Ranking de vendas de Light Novel (Outubro 6 – 13)

Mahouka e Accel World abrem o ranking seguidos por Golden Time, Strike the Blood e Black Bullet em uma semana cheia de LNs conhecidas e outras com anime já anunciado. 

Ranking de Vendas Semanal de Light Novels (Outubro  7 – 13) – 2013
(recomendação de leitura -> Guia informativo sobre Light Novels)


Rank Vendas essa semana Vendas totais Lançamento Título
1 86,101 86,101 –  Mahouka Koukou no Rettousei Vol.12
2 77,489 77,489 –  Accel World Vol.15
3 33,624 33,624 –  Kino no Tabi: The Beautiful World Vol.17
4 29,194 29,194 –  Strike the Blood Vol.9
5 15,996 15,996 –  Black Bullet Vol.6
6 15,267 15,267 –  Golden Time Vol.7 I’ll Be Back
7 9,406
  9,406
–  Baccano! 1935-C The Grateful Bet
8 9,274 9,274 –  Juuni Kokuki Tonan no Tsubasa
9 9,238 61,660 –  Omoide no Toki Shurishimasu Vol.2 
10 7,438 7,438 –  Netogo no Yome wa Onna no Ko janai to Omotta? Lv.2
11 6,645 6,645 –  Tsuyokunai mama New Game 2 Stage 2
12 5,865 244,503 –  Kagerou Days Vol.4 -the missing children-
13 5,845 71,449 –  Strike the Blood Vol.1
14 5,605 83,768 –  Date A Live Vol.8
Light Novels já adaptadas para anime:


Accel World Vol.15 vende 77,489. Parece estável com o volume anterior, mas só vou ter certeza de fato na soma das vendas das próximas duas semanas. Não sou um fã particular dessa obra (muito graças ao protagonista looser chorão e gritão) mas ela ganhou muitos fãs depois do anime. A adaptação ficou boa ao meu ver, e quem estiver curioso recomendo assistir a alguns episódios e decidir se gosta ou não por si mesmo.

No final dessa LN anunciaram que o próximo livro que o autor vai lançar é SAO Progressive vol 2, em Dezembro (a sexta LN do autor esse ano, o bicho trabalha pra burro). Progressive é um spin off de SAO que reconta a primeira parte da LN detalhando todos os acontecimentos andar por andar ao invés de dar um time skip de 2 anos direto (me refiro a LN aqui – o anime é um caso aparte já que enfiaram varias side story no meio, ocasionando assim vários time skips ao invés de apenas um ).


Strike the Blood Vol.9 vende 29,194. O valor é bem próximo do volume anterior mas o volume 1 no ranking deixa bem claro que a obra ganhou um boost com o início do anime. Quanto isso vai influenciar realmente as vendas só veremos no volume 10. 

Achei o anime razoável, nem ruim, nem bom, por enquanto, mas podem estar guardando a parte boa já que os BDs ainda não saíram para encomenda, o que – normalmente – indica que eles estão aguardando para lançar após um episódio mais chamativo.
Golden Time Vol.7 vende 15,267. Bem próximo ao que o volume anterior vendeu – sinal de que o anime não deu boost algum na LN por enquanto. Falando no anime, estou achando ele bem legal pra quem curte uma comédia romântica.
Baccano! 1935-C vende 9,406. Baccano, diferente de seu irmão Durarara, nunca vendeu muito bem, mas parece estar piorando com o tempo. Acho que já é hora do autor encerrar a série. Pra quem não viu o anime dessa obra eu recomendo fortemente que assista, a animação ainda não parece datada e a história em si é bem legal, mesmo que um pouco lenta no início e com alguns nonsense aqui e ali na questão do que humanos normais podem e não podem fazer. Mas relaxem, sou o inimigo público número um do nonsense e idiotice em obras de ação, se estivesse muito absurdo eu não estaria recomendando.

Date a Live vol.8 vende 5,605, total 83,768. Última semana no ranking fechando a 84k como previ na semana passada. Vale notar que o anime deu um boost bem razoável para a LN, que antes vendia uma média de 50k.










Light Novels com adaptações anunciadas:

Mahouka Koukou no Rettousei Vol.12 vende 86,101. Essa LN vende muito bem para uma novel sem adaptação para anime, são raríssimos os casos de Novels sem adaptação conseguirem vender mais de 100k. A obra já tem anime anunciado pela Madhouse mas ainda sem data.

Sinopse:

Magia é um produto que existia apenas em lendas ou contos de fadas, mas tornou-se uma tecnologia a cerca de um século atrás. Agora vários países estão e busca de reunir poderosos magos. Shiba Tatsuya é um estudante sem capacidade mágica na First High School, uma escola de magia de alto nível, juntamente com sua irmã, uma das estudantes mais conceituadas entre os alunos. O que vai acontecer com ele e como será sua vida em uma escola aonde ele é visto com desprezo pelos outros alunos ?

Comentários:

Fui ler essa Novel a mais ou menos um ano atrás (tem traduzida no Baka-Tsuki) depois que fiquei curioso com uns caras comentando no MAL que ela poderia alcançar o mesmo sucesso de SAO depois do anime, dado os elementos similares.
Li o volume 1 e não achei tantas similaridades assim. A maior delas é o Protagonista ser um bad ass (é, eu sei, não bate com a sinopse), o que pra mim é um ponto positivo. O problema mora na parte harém da historia. Quando falaram que era parecido com SAO pensei no que considero o diferencial positivo da obra, “o protagonista é badass e investe alto em romance com uma única heroína que ele escolhe logo no início”, mas a coisa não é bem assim. O protagonista é o denso típico que não sente nada por nenhuma das garotas de seu gigantesco harém  que inclui a irmã dele com “brother complex” como heroína central. Ou seja, o harém padrão e clichê que vemos quase todo dia em animes.

Black Bullet Vol.6 vende 15,996. Teve anime anunciado a poucas semanas mas ainda sem data de lançamento. O estúdio vai ser o Kinema Citrus – que não anda com uma boa fama.


Achei a capa das LNs muito bonitas (clique em cima da imagem para ampliar):

Sinopse:

Em um futuro próximo a humanidade foi dizimada por parasitas virais chamados “Gastrea”. Para sobreviver, os humanos se exilaram em um pequeno território murado (SnK fellings hahaha). Rentaro, um rapaz membro da “segurança civil” – uma organização especializada na luta contra os Gastrea – realizada missões diárias para tentar controlar a infestação dos parasitas, com a ajuda de sua parceira Enju, uma garota meio-gastrea/meio-humana. Um dia eles recebem uma missão secreta que visa proteger Tóquio da total aniquilação.



Kagerou Days vol 4 vende 5,865, total 244,503. Última semana no ranking. A série está teve uma queda bem grande do volume anterior que fechou em 270,000 para esse, mas não faço ideia do porque da queda.

Essa LN é baseada em uma coleção de músicas cantadas por Vocaloids. Já tem anime anunciado faz algum tempo pela Shaft (pro meu profundo desgosto, já que não gosto desse estúdio) , mas sem previsão de estreia até agora. Dei uma lida nos capítulos que tinham do manga em inglês e até que a historia é interessante, meio lenta, mas interessante. Dos 14 capítulos que li pareceu uma mistura de slice of life colegial com sobrenatural e drama. 

Mais informações:

(tradução e adaptação das informações da Wiki de Kagerou Project)

A série se originou do “Projeto Kagerou”, que é uma série de músicas populares cantadas por Vocaloids e escritas por Shizen no Teki-P(Jin). No dia 2 de Setembro de 2013 foi lançada a última música, “Summertime Record”, que marca o fim da história. O projeto totalizou 17 músicas. Link para ouvir as musicas com legendas em PT (a voz dessa Vocaloid que canta as musicas é muito ruim!!)

As músicas contam a história de “Mekakushi Dan”, um grupo de jovens com poderes, chamados de “Eye Abilities”(achei que traduzir isso literalmente ia ficar feio). Kagerou Days é o nome da música mais popular das varias lançadas, e por isso pegaram o nome pra usar no manga e light novel. As adaptações pra LN e manga servem como complemento a história principal contada através das músicas, já que essas mais descrevem os personagens do que contam uma história propriamente dita. Quanto ao anime, ele provavelmente vai adaptar a história da LN e do manga, mas ainda não é certeza.

Achei esquisitíssimo fazerem uma LN baseado em uma música cantada por uma Vocaloid, mas descobri que já houve alguns casos assim no passado. Elas só não chamavam tanta atenção porque não vendiam muito. Kangerou Days foi a única a conseguir vender mais de 100k até o momento.

Menções honrosas:



Quer saber mais sobre Light Novels? Se o sua light novel preferida vendeu bem ou mal? Tem chance de ser adaptada para anime? dentre outras duvidas, leia esse guia->  Guia informativo sobre Light Novels . Se mesmo assim não encontrar a resposta que procura fique a vontade para perguntar nos comentários.

Recomendação de sites para leitura de Light Novels:
Baka-Tsuki – tem um acervo grande de varias light novels traduzidas ou sendo traduzidas para inglês. Caso tenha um inglês intermediário pra cima recomendo fortemente esse site. 
Light Novel Project –  Possui algumas Light Novels traduzidas para português.

Ranking anterior: