Mercado de Animes na China explode e passa o Japonês em 2017

A China não para de crescer no streaming de animes, e segundo análise, vai passar o lucro anual que o Japão, principal mercado de animes, tem com o ramo, durante 2017.

Além disso, quase metade do lucro bruto em licenças de streaming do mercado japonês está vindo da China, com a alta disputa entre vários canais de anime do país. Animes estão cada vez mais populares na China, deles mesmos ou dos japoneses.

Com o constante crescimento, o mercado está começando a virar. Em vez do Japão estar usando mão de obra de estúdios da China para produzir seus animes, são eles que estão repassando trabalho para o mercado Japonês.

1f5483e4fa2a74c19b9e7090e266c24f1479647734_full-tile

Bloodivores, Hitori no Shita e Cheating Craft, obras feitas pelo estúdio Amon.

Foi nisso que surgiu o estúdio Amon, criado dentro do Japão e com funcionários japoneses. O dono do estúdio é um animador chinês de menos de 30 anos! Ele é dono da Haoliners, que aparece como principal mandante do estúdio Amon. A cada ano o estúdio vem ganhando mais obras para produzir.

A empresa Tencent (The Kings Avatar, Ani Ni), por exemplo, tem um grande catálogo de webcomics chinesas que deseja transformar em animes. Ela é a principal produtora de vários deles. Não à toa foi aberto.

Uma das coisas que tornaram o mercado chinês mais convidativo ao investimento em animes foram as recentes leias contra a pirataria. Com isso muitos acabaram se virando para fontes oficiais, e se tornou viável comprar licenças de animes no país.

A guerra entre os canais chineses está elevando fortemente os preços também. Foi estimado que episódios de Gintama chegaram a ser vendidos por 100,000 dólares por lá.

The Kings Avatar, anime chinês mais popular no ocidente até agora. Feito pelo Estúdio chinês (G.CMay Animation).

Um problema que os chineses veem enfrentando, no entanto, é vender suas obras para o mundo afora. A visão de que a China está apenas “copiando” os animes japoneses em pior qualidade ainda é grande mundialmente, afirma o produtor do estúdio Amon. Uma coisa que eles estão tentando mudar gradativamente.

Segundo ele, a China pode ser uma solução para a crescente falta de mão de obra para animes no Japão, além de obras chinesas poderem oferecer algo novo, em um mercado com modelos de histórias já frequentemente repetidas.

A matéria completa está na fonte abaixo, a versão acima é apenas um resumo com as minhas palavras. Mas e vocês, o que acham? A China vai ser tornar a potência dos animes no futuro?

Por enquanto The Kings Avatar vem mostrando que, ainda que com problemas na direção, ao menos a China é capaz de criar animes bem feitos com animadores de dentro do próprio país hoje em dia.

Fonte: MyAnimeList

Relacionado: