Princess Principal #05 – Dor, Dor, Voe Para Longe… ♪ | Impressões Semanais

Eu, particularmente, queria muito atolar esse post de gifs, não pelas sequências de lutas que achei boas, mas sim por acreditar que esse episódio mereça mais ser assistido, do que comentado.

Princess Principal teve uma boa estreia, e depois entregou três episódios bem satisfatórios. As intrigas políticas e um leve suspense sobre a crianção do ambiente em que elas se relacionam, acabava deixando um clima interessante e divertido de acompanhar.

O quinto episódio, por outro lado, desenvolve isso de forma bem menos agressiva, e em certos pontos, até de uma maneira superficial. Porém, ironicamente, isso o torna, ao menos para mim, um dos melhores até o momento.

Antes de começar a falar daquele final maravilhoso, vamos, primeiro, aos negócios, e comentar um pouco do desenvolvimento da história.

O anime volta mais uma vez no tempo, dois casos antes do quarto episódio, e mostra a chegada da comitiva japonesa em Londres para suas negociações políticas com o Reino de Albion. Os dois pontos mais relevantes em tudo isso, fica por conta do envolvimento do tio da Princess, e o Japão em si.

Referenciando ao que aconteceu no episódio passado. O final deixa claro que a Dorathy convidou os japoneses a se unirem a Comunidade, mas como foi comentando antes, eles estavam em cima do muro, apenas analisando qual dos lados deveriam apoiar, e isso, indiretamente, gera uma leve tensão sobre a relação: Grupo de garotas x Chise x Japão.

Pelo comportamento dela nesse episódio, fica claro que a Chise é bem fiel ao seus ideias de lealdade, logo, assim como tem sido especulado nos comentários dos outros posts, uma possível reviravolta entre elas, se torna cada vez mais plausível, já que as diferenças de objetivos, não somente por parte das garotas, mas também dos país, podem gerar essa situação.

Pelo menos já estão aproveitando pontos dos lapsos de tempo.

O segundo ponto político, seria esse diálogo da imagem acima. No quarto episódio foi anunciado um casamento para Princess, o que deixa certas dúvidas no ar. O tio dela foi quem sugeriu a ideia, mas como deu para perceber, nem mesmo ele sabia muito bem o que a Princess poderia vir a se tonar.

O jeito como ele fala, também me deixou meio confuso. Eu não entendi muito bem se por “pega em um plano de assassinato”, ele estaria desejando que ela morre por acidente, fosse taxada como cúmplice, ou se no fundo, aquilo era um possível teste para saber se ela tinha potencial para alguma coisa.

No final, essa cena é usado para deixar uma leve questão no ar, expor o posicionamento do Reino de Albion em relação ao Japão, e o assassino que estava interferindo nos problemas internos do país.

E essa velha questão vai sendo empurrada cada vez mais como possível plot twist.

Se as informações sobre o desenvolvimento da história acabando sendo um pouco mais limitada do que nos outros episódios, a construção do enredo para introdução da Chise se torna uma das melhores, abusando do tipo de drama que mais gosto.

Não precisa jogar o personagem na merda, não precisa matar uma tonelada de pessoas, não precisa dar um passado traumático (Beatrice). Só precisa inserir uma maldita cantiga e depois usá-la em um contexto apropriado, de preferência que não seja auto-explicativo.

Sutileza funciona muito melhor com drama, do que mera desgraça. Contextualizar, entender, e até mesmo pensar sobre a cena, ao menos para mim, deixa tudo mais pesado. Esse episódio focado na Chise foi muito agradável por conta desse aspecto.

As coisas vão sendo construídas pouco a pouco, seja pelas mentiras que ela conta, ou pela própria situação que envolvia uma traição interna no seu país de origem. Os detalhes vão sendo acrescentados, e por mais que em certo ponto, seja meio previsível onde tudo vai levar, você ainda compra a mentira.

As cenas de ação ajudam a criar a ideia de que “é só uma perseguição de trem, com lutas de espadas, e uma situação de vingança”. E o fato de reforçarem a situação “feudal” do Japão, com toda a questão do Lorde, a obediência dos clãs, e o orgulho por carregar o nome da família, deixa uma sensação simples, que com um mero detalhe, até mesmo bobo, transforma a cena em algo marcante.

Eu… Eu… Eu não posso mentir aqui, e dizer que não senti nada T_T

Aproveitando de forma simples algumas questões do desenvolvimento da história, e entregando um episódio cheio de ação e conflitos, Princess Principal consegue retomar parte das impressões criadas no primeiro episódio. Construindo um drama leve e simples em cima da apresentação da Chise, mas que nem por isso, deixa de ser tocante.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Parece que alguém pegou a mentira da Ange, e ainda mentiu para ela depois.

Princess finalmente percebendo que não está na Disney?

Acho que alguém da produção não gosta muito da Beato.

Os peitos da Dorathy…

… Que me perdoem, mas…

…Chise best girl.

Porém, o fanservice nela continua naturalmente.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.