Doukyuusei – Um romance entre gays mais natural

Sinopse: A história começa numa aula de música quando, durante o ensaio do coral para o festival escolar, Hikaru Kusakabe percebe que o estudante de honra da escola, Rihito Sajou, não está cantando. De início, ele pensa que o estudante simplesmente não gosta de cantar, até encontrar Rihito ensaiando numa sala vazia na escola. Sem pensar duas vezes, Kusakabe decide ajudar o colega a ensaiar o canto.

Falar sobre yaoi ou yuri é sempre pisar em um campo minado, já que as obras do gênero, pelo menos no ocidente, são carregadas com preconceito e certo repúdio pela maioria das pessoas, às vezes não pelo conteúdo homossexual, mas pelos exageros e fetichismo que imundam as obras.

E caso seja pela temática, não tem como ignorar que este tipo de relação existe e são bem frequentes em nossa sociedade, afinal, as pessoas costumam conhecer ou ter um ou dois amigos ou colegas gays, então para mim não faz sentido o repúdio a temática do conteúdo em si, mas como gosto é gosto, a gente não discute, afinal as pessoas tem direito de verem ou não o que querem.

Agora em relação a qualidade e enredo das obras, já se pode discutir, já que a maioria não é realista e carregada de fantasias eróticas e clichês às vezes um tanto que absurdos como a presença das personalidades ativas e passivas, como se todos os gays pudessem ser rotulados dentro delas.

Então é raro eu falar desse tipo de obra já que a maioria acaba me causando vontade de queimar os meus olhos e xingar o autor, porque costumam focar bastante o sexo e esquecer a psique dos personagens, resumindo pessoas homossexuais a zumbis que só falam e pensam em sexo.

Então quando vejo uma obra do gênero que tem conteúdo sexual e clichês , mas não exagera tanto neles e foca mais na relação dos personagens, eu fico feliz. Doukyuusei não é uma obra prima, mas acerta em apostar em uma história mais leve, simples e que passa um pouco mais de naturalidade na relação entre dois jovens que estão começando a descobrir que gostam um do outro.

Mais foco nos próprios personagens e em sua relação, isto que eu quero ver!!!!

O enredo é dividido em períodos bem curtinhos que vão contando o desenvolvimento amoroso entre Hikaru e Sojou, como os dois vão começando a trabalhar a relação deles que inicialmente é meio abrupta, então eles ainda não se sentem realmente 100% à vontade e são cheios de dúvidas um com o outro, a exemplo, se os dois combinavam, se o Hikaru realmente não iria se interessar em outras pessoas (mulheres no caso), se aquilo tudo era duradouro ou momentâneo, etc.

Contudo, se eu gostei da abordagem encima dessas questões por parte dos personagens, senti a falta de um aprofundamento um pouco maior neles. É compreensível, porque a obra se baseia realmente em contar toda uma história através de situações que são separadas em uma escala maior de tempo, a exemplo, do verão, eles já pulam para algum acontecimento no outono, então não é feito realmente um desenvolvimento mais lento e progressivo da trama e do drama do elenco.

Porém isto também tem um lado positivo, já que o autor não foca tanto nos dramas, mas em apresentar um problema e resolvê-lo rapidamente a fim de criar um crescimento pessoal nos personagens de forma mais simples e sem o peso de um drama muito forte para isto, o que deixa a história com um ar bem mais leve.

O que resumiria bem esta obra, um romance gay mais light e fofinho, mas que tinha potencial para trabalhar melhor seus personagens. Contudo, entre um monte de obras animadas do gênero que abusam de fan service a torta e direita, esta seria uma das poucas que mede melhor o seu conteúdo e não força tanto o público.

A obra ainda tem bastante clichê do gênero, mas não abusa tanto deles

Em questão da personalidade dos personagens, ela é bem padrão, o gênio intelectual mais frio e o desleixado um pouco mais extrovertido, no entanto, a trama não se prende tanto nisso, apesar de deixar claro a diferença das personalidades , mas realmente foca no entrosamento mais casual entre eles.

Enquanto o conteúdo que seria mais crítico, como o preconceito familiar em relação a dois caras se relacionando? Infelizmente o anime não toca tanto nisso e deixa mais como algo bem sutil e quase ausente na trama.

Como o enredo, a animação e o design de personagens também é bem simples e não tem nada demais além de ser fluida. A direção é competente e cumpre o seu papel. O destaque talvez estaria na trilha sonora que consegue transmitir a tranquilidade do anime, mas mesmo assim também não é nada marcante.

Portanto, recomendo mais este filme como um passatempo e uma experiência um pouco mais degustável de historias do gênero yaoi para quem esta cansado, assim como eu, de obras que tendem apenas a querer abusar do erotismo e de situações ridículas e supérfluas apenas para atender fetichismos.

Nota

Direção – 7/10

Animação – 7/10

Roteiro – 7/10

Trilha sonora – 7/10

Entretenimento – 7/10

[yasr_overall_rating]

 

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.