Kino no Tabi #10 – Um país sem esperanças | Impressões Semanais

O episódio de Kino dessa semana é daqueles que você deve aproveitar com calma, prestando atenção em cada coisa que acontece ali, sem se incomodar muito em refletir sobre filosofias ou ideias.

O enredo é bem simples, mostrando um país conhecido por tratar viajantes de forma rude, mas que ao encontrarem a Kino, acabam mostrando um lado bem hospitaleiro e diferente do que os boatos diziam.

Essa ideia cria um mistério interessante em cima do lugar, e com os eventos do final, acaba criando um episódio bem legal, com uma certa dose de drama que pode agradar.

Apenas aproveite o passeio.

Enquanto assistia o episódio, ficava me perguntando onde estava o erro. Eles estavam, ou não, fingindo serem boas pessoas para enganar a Kino, ou tinha alguma regra para ativar essa “maldade” que o povo deveria apresentar?

Meio que já virou um hábito dos episódios funcionarem dessa maneira, então eu realmente fiquei esperando algum dica sobre o motivo daquilo.

O anime foi passando, e aos poucos você vai conhecendo os costumes da cidade, e a forma como eles tratam a Kino. A garotinha chamada Sakura ajuda bastante a criar uma simpatia com o lugar, e consegue ir demonstrando seus sonhos, desejando de maneira simples, coisas para o seu futuro, fazendo você querer que aquilo aconteça para o bem dela.

A cena do casamento, o churrasco, a encenação sobre a origem do país, cada um dos eventos que aparecem, funcionam para criar um clima bem cativante. Transformam, aos poucos, a visão negativa do lugar, em um enorme ponto de interrogação.

O passeio da Kino pela cidade acaba se tornando uma passeio para você, e no final, quando ela está deixando o lugar, a dúvida ainda continua na sua cabeça. O que diabos tinha de errado naquela cidade?

Cadê o erro?

A resposta chega a ser bem simples, e a forma como é apresentada me causou até um estranhamento. Eles podiam ter saído do lugar, podiam ter procurado outra área para viver, mas decidiram passar o resto do tempo na cidade, levando o sonho das pessoas juntos.

Eu não sei se acho isso certo, ou errado, se a mudança de atitude nos momento finais é boa, ou ruim. Apenas sei que me deixou pensativo por alguns minutos, tentando entender o que poderia ser feito naquele caso, e se daria para mudar aquela situação.

As reações da Kino, dizendo que sentiu alívio por não ter que assumir a responsabilidade pela Sakura, acabaram criando um complemento muito interessante para tudo isso, deixando um gosto ruim na boca sobre qual seria o melhor futuro para garota.

Levar ela e encontrar um lugar para ficar, assim como o Shizu fez, não seria um problema, mas existia a questão do sonho dela estar ligado a cidade, além parecer que ela sabia o que estava acontecendo. Me deixou um sentimento estranho em relação a ela estar “conseguindo” o que queria, ou simplesmente morrendo em vão…

Não sei o que pensar.

O texto acabou não ficando tão elaborado quanto gostaria, mas não tem muito o que falar sobre esse episódio. Ele foi um dos que mais gostei até agora, e vale muito a pena ser assistido, mesmo para quem não está acompanhando o anime, já que a história abre e fecha sem problemas.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Engraçando como a história tem relação com falta de empatia ao acolher pessoas, sendo que era o que eles faziam antes.

Shishou esteve por aqui também.

Para bater a bad depois do final…

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.