Ver Anime é Inútil? O anime que salvaria quem fez o Enem 2017 – Koe no Katachi

 

Quem diria que assistir Koe no Katachi poderia ajudar em uma prova do Enem? O tema da redação do Enem 2017 foi “O desafio na formação de surdos no Brasil”, um tema que quase ninguém tem grandes conhecimentos sobre.

Quem viu Koe no Katachi, que trata da história de uma garota surda, e a redenção de um garoto que fez bulling com ela, poderia falar até bem sobre as dificuldades dos surdos no ensino, e do próprio sistema de ensino se adaptar a eles. O começo do filme foca exatamente em uma surda entrando em um colégio normal, e tendo problemas para socializar, aprender, e até sofrer bulling. Mais a frente no filme, aprendemos sobre a linguagem de sinais, como surdos de nascença são praticamente mudos, dentro outros aspectos.

Claro, a maioria vai estar mais focada no drama e pseudo-romance, mas as informações que a pessoa precisaria para mandar bem na redação estavam todas ali embutidas no filme, bastava escolher um sub-tema para se focar, e poderia até mesmo citar o filme.

Então, quando alguém te disse que ver anime é perda de tempo, está aí um belo contra exemplo. Quem viu Koe no Katachi poderia ter se salvado, ou até aumentado sua nota, no Enem 2017.

Quem quiser um review da obra, escrito e em vídeo, segue: