Realidade Virtual igual a de Sword Art Online? Quando? | AnimeTopics

O investimento mais pesado em realidade virtual finalmente começou no nosso mundo, mas, infelizmente, não chega nem perto da ficção, ainda. Nem deveria, afinal, acabamos de começar nesse ramo, com os primeiros óculos da tecnologia sendo lançados em 2016.

 

Como toda tecnologia, o versão 1 dos óculos é o pontapé inicial, mas é na versão 2 que se costuma ver um salto que realmente comece a entregar o prometido. Foi assim com os smartphones, tablets, etc, e não deve ser diferente com VR. Até porque, apartir da versão 1, liberada ao público, se tem um feedback enorme do que funciona e o que não. Com isso, na versão 2 eles podem aplicar correções e ideias para resolver o que falhou na primeira.

A versão 2 do Oculus Rift, por exemplo, não tem mais fios, e nem precisa de um PC Gamer parrudo. As câmeras de captura de movimento também sumiram, agora elas ficam no visor, assim como o hardware necessário para ele funcionar. Isso é necessário para expandir o aparelho, que atualmente é um sufoco de fazer funcionar decentemente, precisando quase liberar um quarto só para isso, com fios passando para todo lado, além de exigir PC absurdamente caro (a placa de vídeo GTX 970 exigida não sai por menos de 1200, e depois ainda tem o resto do PC).

Adeus fios e câmeras.

Já a versão 2, já em testes, e apelidada de ‘Santa Cruz’, é praticamente um console, com placa de vídeo interna, e sem a necessidade de vários acessórios, fora os controles que pegam o movimento dos dedos e mão com precisão (tem exemplo de tudo no vídeo acima). Melhor ainda, com tudo isso ela ainda funciona melhor, e tem mais precisão, comparado a versão 1. Quando vai lançar? Início do ano que vem para desenvolvedores, e creio que em 2019 para o público.

Mas vamos ter que ir além para chegar a Sword Art Online. O primeiro passo vai ser embutir uma tecnologia que use impulsos cerebrais para mover nossos avatares e dar comandos no mundo online. Felizmente, isso já existe, o aparelho se chama Emotiv Epoc, é vendido normalmente, com várias pessoas testando em vídeos do youtube. Ele ainda não é perfeito, e precisa de uma boa calibragem, mas claramente mostra que é possível mover seu avatar só com a força do pensamento. O mais complexo ainda são os movimentos mais sutis, como mexer dedos. Mas, como mostrei no vídeo acima, já tem gente desenvolvendo tecnologia para isso, em braços robóticos controlas pela mente.

Emotic Epoc

 

Futuramente, toda essa tecnologia deve ser embutida em óculos de realidade virtual, e apartir dai, adeus captura de movimento, você vai fazer tudo sentado ou deitado, sem mover um músculo. Quando? Acredito que em algum momento perto de 2030, já estaremos avançados na união do VR com o controle do avatar pela mente. Mas os primeiros óculos com essa tecnologia em estágios primeiras, devem começar a vir antes, lá para 2023 a 25, eu creio.

O problema vem no último ponto de SAO: passar sensações realistas a pessoa. Pegar coisas do cérebro é simples, e não afeta nada. Mas enviar coisas para ele? Isso é mais perigoso, e pode causar problemas. Isso é mais difícil de prever quando vamos ter de forma segura, mas com certeza deve ser depois de 2030, ou até 2040.

Principais óculos VR da atualidade. Todos na primeira versão.

Mas vai ter um dia? Vai, a realidade virtual não é o Kinect, que morreu na praia. Ela é o futuro, assim que chegar em um ponto que se torne prática e de fácil acesso. É por isso que tem tantas empresas investindo, não para o agora, que a tecnologia está engatinhando, mas para o futuro, quando ela deve se espalhar, e quem investiu cedo vai ter seu retorno.

Mas responde a pergunta, sim, teremos algo muito próximo de Sword Art Online um dia (a parte do te deixar em coma enquanto está online é que não coloco muita fé, mas de resto, sim), e um jogo também, com certeza. Entre 2020 e 2030 devem começar a aparecer jogos de MMO mais complexos para realidade virtual, e um dia, mais no futuro, algo semelhante ao que foi visto em SAO vai acabar dando as caras.

A ideia do texto foi só dar a base da discussão e informações, quem quiser a versão bem mais completa, está no vídeo acima.

Relacionado:

  1. Por que tem tantos animes que começam igual?
  2. Por que tem cada dia menos Animes Longos?
  3. Drama forçado, isso existe mesmo?
  4. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  5. Abaixo Assinado adianta de algo?
  6. Quanto custa fazer um anime?
  7. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: