Youkoso Jitsuryoku (Youjitsu) #10 e 11 – Impressões semanais

Depois de um episódio 10 aonde não aconteceu grande coisa, o episódio 11 finalmente entrega algumas cenas mais interessantes. Mas esse arco, em geral, não teve nada de mais até agora, a ponto de ter valido esses 5 episódios gastos nele. Ter adaptado 4 novels, 3 por episódio, me parecia uma opção melhor. O que funcionava bem nesse anime era o suspense intermitente, mas ele quase morreu da metade pra frente, só resolvendo voltar no episódio 11.

Tá tudo bem líder?

O roubo de calcinhas continua um mistério, mas não oferece nenhum perigo real, e o mesmo vale para todo resto que aconteceu. A ideia é criar tensão, eu suponho, mas ela acaba sendo bem leve durante a maioria do episódio. Só o final consegue entregar real gravidade.

O líder do grupo está começando a mostrar que não é tão estável quando sobe pressão, a pergunta é quando ele vai realmente explodir, e se vai. Já o protagonista parece ter algum plano em mente, mas não deram nem muitas dicas do que é, algumas olhadas cá e lá, palavras soltas, e ele cavando para descobrir o que a garota de cabelo azul enterrou apenas. Na verdade ele olhar o cartão da Horikita pode fazer parte disso, levando a o que seria um twist interessante: ele ser quem pediu a garota para roubar a chave. Viram a Horikita pensando nele quando falam de queimar o livro?

E morreu…

A Horikita, por sinal, finalmente ganhou um pouco de foco em primeira pessoa, e está mais humilde também, embora se possa alegar que é só porque ela está doente e fez “caquinha” (alguém vai interpretar isso errado, certeza…).

Uma discussão interessante, vale dizer, é sobre o personagem central ser tão sem personalidade, que ele acaba sendo usado apenas como chave para mover o enredo e resolver os problemas, geralmente sem muita dificuldade. Já personagens como a Horikita soam mais humanos, com expressões, qualidades e defeitos. O mesmo vale, na verdade, para quase todos os personagens, o problema é que outras opções, como a Sakura (era esse o nome dela? Meu deus, 11 episódios e não lembro o nome de quase ninguém…), são tão sem graça que acabam não valendo o foco. A personalidade da Sakura atualmente se baseia em estar apaixonada pela protagonista. E falando nela, desapareceu nesse episódio.

Vilã ou aliada? Prefiro o segundo, o primeiro seria muito obvio.

 

Bem, a cena final com a garota lutando capoeira foi inesperada, embora falte a tensão do perigo real, levando em conta que a garota claramente não queria fazer grande mal a Horikita (levar uns chutes não mata ninguém, ao menos na maioria dos casos). A parte curiosa é como todo mundo parece saber uma arte marcial nesse anime… menos a Sakura, ela só sabe fazer pose para fotos.

A cena final ficou um tanto quanto confusa, creio que propositalmente. Não foi a garota que causou o incêndio, mas o teste que ela queria fazer com a Horikita não fez muito sentido também. Ela queria a provocar na esperança que ela assumisse que foi ela que provocou o incêndio? O que tinha naquele livro que interessava a garota de cabelo azul? E quem era a pessoa que encomendou o cartão?

Respostas no último episódio, que vai ter que entregar a coisa mais linda que eu já vi em 2017 para eu não tarjar esse anime de “apenas mediano”, com uma proposta interessante, mas mal aproveitada.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Relacionado:

 

Extras

 

Sabe como as pessoas vão ficar uma fera se esse show acabar no episódio 12 sem revelarem nada sobre esse flashbacks rápidos do protagonista? Já posso ver o rage.