Re:Creators #10 – Impressões Semanais

Re:Creators entregou esta semana um confronto eletrizante com situações realmente desesperadoras para o time do protagonista. Atrelado a uma enxurrada de ação, que não acontecia desde o primeiro episódio, o roteiro te captura com uma atmosfera de tensão e perigo do inicio ao fim dos eventos

Não estou afirmando que o anime não tenha tido outros eventos tensos, já que as revelações sobre a criação de Altair (que eram bem esperadas, então não me surpreenderam tanto) e a morte da Mamika são acontecimentos que tiveram uma construção que de certo modo cria impacto no espectador.

Grande parte disso graças ao roteirista ter o bom senso de fazer uso sem pudor do clifhanger e jogar as sequencias de maior apreensão, expectativa, etc para o desfecho dos episódios. O que obviamente acaba deixando o público mais curioso ao pegá-lo desprevenido ou encerrar em um ponto como do episódio passado.

Porém o decimo episódio na minha opinião se sobressai aos outros por ter duas reviravoltas no desenvolvimento do conflito, inclusive que acontecem de forma simultânea uma a outra e que te deixam realmente exclamando caramba. E esta oscilações em meio a  batalha para instantes bons e ruins que realmente prende o público na narrativa.

Além de entregar o momento mais cool do anime até agora, a transformação da Selesia. E eu admito que apesar de transformações serem bem clichês em animes do gênero, eu gosto delas.

Sendo que esta tem mérito por não ser deveras anticlimática. Como  já sabemos, normalmente este recurso é utilizado em situações limite  para  o protagonista praticamente  subjugar o adversário e  termina com todo mundo feliz.

Aqui não, temos a primeira reviravolta com o Matsubara conseguindo fazer a revisão da história e reescrevendo a descrição da Selesia. Mas quando você pensa que tudo vai ficar bem, o roteirista te taca a reviravolta numero dois  e a heroína volta novamente para situação anterior de risco de morte.

A volta para a situação de vida ou morte foi uma boa sacada

E são estes tipos de desenvolvimento que espero em animes de ação e aventura. Se o elenco não é submetido a situações mais tensas e que realmente passe o sentimento de que eles podem morrer, as pessoas não vão levar as problemáticas do enredo a sério.

Isto porque tudo é resolvido de maneira fácil e sem grandes perdas, sem aquelas consequências que demonstrem que determinada conquista realmente foi trabalhosa e que certas ações para conseguir determinados fins possuem sacrifícios consideráveis, como o personagem talvez ficar paralitico.

Alias acho algo muito sem sentido o inimigo se mostrar em uma primeira instancia uma ameaça colossal e de uma hora para outra os protagonistas o derrotarem como se o cara não fosse nada apenas após tomarem uma surra dele e tirarem poder sabe sei lá da onde.

O que é realmente bem diferente nessa transformação da Selesia  já que o “poder” tem uma origem e explicação que é a impressão das pessoas sobre o desenho do Marine e do Matsubara no twitter. Então não é apenas amizade ou milagre, foi uma aposta certeira em um momento de tudo ou nada.

Mas o que eu achei conveniente para a situação é do inimigo só fica olhando enquanto o Matsubara tá lá publicando a imagem. Altair com todo aquele ódio sobre o mundo me espera o inimigo reagir?

A Aliceteria tudo bem, porque ela estava meio em choque, afinal, mesmo lutando contra a Selesia eu acho que ela não esperava realmente transpassar a heroína daquela forma tão repentina.

Contudo a Altair não, ela pouco se importa de matar uma pessoa então ficou meio sem lógica ela usar o poder dela contra o mecha, mas só ficar observando na maior parte do tempo e fazer praticamente nada com o grupo do protagonista que estava mais vulnerável.

Junte isto com o fato das forças armadas chegarem lá e só ficarem fazendo pose com as armas e não abrirem fogo contra o inimigo. Tudo bem que eles não saberiam se com a ajuda poderiam piorar a situação, mas o melhor seria realmente deixar aliados descobertos e sobre possibilidade de ataque? Você vai esperar o inimigo atacar primeiro para fazer alguma coisa?

Inclusive se o Mirokuji não tivesse intervindo, a Selesia teria ido mais cedo para a cova. Então o que adianta o apoio do exercito se ele na prática não faz nada? Civis se colocam em perigo para salvar o mundo, mas soldados não é meio sem nexo.

Mirokuji, melhor colete anti-balas

Tirando estes pequenos detalhes, o  episódio foi bem construído, com uma boa transição do foco de um personagem para outro, equilibrando bem o tempo de tela entre eles.

Mostrando que a problemática ali era de um grupo, não de um ou dois personagens, já que todos eles tiveram momentos tensos durante o confronto.

O que demonstra que você não precisa de trocentos episódios para foca seus personagens durante uma batalha na qual você vai utilizar todo o seu elenco, mas é uma questão de realmente saber em que ponto focar um ou outro personagem.

Sobre a vilã, fico extremamente intrigada com o poder dela, o Holopsicon. Ela possuía ele antes ou foi algo adquirido após a morte da Setsuna? Porque dependendo disso é que eu creio que o Sota possa se tornar realmente uma arma importante no enredo e não ser apenas um observador.

Porque compreendendo melhor a descrição e criação da Altair, talvez eles consigam achar o ponto fraco dela e impedir que os mundos acabem colidindo. Assim como o Sota em determinada instancia acabe com isto se entendendo com Altair ou até com a própria Setsuna ( vai saber como, mas tudo é possivel na ficção XD).

O interessante é que ela sita um pilar do mundo, mas o que seria este pilar? Bom, sabemos que tudo é matéria e energia e que o que conhecemos como informações e que são na maior parte o tempo processadas por um computador não passam de um estado de com ou sem energia e isto é para qualquer tipo de informação.

Então creio que este pilar seja como um computador e sua função é reunir este punhado de dados e lê-los de forma coerente enquanto os junta até formarem coisas concretas, mas como ela esta conseguindo utilizar isto que é um mistério.

No geral, foi um episódio bem produtivo e tenso, já que o grupo do protagonista saiu mais perdendo do que ganhando apesar de terem supostamente ganhado mais algum tempo para impedirem a colisão do mundo.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

Selesia foi “salva” praticamente pelo Twitter  XD

Quando você é tão inútil que nem de escudo seu amigo acha que vc serve

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.