Violet Evergarden #04 – Impressões semanais

 

No episódio 4 Violet continua a focar na evolução “bem” gradual da Violet, de um robô, para alguém que está começando a entender um pouco dos sentimentos humanos.

Para isso usaram uma personagem original, o que deixa óbvio que aquela história é mais uma original também. Embora eu entenda o que estão querendo fazer aqui, dando um começo mais cronológico a evolução da Violet, que a Novel pula, daqui a pouco vamos ter um show que é metade original, em vez de mostrar as histórias da Novel, que dizem ter uns dramas bem pesados, e algumas até um pouco de ação.

Qual é dessas roupas meio indígenas em um cenário vitoriano?

Estou sentindo falta de uma história mais marcante, que impressione de verdade, ou, em outras palavras, com dramas pesados. A do episódio 3 foi um bom começo, mas vejo aquilo mais como aquecimento do que outra coisa. As histórias da Novel devem aparecer, mas no ritmo atual, parecem estar esperando a Violet amadurecer para apresentá-las, então começo a temer que a parte impactante venha só na segunda metade do anime, já confirmado para 14 episódios (13+OVA?).

A história atual serve para dar mais bagagem a personagem original criada para o anime, um drama e um objetivo que ela deseja. Nada demais nesse aspecto, o que me chamou realmente atenção no episódio foram os lindos cenários, a OST se mostrando mais marcante que nos anteriores, e a Violet avançando um pouco no seu problema com o entendimento do amor. “Como ela responderia ao seu Major se nem entende o sentimento?”.

Está evoluindo, devagar mas está.

Por fim temos uma cena linda do Major escolhendo o nome da Violet. Notem como tentam manter ele como figura constante, aparecendo todo episódio em um flashback rápido. Se continuarem fazendo isso só para dizer para garota que ele está morto no final… vai ser muito triste.

No mais o episódio foi ok. A história continua bem escrita e animada, mas está faltando algo marcante, que aguardo ansiosamente que chegue logo. Embarquei em Violet com a expectativa correta, passada por quem leu a novel, de dramas pesados e uma história com um pouco de ação às vezes. Mas o anime meio que está quebrando essa expectativa com foco em dramas originais leves, por enquanto. Só posso torcer para que não queiram fazer quase todo anime original, e as tais histórias interessantes da Novel venham logo.

A intenção da staff de querer dar melhor proveito a personagens ignorados na novel é boa, assim como embasar melhor o começo da Violet, mas se exagerarem muito nisso, vai acabar virando um spin-off, em vez de uma história adaptada.

 

Pelo que o Marcelo, que leu a Novel, comentou, as histórias da light novel começariam a partir do momento que ela começasse a viajar sozinha por aí. Se olharem esse trailer, o episódio 1 a 4 já cobriu quase todas as cenas mostradas nele, só falta as da Violet andando sozinha por uma estrada e do general chorando. Creio que ela começando a viajar solo venha no episódio que vem  ou a partir do 6º então (CSI Marco, destrinchando trailers).

Violet Evergarden está sendo transmitido na Netflix semanalmente, com dublagem em PT ou legendado.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extra

A cena ficou linda. Quantos anos tinha a Violet nessa época, eu me pergunto… E o mistério do tal Major estar vivo ou morto continua.

 

Haja cenários lindos nesse episódio.

Me pergunto a diferença de idade deles. Parece um cara de uns 25 a 35 e uma garota de uns 13 a 15. A pergunta se o amor dele seria de pai ou homem apaixonado faz sentido. Mas como o anime até agora só comparou com amor de homem x mulher, a primeira opção é pouco provável.