Grimoire of Zero #09 e #10 – Impressões Semanais

Primeiramente, peço desculpa pelo atraso na review, normalmente posto ela terça ou quarta, mas mediante a alguns problemas pessoais, incluindo problemas clínicos, acabei excedendo o cronograma. Segundo, vamos ao que interessa.

Grimoire of Zero entra em sua reta final e como eu temia, mesmo em seu clímax a direção peca bastante no storiboard das cenas que deveriam ser as mais marcantes como o confronto do mercenário com treze ou a captura de Albus pelos buxos de Zero.

As cenas infelizmente são construída de uma forma que cumprem apenas o básico, ou nem isto, algumas eu acho muito abaixo da média, são quase paradas, sem movimentação alguma e não passam tanta emoção, o que poderia ser diferente com uma direção mais experiente.

A trilha sonora ajuda em algumas partes, mas não adianta nada se a construção do cenário para aquele momento não consegue se igualar aos sentimentos perpassados pelas osts.

Estas cenas poderiam ser melhor desenvolvidas, storiboard muito simples

E tirando os problemas técnicos, eu vejo muitos problemas no próprio enredo do anime que desde o inicio apesar de eu achar a construção do mundo interessante, não se aprofunda tanto nas temáticas abordadas como eu queria.

Além de tomar um caminho deveras clichê. Compreendam que eu não odeio clichê, mas gosto de ser surpreendida e a história acabou se mostrando muito previsível.

Eu já imaginava que Ele e Treze, por exemplo , seriam a mesma pessoa, principalmente pelo Treze ser um tipo de pessoa adepta dos fins justificam e não tem escrúpulos  para alcançar o que deseja chegando ao ponto até de matar seus companheiros para isto.

E a Zero deixou muito claro durante os desenvolvimentos dos episódios que ele era este tipo de pessoa. Pouco confiável, trapaceiro, manipulador, etc

A única coisa que eu não imaginava é que a sua obsessão não fosse exatamente poder, mas realmente a Zero e não apenas o conhecimento dela. O que me lembrou um pouco RE:Zero em relação a adoração do protagonista pela Emília ao ponto dele só querer enxergar o que queria e não considerar realmente os desejos e como outro é de fato.

Outro ponto do roteiro que achei conveniente demais é Albus propor que para resolver o problema utilizassem a Zero para negar a magia. Beleza, com isto tanto os bruxos do Estado quanto os rebeldes não poderiam utilizar magia, mas os bruxos de Zero estão certos em um ponto, nada pode ser tão fácil assim.

É a mesma coisa de você querer que alguém criasse um aparelho que voltasse no tempo para impedir que Otto Hahn,Fritz Strassman e Lise Meitner descobrissem a teoria da fissão nuclear.

Isto para que  Leo Szilard  não criasse a bomba nuclear e evitassem uma possivel destruição da Terra. Algo indiscutivelmente milagroso e absurdo.

É realmente a melhor forma de resolver o problema? É tão simples assim?

Ou seja, tomando esta iniciativa a neta de Serena estaria condenando realmente os bruxos a ficarem  em certo ponto mais indefesos. A igreja continuaria perseguindo eles. Inocentes continuariam ardendo na fogueira.

Então a única maneira de solucionarem isto em meu ponto de vista é o que estão fazendo de tentarem forçar um diálogo com o Estado e não partirem para algo tão radical quanto acabarem com a magia ou como o Treze planeja, matar todo mundo com um suicídio louco para alcançar um mesmo fim.

Outra coisa que achei de certo modo exagerado é este apego da Zero ao mercenário. Tudo bem que ele é o primeiro amigo que ela faz depois de anos de solidão dentro de uma caverna e isto acaba te forçando a ser meio carente por relacionamentos, mas caramba, já partir para o diálogo do cara não a abandonar mais?

Mesmo os dois sendo um casal simpático e com uma relação gostosa de se acompanhar, para mim este tipo de diálogo faz mais sentido depois de um tempo mais longo de convívio e desenvolvimento da relação entre as duas partes.

O tempo que a Zero passou com o mercenário para mim ainda é muito curto para este tipo de reação que é típica de uma  amizade maior ou de de um casal enamorado.

No geral, acho Grimoire of Zero é um anime que tem um mundo até que interessante, mas que peca bastante no desenvolvimento de certos temas abordados, e parte para alguns clichês que me deixa um pouco decepcionada. Esperava mais da obra, mesmo sendo um anime de ação e aventura padrão.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

Mulherengo, sempre mulherengo XD

14 níveis acima de alguém, quem vocês acham que vai levar uma surra?

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.