Goblin Slayer – O que esperar do anime e comentando Trailer e Staff

 

Com o lançamento do trailer e staff de Goblin me animei a comentar minhas expectativas e o que achei do trailer e da staff. Que embora não sejam os ideais, estão longe de serem ruins.

O vídeo acima e o texto abaixo se completam, então recomendo os dois.

Staff

Diretor: Takaharu Ozaki (Shoujo Shuumatsu, Persona 5: The Day Breakers, Diretor assistente em Terra Formars )

Roteiro adaptado: Hideyuki Kurata  (Tokyo Esp, Made in Abyss)

Designer: Takashi Nagoyashi (diretor de animação de Shoujo Shuumatsu)

Opening: Mili

Estúdio: White Fox (Akame ga Kill, Re:Zero)

O diretor ideal a meu ver seria o de Re:Zero, ele se saiu muito bem com o sentimento de tensão e trabalho com cenas gore na obra, e ele já trabalhou com o White Fox também. O diretor de Mirai Nikki e Junni Taisen também seria uma boa escolha, ele conhece muito animador bom e sabe lidar com uma temática mais pesada, e já trabalhou com o White Fox em Hataraku Maou-sama.

E lembre-se, estou falando de direção, se você não gosta da história de Mirai Nikki e Junni Taisen, o diretor não tem nada a ver com isso, ele só adaptou o material que deram a ele. O importante na direção é notar se ele fez isso do melhor jeito que podia ou não, se ele sabe dirigir bem as cenas ou não, como ficou a parte técnica, etc.

O diretor de Shuumatsu (Girls Last Tour) só dirigiu dois animes até agora, ou mais precisamente, um anime e uma OVA. A OVA foi de Persona 5, onde honestamente ele não fez nada demais, e tem uma animação bem mais ou menos, o que me deixou com o pé atrás. A direção de assistente dele em Terra Formars já é difícil avaliar, já que ninguém sabe o papel dele na coisa toda. Mas na obra seguinte, Shuumatsu, ele se saiu bem melhor, mostrando bom controle da câmera e timing para uma boa variedade de cenas. Fora um bom uso da trilha sonora.

 

Shuumatsu, no entanto, ainda é uma obra sem grande exigência em termos de animação, então minha preocupação com esse aspecto continua. Goblin Slayer não tem batalhas super espalhafatosas em geral, mas vai exigir boa animação e controle em cenas mais tensas de batalha, ao menos se quiserem empolgar o público.

O estúdio White Fox não é o Bones, KyoAni ou Ufotable, não tem grandes animadores trabalhando para eles em tempo integral, então se o diretor não tiver bons contatos para chamar animadores top para ajudar, fica difícil a animação se destacar.

Quanto ao que gosto nessa obra, o modo que ela consegue manter tensão nas batalhas, é mais pé no chão (sem magias espalhafatosas ou coisa assim, já que esse é um aspecto mais limitado nesse mundo), e consegue balancear bem uma narrativa sempre em movimento, com pausas pontuais para permitir um respiro ao leitor, me agradaram bastante. Quem espera grande desenvolvimento de personagem ou intrigas políticas vai se decepcionar, embora haja mudanças de mentalidade e alguns desenvolvimentos leves para o protagonista ao longo do tempo. Mas quem deseja uma aventura dark simples, com um elenco simpático, deve gostar da obra.

Em suma, me perguntaram porque não fiz um mega hype para essa obra como fiz para Violet Evergarden. A resposta é bem simples, embora Goblin possa ficar mais popular que Violet, devido a temática mais atrativa ao público em geral, ele não tem o melhor estúdio Japonês de animes para TV e um grande diretor por trás dele, como Violet Tinha, ou sequer deve ter um final fechado, como Violet deve ter. Então fazer um mega hype seria idiota da minha parte. Estou empolgado, obviamente, mas moderadamente.

E quanto ao designer de personagem? Bem, ele nunca trabalhou com design antes, e apenas um animador experiente que trabalhou em um bando de animes para White Fox, e o diretor conheceu por trabalhar com ele em Shuumatsu durante vários episódios (ou seja, o diretor não tem contatos o bastante para chamar um animador talentoso de fora, o que é um pouco preocupante, já que ficaria dependente do pessoal de dentro da White Fox, que não tem grandes talentos lá). Não vai achar um sakuga feito por ele ou coisa parecida. Então desse não tem muito o que comentar. É aguardar os designs irem saindo para ver se ele consegue adaptar bem.

 

O trailer é um pre-made (animação random para marketar a obra, não tem nada do episódio 1 ali), mas faz o seu trabalho de criar um hype inicial e chamar atenção pra a obra. Se esse já for o design oficial do anime (a armadura está bem fiel), e o modo que eles planejam levar a obra, já me dá uma certa confiança que pode sair algo bem legal.

Diferente de SAO 3, que mais fez matar o hype das pessoas com o que mostrou, Goblin ao menos passou o sentimento correto da obra e tentou empolgar dentro do possível. Agora espero que esse anime seja para Outubro, porque se for para Julho e eles não tem nada do episódio 1 para mostrar, a produção não está lá muito adiantada. Já confirmaram que sai em 2018, então ou é para Julho ou para Outubro.

Quanto a adaptação em si, eles tem várias opções viáveis, desde adaptar só os dois primeiros volume da Light Novel em 12 episódios, a tentar 3 volumes em 13 episódios ou 4 a 5 volumes em 24 episódios. Tem material mais que o bastante para todas as opções, e o roteiro adaptado está sendo feito pelo roteirista de Made in Abyss, que ao menos na última obra, se mostrou competente (o roteiro é muito influenciado pelo diretor, que revisa e pode propor mudanças, então apostar só no roteirista nunca é boa ideia).

E a trilha sonora, vai ser por quem? Provável que pelo Kenichiro Suehiro (Re:Zero, Shuumatsu/Girls Last Tour), que embora não seja um Sawano (Guilty Crown, Attack on Titan), é bem competente. Diretores tem a tendência de manter compositores com quem já trabalharam antes, e como o diretor de Shuumatsu não conhece muitos (literalmente, em Shuumatsu esse compositor tem cara de ter sido recomendado pelo White Fox para ele, por já ter trabalhado com o estúdio em Re:Zero), o mais provável é chamar o do seu primeiro trabalho. Como eu disse, a falta de contatos do diretor, dependendo da White Fox para tudo, me preocupa, mas vamos ver como ele se vira.

A termos de curiosidade, o normal é a maioria dos diretores dirigir apenas o episódio 1 e o último de seus animes, e fazer apenas o storyboard de 1 ou 2 episódios, ficando apenas como supervisor nos outros. Mas esse diretor fez o storyboard de metade (6) dos episódios de Shuumatsu, da OP, dirigiu 3 deles e foi o animador chave (desenhou parte da animação) de 4 deles. Se falta a ele bons contatos, ao menos ele tenta compensar com esforço.

E você, acha que esse diretor vai fazer um bom trabalho? O que espera do anime?

Relacionados: