Eromanga-sensei #05 – Impressões Semanais

Eromanga-sensei começou engatando a parte mais importante de seu enredo, levando alguns corações quase ao infarto, mas no final sendo a mesma decepção momentânea característica de seu gênero. Admito, achei que finalmente as coisas iriam decolar.

Esse episódio contribuiu com bastante informação, da mesma forma bem equilibrada e dirigida de sempre. Algo que ao meu ver é muito positivo na obra; é justamente a forma dosada das personagens aparecerem. E mesmo que não haja qualquer envolvimento cotidiano entre eles, como poderia existir numa obra colegial, cada personagem está cumprindo seu papel no anime sem sumir completamente dele.

Eu até tento não colocar só gif da Sagiri, mas o tumblr não deixa!

De início, com a declaração mais fajuta que poderia ter sido feita pelo Masamune, pensei que as coisas iriam ao menos entrar no eixo, até ele colocar toda a ideia de amor fraternal acima disso. Decepcionante, porém ainda contribuiu levemente com o humor da obra. A Sagiri com certeza consegue se destacar nessa cena por se portar como uma garota mais objetiva e não tão reclusa quanto seus sentimentos. Admiro bastante a forma com que ela age sobre isso, sem ser tão exagerada. (Aliás, sobre ela ter 12 anos e assuntos afins, esperarei o anime acabar para comentar sobre). E claro, mesmo que tenha sido uma situação um tanto frustrante, a sequência da obra está indo relativamente bem. Talvez não apenas num ritmo esperado.

ATA.

O posicionamento profissional que eles desempenham durante o episódio também é muito gratificante. O Masamune ainda se coloca como um autor que mesmo inexperiente é fiel as suas propostas. Nesse quesito o andar do anime está muito bem. Ainda que seja um cenário bem difícil de idealizar por conta das idades dos protagonistas (15 e 12 anos), eles estão  sendo trabalhados de forma séria, mesmo numa comédia (menos a Yamada, ela pode ser bem talentosa, mas representa toda nossa procrastinação diária).

Aliás, com todo esse surgimento dos editores dela, acho que deu para associar que boa parte das pessoas relacionadas a ela tem um quê élfico. Sério, olha aquele Legolas, digo, personagem tem um design bem bonitinho.

A relação da Sagiri com o mundo exterior também tem como ponto alto a Yamada, e a amizade delas tem um lado cômico que achei bastante especial. Toda a situação delas estarem na mesma casa se falando via Skype, com certeza atende bem a proposta do anime. Ou seja, a Sagiri não deve sair daquele quarto tão cedo.

Medo dessas relações profissionais com ilustradores.

Ainda assim, é importante focar em como ela adquire uma personalidade diferente quando se comporta como o Eromanga-sensei. Não é uma diferença tão gritante, já que sem o disfarce ela ainda admite que precisa ver calcinhas para se inspirar. Mas a entonação de voz e a forma com que determinadas frases são ditas traz uma mudança considerável.

A princípio pensei que a Sagiri seria mais tímida com as pessoas de fora, contudo, a Yamada sabia quem ela era por trás da máscara, e ainda assim ela agiu descontraidamente.

Outro ponto foi a volta da Megumi, e os seus diálogos cada vez mais brilhantes. Por sinal, ofensivos também (sério, doeu no coração). A relação entre ela e o Masamune deu um saltinho notório no quesito aproximação, e provavelmente ela não vai perder a disposição em virar amiga da Sagiri tão cedo.

Para mim, seu jeito dissimulado tem pontos altos e fracos, mas ela ainda não teve muito espaço como a Yamada, então sem julgamentos iniciais. Mais uma vez a moça da livraria teve uma participação mínima, infelizmente. Acho que ela ainda poderia ser explorada como alguém que não apenas desse suporte para a obra.

Não sei se rio ou se choro, mas vindo da Megumi até pode ser elogio.

No mais, o episódio foi bem divertido, tem uma linearidade muito boa com os outros episódios e abriu algumas portas para o romance. O problema está sendo dar um passo à frente e outro para trás, estagnando assim algo que é bastante esperado na obra. A parte boa é que o romance não está sendo literalmente forçado, apenas lento e criando expectativas demais.

Bom, já sabemos do que esse autor é capaz, mas creio que persistir no mesmo desfecho é burrice. Quem sabe acompanhando a Light Novel do Masamune sair do papel, algumas coisas deem certo também.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extras

Yamada, representante de nossas vidas.

Esse anime tem tanta referência que faz até chorar, saudades de Toradora T-T

A participação desse gordinho foi brilhante, socorro.

E gifs,

MUITOS GIFS.

Nota do Editor (Marco): Para quem não entendeu o começo do anime (gif acima, vi gente reclamando que não fez sentido no Twitter, etc) com a Sagiri trocando de roupa e ficando de camisa sem nada por baixo. Ela estava emulando a protagonista pervertida da Novel de Incesto que o irmão escreveu, para tentar agradá-lo/dar um Girlfriendservice. O tapado, no entanto, não percebeu.

A declaração nessa obra foi em tempo recorde, mas a progressão vai ser devagar quase parando por causa famoso “protagonista denso”. Ainda assim, está muito mais divertido e com personagens bem melhores que Oreimo, em sua maioria. Só espero que não estrague tudo no final.

 

 

Victoria Caroline

Engenharia, literatura brasileira, fotografia, vídeos de receitas, música boa e cultura japonesa. Não necessariamente nessa ordem. Às vezes acorda meio de humanas (quando consegue acordar).