The Wolf Amoung Us – Review | Fábulas, assassinatos e muita ação.

The Wolf Amoung Us é um jogo desenvolvido pela Telltale Games baseado na série Fábulas (Fables) do selo Vertigo ( que inclusive distribui o jogo). Para quem não sabe o que Vertigo é, o que desacredito, basicamente são séries de histórias em quadrinhos com uma temática mais madura (conteúdo adulto)  da DC, que incluem obras como Hellblazer Watchmen .

Então deve-se compreender que este jogo é focado mais na narrativa do que na jogabilidade em si, sendo um prequel – e markenting descarado –  para os acontecimentos futuros narrados nas Hq’s, então querendo ou não é canônico.

Mas no que se baseia a narrativa desse jogo? Como o próprio nome denuncia, fábulas é uma releitura de personagens de contos de fadas, lendas ou histórias fantásticas trazidos para o que seria o nosso mundo, uma coisa que não é novidade e já foi utilizado em vários filmes e series.

O diferencial de em si é a desconstrução de vários personagens e seu desenvolvimento que não deixa a desejar, além de não ter pudor de mostrar conteúdos realmente mais adultos, como violência e sexo.

O jogo não tem pudor a violência e pode ser mais brutal dependendo de suas escolhas

O jogo da Telltale consegue pegar bem estes aspectos da obra e fazer o jogador vivenciar realmente a HQ, se sentindo imerso no mundo de fábulas, o que é potencializado com a arte dos gráficos que puxa o estilo cartoon , com traços e cores fortes , que são meio característicos da empresa, só que ela estilizou bem para pegar aspectos do conteúdo original.

As cores utilizadas dão a sensação de um ambiente mais obscuro, sombrio e ressalta o lado não tão amigável de uma cidade grande, que é o cenário onde se desenvolve toda a ação do jogo. Além disso, tem várias citações a elementos das Hqs, como o glamour e a Fazenda (onde fica as fábulas não humanas).

Sendo que um elemento que eu achei bastante interessante colocado no menu do jogo é o livro de fábulas, que basicamente é um portfólio dos personagens. Toda vez que o jogador interage com uma nova fábula, a descrição sobre ela é destravada no livro que você pode consultar para saber mais sobre aquele determinado indivíduo.

O livro de fábulas é um portfólio contendo descrições dos personagens

Como o foco é a narrativa, The Wolf amoung us é centrado em diálogos e escolhas, portanto a jogabilidade  consiste na exploração dos ambientes e na interação com o restante do elenco que vai aparecendo no decorrer da investigação, ressaltando que você assume o controle de Big Bad Wolf, o xerife de Fabletown ( bairro de Nova York que acontece a maioria dos eventos de Fábulas).

A perceptiva é toda em terceira pessoa e suas escolhas influenciam nos diálogos subsequentes, contudo o enredo apresenta um aspecto linear, e o final sempre vai ser o mesmo, independente de sua postura, no entanto as consequências de uma ação pesam consideravelmente em sua imagem perante o restante do elenco.

Em suma, uma opção optada pelo jogador pode desencadear outras ações que deixem os habitantes com medo de Big Bad, ou apreciem sua atitude, confiando mais no personagem.

Contudo, a jogabilidade não está centrada apenas nas árvores de diálogo, apesar de 80% das ações serem através dela, mas diversas cenas são focadas em ação coordenada, forçando o jogador a responder uma sequência de eventos exigindo movimentações rápidas. De acordo com a sequência realizada, você pode modificar pequenos detalhes no desenrolar de uma perseguição policial, ou de uma briga.

A ação se desenrola com sequência de movimentações rápidas

Sendo assim, para indivíduos que curtem jogos focados na história, e nas consequências de suas ações, é um passatempo rápido e prazeroso, já que todo o progresso é realizado em cinco episódios, de cinco capítulos cada, bem semelhante a LN para quem gosta desse tipo de narrativas gráficas.

Além disso, os diálogos são bem escritos e a dublagem dos personagens centrais não decepciona a maior parte do tempo. Contudo, achei determinadas atuações um pouco exageradas, como a entonação usada em ações de choro que, para mim, pareciam coisa de principiantes e bem superficiais.

Todavia, o que mais senti falta, foi de conteúdos extras, pois, mesmo que ignorando determinadas ações de movimento, ou diálogo que sejam possíveis afetar eventos futuros na história, as mudanças não são realmente tão significativas, não abrem cenas extras, ou endings diferentes, só muda um pouco como determinados eventos ocorrem.

Até compreendo esta falta de extras pelo jogo realmente ter uma narrativa mais linear, mas gostaria de ver as minhas atitudes afetando drasticamente o final, o que talvez pode ocorrer com a sequela futura que foi anunciada em San Diego no Comic Con em julho de 2017.

Definitivamente o jogo é uma boa chamada para as Hqs, apresentando bem o mundo de fábula e seus personagens, vívidos e marcantes, através de diálogos e ações a encargo do jogador. Em suma, eu recomendo o jogo sem medo para quem é fã de mistério e ação policial, além de afirmar que vocês aprenderam que lobos também choram.

Nota

Jogabilidade – 8/10

Gráfico/arte – 9/10

Dublagem/atuação -8/10

Roteiro – 9/10

[yasr_overall_rating]

Extra

Galeria de imagens do jogo

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.