RE:Creators #05 – Impressões Semanais

Re:Creators ainda não entregou outro episódio cheio de ação eletrizante do inicio ao fim como o da sua estreia, mas definitivamente este foi um pouco mais movimentado que os dois anteriores que estavam focados apenas em diálogos. O que eu já expliquei que torna a narrativa um tanto que cansativa para a maioria do público-alvo.

O acréscimo de um momento passageiro de tensão junto com algumas gags colocadas aqui e ali, tornam a progressão mais agradável e divertida, contudo, o real destaque deste episódio está para o twist no final que acaba revelando algo que eu esperava que fosse exposto em episódios futuros, não agora.

Apesar do conteúdo apresentado ser algo já esperado, não torna a trama totalmente previsível, pelo contrário, há vários caminhos que o roteiro pode tomar desse ponto em diante.

E a coisa pode ser um pouquinho mais complexa porque se o roteirista entrega algo de impacto em um dos cinco episódios iniciais, é provável que possa ter outros twists que podem ser mais fortes durante o desenvolvimento da história.

Demorou, mas finalmente a ficha caiu, né, Sota? XD

Como já haviam suposto, Sota realmente conhecia a criadora da Himegimi que agora descobrimos que provavelmente se chama Altair. Curiosamente Altair é o nome de uma estrela presente em um conto bem conhecido no oriente.

No conto, Altair, o pastor, era enamorado de Vega, a tecelã que compunha as peças mais delicadas do mundo, mas os dois foram separados pelo Imperador Celeste (pai de Vega) por um grande rio posto na Via Láctea.

Só posteriormente foi permitido aos dois amantes se verem, mas apenas uma vez no ano ao atravessarem a ponte que separa as constelações da Lira (onde está Vega) e da Águia (onde esta Altair), é nesse dia, inclusive, que se comemora o Tanabata.

O rio que separa os dois também é chamado de The Great Rift, a Grande Fenda, e esta associado à vida pós-morte, já que para alguns povos esta fissura na Via Láctea indicava a passagem cujas boas almas deveriam seguir para adentrarem a terra dos mortos.

Isso pode parecer não ter nenhuma associação com o anime, mas o nome da novel que Setsuna estava escrevendo é World Etude, e o poder de Altair está ligado à eterna reencarnação, o ciclo continuo de vida e de morte, ao menos pelo que a personagem nos deu a entender.

Curiosamente,  Altair também disse que Setsuna foi “banida” do seu mundo, o que entra em um pequeno paralelo com a lenda, porque Altair (estrela) também foi banido, mas para o outro lado da Via Láctea

Deduzimos também que Sota provavelmente tinha um relacionamento bem próximo a ela pelos flashbacks. Não necessariamente no sentido romântico, mas de amizade mesmo.

Estes dois provavelmente eram amigos, pobre Sota T.T

O que me deixa curiosa para saber se ele também está envolvido com o que influenciou a morte da garota, já que em sua última mensagem, ela menciona um pequeno evento que serviu de gatilho para ela decidir parar de escrever e posteriormente se matar.

Pelas data de postagem do vídeo, agosto é o período em que o  NatsuComi ocorre. Mas a recusa de uma obra pelo público seria o bastante para alguém se matar? Particularmente duvido que seja só isso.

Contudo, este fato explica o trauma e a falta de motivação do Sota para desenhar, porque dependendo da proximidade dos dois, ele ainda esta afetado pelo suicídio dela.

Agora se o Sota ajudou na criação da Altair, fica estranho ele não ter se lembrado de um desenho dele. Contudo, se foi a Setsuna que desenhou e escreveu a obra, também já explica o porquê dele achar a personagem familiar, mas não lembrar logo de cara.

Afinal é comum desenhistas e escritores que são amigos, mostrarem suas criações um para o outro e ficarem palpitando ou discutindo sobre elas.

O que fica difícil de responder até aqui é como a Altair saberia quem é o Sota. Ela é diferente dos outros personagens que vieram para o nosso mundo, mas mesmo assim é uma criação, então o fato dela conhecer o Sota e a Setsuna, ao meu vê só tem uma solução: a Setsuna ter deixado alguma mensagem para ela ou já ter se comunicado com ela (com uma macumba bem forte).

Agora parando de discutir o twist, o episódio também apresentou o novo personagem que vai se juntar à equipe do protagonista. E de uma forma que eu acho bem legal: mesclando o sério com o cômico.

E isso só dá certo por algo que já citei, o diretor e o roteirista têm um ótimo time e sabem o momento de inserção para uma piada sem que ela prejudique a situação, por exemplo: ficar toda hora com piadinhas bobas em meio a uma batalha; Não combina.

Admito, eu ri para caramba. Que fora épico XD

O que também vai se estender para a trilha sonora, que é bem alocada, tem uma boa duração, o ritmo e a intensidade são bem medidas, etc. Por exemplo, a OST jogada no instante em que o Sota descobre de onde ele conhece a Himegimi. Ela consegue passar a tensão da descoberta e o impacto no psicológico do protagonista porque se prolonga de forma bem forte e que vai se intensificando até os segundos finais.

Em relação à história, neste episódio ela também foi para um lado bem clichê, com o grupo principal sendo abordado pelas Forças de Segurança Especiais do Japão. No entanto, nem sempre clichê é ruim, quando ele é bem empregado não prejudica a obra.

Nesse caso, achei sensato caminharem para esse lado, já que, se está acontecendo eventos que andam afetando diretamente a sociedade e representam risco à população, o óbvio é o Estado agir. Então já esperava que eles teriam este contato com o governo japonês.

No entanto, espero que os agentes e os militares não figurem de idiotas e sejam mais úteis. Em muitos animes só servem pra morrer ou fazerem nada.

Entretanto, já estão sendo pelo menos mais realistas com o fato de abordarem o grupo do protagonista de forma bem “calorosa” como bem diz Meteora, mas aceitaram a negociação de maneira pacifica ao ver que o alvo abriu diálogo.

No geral, eu estou gostando do que Re:Creators está apresentando para o público. A obra demonstrar ter bastante potencial. Mas também pode ser uma merda total dependendo da forma com que vão trabalhar o desenvolvimento dos personagens, solucionar os mistérios, etc. Até agora, está sendo algo bem executado e só está faltando acrescentar um pouco mais tensão para manter as coisas mais movimentadas.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

 

Quando você é o CDF e os coleguinhas colocam todo o trabalho nas tuas costas XD

 

Quando você pede desculpa por pegar alguns misseis emprestados dos “amiguinhos” XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.