Grimoire of Zero #11 e #12- Impressões Finais

Grimoire Zero chegou finalmente em seu clímax, mas nem em sua fase final conseguiu entregar um storyboard e desenvolvimento que conseguisse prender ou conquistar o público.

Simplesmente porque o que seria o momento que deveria ter mais ação na trama se ressumiu a apenas um bando personagens correndo de um lado para o outro e efeitos pirotécnicos de magia. O embate de Zero e Treze foi tão sem sal que me perguntei seriamente se poderia considerar aquilo realmente um duelo.

E quando pensamos em duelos entre magos, feiticeiros ou bruxos claramente esperamos um show de conjurações magicas e uma destruição quase apocalíptica. Em Grimoire Zero parece que não pode haver destruição e mortes já que a luta se ressumiu a só um cabo de força mágico até um dos lados cair exaurido.

O grande embate de Treze e Zero foi apenas pose e efeitos pirotécnicos

Contudo se o diretor fosse mais criativo e não seguisse apenas o script,  mas criasse um embate mais movimentado no qual realmente o público sentisse que muita coisa estava em jogo, a emersão seria muito maior.

Quando todos os problemas são solucionados de forma fácil e apresentadas de maneira muito crua para o público não dá para levar a historia tão a sério e se envolver tanto com a trama. Afinal, você sempre vai ter a sensação que as coisas vão ficar bem.

Contudo, mesmo com um roteiro simples no qual as coisas vão ficar bem e não tenha tantas perdas para o lado do “bem”, o diretor ainda pode criar um ambiente mais épico que simule realmente uma batalha de titãs que empolgue o público.

Em Grimoire Zero não houve nenhuma batalha ou luta que conseguisse empolgar porque até o storiboard era muito simples, com apenas quatro ou cinco golpes trocados com o inimigo e pouca coreografia.

As cenas de ação em suma não possuíam nada de especial e apenas serviam para ilustrar situações de movimento no enredo, mas não passavam corretamente os sentimento dessas situações.

Até quando deveria haver uma guerra, o diretor ou o autor suaviza demais e não mostra o embate de bruxos com os humanos. Isto porque os hérois da história conseguem retirar a magia temporariamente do reino antes que tal desastre acontecesse.

Um circulo mágico, algumas palavrinhas e pimba, magia negada no reino ¬¬

Se estavam em uma guerra é dever do roteirista e escritor mostrar os resultados dela para o público. Por que a guerra acabaria apenas com o cancelamento da magia? Não houve uma tentativa de revolução? E as consequências disso? os bruxos realmente seriam perdoados após causarem tantos danos?

Gostei do fato do Treze não se mostrar tão egoísta e um vilão maquiavélico padrão. Contudo, depois de tudo que ele fez para consertar um erro criando outro maior ainda, ele é perdoado tão facilmente?

Sinceramente, mesmo tendo apenas causado indiretamente a morte de Sorena, ele ocasionou muitos problemas no reino por espalhar a magia de Zero, então achei a pena que ele recebeu pelas ações dele muito pequena.

E no final o suposto vilão foi quem mais ganhou já que o que ele queria aconteceu: o Estado conseguiu efetuar uma regulação sobre a magia. Mas o Estado ter tanto controle sobre o ensino de magia é realmente bom?

Afinal, creio que você tentar impedir a disseminação de um conhecimento um crime e algo sem efeito, já que ele vai ser disseminado de qualquer forma depois de descoberto.

Mas uma total regulação e controle dele por uma organização especifica, neste caso o Estado, também pode surtir efeitos negativos. Isto piora com o fato desse Estado ser clerical, não esqueçam que quem começou a perseguição aos bruxos foi a igreja.

Mas o autor apenas toca nesses problemas e deixa eles soltos. Em suma, Grimoire Zero terminou como começou, um anime com protagonistas simpáticos e carismáticos, mas sem eventos impactantes ou um desenvolvimento mais aprofundado dos personagens e problemas tratados.

Impressões Finais 

Grimoire of Zero foi um anime de aventura que acompanhei por puro gosto do que realmente por achar algo interessante na obra, afinal eu sou uma amante declarada de fantasia medieval e quando começo alguma história gosto de terminá-la.

Contudo, diferente de Re:zero, o anime não possuía a staff mais animadora para suprir expectativas muito elevadas, porém esperava pelo menos algo que me satisfizesse  de forma mediana. E infelizmente nem isto Grimoire Zero conseguiu cumprir.

O desenvolvimento da trama foi muito lenta, priorizaram a interação dos personagens para cativar o público do que eventos de ação desenfreada ou algum mistério colocado no enredo para fisgar a curiosidade das pessoas.

Mas este não foi o maior problema da obra. Afinal, uma obra com progressão mais vagarosa também pode se mostrar interessante. A exemplo temos Mushisi, que é episódico e possui uma progressão lenta, mas o desenvolvimento das histórias emociona e cativa facilmente as pessoas.

Então o maior problema da obra em si não é apenas a  narração, mas a trama ser muito simples e light. Então algo simples não pode arrebatar as pessoas? Pode, desde que  haja um maior aprofundamento em cima dos personagens e os temas tratados sejam algo bem tocado mesmo que de forma subjetiva.

E infelizmente sem situações mais fortes e o clima certo para tratar problemas referentes aos próprios personagens, o público não se liga tanto a eles (não estou falando que é pra ter um dramalhão). O que é o problema mais grave desse anime ao meu ver.

Então mesmo possuindo protagonistas carismáticos, apenas eles não conseguem prender o público a história. É necessário que a história também possua elementos que forneçam a imersão e criem laço entre espectador e a obra apresentada.

Contudo, todas as situações que deveriam ser criticas no enredo são resolvidas de maneira fácil ou de modo anticlimático. O desenvolvimento dos próprios personagens também peca e é bem superficial.

A trilha sonora é satisfatória e bastante utilizada principalmente nos momentos que deveriam ser de mais tensão para criar um maior envolvimento do público com os acontecimentos, mas infelizmente apenas ela não consegue causar o efeito desejado.

Resumidamente, não recomendaria este anime para outra pessoa, apenas se ela não tivesse outros títulos melhores para ver. Mas serve como uma boa experiencia de como não dirigir um anime de ação e aventura.

Nota Final

Direção – 6

Roteiro – 6

Trilha sonora – 7

Animação – 6

Entretenimento – 7

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.