Dies Irae #00 e #01 – Impressões Semanais

Olá amigos, como um fã da obra original, eu, Testarossa, decidi sair da minha zona de reviews de LN/VN, e me aventurar nas impressões semanais do anime. Vamos torcer por uma boa jornada pelos próximos meses.

Dies Irae começou com o pé esquerdo, pisando em uma poça de lama ainda por cima, mas talvez ainda consiga se recuperar considerando o episódio 1.

Não importa como você olhe para o episódio 0, se gostou ou se não gostou, foi um grande erro começar o anime daquela forma. Explicando de forma simples: A Visual Novel possui uma side-story chamada “Die Morgendämmerung”, que foi o que a maior parte do episódio 0 adaptou. O problema é que tal side-story só é liberada na VN na metade da história, e é recomendada a leitura dela apenas depois de terminar duas rotas.

Isso porque a side-story assume que você já está familiarizado com a maioria dos personagens presentes naquele episódio, e deixa mais claro coisas que acontecem até o fim da primeira metade da VN. Logo, começar o anime por ali não tinha como dar certo a não ser que você já tivesse jogado a VN. Caso não tenha assistido esse episódio ainda, recomendo guardá-lo para assistir após o término do anime.

Um brinde a um episódio muito mal planejado!

Dito isso, infelizmente esse foi só um dos problemas desse ‘prólogo’. A direção ajudou muito a deixar o episódio ainda mais confuso, principalmente na segunda metade do episódio. Apesar de ter tipo dois saltos temporais de vários anos durante o final do episódio, não se deram ao trabalho de mostrar isso, fazendo parecer apenas que estavam mostrando coisas aleatórias acontecendo em outros lugares.

A animação estava fraca, principalmente nas cenas movimentadas, e a coreografia estava ainda pior, o que pode ser um grande problema para um anime com bastante cenas de ação. A arte estava bonita, algo que só é mais notável quando mostravam o rosto dos personagens de perto.

Apesar de ser mais picuinha minha do que qualquer coisa, por estar bem corrido, eles fizeram algumas mudanças para agilizar as coisas que acabaram me incomodando um pouco.  Para dar um exemplo, o encontro da dupla albina que começou a lutar entre si do nada. Ficou bem forçado um estar causando confusão justamente em frente ao hotel onde o outro estava. Mas sou só eu pegando no pé do episódio mesmo por terem mudado o que tinha sentido e feito bobagem.

Mas o episódio não foi completamente ruim. Uma coisa que me agradou bastante foi terem trazido a trilha sonora da visual novel (Remixada) para o anime. Os diálogos estavam, na maior parte, bem colocados. E o episódio conseguiu trabalhar bem o personagem do Reinhard, explorando a mente do personagem através dos seus monólogos.

Quando ao invés de fazerem o protagonista overpower, fazem o vilão overpower.

É engraçado pensar em como o episódio 1 descarta totalmente o episódio 0 e começa uma história totalmente diferente, em outro cenário, época e com outros personagens. Muito provavelmente muita gente que esperava respostas sobre o prólogo ficou ainda mais confusa ao assistir o episódio 1.

Esse episódio foi muito melhor que o anterior em todos os aspectos, inclusive como adaptação. Apesar de terem corrido um pouco a história, conseguiram fazer o episódio em um ritmo que não parecesse, além de terem conseguido colocar quase tudo de relevante que precisava estar.

Minha única ressalva ficaria para a briga no terraço, que mostrava bem o núcleo do Ren e do Shirou, o motivo da briga em si, que trazia alguns temas interessantes. Mas no anime foi apenas… Uma briga no terraço. É compreensível, no entanto, já que o tempo é curto.

Nada como passar a tarde se divertindo com seu melhor amigo.

Terem conseguido mostrar bem o cotidiano do Ren, ao mesmo tempo em que apresentava a Bakasumi e a Rea, e ainda ter conseguido manter um ar de mistério. Tudo que está acontecendo são várias cenas de slice of life, mas ao mesmo tempo o anime te mostra o sobrenatural acontecendo por trás daquilo como uma tentativa de te deixar instigado ao que vai acontecer nos próximos episódios.

Por ser um episódio onde não houve quase nenhuma cena muito movimentada, a animação ficou bem mais consistente, embora meu lado ingênuo ainda torça para que as futuras lutas sejam boas e que foi apenas o episódio 0 que foi um erro mesmo. A coloração de algumas cenas também me soou bem agradável, adicionando um pouco a atmosfera do anime. No geral, teria sido uma estreia muito mais positiva se esse fosse o primeiro episódio.

Algumas cenas ficaram muito boas também, como a cena do sonho e a cativante música da guilhotina. Agora eu fico cantarolando “Chi, chi, chi ga hoshii”. Embora seja bem perturbador se considerar a letra…

Que por sinal, para quem reclama da vida, pense que você podia ter fobia de lâminas e sonhar que está sendo decapitado por uma guilhotina. Também teve a cena final com aqueles flashs bizarros piscando sobre os corpos da Kei, Rusalka e Wilhelm.

Pobre Alessandro, provou o gosto da guilhotina.

Olhando um pouco mais para a parte divertida do episódio, as interações do Ren com a Kasumi e a Rea estavam bem legais. Claro, talvez você faça como o Ren e coloque a palma da mão no rosto pelos escândalos que a Kasumi faz, mas vai ser bem importante estabelecer a relação entre os personagens principais para os eventos futuros. Eu estava um pouco receoso de que iriam cortar essas partes e tentar focar mais na ação (O que considerando a animação até então, não seria lá uma ideia muito boa), mas felizmente por enquanto parece que eu estava enganado.

Em todo caso, já é até possível começar a guerra de waifus. Kasumi ou Rea?

Em suma, achei o episódio 0 desnecessário, mas o 1 compensou o suficiente. Eles acertaram na mão muito mais nesse episódio, embora isso possa ter sido graças ao conteúdo do episódio. Os próximos dirão se realmente dá pra esperar uma coisa boa ou não.

A Visual Novel demora um pouco para engatar, mas se o anime manter esse ritmo sem parecer corrido e sem cortar muitas coisas importantes, logo começará a ficar mais interessante. O maior problema no fim deve acabar sendo a parte técnica mesmo. Mas por enquanto, esquecendo a existência do episódio 0, esse começo acabou sendo bem legal.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

Tenho um amigo assim. É bem constrangedor às vezes.

Dica do dia: Nunca atenda o telefone próximo a algum amigo(a) seu.

Eu toda vez que vejo uma adaptação ruim de uma obra que eu gosto.

OBS: Minha nota é exclusivamente do episódio 1. Se quiser números, acredito que daria 2.5/5 para o episódio 0.

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."