Eromanga-sensei #01 e #02 – Impressões Semanais

Aviso: Victoria vai estar cuidando do post das Impressões de Eromanga-sensei e Suka Suka durante essa temporada (depois desse primeiro parágrafo o texto é dela). Em breve divulgo a lista com o que cada um vai pegar e dia que deve ser lançado semanalmente (by Marco). 

Admito, só coloquei Eromanga-sensei no plan to watch inicialmente por conta do design da Sagiri. Só depois o foco se voltou para a sinopse. Obras que abordam sobre a indústria midiática japonesa na maioria das vezes tendem a ser divertidas. Seja Shirobako falando sobre a produção de animes ou New Game Saekano sobre a produção de jogos. Não que a trama seja apenas, ou diretamente sobre isso, mas o pano de fundo, no caso, a produção de Light Novels, é interessante. Ainda assim o centro da história são os irmãos Sagiri e Masamune.

Primeiro, eles não são irmãos de sangue. Segundo, eles moram no mesmo teto, mas sem nenhum contato direto. E o humor começa não só nessa situação, mas no quem vem se desenrolando ao longo do primeiro episódio. Como autor iniciante de Light Novels, o Masamune se vê em um ramo completamente novo e afrontoso com um ilustrador que nem ele e nem sua editora conhecem. Sem mais delongas e explicações, com a descoberta que sua irmã, Sagiri, é a tal ilustradora o relacionamento deles prevê uma mudança imensa. Ela como uma fiel hikikomori não sai do quarto de jeito nenhum desde a morte dos seus pais, o que acaba sendo uma boa justificativa para a sua condição.

Temos como a melhor cena de comédia no primeiro episódio justamente a descoberta desse fato. E o anime acaba tendo um humor que não é causado por piadinhas internas, mas sim pela situação em que os personagens acabam se encontrando. Seja a forma que a Sagiri foi descoberta ou o jeito que o Masamune reagiu, ambos momentos foram divertidos pelas suas expressões e pelo contexto em que eles estavam inseridos.

A Sagiri começa a demonstrar que ela é uma garota animada dentro de seu quarto, é uma garota normal, que desenha por paixão e tem uma personalidade que mesmo um tanto Tsundere, acaba sendo suportável. Tanto que na abertura e no encerramento as dancinhas dela são extremamente fofas! O que marca o final da estreia é a parte óbvia que ela não sente só amor de irmão pelo Masamune. E é valido lembrar que como estamos lidando com uma obra de comédia romântica esse é um foco que pode ser muito bem explorado.

Já o Masamune tem um zelo quanto a ela, expressado até agora de apenas de forma fraternal, mas que depende também do ponto de vista. Tanto que um dos pontos chaves é a situação em que ele lavava as roupas intimas da irmã e diz que dificilmente cairá de amores por outra pessoa. Ele simpatiza por ela logo quando a conhece, mas não está explicito se ele a ama de outra forma.

Aliás, abrindo parênteses para se ele é realmente inocente ao ponto de lavar esse tipo de roupa, ou se já tem outro aquele outro lado envolvido, se é que você me entende…… Não que ele seja diretamente meio pervertido e não podemos alegar isso completamente só pelo fato dele escrever Novels mais adultas, mas vai que. Fecha parênteses.

No segundo episódio conhecemos duas personagens que de início não são tão simpatizantes (Bem, na minha opinião). A Megumi tem uma personalidade de fato bem curiosa inicialmente. O humor dela é pesado quesito sexy, já que a provocação dela ao Masamune é bem sugestiva. Observe que eu disse pesado, e não que de fato seja exagerado.

Moça, você provocou um auê nesse episódio

E chegamos naquela parte do anime em que podemos escolher entre jogar pedra em quem escreveu os diálogos ou simplesmente aplaudi-lo: “Sim! Garotas da minha idade amam pintos!”. Ok, ok de início precisamos entrar em consenso que para o público masculino isso foi algo que desbancou as indiretas feitas por personagens desse tipo. Seja o porte físico, idade, dublagem criada ao redor dela, a Megumi foi bem direta para o seu estilo de garota.

Já olhando por uma perspectiva mais feminina, qual é o real problema de ela ter dito essa frase? Uma garota relativamente nova falando essas coisas foi pesado ou puramente humorístico? Sinceramente, para mim é um tabu feminino a ser revelado. Ou seja, fica aberta a discussão e comentários futuros sobre. Isso ainda deixa uma divisão quanto a não acha-la irritante ou acha-la. Ela é egoísta ao ponto de ser engraçada, mas ainda não é o suficiente para concluir se a frase foi exagerada ou apenas algo natural da personalidade da personagem.

Ela também levantou e pode novamente levantar, pontos importantes para a relação entre os irmãos, já que a Sagiri acabou ouvindo de fato o que o irmão dela pensa a respeito dela estar trancafiada no quarto e sentiu um ciúme absurdo da situação.

Depois temos outra autora de Light Novels já bem conhecida, a Yamada Elf. Autora jovem, com o ego lá em cima que a torna realmente irritante e ao mesmo tempo divertida. A personalidade dela é tão egocêntrica que a torna outro ponto de comédia no anime. E a sinopse já entrega resto da trama em que ela será alocada.

Por enquanto o único ponto quase negativo da história é o jeito que podemos interpretar a Megumi e a Yamada, claro dependendo do ponto de vista de cada um. De início a Sagiri me simpatizou mais, mas qualquer outra pessoa pode preferir a Megumi pelo jeito despojado dela, ou a Yamada pelo jeito autoritário e por ai vai. E claro, vem a pergunta: Teremos um protagonista extremamente lerdo ou teremos uma atitude final? Fica a descobrir e definir se a própria construção do Masamune vai ser ponto positivo ou negativo.

A obra acaba tendo uma fórmula de comédia romântica que funciona bem. Não diria que 100% do episódio é engraçado, mas é um humor mais leve que realmente se desenvolve entre situações e não sátiras. Temos todo o drama da relação entre os irmãos, romance e a história da família deles envolvidos. A animação é agradável e principalmente o encerramento é bastante empolgante. Nada muito maravilhoso para declarar a respeito da OST ainda, mas acabou que combinou com o estilo de obra, só que nada muito inovador.

Tenho que admitir que os designs dos personagens são bem ricos e que cosplays da Sagiri podem brotar à vontade. O interessante é que ao longo dos episódios outras personagens aparecerão, tudo envolvendo a produção e venda de Light Novels, e por sinal seria bom apresentar dignamente a personagem da livraria que também estuda com o Masamune.

Em suma, talvez tenhamos um desenvolvimento amoroso mais sério, que provavelmente vai ser atrapalhado diversas vezes e o próprio crescimento do protagonista como autor também poderá ser visto.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

Swort Art Online passou quase despercebido nos dois episódios. Viva a A-1 Pictures!

Observações do revisor (Marco):

Essa dancinha ficou um charme.

Best Girl hauhauauh. Se bem que em design prefiro a garota da livraria (by Marco).

Victoria Caroline

Engenharia, literatura brasileira, fotografia, vídeos de receitas, música boa e cultura japonesa. Não necessariamente nessa ordem. Às vezes acorda meio de humanas (quando consegue acordar).