Impressões Semanais: Shokugeki no Souma 11-12 e Kekkai Sensen 11

E Euphonium também.

Shokugeki no Souma: Episódios 11 e 12

Esse arco está tão bom que não sei nem como me expressar.

Não gente… sério. Não sei o que esse anime tem, mas eu to gostando e muito. Acho Shokugeki no Souma é tipo aquele amigo que apesar dos defeitos você acaba amando de qualquer jeito.

Enfim, esses dois episódios foram focados na disputa entre Megumi e Shinomiya, que provavelmente deve ter sido a melhor do anime até aqui (na verdade, pensando bem, a série tem conseguido crescer muito nesse ponto). Isso que uma das melhores decisões da história foi deixar Megumi encarar o desafio, colocando Souma apenas como suporte. E ele… realmente, só ajudou e motivou ela. Isso é incrível e superou muito minhas expectativas.

ESSA CENA FOI MUITO BOA E TEVE SAKUGA

Shokugeki no Souma consegue muito fazer duelos, acrescentado o desenvolvimento de personagem aos mesmos e fazendo-os ainda mais empolgantes do que já seriam só com as reações e OSTs exageradíssimas. Ele segue uma fórmula simples, deixa as informações na cara para qualquer telespectador mais jovem possa pegar e mesmo com uma animação e trabalho de arte mais simples, entrega. É entretenimento puro e sincero.

Nesse sentido, eu não tenho muito o que me aprofundar, mas o anime conseguiu mesmo meio simplista dizer muita coisa. Mostraram a Megumi conseguindo ganhar confiança, o passado e objetivos do Shinomiya bem como sua interação com seus colegas e retomada de foco, e por ultimo o espírito de Souma sentindo, ainda que de forma leve, o gostinho amargo da vitória (entenderam? Gosto? Amargo? Ok, isso foi ruim) Para uma série que eu esperava ser ruim antes da estréia, Souma tem mostrado muito mesmo com pouco.

Kekkai Sensen: Episódio 11

Esse anime foi adiado de novo? Certo…

Finalmente, a história de White e Black é contada. É estranho que eu esperava muito por esse episódio, mas no fim acabei não gostando tanto dele. Provavelmente por perceber que apesar de ter ajudado a dar uma sensação de continuidade no anime e ser muito bem encaixada nele, tematicamente ele é meio desconexa.

Por mais que ela seja cheio de paralelos com a história do próprio protagonista Leo, por mais que White esteja presente desde do segundo episódio, fica a sensação que usaram tempo demais em algo que não precisava ser contado, ou que gastaram muito pouco tempo e ela não conseguiu o efeito que tinha potencial para alcançar, ou podia ter entrado em outro anime, ou… vocês entenderam.

Apesar de todos estarem vestidos como assombrações, White é única que parece um fantasma.

Ainda assim, sozinho, não deixa de ser um ótimo episódio, como quase todos os outros. É redondinho, tocante e bem contado. Só no conjunto as coisas não se misturam tão bem quanto podiam. Ou é só eu que me incomodei demais.

O resto:

Hibike! Euphonium: -12

Gente, isso tá muito bom. Euphonium conseguiu colocar um desenvolvimento de personagens muito bom (ou melhor, da banda num todo) e cada episódio é mais lindo que o outro em termos de animação e direção de arte. É impressionante como conseguem expressar tão bem os sentimentos dos personagens de maneira puramente visual. Deve ser a melhor coisa da Kyoto Animation faz tempo. Muitas pessoas tem ficado receosas com a série pelo (spoiler) relacionamento romântico entre as duas protagonistas não acontecer. Independente de quem ficar com quem, é um anime muito bem feito que merece atenção por isso, então, por favor deem uma chance mesmo assim.

Extras:

Sim, eu só percebi isso depois de 12 episódios, isso que eu não pulava o enceramento. E não importa se o próximo foi melhor, vou sentir falta deste.