O motivo dos animes ecchi estarem diminuindo a cada ano | AnimeTopics

Quem acompanha animes a muitos anos, deve ter notado que os do gênero “ecchi” (foco em cenas sensuais), começaram a reduzir monstruosamente desde 2016. E para quem achava que foi inconsiderância, isso vem se mantendo em 2017, e não tem previsão de mudança em 2018.

O vídeo, como sempre, é uma versão um pouco mais completa e ilustrada do tópico:

 

Eu fiz um comparativo pegando os ecchis de vários anos diferentes (quadros ilustrativos no vídeo acima, eu não conto OVAs/Continuações/Anime de 5 min), e notei que a média desde 2010 eram uns 10 a 20 animes com foco mais acentuado em ecchi por ano. Em 2015 foi o ápice, mais de 20 animes focados nisso, e vários pesados. Mas apartir de 2016 reduziu pra menos de 7, e isso vem se mantem em 2017. Para 2018, não deve mudar, ao menos baseado nos anúncios feitos até agora.

Mas porquê disso? Tem vários fatores:

O Mercado de BD/DVD morrendo

Os animes cada vez vendem menos, é cada dia mais raro aparecer um mega hit, ou mesmo um anime vender perto de 10k. A cada ano isso piora, muito devido a queda das vendas de mídia com o advento do Streaming. Os Ecchis, que dependiam ainda mais dessa mídia, até incentivando com várias censuras na obra, que só seriam retiradas no BD/DVD (ou acrescentadas cenas extras), foi o gênero que mais sofreu com a mudança.

O gênero não parece estar tendo vida muito boa no streaming também. A maioria das vezes é vendido a versão com censura para a empresa de streaming oficial. Como resultado, muita gente boicota assistir nela para procurar uma versão sem censura depois. Em sistemas onde a empresa ganha porcentagem sobre o número de views do anime dela no site, isso é péssimo para ecchis censurados.

Outro problema é que a versão sem censura, quando existe nesses sites, é bloqueada para pessoas mais velhas, o que reduz novamente o número de views. No geral, o streaming não parece dar grande lucro para os animes ecchis.

Por último, a moda deles meio que está em baixa. Tiveram seu ápice, mas as pessoas cansaram, e como resultado, tem cada dia menos hits do gênero. A resposta da industria é obvia, ela reduz o investimento em obras desse gênero, e os novos autores reduzem seu investimento na criação de obras desse gênero. De vez em quando sai uma tentativa diferente, como os bizarros animes de 5 min que tem versão livre, 16+ e 18+. Mas nenhum deles parece pensado para virar um grande sucesso, só testar o mercado mesmo.

A nova moda é mundo paralelo e reencarnação. Tem light novels aos montes disso no japão, a ponto de estarem proibindo o tema em concurso. Não estão surgindo animes de reencarnação e indo para mundo de fantasia a toa, é a nova moda. Já a de animes muito focado em ecchi/harém, está em baixa, e sem previsão de voltar.

Vai voltar? Provavelmente alguém vai inventar algo bem bizarro que vai fazer sucesso envolvendo ecchi, outros vão imitar, e talvez o gênero volte como era anos atrás. Mas por enquanto, o investimento neles deve continuar pequeno. Quando isso vai mudar, e se vai mudar, ninguém pode prever.

E você, o que acha do assunto?

Relacionado:

  1. Por que tem tantos animes que começam igual?
  2. Por que tem cada dia menos Animes Longos?
  3. Drama forçado, isso existe mesmo?
  4. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  5. Abaixo Assinado adianta de algo?
  6. Quanto custa fazer um anime?
  7. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: