Impressões Semanais: Gundam IBO 17-18 e Showa Rakugo 4-5

Lindas amizades.

Gundam Iron Blooded Orphans: episódios 17 e 18

18 episódios, e ainda estamos longe da Terra.

Tá, pra começar: caramba, Kudelia fez alguma coisa! Demorou, ela quase matou todo mundo e si mesma no processo, mas fez. Talvez seja um pouco tarde para redimir a personagem, mas pelo visto ela pode mesmo melhorar à partir daqui. Espero…

Nesses dois episódios tivemos um pouco de ação com, o que para um anime que carrega o nome o Gundam, Iron Blooded Orphans não tem com muita frequência, mas quando tem sai bem feito. Além do que, a preparação para o próximo e talvez ultimo arco de IBO antes da chegada da Terra (eu já falei isso algumas vezes, mas agora acho que vai).

Esses últimos episódio andam um pouco mais interessantes que de costume, apesar de ainda não bater com a minha expectativa inicial da série lá quando eles estavam na Terra. Talvez se o anime tivesse tentado fazer os personagens um pouco mais envolventes além de só acrescentar algum passado triste para cada a série tivesse funcionado melhor. Engraçado que os únicos personagens que eu queria mesmo saber o passado eram o Orga e o Mika (tanto pela cena no primeiro episódio quanto por que o fato de saber porque o Mika é assim fiel ao Orga), e até agora NADA.

Bem, agora que o anime tá quase no final eu fico pensando se vão fechar a trama com o tempo restante ou anunciar uma segunda temporada (é normal os animes de Gundam para TV terem uns 50 episódios). Considerando que o objetivo da Kudelia é libertar Marte, acho difícil ela conseguir só com uma simples negociação. Só não sei se vou ter saco para mais meio ano de Iron Blooded Orphans…


Showa Genroku Rakugo Shinjuu: Episódios 4 e 5

Show time!

Esse flash-back do passado do Yakuno está deixando de ser um flash-back pra virar a história principal de fato. Isso não é ruim, já que é bem interessante mesmo já sabendo o desfecho, mas eu sinto um pouco de saudade do Yotarou e a filha do Yakuno. Os dois são personagens carismáticos demais, espero que possam aparecer um pouco de novo!

De qualquer forma, eu realmente gosto como ao anime está mostrando o interesse do Yakuno pelo Rakugo e como ele desenvolveu seu estilo próprio, além da relação dele com outros personagens. Isso vai desde o interesse romântico como a Miyoskichi ou a amizade (bem íntima) com o Hatsutaro. A história consegue relacionar muito bem os dois.

Adorei como a natureza do espetáculo foi representada na cena do teatro (bem, Showa Rakugo parece mesmo uma homenagem à isso mesmo). Mesmo uma apresentação simples para um público pequeno consegue ser cheia de energia. A história continua um pouco longe demais da realidade ocidental para achar graça totalmente, mas é um aspecto cultural, não vejo muito o que fazer quanto a isso, Além do que, como sempre, a série é muito competente no trabalho de ambientação de época, o que é louvável.

Mesmo com a animação até um pouco abaixo da média, Showa Rakugo consegue ser uma das séries visualmente mais marcantes dessa temporada graças ao trabalho bem feito do design. Eu imagino que passaram bom tempo pesquisando referências para tornar o anime mais imersivo.

O RESTO

Dimension W: Episódios 1 ao 5

Alcancei esse anime, e até que está divertido, com algumas ressalvas. Me lembra um pouco os dos anos 2000’s que passavam por aqui na época do Animax.  A ação com certeza é competente, até porque o anime deve ser o melhor da temporada em questão de animação. Na verdade, visualmente quase tudo nesse anime é agradável, desde a arte de cenários aos character designs bem variados e expressivos.

Os personagens são carismáticos o suficiente, com Mira sendo de longe a mais interessante do elenco. Ela não só é a personagem “moe” obrigatória, o jeito que ela encara o ser uma pessoa artificial é realmente interessante. Kyouma em contrapartida vai ter que se esforçar um pouco mais para deixar de ser sem graça.

O problema maior da série vem sendo que boa parte das explicações não convencem, isso vai desde a ideia do universo da história em si, e ficou ainda mais claro no final do ultimo arco. A ideia da existência de outras dimensões faz sentido, mas o jeito que estão explicando simplesmente não me fisgou. Fora que a história de caçador uma “coisa” que odeia essa “coisa” (no caso, os coins) soa bem manjada.

Enfim, é um anime decente para passar o tempo, ainda mais numa temporada um pouco mais fraca de maneira geral.

EXTRAS:

Depois de muito tempo, voltamos à ver os caras sem camisa… Se tivessem mantido eles assim acho que o anime teria vendido mais.

Me desculpem por outro comentário de fujoshi, mas… esses dois tem caso, não? Quer dizer, tão deixando muito na cara.

Parece que o Mikazuki vai ficar com as duas mesmo… melhor assim, acho.