Made in Abyss #09 – Impressões Semanais

Definiria esse episódio de Made in Abyss como uma amostra direta da ambientação da terceira camada e a aplicação dos ensinamentos da Ozen, apenas isso. Um pouco de enchimento de história para alguns, ou uma aventura mais dinâmica para outros.

Contudo, não é qualquer tipo de exploração que foi vista por lá. Tivemos desde uma mudança de ambientação da terceira camada para superfície, até uma mudança drástica no enredo por conta do efeito da maldição.

São esses três pontos completamente diferentes no mesmo episódio que acabaram o tornando, na minha opinião, um dos mais movimentados até agora.

A parte boa de conferir uma obra que detalha seu ambiente, é que conseguimos nos adentrar e sentir parte daquele local. São tantos detalhes diferentes que a sensação transmitida pelo abismo é que ele realmente nunca chegará a ter um fim, já que a aquilo demonstra ser algo extremamente vasto para se explorar.

Rapidamente passamos pela camada que mais se assemelha a um abismo; um buraco com paredes, e pronto. O problema da grande falha é conseguir desce-la pelas paredes, mas esse é o menor dos empecilhos encontrados pelo Reg e pela Riko, já que a ideia já tinha sido dada pela Ozen.

Nesse quesito da descida, a parte mais interessante ao meu ver, é a conexão que a superfície consegue manter com eles dois. Isso prova naturalmente que o Nat e o Sigy, mesmo que distantes, ainda fazem parte da trama de alguma forma. Mesmo que seja apenas para jogar a informação sobre a camada, sem que os protagonistas digam algo sobre.

Sempre informados da situação

Em meio a descida, fica claro que mesmo com o treinamento, o Reg ainda tem um certo problema de indecisão quanto atacar algo, além do mais sempre que surpreendido ele escolhe o caminho mais agressivo e desmaia.

Ainda fiquei me questionando se realmente não tinha outra forma de agir naquela situação antes dele usar o incinerador.

Reg, aquieta essa mão!

Por outro lado, temos a Riko e seu estômago a guiando. Diria que nem o cérebro ou o coração toma a frente das decisões dela, basta ela estar com fome que já sabemos o que ela vai fazer.

Estômago sempre fala mais alto

A Riko tem conhecimento e sabe tomar decisões sem hesitar, instantaneamente ela entende a situação que está a sua volta, ao contrário do Reg. O problema é que ela não tem força o suficiente para aplicar seus planos.

Isso foi a dedução que tivemos pelo acampamento de sobrevivência, mas pelo contrário, a Riko conseguiu se virar muito bem sozinha.

Foi uma questão de amadurecimento no abismo e talvez um pouco de sorte, já que até o Reg acordar ela não tinha passado por um perrengue tão violento que não conseguisse resolver.

Conseguindo se virar bem sim!

A exemplo do estômago do Amakagame. Ele não é o tipo de criatura que oferece um perigo grande além de sua armadilha, já que ele não possui quase nenhuma locomoção.

A pior parte realmente foi encarar a maldição da terceira camada na ascensão. Não pelos efeitos maiores, mas pelas alucinações.

Claramente o abismo joga todos seus sentimentos em confronto, fazendo você querer desistir. Porém, talvez isso seja apenas um sentimento intrínseco da Riko ainda não revelado. Seria ela uma personagem muito mais profunda que imaginamos.

Ainda dá para relacionar com o fato dela confrontar seu instinto natural de querer ir ao fundo do abismo, mas em suas alucinações o que acontece é o inverso, ela está emergindo com sua mãe. Até ela notar que o Reg não está presente e voltar sem ele não faria sentido nenhum.

Que cena!

Já deu para reparar mais uma vez que a relação deles é sempre muito bem trabalhada, tanto temporalmente, quanto dramaticamente.

A cena do Quebra Mandíbula Carmesim foi uma das que mais chamam atenção. Primeiro, por que diabos ele se encontrou com o Reg de novo? Coincidência ou apenas um encontro que fosse mais emocionante?

E claro, só usaram a relíquia da Lyza nesse momento. A relação entre ela e o golpe do Reg é aquele tipo de coisa a se usar nos casos mais extremo, então sempre é meio preocupante observar cenas do gênero.

No mais, a terceira camada foi extremamente rápida e nos damos de cara com a quarta imediatamente. Ela realmente só serviu como uma aventura leve, com aspectos naturais e um drama que não fez tanto efeito em mim.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extras

Coisa fofinha

 

O Neritantan, além de ter um nome bem fofo, é o tipo de animal completamente inofensivo. Já que se alimentam de frutas sua carne é extremamente gostosa. Eles se protegem em agrupamento e sua forma achatada se deve a formação das suas costelas, podendo se alongar e deformar facilmente. A parte mais interessante é que eles vivem nas raízes da terceira camada e possui uma relação simbiótica com ela, já que eles ajudam a semear frutos.

Curiosidades a parte, a terceira camada no mangá é mil vezes mais rápida. Nesse episódio foram incluídos diversos fillers, desde a cena do Amakagame até a alucinação da Lyza. Por que? Sinceramente ainda não entendi.

A conta oficial de Made in Abyss no Twitter anunciou que seu último episódio será um especial com 1 hora de duração. Minha felicidade foi instantânea, porém minha opinião é que a direção não está fazendo nada além do que sua obrigação de terminar o próximo arco.

E que venha a quarta camada! E já tava na hora não é?

Victoria Caroline

Engenharia, literatura brasileira, fotografia, vídeos de receitas, música boa e cultura japonesa. Não necessariamente nessa ordem. Às vezes acorda meio de humanas (quando consegue acordar).