Kujira no Kora wa Sanjou ni Utau #10 – Impressões Semanais

Fim de arco, início de um novo, e as coisas começam lentas como tem que ser, ou mais ou menos isso, já que nem sempre é o jeito ideal de dar seguimento para a parte final do anime.

As coisas se mantém naquele suspense, enquanto tenta andar um pouco mais com a história, porém,  diferente do que vinha acontecendo antes, a quantidade de informações presentes no episódio não é lá muito grande, além de terem tentando algumas cenas cômicas que, sinceramente, foram mais estranhas do que engraçadas.

Precisa comentar do cara bêbado também?

O episódio começa com a já tradicional cerimônia de enterro realizada pelos habitantes da Baleia. Essa parte serve para ter uma ideia de como as coisas ficaram após todas as lutas, além de levantar uma relação das pessoas que morreram.

Como a velha tinha falado há um tempo atrás, eles estariam arriscando suas vidas, e muito morreriam em meio a tudo aquilo, e que seria “natural” culpar o Suou pelo o que aconteceu.

A conversa dele com a loli cria esse clima de culpa, e também serve para introduzir uma questão interessante sobre o surto de poder que o Ouni teve, dizendo que a capacidade dele de destruir o Nous pode ser usada como motivo para iniciar uma nova guerra.

Essa abordagem em relação as chances de um novo ataque também aparecem através das conversas da Lykos com os membros do Conselho, discutindo as possibilidades de uma nova invasão.

As explicações acabam deixando aquele clima de “talvez”, e essa, provavelmente, foi a maneira mais segura de finalizar o assunto, sem deixar um ponto aberto. Falta algo entre dois a três episódios para o anime acabar, e aprofundar muito sobre essa disputa da ilha não seria muito legal.

Bem provável que iram, mas é melhor do que expressar claramente que as coisas não foram resolvidas.

Um ponto que acabou me chamando atenção nessa tentativa de finalizar assuntos, foi o próprio comportamento do irmão da Lykos. Ele apareceu em uma cena isolada, logo após ela sugerir que ele teria que pagar uma punição por ter perdido um dos Navios, e o o seu comportamento é bem diferente daquele que vinha sendo mostrando de relance em alguns outros episódios, que seria alguém um pouco mais frio, ao invés de uma personalidade mais despojada.

O garoto chato de cabelo rosa também conseguiu sobreviver, mesmo tendo caído no mar de areia. Ele deve continuar enchendo o saco no futuro, mas agora como um verdadeiro bobo da corte, fazendo parte do estranho grupo do irmão da Lykos.

Tudo parte dos planos…

Em meio ao famoso fanservice da cena de banho, temos a introdução de um novo grupo, vindo de uma civilização onde não conseguem usar o thymia, mas carregam armas com uma funcionalidade bem interessante. Por exemplo, uma ampulheta que consegue gerar uma espécie de raio.

O encontro entre eles e o Suou tenta algo meio cômico, o que não funcionou muito bem comigo, mas não chega a níveis triste, com o cara bêbado no início desse mesmo episódio.

A forma como os novos personagens tentando dominar a ilha, mas acabam sendo dominados, foi legal porque foge daquela sensação de que os habitantes da Baleia são inúteis, além de mostrar que existem civilizações que podem ser mais “fracas” que eles.

Tudo bem que se trata de um caso isolado…

Por final, as transformações da Baleia, que na verdade não era bem uma mudança de aparência, mas sim de funções,  é interessante por relacionar bem a questão de eles estarem presos lá. As “dicas” da Neri sobre a vida ser uma batalha, dão um tom interessante para o futuro da série.

Agora é esperar pela semana que vem, para saber como vai ficar a situação com o novo grupo de pessoas, e se eles se tornaram aliados dos habitantes da Baleia.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”

Extra

Essa cena foi bem interessante.

Primeiro por mostrar um lado mais sentimental dele em relação a esposa que morreu, além de levantar ainda mais mistérios sobre as origens do personagens, e os motivos do seu olho ser dessa forma.

Onee-san… Não seja esse tipo de personagem…

Como a arma funciona.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.