Crunchyroll vai exibir animes na Rede Brasil legendados e com áudio em JP… Será que dá certo?

O Crunchyroll Brasil acabou de soltar a notícia de que vai exibir todo sábado e domingo (reprise), das 20h as 21h, e das 11h ao 12h, respectivamente, a partir do dia 21 de Abril, Re:Zero e Black Clover. A emissora de exibição vai ser a Rede Brasil, que admito nunca ter ouvido falar até essa notícia, mas parece que alguns conhecem.

A parte curiosa da coisa toda, nem é o canal (que parece uma Dark Web das emissoras), dado que uma mais conhecida seria um investimento absurdamente caro, e possivelmente inviável para o CR. O fato que me surpreendeu foi que os animes serão exibidos legendados em PT e com o áudio em japonês. Fui pesquisar para ver se isso é comum no canal em questão, mas pelo que me informei os outros animes que passam nessa emissora são dublados.

Dar anime legendado e com o áudio em japonês para quem está acostumado a ver tudo com áudio em português me parece uma estratégia muito estranha. Será que não valeria a pena ter gasto um pouco com a dublagem para garantir um público maior? Todo mundo sabe que Nanatsu ficou tão popular no BR porque saiu dublado na Netflix, então ir pelo caminho de exibir o negócio legendado não parece uma boa ideia se o desejo é expandir a cultura dos animes, e marketar o próprio Crunchyroll.

Não estou dizendo que vai ser um fracasso ou coisa assim, só expressando meu ponto de que parece uma jogada estranha por parte da equipe de marketing investir em um público que está acostumado a ver tudo dublado (animes inclusos), com algo legendado, e com um áudio que eles vão achar muito bizarro. Pessoalmente, quando vi os trailers dos animes deles na TV aberta, esperava um SBT ou Rede TV da vida, que já exibiram animes no passado, e são mais conhecidas. E claro, os dois animes dublados. Mas acabou não sendo esse o caso.

De qualquer forma, boa sorte para o Crunchyroll. Por mais que ache a estratégia duvidosa, nada contra alguém tentando expandir a cultura dos animes para fora do nicho. Admito, no entanto, que não acompanho a TV aberta faz uns 5 anos. Ver as coisas quando eu quero, pausar, etc, na internet, não me faz querer voltar aos tempos da TV aberta. E mesmo na paga, só Game of Thrones ainda consegue me fazer correr para o sofá aos domingos a noite.

E você, o que acha disso? Anime legendado vai dar certo na TV aberta? Já conhecia esse canal? Acompanha a TV aberta? Comentem!