Violet Evergarden #08 – A guerra! | Impressões semanais

 

E o episódio 8 de Violet continua a alavancada da série iniciada no ep. 7.  Queriam o passado da Violet? Queriam guerra? Batalhas? Toma!

Cada vez mais aquele começo morno parece propício. Sem ele, não haveria o impacto dessa virada, não veríamos uma Violet que foi de alguém apático para uma pessoa capaz de sentir emoções e sofrer com elas. E nada mais justo do que encaixarem o passado dela nessa parte, onde recebe a notícia da morte do Major.

A sequência do irmão do Major pasmo com a expressão dela é excelente. Para alguém acostumado a uma Violet inexpressiva, ver ela expressando emoções de forma tão forte deve ser surpreendente. O engraçado é que no momento que ela está fazendo essa expressão específica, a câmera esconde o rosto dela, então só podemos imaginar.

Badass

O fascínio da Violet com o Major é interessante, ele parece a ver mais como filha do que outra coisa, e sempre tem aquele olhar triste, tanto ao notar a dependência dela para com ele, quanto ao vê-la transformada em uma arma de guerra. A Violet por outro lado, parece ter um deslumbramento quase mágico pelo Major, paixão a primeira vista, não sei, mas aceitou ele facilmente, e logo só queria ficar ao lado dele o tempo inteiro, como mostra o flashback. Até o presente que ela queria tinha relação com lembrar dele.

A parte de ação foi linda, como é de se esperar desse estúdio. Notem, no entanto, que o objetivo das cenas não é tanto focar no gore ou brutalidade, mas na frieza da Violet, e na tristeza do Major ao contemplar as cenas de matança com ela no meio.

A Violet, por sinal, continua parecendo uma espécie de Aquiles (já viram o filme Tróia?), com alguns aspectos físicos sobre humanos, e sendo boa em tudo, desde combate corpo a corpo a longa distância com armas. Se é um talento natural ou ensinaram a ela, só o tempo e mais flashbacks dirão. Li algumas teorias sobre isso baseado em informações da novel que não sei se o anime vai colocar, mas deixei nos extras.

Tem que ter uma imagem do Major, mas o destaque da cena é o desespero da Violet.

Uma curiosidade, é que de acordo com o pessoal que leu a novel, esse flashback foi bem resumido, o que vários consideraram positivo, já que a autora é meio exagerada nas longas descrições e alonga demais algumas prosas dramáticas (tem bastante melodrama, e isso está sendo reduzido na animação, como por exemplo resumirem a história do autor no episódio passado, que seria um tédio se fossem seguir a novel a risca com ele descrevendo em detalhes).

Em geral, cada vez mais essa começa a parecer uma ótima adaptação, que compensa o começo morno a cada episódio a partir de sua metade. Embora algumas mudanças e cortes sejam discutíveis (leiam o extras).

O anime teve uma melhora estupenda em emocionar e causar impacto desde o episódio 7, mas o desenvolvimento da Violet ainda não terminou. Ela aprendeu a sentir, mas ainda não é livre, como o Major desejava. Ela continua totalmente presa e dependente da figura dele, já que ela literalmente vivia por ele. Para ser de fato livre, ela vai ter que superar essa dependência.

Imagino que o episódio que vem encerre o flashback, expandindo aquela cena do final do episódio 1, e depois voltando para algumas histórias do trabalho da Violet, que ajudam ela a crescer mais. O passado dela antes do exército também seria interessante de ser abordado.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

 

 

Pelo que me falaram isso é meio em aberto na novel, mas existe algumas dicas de que a Violet é um experimento de super soldado que deu errado, daí as habilidades sobre humanas dela, aliada a uma frieza fora do normal. Ela também usa um machado enorme durante a guerra, exaltando a força absurda dela, mas parece que mudaram essa parte no flashback.