Sword Art Online: Ordinal Scale o filme é lindo e melhor que a série de TV | Review

 

O review em vídeo acima tem mais exemplos e explicações, enquanto o escrito é mais direto e tem algumas coisas que não falei no vídeo. Portanto, recomendo ver os dois:

Eu acho que a primeira coisa que você tem que ter em mente, quando assiste a um filme de série de TV, são as limitações do roteiro impostas. O motivo é geralmente simples: Como não se está adaptando o material original, mas sim criando uma história extra, você não pode mudar nada relevante da história durante o filme, e com isso se perde impacto. Ninguém conhecido pode morrer (só personagens que aparecem apenas no filme), não pode haver uma grande mudança que cause um desenvolvimento completo do personagem, ou mudança de perspectiva da vida, ou qualquer coisa de mais impacto. Por que? Porque existe uma obra original em andamento, e se você fizer isso, o material já existente perderia o sentido.

No caso de SAO, esse filme se passa entre a 2ª temporada e uma vindoura 3ª. E embora tenham feito o filme de forma a funcionar mesmo para quem não conhece nada da série, se eles tivessem criado um desenvolvimento muito impactante, não teria como voltar para um terceiro arco, porque aquela mudança teria que ser carregada junto, tendo que refazer todo arco já escrito das próximas 10 novels da série.

A outra solução é adaptar o material original no filme. Isso é arriscado, porque cria a obrigação do telespectador de ver o filme, quando ele só acompanhou a série de TV. Outro problema é que limita o público apenas para já fãs da série, ao invés de criar um filme que serve para qualquer pessoa, e arrecadaria mais.

 

Alguns fazem como o filme de Monogatari, Kizumonogatari, que adapta uma novel que é considerada, cronologicamente, a primeira parte da série. Ela é referida várias vezes no anime, mas não é obrigatória para o entendimento do enredo, e ao mesmo tempo serve para qualquer pessoa, já que é como aquela história toda começou. No Game No Life tenta um arco de flashback, com novos personagens, também tirando a necessidade de conhecer a série por completo. E em alguns raros casos, a adaptação é feita diretamente em filme, como Koe no Katachi.

Já SAO, Mahouka, Gintama, Naruto, e diversos outros, vão pelo caminho de algo totalmente original, o que geralmente soa como filler inútil.

Como esse filme de SAO foi diferente nisso? Ele acrescentou diversos extras sobre a série, principalmente o primeiro arco. Os bosses de vários andares que você nunca viu são desafiados, alguns players que você não conheceu são trabalhados, dentre outras coisas que seria spoiler revelar. Para finalizar, ele ainda cria uma ponte para o próximo arco, trabalhando uma questão que vai ser aprofundada nele, inteligência artificial.

 

O romance entre o Kirito e a Asuna, algo que muitos sentiram falta na 2ª temporada, também ganha foco, dando mais profundidade a relação dos dois. Com isso, esse filme sai do “filler inútil” para um “bom complemento” a série, que você não precisa assistir, mas é recomendado a fazer.

Já o filme em si, trabalha uma nova tecnologia focada em realidade aumentada, para a qual um jogo chamado Oridinal Scale foi criado. A Asuna e seus amigos estão jogando ele, até que as coisas começam a dar errado, e o filme entra naquele molde de urgência, e mais um jogo que acaba ficando sério, como é comum na franquia (prefiro assim, se for só para jogar por diversão não teria graça).

O filme é bem balanceado: tem mistério, romance, um pouco de drama, uns fanservices (não esses que estão pensando, a cena da Asuna no banho mostrando tudo não dura nem 2 segundos), algumas reviravoltas e um bocado de ação intercalando tudo isso, de forma a não deixar a coisa parada por muito tempo.

A ação, vale destacar, está muito bonita, e com efeitos para todo lado, algo que eles aprimoraram em comparação a série de TV. A edição de som melhorou muito também, e a trilha sonora empolga durante todo o anime. Quem gosta de efeitos vai adorar, tem eles pipocando para todo lado.

Os vilões foram outro upgrade comparado a série de TV. Vilões nunca foram o forte desse autor, ou são puramente malignos ou tem justificativa mal explicadas ou simplórias demais para o que fazem. Os desse filme tem uma justificativa emocional bem válida, que é fácil de aceitar, mesmo que não concorde com o que estão fazendo. Não são cartunescos ou vilanescos também.

O único ponto discutível é a parte do que estava afetando os players. Se fosse o aparelho no ouvido, seria falho, nunca deixariam algo assim passar depois do incidente de SAO, deve haver várias checagens rigorosas. Mas se for o drone, que dá a entender que é, faria sentido. Aquilo não teria a mesma preocupação que os aparelhos vendidos para o consumidor, e a empresa poderia modificar a qualquer momento sem aviso.

Outra questão é a física, com espadas se chocando. Em realidade aumentada isso é impossível, o máximo que dá para fazer é o aparelho passar a sensação de choque para a pessoa, dando a impressão que está batendo em algo e o corpo dela reagindo de acordo. Acredito que era isso que acontecia, mesmo com uma firula visual mais exagerada aqui e ali para embelezar a cena.

Ao final conseguem entregar um clímax empolgante, algo que as vezes a série principal ficava devendo. Nesse aqui se tem uma luta grandiosa para encerrar, e com várias referencias e services no meio (comentei no vídeo sobre a mais chamativa). E fecha com uma cena que os amantes de romance vão gostar muito.

O mais legal do filme foi notar como o autor evoluiu como escritor, conseguindo entregar algo movimentado, divertido e cheio de extras, que não é essencial, mas não passa a sensação de um filler inútil também. Além claro, da melhora dele na criação de vilões. Não é um filme fantástico, ou super marcante, dado as limitações de não poder alterar nada da série, mas ainda assim consegue ser algo legal de assistir, com o que tem de melhor em SAO ganhando foco, e as partes fracas sendo melhoradas.

Roteiro: 8/10

Direção: 8/10

Animação: 9/10 (para 10 teria que ter cenas fluidas nas cenas cotidianas também, mas elas no geral estão quase todas nas cenas de ação)

Trilha sonora: 10/10

Entretenimento: 8/10

Nota final: 8.5/10

Antes que perguntem, o link para o filme (inglês, mas a qualidade está boa). E em Português aqui (O player trava um pouco, recomendo a opção de download).

Relacionado:

1. Conhece os 11 Arcos de Sword Art Online?
2. Asuna fica Nua em versão sem censura do filme de Sword Art Online
3. SAO vai ganhar série Live Action por produtora Americana
4. Vai ter 3ª temporada de Sword Art Online?
5. Sword Art Online Progressive – O reboot sem skips e focado em Kirito e Asuna
6. Outros posts sobre SAO