[Review] Rokka no Yuusha – Uma fantasia cheia de mistérios e plot twists

Sinopse:

Há cada 3 ou 4 séculos, o Majin (monstro que quer destruir a humanidade) se liberta do seu selamento e então 6 heróis são escolhidos para irem até o continente dos demônios selarem ele novamente. Adlet consegue ser um dos 6 escolhidos após invadir um torneio sagrado e lá conhece outra dos 6 heróis, Nashetania. Mas quando os dois vão até o ponto de encontro dos escolhidos, descobrem que existem 7 deles. Um deles é um impostor, e precisam descobrir quem é o sétimo.

Autor: Ishio Yamagata

Ilustrador: Miyagi

Volumes: 6 (em lançamento) + 1 da side-story (em lançamento)

Análise:

Depois de falar de aventura e comédia romântica, achei que estava na hora de falar de mistério. O review dessa vez é de uma obra bem conhecida graças ao anime, que deixou muitos perplexos (e outros bem irritados) com o final que teve.

Apesar da história ser algo tão simples e conhecida que já vem sendo usada desde séculos passados, o foco de Rokka é quase sempre o mistério. Heróis que se reúnem para derrotar o monstro que ameaça a humanidade é só uma fachada (em muitos sentidos), o que você busca é o que está por trás disso.

Sem mais enrolação, vamos ao que interessa. Na LN você é colocado na perspectiva do protagonista, Adlet, que de certa forma é um dos estrategistas do grupo. Mas também é um guia para os leitores irem desvendando o mistério junto com ele (falarei mais sobre isso abaixo).

A LN é diferente do normal e a grande maioria das ilustrações ficam como “capas de capítulo” ao invés de ilustrar uma cena.

Para quem já assistiu ao anime e se preocupa com o rumo da história, podem ir ler sem medo. Cada livro traz um mistério diferente comparado ao anterior, com muitos aspectos novos. Não fica repetitivo e é muito criativo e bem feito. Além disso, cada livro destaca personagens diferentes, ou até apresenta outros.

O problema é que como uma obra muito focada no mistério, Rokka se abstém de explorar melhor seus personagens. Quanto mais você conhece o personagem, mais fácil fica de dizer se ele é ou não suspeito, por isso eu entendo o lado do autor. Mas por isso, fica mais difícil de se apegar.

Você não sabe muita coisa deles, não tem muito desenvolvimento, então você não liga muito. As exceções seriam o próprio Adlet e a Fremy, que possuem uma boa quantidade de desenvolvimento e profundidade. O Hans talvez, já que é um personagem carismático (a Mora é minha personagem favorita, então talvez ela se inclua também haha).

Isso não quer dizer que eles são todos pontos de interrogação para os leitores, alguns personagens têm o passado revelado. E isso é feito de maneira proposital para afetar seu ponto de vista e criar mais duvidas na sua cabeça, mas ao menos você tem a chance de gostar mais do personagem.

Mistérios à parte, a obra também tem uma quantidade razoável de cenas de ação, o que deixa os livros mais movimentados, e mais tensos também. A atmosfera sempre é puxada para algo mais sufocante e é sempre uma corrida contra o tempo. Por um lado é bom, pois é bem feito e torna as reações dos personagens bem reais. Mas por outro é ruim, pois os volumes são grandes e se torna um pouco cansativo de ler, já que os mistérios só são revelados no final de cada livro.

A construção do mundo de Rokka é um pouco rasa, não temos tanta descrição assim das coisas, o que torna um pouco difícil de visualizar. Nesse aspecto o anime acabou ajudando a obra original, colocando cenários bonitos e dando uma base para as civilizações com as construções celtas. Embora isso não exista no original, foi uma adição que melhorou um aspecto negativo.

Sobre desvendar os mistérios, apesar de ser um pouco arrastado, existe um motivo para isso. O autor faz algo interessante que chamo de “mistério desafiador”. Não são só os personagens da LN que podem procurar pistas e tentar resolver os mistérios, a LN também pode ser uma disputa entre o leitor e o autor.

Tirando o mistério do primeiro livro, onde você pode simplesmente chutar quem você acha que é o culpado e vai ter 1/7 de chances de acertar, os mistérios dos outros livros são mais complexos de se resolver. Seria tipo responder a uma pergunta de múltipla escolha e uma discursiva.

Isso pode tornar a leitura mais interessante para você, caso esteja disposto a tentar achar as pistas e resolver os mistérios antes de serem revelados, mas também é possível curtir a LN sem fazer nada. Fica a sua escolha.

No meio de tantos plot twists inesperados, a série ainda conta com um vilão muito bom, que definitivamente deixou a série bem mais interessante (ele só começa a participar mesmo depois do primeiro arco). Causando exaustão psicológica nos personagens e os levando a extremos, situações que nunca esperaríamos se tornam possíveis. Logo entramos em rotas imprevisíveis, o que faz a série ficar ótima de acompanhar (e de teorizar).

O ponto forte da novel é que ela não peca no roteiro em nenhum momento, tudo acontece por um motivo. Se você acha que algo não faz sentido, é bem provável que você esteja sendo enganado pelo autor ou não tenha prestado atenção direito. Todos os mistérios fazem total sentido, se você reler vai perceber que tudo esteve lá desde o começo. Não existem peças que não encaixam, mas sim peças que estão faltando.

Falando um pouco das adaptações que a LN ganhou, o mangá não vale a pena. Não é bom e termina antes da revelação do primeiro livro. Já o anime é muito bom, adapta quase perfeitamente todo o primeiro livro. Melhora a obra original em alguns aspectos, embora em outros tenha falhado um pouco. Ainda que o final possa ser um pouco frustrante (também foi para quem lia a LN, mas depois viram que não tinha nada a ver).

Em suma, se você busca algo que misture fantasia e muito mistério, precisa ler Rokka no Yuusha, é diferente e muito bem pensado. Já se anseia por algo com mais ação e aventura, é melhor procurar outro título. 

Não é recomendável também caso você seja muito impaciente e queira respostas imediatas. Todo livro vai segurar as revelações até o último minuto (e os livros são maiores que o normal). Apesar dos problemas mencionados nessa review, eles são bem pequenos se comparados às qualidades.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

P.S.: A tradução da LN parou no final do volume 5, pela LN ter sido licenciada (o volume 1 com a tradução oficial já foi lançado). Portanto, será necessário esperar um bocado para sair conteúdo novo, mas os volumes já traduzidos ainda valem a pena ler mesmo assim (um único volume rendeu uma temporada do anime, afinal).

Relacionado:

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."