Youkoso Jitsuryoku (YouJitsu) #03 – Impressões semanais

E minha previsão quanto a “garota feliz” foi certeira dessa vez, o que é bom e ruim. Bom pelo lado de que aquela garota era tão feliz que parecia irreal, além de chatinha. Manter uma análise de alguém distorcido como ela deve ser bem mais interessante. E ruim pelo lado de que não foi uma total surpresa, e ser totalmente surpreendido, como no episódio 2, quando o protagonista se mostra bem mais do que aparenta, é sempre agradável. De bônus, a mudança ajuda a quebrar as reclamações de “cópia de personagens de Oregairu”.

Pegaram um pouco pesado na mudança visual, até olheiras ela ganhou

O legal foi a garota não ser apenas diferente do que parece, mas ser o completo inverso. É como ver o anjo e demônio compartilhando o mesmo corpo. Se é um transtorno de personalidade ou puro fingimento, a gente vai ter que descobrir conforme desenvolvem a personagem. E sim, dificilmente o autor vai jogar um personagem assim para depois não gastar um tempo mostrando o que a levou ao seu estado atual. Ela, afinal, parece ser uma das heroínas centrais. E enquanto tem gente a odiando pela ameaça de estupro, eu estou é interessado para saber mais sobre a mesma.

O roteiro dessa obra, alias, é curioso. Dizem que estão mudando a ordem do original completamente, e pelo que comentaram das diferenças, o motivo parece obvio: gerar impacto. Seguindo o original, a revelação da perda de pontos só deveria vir no episódio 2, e o twist com o protagonista no episódio 3. O twist da garota feliz também viria no episódio 2. Ao distribuir um ponto de choque em cada episódio, fica mais fácil prender o público, mesmo que se perca algumas coisas.

Mesmo com alguns problemas, acho a mudança compreensível, ainda que isso gere idas e voltas no tempo, como no início desse episódio. Na verdade, funcionou meio que como um caso de mistério. A coisa está indo mal, e ai saem resultados inesperadamente positivos. Depois voltamos no tempo para explicar como aquilo aconteceu. A mudança da ordem na narrativa, nesse caso, trouxe mais bem do que mal. Dizem, porém, que cortaram um desenvolvimento da Horikita (garota de cabelo preto), o que não posso comentar sobre porque não notei nenhuma mudança drástica nela, que continua uma tsundere meio anti-social, mesmo com a ajuda do protagonista para enturma-la no quarto.

E falando em anti-social, vamos falar do protagonista, que por enquanto parece mentir até para si mesmo. Ele alega ser ruim em fazer amizades, aquele tipo de excluído que não quer ser excluído, ficando inclusive infeliz quando sua apresentação a classe sai errado. Só que o modo que ele age normalmente com as pessoas, e consegue manipula-las com facilidade, não bate com nada disso no entanto. Diferente do que ele argumenta, ele estava isolado porque queria. O que nem é mais o caso no final do episódio.

O personagem central consegue manter muito bem uma conversa. A caracterização inicial dele como alguém socialmente isolado não fez sentido. Ele continua se mostrando bom em tudo também, e foi ele que salvou a turma, apesar de ter distribuído o crédito para todo mundo, menos ele. Então, ainda estou no aguardo para ver no que ele não é bom. Lembro que são os defeitos que nos humanizam, e não as qualidades, pessoas perfeitas demais são chatas e previsíveis. Ainda estamos muito no início para eu me aprofundar nisso, mas como esse episódio terminou o volume 1 da Novel, já vale uma análise previa quanto ao personagem. Agora é ver como desenvolvem ele daqui pra frente.

A louca está mesmo interessada nele ou era fingimento (ou ciume)?

E por fim, além do mistério da garota duas caras, fica a pergunta de como a turma D vai subir de nível, já que, como dito pela professora, nunca ocorreu antes. Isso mostra que o sistema em si nunca se mostrou funcional no sentido de fazer os estudantes competirem para melhorar. A turma D se esforça um pouco, vê que não tem salvação e desiste.

Não que seja surpresa, se as turmas são divididas por mérito acadêmico e relações humanas, a turma A deveria ser superior a tal ponto que algumas poucas mudanças nas turmas atrás dela nunca seriam o bastante para pegar seu lugar. Acaba servindo mais para a turma A não relaxar muito. E agora, é o martírio de esperar uma semana pra ver como a história continua….

“Nos não deveríamos ficar nervosos que os outros escondem a verdade de nós, quando nós tão frequentemente a escondemos de nós mesmos”, é a frase que dá título ao próximo episódio. Se refere ao protagonista e sua atual descoberta? Aguardemos… A desse episódio era sobre barganha, ou mais precisamente negociações, o que bateu muito bem.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Relacionado:

 

Extras

 

Perna service light

A professora bonitona de cabelo preto que fuma… só falta dizer que não consegue arranjar um namorado (quem viu Oregairu vai entender).

A cena dela furando o protagonista ficou bem deslocada e sem motivo válido. Dizem que é um fan service para os fãs, já que no começo da Novel, ela acorda ele na classe o espetando com um compasso, e eles tinham cortado isso no anime.