Top 5 Melhores Animes para Adultos (Seinen)

 

Já fiz uma lista focada em seinen (demografia com foco em jovens adultos) no passado, mas o modo que fiz ela focando em animes de ação eu não gostei, por isso tentei algo diferente para uma lista semelhante que ia fazer para o canal, sem limitação de gênero. Ironicamente, acabou em algo similar ao Top 5 de Seinens de Ação, com apenas alguns animes de diferença, e a lista toda acabou focada em suspenses sem eu perceber. Como ficou parecida, ia deixar só no canal a lista, mas ai alguns reclamariam que não gostam de comentar por lá. Então segue a lista aqui também.

Vale avisar, eu não sigo a obra estar ou não em uma revista Seinen (se não animes originais não teriam categoria). O que me importa é se é focado em adultos e tem uma trama mais séria, que é o mais normal de ver em seinens.

5 Animes de Suspense para Adultos (Seinens)

 

 

5. Baccano
Adaptação de Light Novel

Gênero: Suspense, Ação, Romance

Episódios: 13 + 3 OVAs

Esse anime é sempre complicado de explicar pra alguém em termos de “é sobre o que?”. Ele basicamente envolve diversos personagens cujas histórias acabam se conectando em determinado ponto. A história não é contada de modo linear, ao invés disso fica indo e voltando no presente e passado dos personagens, podendo alternar entre 3 pedaços de histórias diferentes durante o mesmo episódio. Portanto, achar que pulou algum episódio é normal. Mas não se preocupe, as coisas vão começando a fazer sentido conforme os episódios vão passando.

Ele não é perfeito (nenhum anime é na verdade…..). Por exemplo, tem pessoas com habilidades inumanas que são humanos (gente desviando de balas, dando saltos impossíveis ou usando facas para parar tiros de escopeta), mas isso não chega a incomodar tanto a ponto de parecer nonsense. Também tem um casal cômico presente em todas as três histórias que causa certa divergência de opiniões. Sempre que foca neles é com o objetivo de gerar comédia, só que fica inapropriado fazer isso em diversos pontos (não se mistura comédia em um trem com gente sendo morta pra todo lado). Tem gente que gosta e tem outros que vão achar melhor se não focassem tanto nesse casal.

Tirando os defeitos que citei é um bom anime, com um modelo de narrativa diferenciado e que não deixa de ter uma história razoavelmente fechada (não esqueçam de ver as OVAS! elas são uma continuação e fechamento da história, não meros extras). A animação é boa, o elenco tem personagens que começam a soar mais simpáticos ao público conforme o tempo passa e a trama é bem amarrada.

4. Darker than Black
Anime Original

Gênero: Ação, Suspense, Sci-fi
Episódios: 24

Devido a uma experiência cientifica o céu do mundo foi trocado por um céu falso cheio de estrelas, aonde cada uma delas representa um humano com super poderes criado a partir dessa experiencia. Eles são chamados de contratantes, devido a pagamentos aleatórios que são obrigados a fazer cada vez que usam de seus poderes. A história do anime gira em torno de um deles, fazendo missões para uma organização, enquanto tenta desvendar os mistérios do seu passado.

Esse anime exige uma certa paciência, vale avisar. A trama dele vai se revelando aos poucos, em arcos de 2 episódios cada. Conforme cada arco transcorre você aprende mais sobre o elenco, as relações, os mistérios, o mundo e como os contratantes com super poderes do anime funcionam. É basicamente uma introdução espaçada para não te jogar informações demais de uma vez só, criando aquele tedioso monologo introdutório que tanto se vê em animes.

A ação do anime é de primeira, super fluida e bem coreografada, mas não espere toneladas dela. Darker than Black, apesar de algumas doses de movimento no final de cada arco, se assemelha mais a um suspense do que um anime de ação.

Termina a primeira parte do anime com uns 4 a 5 arcos em 2 episódios cada, começa um plot maior ligado diretamente ao protagonista e seu passado.

Para mim o maior charme da obra é como ela vai se revelando aos poucos, mas isso pode afastar quem não tem muita paciência. Nem todo arco é bom também, vale dizer. Um deles é meio nonsense até, porque isso é um anime original e esse diretor gosta de um nonsense. Mas excluindo uns 2 arcos é um bom anime, com boas ideias, uma trama interessante, que deixa querendo saber mais, e alguns bons personagens.

Só não recomendo a segunda temporada! Ela só serviu para atolar a trama de furos e forçar a barra com um plot difícil de engolir. O final é extremamente frustrante também, deixando tudo meio aberto, e sem muita esperança de continuação (o diretor foi extremamente criticado pela season 2, e ficou reclamando que ninguém o entendia…..).

3. Death Parade
Anime Original

Gênero: Suspense, Psicológico
Episódios: 12

Excelente suspense original, direção, animação, história, é tudo muito bom. O caso do garoto e do policial foi uma das coisas mais tensas psicologicamente que já experimentei em animes. O ideal é ir para a obra sem saber muito, no entanto, o impacto é maior. Mas já fiz um review completo sobre.

2. Fate/Zero
Adaptação de Light Novel

Gênero: Ação, Suspense, Tragédia

Episódios: 25

Fate/Zero tem uma das tramas mais maduras e bem estruturadas dos animes de Fate. Os motivos são vários, desde a maioria dos personagens serem mais velhos comparados a Fate S/N, terem se preparado para aquela guerra de antemão e estarem dispostos a ir bem mais longe para cumprir seus objetivos, comparado aos adolescentes em Fate S/N. Como não existe um sistema de rotas o espaço no roteiro é melhor distribuído entre os mestres e quem luta com quem, diferente de Fate S/N, aonde em cada rota alguns personagens aparecem bastante e a outra metade não tem grande participação.

Existe um número razoável de batalhas, em geral muito bem animadas, a trilha sonora é um show a parte, e mesmo os episódios mais parados conseguem te manter interessado a base do suspense, já que todos os mestres estão sempre se movimentando e bolando estratégias para matar uns aos outros. O protagonista também é bem desenvolvido, mesmo que demore para realmente explicarem a história dele. O único ponto que me desagradou foi o final. O que todos esperam que seja a luta final não acontece, dando um ar anti-climático ao fechamento. Mas mesmo assim é uma boa obra e sempre a recomendo para quem procura obras mais densas com uma quantidade razoável de ação.

1. Steins;Gate
Adaptação de Visual Novel

Gênero: Suspense, Sci-fi, Romance
Episódios: 24+OVA

Steins Gate usa da velha formula de um grupo de pessoas brincando com a viagem no tempo de modo inocente, com mudanças simples, tentando ajudar os personagens de alguma forma no passado, até que vira uma bola de neve, e o acumulo de mudanças simples começa a mudar completamente o mundo e a vida dos personagens para pior.

Vários animes tem viagem no tempo mas poucos tem ela como o centro da trama, como é o caso de Steins Gate. E tudo nele faz sentido dentro das teorias de viagem no tempo que ele prega e vai explicando ao longo da trama (existem um monte delas e não vale a pena discutir qual é a certa ou mesmo se existe uma certa).

A única armadilha em que ele cai é o velho problema do paradoxo temporal, que basicamente todo filme envolvendo viagem no tempo tem, então não é necessariamente um demérito. Fora isso ele faz um trabalho muito bom de construção e explicação a longo prazo (não te jogam todas as informações de uma vez).

A história começa meio lenta, mais voltada ao suspense e apresentando os personagens ao mesmo tempo que eles vão descobrindo segredos de “teoria da conspiração” da organização SERN, e o modo de fazer uma máquina do tempo que transmite informações de texto para o passado. Eles começam testando mudanças simples, mas as mudanças mais bobas acabam escalando de modo inesperado.

Os primeiros 11 episódios são basicamente a construção para as diversas reviravoltas emocionantes que vão vir na segunda parte. Essa primeira parte é meio lenta, mas a sensação de suspense intermitente e todo episódio terminando com um acontecimento inesperado, ou descoberta perturbadora ao som da sensacional ending (aqui) te mantem interessado a ir sempre para o próximo episódio (e para quem não tiver essa mesma sensação de interesse, continue mesmo assim, que a trama vai acelerar mais tarde. Steins;Gate não virou o segundo anime mais bem avaliado do MyAnimeList de graça, além de estar entre os 15 mais populares).

A segunda parte é onde o anime desponta e o que era suspense vira uma corrida contra o tempo para tentar concertar o passado, ao mesmo tempo em que o romance ganha mais foto. As reviravoltas nos episódios finais são excelentes e o anime se fecha muito bem. A ligação dos personagens vai aumentando progressivamente e ao final dos 25 episódios você gosta de todos, não tem personagem mal trabalhado, a todos é dado a atenção necessária para a trama funcionar.

Para quem ficar triste quando acabar tem uma boa noticia, existe uma OVA epílogo. Já o filme que lançaram depois é fraco, e usa a viagem no tempo muito mal, de modo que acaba não fazendo sentido se você pensar bem em tudo que ocorreu ali. Podem ver, já que ele não chega a estragar nada, mas é dispensável comparado a série principal e OVA.

Outros Top 5 de Melhores Animes:

  1. 5 Melhores Animes de Todos os Tempos (Preferidos do Marco)
  2. 5 Melhores Animes desconhecidos de verdade
  3. 5 Melhores Animes desconhecidos de ação e romance
  4. 5 Melhores Animes de Ação Seinen
  5. 5 Melhores Animes de Romance
  6. 5 Melhores Animes de Mistério + Terror
  7. 5 Melhores Animes Ecchi de Ação+Romance
  8. 5 Melhores Animes de Ficção Cientifica