Diretor de Fullmetal critica modelo de temporadas e condições de animadores novatos no JP

Inbetweeners são um grupo ”invisível” de animadores que ajudam a dar vida aos nossos shows favoritos. Seu trabalho não é glamoroso, eles são responsáveis por desenhar as imagens que vão entre as quadro-chaves. Basicamente, eles desenham os segmentos de movimento de cenas, e se eles fizerem um bom trabalho, você provavelmente não vai perceber isso.

Os inbetweeners são tipicamente os membros mais jovens e inexperientes de uma equipe de animação. Muitos dos grandes diretores, artistas de storyboard e designers começaram como inbetweeners. A posição é vista geralmente como uma forma de jovens animadores ganharem experiência e aprender os conceitos básicos da indústria, mas isto está enfraquecendo lentamente.

As preocupações que ameaçam inbetweeners são horas difíceis, baixos salários e localização. Como um todo, a indústria é rígida com 11 horas de trabalho por dia, 4 dias de folga por mês, e um salário médio anual que varia de 1 a 3 milhões de ienes (10 a 30 mil dólares). Para referência, o salário anual japonês é cerca de 20% maior em 4,14 milhões de ienes (37 mil dólares).

Yasuhiro Irie é uma figura reconhecida e respeitada na indústria. Ele trabalha nela desde 1992 e trabalhou no Cowboy Bebop (animador principal), RahXephon (diretor de animação), Fullmetal Alchemist: Brotherhood (diretor) e Scorching Ping Pong Girls (diretor). Ele iniciou sua carreira como inbetweener e conhece as dificuldades que enfrentam.

Em vez de os estúdios assumirem jovens trabalhadores em empregos de escritórios com um bom nível de entrada, muitos estão enviando parte do trabalho para estúdios chineses e sul-coreanos. Irie estima que 80% a 90% do trabalho intermediário é realizado no exterior, o que limita as oportunidades para jovens animadores entrarem na indústria e aprender as habilidades necessárias para subir de nível.

Irie culpa o modelo de produção da indústria, que tem visto um aumento acentuado nos shows que estão sendo feitos. “A razão para isso é que mais títulos de animação para TV estão sendo produzidos hoje do que antes e que mais e mais desses títulos estão sendo produzidos em blocos trimestrais”.

Irie está se referindo às temporadas, em que uma série passa três meses no ar antes de concluir. No passado, as séries passavam por um ano inteiro de lançamento, o que acredita ser um benéfico para desenvolver suas habilidades enquanto melhorava como animador. Sua preocupação com a indústria moderna é que “começar algo novo a cada três meses é uma maneira ineficiente de trabalhar”. Ele continua: “Isso dispersa sua força de trabalho e você acaba preenchendo as lacunas em sua equipe inadequadamente, terceirizando para o exterior”.

De acordo com Irie, há muitos jovens talentos no Japão, mas acabam desistindo porque o salário é baixo, o que também cria uma falta de mão de obra. Como os estúdios tiveram que recorrer ao exterior em consequência dos curtos prazos para as produções de animações, o Japão está perdendo sua capacidade de cultivar novos talentos.

Irie lamenta: “O Japão é capaz de cultivar muitos novos talentos, se pelo menos essas pessoas pudessem viver de maneira decente como inbetweeners”.

Fonte: GB