Inuyashiki #03 e #04 – Impressões Semanais

Inuyashiki definitivamente é uma obra com boas ideias, mas que acaba pecando em diversos pontos. Sendo que um desses pontos é uma das principais características do autor da obra, a falta de pudor com a violência.

Não estou dizendo que seja negativo uma obra conter violência, pelo contrário, mas nesse caso estou falando especificadamente desse conteúdo ser expresso de maneira exagerada que é diferente de você expor cenas mais fortes de gore.

Portanto, se por um lado creio que seja positivo o autor não ter medo de expor mortes e cenas mais tensas, por outro lado creio que lhe falta bom senso na hora de compor algumas situações que acabam saindo meio trash ou completamente extravagantes.

A cena para mim, tem que impactar por si só sem precisar do autor ficar enfeitando ela demais, porque compreendo que uma situação mais marcante não precisa ser extremamente chamativa.

Sendo que existem cenas mais sutis e que passam o mesmo efeito sem precisar expor demais a situação, como a morte de Chelsea em Akame ga kill.

Alias, o storyboard do quarto episódio possui alguns detalhes lastimantes que sinceramente não sei se são advindos do mangá ou da produção do anime (Nota: Eu não leio o material original)

O que é isto produção? Um hidrante?

Um desses detalhes que me incomodam bastante em diversas obras além dessa é a quantidade de sangue que acaba saindo do ferimento de um personagem.

Olha, eu sei que o sangue de uma artéria acaba jorrando com a pressão sanguínea, mas o yakuza derramou quase quatro litros de sangue em um jato só.

Para piorar, o corte demora  para começar a sair sangue, quando já deveria sair quase que instantaneamente pela profundidade do ferimento.

E se sua descrença já não estivesse em alta com isto, o tempo para recuperação do vilão foi algo que só poderia ser possível em um super-herói e não em um ser humano comum como ele deveria ser.

Sinceramente, isto tira muito a qualidade de uma obra para mim. Então por mais que seja ficção a obra tem que estar atrelada pelo menos a um pouco da realidade.

No caso de Inuyashiki que se propõe a ter uma premissa mais séria, deveria haver um cuidado maior com isto já que o mangá e anime provavelmente é voltado para um público mais maduro.

Além disso, algumas cenas são meio que realmente desnecessárias, como o cara fazer outro mafioso chupar as partes íntimas dele.

Só do personagem ser de uma organização criminosa, as pessoas compreendem que ele é perigoso. Então não existe uma necessidade de reforçar isso a cada cena que ele aparece.

Mas positivamente este episódio serviu para destacar que o protagonista é um herói muito mais humano e menos clichê, já que ele não é politicamente correto em tudo.

O que pode ser notado na ação do Sr. Inuyashiki de incapacitar todos os criminosos e demonstrar ódio e desprezo por pessoas como aquelas, não apenas reprovar suas atitudes.

O que poderia caracterizá-lo mais como um anti-herói do que como herói propriamente dito. Já que este age tecnicamente em prol do bem.

Contudo não exita em ter atitudes igualmente agressivas para com criminosos e pessoas de má índole, em suma, ele ainda não mata, mas executa sua própria justiça.

Este senhor tem mais atitude que certos protagonistas por ai

A propósito gosto particularmente desse contraste de quanto mais o Sr. Inuyashiki se sente vivo e responsável por salvar pessoas, mais o Hiro caminha para um caminho totalmente inverso, se categorizando por enquanto como um sociopata ou um psicótico louco.

Sendo que fiquei satisfeita na sutileza utilizadas nas cenas dele executando seus crimes, principalmente por não apelarem em mostrar novamente a crueldade do garoto, mas para algo bem mais suave e igualmente eficaz.

Inclusive, os diálogos do antagonista com o amigo demonstram claramente que a mudança não foi advinda da transformação, mas algo intrínseco do personagem.

Mas o que me chama atenção é que este demonstra ter um senso de justiça, por mais que seja pior ou igual aqueles que ele chama de lixo.O que é manifestado quando protege Endo e executa seus agressores.

Agora se isto só se estende por conveniência dele aos amigos e familiares ou, porque ele realmente se importa com eles, eu não sei. Mas aparentemente ele se importa, o que pode gerar algum desenvolvimento interessante no decorrer da trama.

Então por mais que ele seja frio e indiferente, se importando mais consigo mesmo, ainda precisa se relacionar com outras pessoas pela própria natureza social do ser humano e a necessidade de viver em sociedade, nem que seja na das aparências.

Concluindo, Inuyashiki continua me agradando bastante com sua proposta inovadora, mas provavelmente poderia ser melhor se o autor diminuísse um pouco os maneirismos dele.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao anime?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.