, por exemplo, poderiam ser bem mais densos se o roteirista não soubesse mensurar e desenvolver o drama contido em cada momento mais delicado, em suma, o drama é bem dosado.

Sendo que se não fosse alguns detalhes apresentados que não me agradaram tanto assim, como optar por certos clichês, este episódio com toda a certeza , poderia receber uma nota bem mais alta pela escrita mais consistente .

E um dos mecanismos utilizados por Hajime para aliviar um pouco a atmosfera pesada do próprio texto são os momentos mais calmos e menos sérios de interação entre personagens, principalmente da fotografa com o Izumi.

Não chega a ser aquele alívio cômico que foca na comédia em si, já que ele não apela realmente para o uso de gags para diminuir a tensão, contudo a utilização de situações divertidas e descontraídas funcionam tão bem quanto e soam bem mais realistas.

Quando você é flagrado no crime XD

Mas retirando estes instantes mais tranquilos, o clima do anime se mantem na sua pegada de romance raiz, com aquela estrutura mais melancólico, focado na velha premissa dos amores platônicos.

E ele poderia ser bem mais se a história toda terminasse com o desenvolvimento de ninguém acabando com quem queria, mas duvido muito que o autor vá por este caminho um tanto mais duro e cinza, já que preferimos na maioria dos casos finais mais felizes no qual os personagens alcançam o que almejam.

Além disso, a vida também não é tão triste e mesmo que não conseguíssemos alcançar tudo o que queremos, tem momentos no qual realizamos sim o que visávamos anteriormente, a duras penas é claro.

Pois bem, seguindo este caminho, a progressão de eventos desse episódio acabou mostrando o lado mais cinza da realidade ao evoluí-los até o presente clímax no final, no qual temos uma verdadeira matança de corações por parte do roteirista.

E desde o inicio com aquela facada que a Natsume escutou do Haruto já imaginava que o clima continuaria sendo exatamente aquele, uma onda de desilusões e balde de água fria.

Socorram estes soldados seriamente feridos, please

No entanto existem pontos negativos e positivos nesse tipo de conclusão e não vou negar, não fiquei totalmente satisfeita com o desenrolar dos eventos.

O aspecto positivo é que aparentemente este episódio fez a Natsume confrontar os seus demônios com os diálogos com o Izumi o que pode consequentemente resultar na personagem mudar sua postura desse instante em diante.

Já que a mesma admitiu que está complicando as coisas para ela e se com todo o clima com o Izumi a garota acabar se abrindo para o Haruto e seguindo em frente será realmente bom, um dos melhores desenvolvimentos de personagens em dramas deste ano.

Afinal eu gosto quando os personagens são forçados a admitirem sua covardia ou os seus erros e terem que criar coragem para darem um passo a mais para conseguirem pelo menos se entenderem consigo mesmos.

Além disso, após ele passar por Natsume, dá a compreender que ela percebeu algo. O que  provavelmente vai fazer ela refletir bem nas próprias palavras que usou para com Izumi, já que praticamente acabou vendo um reflexo dela nele.

Aquele momento que você vê seu reflexo em outro alguém

O aspecto que me deixou um tanto insatisfeita é que o compositor da série pode caminhar para uma situação muito clichê com Morikawa e Haruto pela situação também arranjada nesse episódio.

E qual situação seria esta? Pelo o que eu pude extrair dos diálogos, Morikawa gosta de alguém e esta pessoa pelo que tudo indica pode ser o Haruto. Contudo, ela acabou negando uma relação com ele provavelmente por causa da família ou da faculdade.

Olha, eu não acho anormal alguém recursar namoro com outra pessoa por motivos de família ou faculdade, já que no oriente isso é bem mais levado a sério que no Brasil por questões principalmente de tradição e de uma estrutura social rígida que tem uma cobrança pesada nos jovens.

Então ela não querer empurrar este enfardo familiar ou os problemas de um relacionamento a distancia para ele e se focar em suas responsabilidades presentes é compreensível, mas a maneira que ela negou o relacionamento não, porque nem sequer se esforçou para explicar os motivos.

Sendo assim, aposto que vai ter aquele dramalhão, mas depois ela vai correr atrás dele, o que sinceramente eu já estou cansada de ver em animes e mangás, principalmente shoujo.

E de fato eu adoraria que ela tomasse um toco posteriormente quando fosse atras dele em razão desse fora tão grosseiro. Em suma, que Haruto gostasse e fosse feliz com um terceiro personagem da trama.

Mas retirando estes pequenos detalhes (e a falta de consistência da animação em determinados trechos da obra), Just Because! está se mostrando uma obra promissora e que mesmo com um roteiro um pouco manjado em certos desenvolvimentos, pode apresentar coisas muito boas para quem está acompanhando a história.

Nota adicional da autora: Só eu achei bizarro as expressões dos animais de estimação? Sério, principalmente os olhos, são quase humanos, credo.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

#Extra

Entendo você não gostar

Quando até seu cachorro tem pena de ti

Quando teu amigo do fundamental é uma toupeira

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.