A Guerra por Animes – Netflix vs Crunchyroll vs Funimation vs Amazon | AnimeTopics

Com a investida da Amazon pegando animes toda temporada para seu acervo pessoal, e os dublando, e além disso começando a bancar produções, com 8 animes que só vão sair direto no site dela em 2018, a guerra pelos animes só vem aumentando.

 

Eu particularmente gostei do curto período aonde o Crunchyroll conseguia pegar quase todos os animes da temporada. Mas logo surgiu a Amazon, que no começo só estava licenciando anime velho, mas logo começou a querer exclusivos, comprando então direito a novos animes de temporada que só iriam ter no site dela.

Depois disso a Netflix começou a fazer o mesmo. Mas no caso da mesma é um pouco pior. Os animes que ela pega só os Japoneses podem ver semanalmente, pra nós ela espera o anime terminar no japão, dubla e ai solta muitos meses depois de finalizado. A parte boa é que é dublado em português, algo muito raro. A parte ruim é que a única forma de assistir durante a estreia no japão é ilegalmente. Violet Evergarden, por exemplo, a Netflix já licenciou, então quem não quiser esperar até o meio de 2018, e assistir em Janeiro, quando sai no Japão, vai ter que recorrer a fansubs.

Para complicar um pouco mais a Sony comprou a Funimation, e com isso muitos cogitam que ela deve terminar a parceria com o Crunchyroll, que estava ajudando a aumentar consideravelmente o catálogo do site. Isso não é garantido que vai ocorrer, mas é o que a maioria dos entendidos aposta, por motivos meio óbvios em termos de investimento.

Junto a tudo isso, a Netflix e Amazon tem mais poder de compra que o Crunchyroll, então o que eles quiserem (em boa parte dos casos), eles pegam. Felizmente nenhum dos dois pega uma quantidade muito grande por temporada, e como são uns 50 animes por temporada, o CR ainda pega bastante. Mas que é irritante ter que pagar mais de 2 serviços para assistir todos os animes da temporada é. Já é um nicho pequeno, e ainda começam a complicar a vida de quem quer participar dele legalmente.

A ideia do texto foi só dar a base da discussão e informações, quem quiser a versão bem mais completa, está no vídeo acima.

Relacionado:

  1. Por que tem tantos animes que começam igual?
  2. Por que tem cada dia menos Animes Longos?
  3. Drama forçado, isso existe mesmo?
  4. Por que Filme em vez de Novas Temporadas?
  5. Abaixo Assinado adianta de algo?
  6. Quanto custa fazer um anime?
  7. Outros AnimeTopics

Vídeos relacionados: