Impressões Semanais: Shokugeki no Souma 16 e Ranpo Kitan 4

….. E os plots seguem.



Shokugeki no Souma: Episódio 16

Quando um filho supera o p- ah, esquece.

Ok, eu vim assistir esse episódio preparada para ver o Souma ganhar e… é, não aconteceu. Tudo bem que ao longo do episódio isso ficou um tanto quanto previsível, mas a principio eu realmente achei que o Souma tinha alguma chance. Ponto por me surpreender.

Continuaram a temática do episódio passado, com a rivalidade misturada com inspiração do Souma com o Joichirou. Ambos levaram o duelo bem a sério, como é de costume. Isso ao mesmo tempo que aprofunda mais o Souma me faz gostar ainda mais do Joichirou. Ele é um bom pai que se importa e não subestima a capacidade do filho. Mesmo não passando tanto tempo com ele no anime, eu adoro como enfatizaram que eles se relacionam muito bem, quase que como amigos.

No fim, mesmo com Souma perdendo, o embate acaba ficando satisfatório. Fazia sentido o Souma perder, mas o importante foi provar para o seu pai que ele estava crescendo. Passando pelo mesmo caminho, sabe-se lá o quanto ele poderá melhorar. Provavelmente é isso que tem feito Souma tão gostável até agora: ele é um personagem muito simpático, com muito talento, mas ainda pode se desenvolver mais.

Resumindo: eu quero casar com o Souma. Sério. Sério………………….
Eu não tenho nada mais de construtivo para falar.
Próximo.

Ranpo Kitan: Episódio 4

Não, amigos, não é deste grande plot que estamos falando.

Indo contra o que eu previa, o anime não seguiu a fórmula episódica que eu esperava e já introduziu direto o que deve ser a figura do vilão principal: Twenty Faces (é, eu também errei qual personagem o anime estava referenciando). De maneira também meio que insperada, o episódio acaba num twist revelando a identidade do vilão – se for ele mesmo, lógico.

Isso é… legal, de qualquer jeito.

Eu não vou entrar muito numa argumentação para dizer se o episódio foi bom ou ruim. Ranpo Kitan tem ainda tem alguns problemas quanto às suas tentativas de criar um visual mais diferente, claramente lembrando teatros, com luzes direcionadas em um fundo negro: é interessante, mas não chega no impacto que poderia ter, e na cena do confronto com o Twenty Faces isso ficou bem claro (apesar de eu achar que deixar o conflito nesse cenário surreal e depois mostrar as coisas mais claramente foi uma boa ideia). Além, o que deve ser a característica mais marcante da série, a presença de personagens excêntricos (a sadomasoquista dominatrix desse episódio é o ápice disso), acaba sendo um fator ame ou odeie. Enfim, acho que é mais interessante focar em imaginar no que pode acontecer.

Nesse sentido, Twenty Faces acaba sendo um vilão interessantíssimo por causa das possibilidades. Seu modo operante de matar criminosos do mesmo modo que eles cometem seus crimes e antes anunciar na internet lembra um pouco Prophecy (publicado pela JBC por aqui, 3 volumes). Essa figura de um justiceiro mascarado acaba criando um pequeno culto, e o mais importante, copycats. Independente de Kagami ser ou não ser o original, ele provavelmente não é o ultimo que irá aparecer no anime.

Twenty Faces não precisa ser um só personagem, ele pode ser vários. Aí se abre um leque de possibilidades: ele pode ser um grupo controlado por uma pessoa só, pode ser individuais copiando sua imagem ou pode simplesmente ser outra pessoa que não o Kagami. São muitos caminhos para escolher. Minhas suspeitas é que, em alguma hora, o pessoa citada no começo do primeiro episódio por Akechi possa estar envolvido, mas é um tiro no escuro. O que vai acontecer agora? Veremos.

O RESTO

GANGSTA: Episódio 4

Apenas o seu anime sério com sangue e nudez.

Outro bom episódio que aprofundou ainda mais a relação Worick e Nicolas, revelando quando se conheceram. Já estava obvio que os dois eram bem íntimos e que se conheciam a um bom tempo, então isso foi só uma confirmação, mas com uma carga dramática bem forte. Eu sinto um pouco de falta das gags do mangá no anime, mas imagino que isso ficaria descolocado no estilo do diretor, que até agora vem fazendo um bom trabalho.

Gakkou Gurashi: Episódio 3

Apenas o seu anime de meninas fofas.

Episódio forte, mostrando que o anime não vai depender só do plot twist inicial e que ainda pode manter bem o fôlego. Esse episódio teve uma direção com um clima bem interessante, além de uma boa escrita. Ainda que a OST seja um pouco deficiente e a animação limitada, com certeza foi um serviço competente e com o resultado próximo ao desejado.

EXTRAS:

Esse ultimo episódio de Gakkou Gurashi foi escrito pela roteirista da Steampunk Series, uma série de visual novels da Liar Soft. Ela também vai aparecer em Ranpo Kitan em algum momento… Tomem aí a abertura de Shikkoku no Sharnoth até lá, uma das poucas novels dela traduzida (para o inglês, nem perguntem quanto as em português…)

Twenty Faces… vinte pesssoas nesse quadro da abertura… eu só queria notar isso mesmo.

Apenas queria dizer: essa cena foi a coisa mais fofa que eu vi nos últimos dias. Totalmente UUUUUGHHHHHH. Também deve ser um dos meus momentos favoritos da série.